Criar forum gratis
Discussões sobre Filosofia, Religião, Ateísmo, Agnosticismo, Política, Literatura, Ecologia, Internet e Atualidades.
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Marketing Religioso em outras religiões que não as evangélicas

De ivosgreis em 20/04/2008 02:58:28 a partir de 200.140.151.109
Carlos Eduardo:
Tentando responder a algumas de suas dúvidas, informo, com certeza, que não são apenas as igrejas evangélicas que praticam o chamado "marketing religioso". Os católicos o praticam, as Testemunhas de Jeová, os mormons... enfim, quase todos, em maior ou menor grau, o estão praticando. Mas os evangélicos pentecostais (como os das Assembléias de Deus) e os neopentecostais (principalmente, a IURD) são os campeões.
Como disse, livros específicos demonstrando como isso funciona são raríssimos, por motivos óbvios. De qualquer forma posso citar um que, apesar de não específico, pode acrescentar um pouco de luz sobre o assunto. O problema é encontrá-lo porque esgotou-se (o Edir Macedo depois de retirá-los das livrarias por processo judicial, quando enfim perdeu, deve ter comprado todos). O livro chama-se NOS BASTIDORES DO REINO - A VIDA SECRETA NA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, de Mario Justino, um ex-pastor da IURD que, expulso e sentindo-se injustiçado, resolveu contar tudo. A única maneira de talvez você encontrar este livro seja em "sebos" (o meu, comprei também nu sebo). Esse livro possui várias passagens falando como a coisa funciona e mostrando toda a podridão oculta da Igeja Universal, que eles, é claro, não deixam vir à tona. Se você já imaginou que é ruim, digo: "É muito pior do que você conseguiu imaginar".
Seria aconselhável que você lesse também as revistinhas "Despertai" e "Torre de Vigília", das TJ. Lá você terá uma idéia de como eles fazem o seu marketing, que é diferente do dos evangélicos. Uma outra solução é entrar em contato com o "Instituto Brasileiro de Marketing Católico"; uma outra é conhecer a igreja por dentro e, a última, como não poderia deixar de ser, é fuçar na Internet e saber juntar tudo, passar no liquidificador, racionalizar e concluir. Há também um site batista, com algumas matérias sobre o assunto, o "Igreja Batista do Cambuí" ( http://www.ibcambui.org.br ). Fora disso, existe um trabalho de tese semelhante ao que você está fazendo, mas não especificamente sobre os batistas, se não me engano, na Universidade de São Carlos.
Finalmente, se de todo não conseguir o que procura, tente contato com o filósofo brasileiro Olavo de Carvalho através do site dele. Este filósofo também escreveu alguns ensaios sobre o assunto.
Espero ter ajudado um pouco.

Respostas:

Prezados Senhores, favor informar instituição de tenha curso de pós graduação em mkt religioso. Aguarado suas considerações. Luiz Carlos Moro...(ver)
Bom dia! sim, me ajudou bastante,obrigado....(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2022 -   http://www.insite.com.br