Olá pessoal, vamos aproveitar este espaço para discutir acerca da avaliação escolar. Tópicos para reflexão: Concepção de avaliação; Tipos de Avaliação; Avaliação na Cibercultura. Bom debate!

Tags: escola tecnologia
24/08/2007 21:00
De: Hérmenes Martins (hpms.martins@yahoo.com.br)
IP: 200.187.22.70

AVALIAÇÃO NA CIBERCULTURA

O tema avaliação sempre foi permeado de discussões: Como avaliar? Por que avaliar? Quem avaliar? O hoje já pode ser algo que amanhã já será obsoleto, antigo. A era cibercultural que estamos vivendo e que a escola está envolvida não escapa dessa realidade. Logicamente, o processo avaliativo também terá que passar por mudanças para, no mínimo, acompanhar essa realidade. Discussões como essas que estamos desenvolvendo aqui, no NTE, são importantes justamente para desenvolvermos esse espírito de mudança ou ao menos ter noção de que estamos passando por uma era de transformação (tecnológica, valores, etc).A não ser que queiramos ficar no ontem e achar que está tudo bem.
08/12/2008 10:59
De: marijane frasson
IP: 201.14.142.151

Avaliação

Olá
 Na minha opinião a avaliaçao sempre será um assunto polemico e muito discutido entre os profissionais da área da educação,pois não podemos medir ou classificar os alunos.Devemos,enquanto educadores,oferecer aos nossos alunos meios pelos quais eles entendam a avaliaçao como um objeto de observaçao,pela qual poderemos analisar o que o aluno aprendeu ou não,e nunca de comparaçao.
 Desta forma buscaremos alternativas para alcançar os objetivos propostos,sem "amendrontar"nossos alunos.
24/08/2007 18:10
De: Divna Faria
IP: 200.187.22.70

Avaliação

Olá Eliata, Marisa e colegas
Realmente a questão sobre avaliação é muito polêmica e requer leitura, discussão e reflexão. É uma temática que além de ser importantíssima na educação não se esgota, pois não é um fim em si mesma. A avaliação deve ter como um de seus propósitos subsidiar a prática pedagógica de professoras(es), para tanto deve ser utilizada na perspectiva de mudança para melhor no que diz respeito ao processo de ensino e de aprendizagem/desenvolvimento dos alunos.  Nesse sentido, tem função mediadora e precisa oferecer pistas significativas para a realização efetiva do trabalho escolar com qualidade.
24/08/2007 21:05
De: Débora Leila da Silva Macedo
IP: 200.187.22.70

Avaliação

Ola Neide,
Realmente a questão da avaliação é muito delicada,pois,devemos ficar bem atentas em como avaliar,  o que avaliar e para que avaliar.
Devemos levar em conta o desempenho do aluno e sua capacidade de investigar e produzir seu próprio conhecimento.
 Abraço,
 Débora.
20/09/2007 20:49
De: ANTONIA LÚCIA
IP: 200.187.22.70

Avaliação

A avaliação sempre será um tema polêmico, é muito difícil classificarmos nosso alunos por números, notas ou conceitos de acordo com seu desempenho. A angustia da aprovação ou reprovação é e sempre será um fantasma na vida dos nossos alunos. Assim sendo refletir a questão da avaliação é uma constante no nosso dia a dia enquanto educadores comprometidos.
30/08/2007 20:04
De: Elisângela
IP: 200.187.22.70

Avaliação escolar

Olá Marta, Eliata e colegas,
Realizei a leitura do texto Avaliar na Cibercultura, de Andrea Ramal,  leitura que recomendo a todos (as), e pude refletir sobre alguns pontos colocados pela autora, contudo, o que mais chamou a minha atenção diz respeito à  forma de avaliar que comumente utilizamos em nosso dia-a-dia,  ela afirma que nós educadores deveríamos refletir sobre a avaliação e exercitá-la    como processo e não como produto, ou seja, poderíamos em nossas ações valorizar o caminho que o aluno percorreu até chegar ao resultado, por mais que a resposta não seja "adequada", nessa perspectiva, o erro assume um novo papel, que não se restringe apenas a algo pelo qual  o aluno deve se envergonhar, algo pelo qual o aluno será punido e resultará em uma nota abaixo da média, mas um caminho escolhido, em meio a tantos outros, que poderão ser experienciados até que habilidades e competências sejam desenvolvidas e possam ser acionadas a qualquer momento ou situação.
Uma reflexão pertinente sobre  as formas de avaliar se refere às novas tecnologias e as diferenças  apresentadas por nossos alunos em sala de aula, pois  em meio a tantos instrumentos e possibilidades  continuamos a utilizar sempre os mesmos: testes, exercícios, provas,  e queremos que nossos alunos,  mesmo sendo tão diferentes: culturalmente, socialmente, cognitivamente, afetivamente,  portem-se  de maneira uniforme  correspondendo mesma forma, dando sempre as mesmas respostas e chegando aos mesmos resultadas, como se isso  na prática fosse  realmente possível.
Abraços
Elisângela
24/08/2007 12:55
De: Marta
IP: 200.187.22.70

Avalição

Marisa e Eliata, a temática avaliação, assim como planejamento, é digna de reflexão e discussão entre nós professores. Acredito que discutir essa temática nesse espaço será muito provietoso.
Abraço,
Marta
26/09/2007 14:51
De: JOSELITA
IP: 189.13.176.148

AVALIAÇÃO

BOA TARDE COLEGAS!
Sabemos que avaliação ainda é uma grande polêmica no âmbioto escolar.
Mas a  avaliação do processo de ensino e aprendizagem, é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno. A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica. O erro passa a ser considerado como pista que indica como o educando está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que vão sendo adquiridos, admitindo uma melhor compreensão dos conhecimentos solidificados, interação necessária em um processo de construção e de reconstrução. O erro, neste caso deixa de representar a ausência de conhecimento adequado. Toda resposta ao processo de aprendizagem, seja certa ou errada, é um ponto de chegada, por mostrar os conhecimentos que já foram construídos e absorvidos, e um novo ponto de partida, para um recomeço possibilitando novas tomadas de decisões.
Abraço Joselita
30/08/2007 20:24
De: Carmen (cb.antonio@yahoo.com.br)
IP: 200.187.22.70

Avaliação

A avaliaçao é um tema de grande importância no meio educacional.Pois quando se quer avaliar,o professor precisa saber qual objetivo quer alcançar aplicando a avaliação.Por isso é preciso planejar para obter um resultado positivo.    
11/10/2007 20:33
De: Olga almeida
IP: 200.187.22.70

Avaliação

Avaliar é um dos processos mais complexos no âmbito escolar,ou em qualquer outro departamento.Por isso devemos ter consciência,e muita cautela quando o assunto é avaliar.
24/08/2007 12:43
De: Ana
IP: 200.187.22.70

Avaliação

É verdade Marisa,
a temática avaliação precisa fazer parte das nossas discussões. Questões como o que avaliar, para que avaliar e como avaliar devem fazer parte da nossa rotina  diária das educadoras(es).
Abraço,
Eliata
05/09/2007 18:52
De: Helena Jeanne
IP: 200.187.22.70

Avaliar na cibercultura-Um desafio para a escola


Olá colegas,
A avaliação é um tema bastante polêmico no instante em que a vida estudantil dos nossos alunos está em jogo, e esta repercutirá na vida profissional, política,econômica e cultural dos mesmos.Por isso saber avaliar requer uma certa competência e sensibilidade por parte do professor para não cometer injustiça.Pois um professor despreparado do ponto de vista do conhecimento em todos os aspectos, vai trazer sérios danos para a vida dos seus discentes.Uma criança mau formada irá ser um adulto deformado.
    A avaliação na cibercultura requer um conhecimento profundo de todos os campos do saber, por parte do professor, capacidade de articular,comunicar-se, envolver e motivar.Além de exigir capacidade de articular os vários saberes.Pois o conhecimento ele não é estanque ou fragmentado.Diante disso Amaral propõe o trabalho com projetos nas escolas, como uma das melhores formas de utilizar as tecnologias enquanto ferramenta da comunicação e da pesquisa.Esta terá que ser algo inevitável para satisfazer a curiosidade despertada.O trabalho com projetos também privilegia a interação com várias disciplinas e contribui para a produção e divulgação do conhecimento cientifico ora pesquisado , reconstruído e  construído na escola.
Apesar da tecnologia, dos avanços cientificos em geral não resolverem muitos dos problemas que a humanidade enfrenta,não poderemos fugir desta inovação. Até porque  se fugirmos disso estaremos fadados a exclusão, tanto como profissionais  bem como cidadãos críticos e  participativos do meio social em que vivemos.
Esta é minha participação.
Jeanne.
Seu IP: 34.204.168.57 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)