08/12/2008 10:59 De: marijane frasson IP: 201.14.142.151 Avaliação Olá Na minha opinião a avaliaçao sempre será um assunto polemico e muito discutido entre os profissionais da área da educação,pois não podemos medir ou classificar os alunos.Devemos,enquanto educadores,oferecer aos nossos alunos meios pelos quais eles entendam a avaliaçao como um objeto de observaçao,pela qual poderemos analisar o que o aluno aprendeu ou não,e nunca de comparaçao. Desta forma buscaremos alternativas para alcançar os objetivos propostos,sem "amendrontar"nossos alunos. Responder Abrir ⇑ Receber mensagens por e-mail
30/08/2007 20:04 De: Elisângela IP: 200.187.22.70 Avaliação escolar Olá Marta, Eliata e colegas, Realizei a leitura do texto Avaliar na Cibercultura, de Andrea Ramal, leitura que recomendo a todos (as), e pude refletir sobre alguns pontos colocados pela autora, contudo, o que mais chamou a minha atenção diz respeito à forma de avaliar que comumente utilizamos em nosso dia-a-dia, ela afirma que nós educadores deveríamos refletir sobre a avaliação e exercitá-la como processo e não como produto, ou seja, poderíamos em nossas ações valorizar o caminho que o aluno percorreu até chegar ao resultado, por mais que a resposta não seja "adequada", nessa perspectiva, o erro assume um novo papel, que não se restringe apenas a algo pelo qual o aluno deve se envergonhar, algo pelo qual o aluno será punido e resultará em uma nota abaixo da média, mas um caminho escolhido, em meio a tantos outros, que poderão ser experienciados até que habilidades e competências sejam desenvolvidas e possam ser acionadas a qualquer momento ou situação. Uma reflexão pertinente sobre as formas de avaliar se refere às novas tecnologias e as diferenças apresentadas por nossos alunos em sala de aula, pois em meio a tantos instrumentos e possibilidades continuamos a utilizar sempre os mesmos: testes, exercícios, provas, e queremos que nossos alunos, mesmo sendo tão diferentes: culturalmente, socialmente, cognitivamente, afetivamente, portem-se de maneira uniforme correspondendo mesma forma, dando sempre as mesmas respostas e chegando aos mesmos resultadas, como se isso na prática fosse realmente possível. Abraços Elisângela Responder Abrir ⇑ Receber mensagens por e-mail
24/08/2007 21:00 De: Hérmenes Martins (hpms.martins@yahoo.com.br) IP: 200.187.22.70 AVALIAÇÃO NA CIBERCULTURA O tema avaliação sempre foi permeado de discussões: Como avaliar? Por que avaliar? Quem avaliar? O hoje já pode ser algo que amanhã já será obsoleto, antigo. A era cibercultural que estamos vivendo e que a escola está envolvida não escapa dessa realidade. Logicamente, o processo avaliativo também terá que passar por mudanças para, no mínimo, acompanhar essa realidade. Discussões como essas que estamos desenvolvendo aqui, no NTE, são importantes justamente para desenvolvermos esse espírito de mudança ou ao menos ter noção de que estamos passando por uma era de transformação (tecnológica, valores, etc).A não ser que queiramos ficar no ontem e achar que está tudo bem. Responder Abrir ⇑ Receber mensagens por e-mail
24/08/2007 12:43 De: Ana IP: 200.187.22.70 Avaliação É verdade Marisa, a temática avaliação precisa fazer parte das nossas discussões. Questões como o que avaliar, para que avaliar e como avaliar devem fazer parte da nossa rotina diária das educadoras(es). Abraço, Eliata Responder Abrir ⇑ Receber mensagens por e-mail
11/10/2007 20:33 De: Olga almeida IP: 200.187.22.70 Avaliação Avaliar é um dos processos mais complexos no âmbito escolar,ou em qualquer outro departamento.Por isso devemos ter consciência,e muita cautela quando o assunto é avaliar. Responder Abrir ⇑ Receber mensagens por e-mail
26/09/2007 14:51 De: JOSELITA IP: 189.13.176.148 AVALIAÇÃO BOA TARDE COLEGAS! Sabemos que avaliação ainda é uma grande polêmica no âmbioto escolar. Mas a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno. A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica. O erro passa a ser considerado como pista que indica como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que vão sendo adquiridos, admitindo uma melhor compreensão dos conhecimentos solidificados, interação necessária em um processo de construção e de reconstrução. O erro, neste caso deixa de representar a ausência de conhecimento adequado. Toda resposta ao processo de aprendizagem, seja certa ou errada, é um ponto de chegada, por mostrar os conhecimentos que já foram construídos e absorvidos, e um novo ponto de partida, para um recomeço possibilitando novas tomadas de decisões. Abraço Joselita Responder Abrir ⇑ Receber mensagens por e-mail
30/08/2007 20:24 De: Carmen (cb.antonio@yahoo.com.br) IP: 200.187.22.70 Avaliação A avaliaçao é um tema de grande importância no meio educacional.Pois quando se quer avaliar,o professor precisa saber qual objetivo quer alcançar aplicando a avaliação.Por isso é preciso planejar para obter um resultado positivo. Responder Abrir ⇑ Receber mensagens por e-mail
23/08/2007 19:59 De: Marisa IP: 200.187.22.70 Avaliação Olá a todos, este é realmente um tema que merece estudo. Responder Abrir ⇑ Receber mensagens por e-mail
24/08/2007 18:10 De: Divna Faria IP: 200.187.22.70 Avaliação Olá Eliata, Marisa e colegas Realmente a questão sobre avaliação é muito polêmica e requer leitura, discussão e reflexão. É uma temática que além de ser importantíssima na educação não se esgota, pois não é um fim em si mesma. A avaliação deve ter como um de seus propósitos subsidiar a prática pedagógica de professoras(es), para tanto deve ser utilizada na perspectiva de mudança para melhor no que diz respeito ao processo de ensino e de aprendizagem/desenvolvimento dos alunos. Nesse sentido, tem função mediadora e precisa oferecer pistas significativas para a realização efetiva do trabalho escolar com qualidade. Responder Abrir ⇑ Receber mensagens por e-mail
24/08/2007 21:05 De: Débora Leila da Silva Macedo IP: 200.187.22.70 Avaliação Ola Neide, Realmente a questão da avaliação é muito delicada,pois,devemos ficar bem atentas em como avaliar, o que avaliar e para que avaliar. Devemos levar em conta o desempenho do aluno e sua capacidade de investigar e produzir seu próprio conhecimento. Abraço, Débora. Responder Abrir ⇑ Receber mensagens por e-mail
30/08/2007 11:00 De: Neide Kiyoko IP: 200.187.22.70 Avaliação Hermenes e Divina, Concordo com dois e acrescento mais, não só os professores precisam participar das discussões a respeito da avaliação, como também é necessário a participação de todos os envolvidos com a educação de um modo geral. é preciso rever o conceito de educação escolar, o que se pretende e para que vai servir essa educação. abraços, Neide. Responder Abrir ⇑ Receber mensagens por e-mail
19/08/2008 23:58 De: VALERIA SALES TEIXEIRA IP: 189.82.84.151 Re: Avaliação escolar qual seriam os tipos de avaliação em relação a qualificação? Responder Abrir ⇑ Receber mensagens por e-mail
30/08/2007 20:28 De: otalia maria IP: 200.187.22.70 Avaliação Quando se refere a avaliação é muito complicado, pois tem vários métodos usados para avaliar seus alunos, devemos observar o desempenho do aluno a participação a motivação, pois o aluno desenvolve a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo dessa forma podemos constatar seu conhecimento e a sua capacidade de interação e criatividade. Responder Abrir ⇑ Receber mensagens por e-mail
18/09/2007 20:49 De: Eunice IP: 200.187.22.70 Avaliação Quando falamos em avaliação em primeiro lugar temos que ter muito cuidado, porque é muito difícil julgar pessoas totalmente diferente umas das outras, em se tratando dos nossos alunos esta avaliação deve ser feita no seu dia-a-dia avaliando o seu desenvolvimento e a esua aprendizagem. Eu acho muito difícil o processo da avaliação Responder Abrir ⇑ Receber mensagens por e-mail
30/11/2007 19:48 De: jilmara (jilmara2004@yahoo.com.br) IP: 127.0.0.1, 200.184.108.130 Avaliação estou muito preoculpada neste momento com o verdadeiro significado da avaliação. a avalição na escola sempre esteve presente ,sob formas que hoje hoje podemos considerar como indequadas .Mas aavalicao sempre foi necessária,pois constituir uma condicão essencial para a aprendizagem. Responder Abrir ⇑ Receber mensagens por e-mail