Olá pessoal, vamos aproveitar este espaço para discutir acerca da avaliação escolar. Tópicos para reflexão: Concepção de avaliação; Tipos de Avaliação; Avaliação na Cibercultura. Bom debate!

Tags: escola tecnologia
08/12/2008 10:59
De: marijane frasson
IP: 201.14.142.151

Avaliação

Olá
 Na minha opinião a avaliaçao sempre será um assunto polemico e muito discutido entre os profissionais da área da educação,pois não podemos medir ou classificar os alunos.Devemos,enquanto educadores,oferecer aos nossos alunos meios pelos quais eles entendam a avaliaçao como um objeto de observaçao,pela qual poderemos analisar o que o aluno aprendeu ou não,e nunca de comparaçao.
 Desta forma buscaremos alternativas para alcançar os objetivos propostos,sem "amendrontar"nossos alunos.
30/08/2007 20:04
De: Elisângela
IP: 200.187.22.70

Avaliação escolar

Olá Marta, Eliata e colegas,
Realizei a leitura do texto Avaliar na Cibercultura, de Andrea Ramal,  leitura que recomendo a todos (as), e pude refletir sobre alguns pontos colocados pela autora, contudo, o que mais chamou a minha atenção diz respeito à  forma de avaliar que comumente utilizamos em nosso dia-a-dia,  ela afirma que nós educadores deveríamos refletir sobre a avaliação e exercitá-la    como processo e não como produto, ou seja, poderíamos em nossas ações valorizar o caminho que o aluno percorreu até chegar ao resultado, por mais que a resposta não seja "adequada", nessa perspectiva, o erro assume um novo papel, que não se restringe apenas a algo pelo qual  o aluno deve se envergonhar, algo pelo qual o aluno será punido e resultará em uma nota abaixo da média, mas um caminho escolhido, em meio a tantos outros, que poderão ser experienciados até que habilidades e competências sejam desenvolvidas e possam ser acionadas a qualquer momento ou situação.
Uma reflexão pertinente sobre  as formas de avaliar se refere às novas tecnologias e as diferenças  apresentadas por nossos alunos em sala de aula, pois  em meio a tantos instrumentos e possibilidades  continuamos a utilizar sempre os mesmos: testes, exercícios, provas,  e queremos que nossos alunos,  mesmo sendo tão diferentes: culturalmente, socialmente, cognitivamente, afetivamente,  portem-se  de maneira uniforme  correspondendo mesma forma, dando sempre as mesmas respostas e chegando aos mesmos resultadas, como se isso  na prática fosse  realmente possível.
Abraços
Elisângela
24/08/2007 21:00
De: Hérmenes Martins (hpms.martins@yahoo.com.br)
IP: 200.187.22.70

AVALIAÇÃO NA CIBERCULTURA

O tema avaliação sempre foi permeado de discussões: Como avaliar? Por que avaliar? Quem avaliar? O hoje já pode ser algo que amanhã já será obsoleto, antigo. A era cibercultural que estamos vivendo e que a escola está envolvida não escapa dessa realidade. Logicamente, o processo avaliativo também terá que passar por mudanças para, no mínimo, acompanhar essa realidade. Discussões como essas que estamos desenvolvendo aqui, no NTE, são importantes justamente para desenvolvermos esse espírito de mudança ou ao menos ter noção de que estamos passando por uma era de transformação (tecnológica, valores, etc).A não ser que queiramos ficar no ontem e achar que está tudo bem.
24/08/2007 12:43
De: Ana
IP: 200.187.22.70

Avaliação

É verdade Marisa,
a temática avaliação precisa fazer parte das nossas discussões. Questões como o que avaliar, para que avaliar e como avaliar devem fazer parte da nossa rotina  diária das educadoras(es).
Abraço,
Eliata
11/10/2007 20:33
De: Olga almeida
IP: 200.187.22.70

Avaliação

Avaliar é um dos processos mais complexos no âmbito escolar,ou em qualquer outro departamento.Por isso devemos ter consciência,e muita cautela quando o assunto é avaliar.
26/09/2007 14:51
De: JOSELITA
IP: 189.13.176.148

AVALIAÇÃO

BOA TARDE COLEGAS!
Sabemos que avaliação ainda é uma grande polêmica no âmbioto escolar.
Mas a  avaliação do processo de ensino e aprendizagem, é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno. A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica. O erro passa a ser considerado como pista que indica como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que vão sendo adquiridos, admitindo uma melhor compreensão dos conhecimentos solidificados, interação necessária em um processo de construção e de reconstrução. O erro, neste caso deixa de representar a ausência de conhecimento adequado. Toda resposta ao processo de aprendizagem, seja certa ou errada, é um ponto de chegada, por mostrar os conhecimentos que já foram construídos e absorvidos, e um novo ponto de partida, para um recomeço possibilitando novas tomadas de decisões.
Abraço Joselita
30/08/2007 20:24
De: Carmen (cb.antonio@yahoo.com.br)
IP: 200.187.22.70

Avaliação

A avaliaçao é um tema de grande importância no meio educacional.Pois quando se quer avaliar,o professor precisa saber qual objetivo quer alcançar aplicando a avaliação.Por isso é preciso planejar para obter um resultado positivo.    
24/08/2007 18:10
De: Divna Faria
IP: 200.187.22.70

Avaliação

Olá Eliata, Marisa e colegas
Realmente a questão sobre avaliação é muito polêmica e requer leitura, discussão e reflexão. É uma temática que além de ser importantíssima na educação não se esgota, pois não é um fim em si mesma. A avaliação deve ter como um de seus propósitos subsidiar a prática pedagógica de professoras(es), para tanto deve ser utilizada na perspectiva de mudança para melhor no que diz respeito ao processo de ensino e de aprendizagem/desenvolvimento dos alunos.  Nesse sentido, tem função mediadora e precisa oferecer pistas significativas para a realização efetiva do trabalho escolar com qualidade.
24/08/2007 21:05
De: Débora Leila da Silva Macedo
IP: 200.187.22.70

Avaliação

Ola Neide,
Realmente a questão da avaliação é muito delicada,pois,devemos ficar bem atentas em como avaliar,  o que avaliar e para que avaliar.
Devemos levar em conta o desempenho do aluno e sua capacidade de investigar e produzir seu próprio conhecimento.
 Abraço,
 Débora.
30/08/2007 11:00
De: Neide Kiyoko
IP: 200.187.22.70

Avaliação

Hermenes e Divina,
Concordo com dois e acrescento mais, não só os professores precisam participar das discussões a respeito da avaliação, como também é necessário a participação de todos os envolvidos com a educação de um modo geral. é preciso rever o conceito de educação escolar, o que se pretende e para que vai servir essa educação.
abraços, Neide.
30/08/2007 20:28
De: otalia maria
IP: 200.187.22.70

Avaliação

Quando se refere a avaliação é muito complicado, pois tem vários métodos usados para avaliar seus alunos, devemos observar o desempenho do aluno a participação a motivação, pois o aluno desenvolve a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo dessa forma podemos constatar seu conhecimento e a sua capacidade de interação e criatividade.
18/09/2007 20:49
De: Eunice
IP: 200.187.22.70

Avaliação

Quando falamos em avaliação em primeiro lugar temos que ter muito cuidado, porque  é muito difícil julgar pessoas totalmente diferente umas das outras, em se tratando dos nossos alunos esta avaliação deve ser feita no seu dia-a-dia avaliando o seu desenvolvimento e a esua aprendizagem. Eu acho muito difícil o processo da avaliação
30/11/2007 19:48
De: jilmara (jilmara2004@yahoo.com.br)
IP: 127.0.0.1, 200.184.108.130

Avaliação

estou muito preoculpada neste momento com o verdadeiro significado da avaliação.
a avalição na escola sempre esteve presente ,sob formas que hoje hoje podemos considerar como indequadas .Mas aavalicao sempre foi necessária,pois constituir uma condicão essencial para a aprendizagem.
Seu IP: 34.237.124.210 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)