Para debater sobre a reciclagem de materiais da construção e reutilização .

Tags: civil reciclagem residuos
24/10/2007 18:43
De: edison luis
IP: 189.24.69.202

Britador de Entulho da Construção Civil

Apresentamos para a sua análise algumas alternativas de sistemas de britagem de entulho e suas respectivas capacidades de produção.

1-     Instalações fixas de britagem  para a reciclagem de 23t/h; 40t/h e 100t/h de entulho (vide fluxogramas de britagem em anexo).
2-     Conjuntos móveis de britagem para a reciclagem de 15t a 115t/h de entulho (vide fotos em anexo).

Solicitamos observar os seguintes aspectos em relação às alternativas apresentadas:

a)     as instalações fixas de britagem são projetadas objetivando atender as mais diversas finalidades como pedreiras, empreiteiras, fábricas de cimento e minerações, possibilitando ilimitadas ampliações em sua capacidade de produção. Como ponto a ser estudado, destacamos os custos de montagens e desmontagens das instalações fixas.

b)     os conjuntos móveis de britagem são usinas montadas sobre carretas, aptas a transitar em qualquer estrada. Podendo iniciar a produção poucas horas após a chegada ao local de estocagem do entulho. Representam a solução ideal para reciclagem em canteiros de obras e eliminação de descartes clandestinos de entulho em administrações municipais ou consórcio de prefeituras.

Atenciosamente,
Edison Luís
24/10/2007 18:37
De: edison luis
IP: 189.24.69.202

Reciclagem de Resíduos da Construção Civil

A quantidade de entulho gerado nas construções que são realizadas nas cidades brasileiras demonstra um enorme desperdício de material. Os custos deste desperdício são distribuídos por toda a sociedade, não só pelo aumento do custo final das construções como também pelos custos de remoção e tratamento do entulho.
Na maioria das vezes, o entulho é retirado da obra e disposto clandestinamente em locais como terrenos baldios, margens de rios e de ruas das periferias. As prefeituras comprometem recursos, nem sempre mensuráveis, para a remoção ou tratamento desse entulho: tanto há  o trabalho de retirar o entulho da margem de um rio como o de limparr galerias e desassorear o leito de córregos onde o material termina por se depositar.
O custo social total é praticamente impossível de ser determinado, pois suas conseqüências geram a degradação da qualidade de vida urbana em aspectos como transportes, enchentes, poluição visual, proliferação de vetores de doenças, entre outros. De um jeito ou de outro, toda a sociedade sofre com a deposição irregular de entulho e paga por isso. Como para outras formas de resíduos urbanos, também no caso do entulho o ideal é reduzir o volume e reciclar a maior quantidade possível do que for produzido.
A quantidade de entulho gerada nas cidades brasileiras é muito significativa e pode servir como um indicador do desperdício de materiais. Os resíduos de construção e demolição consistem em concreto, estuque, telhas, metais, madeira, gesso, aglomerados, pedras, carpetes etc. Muitos desses materiais e a maior parte do asfalto e do concreto utilizado em obras podem ser reciclados. Esta reciclagem pode tornar o custo de uma obra mais baixo e diminuir também o custo de sua disposição.
Seu IP: 100.24.209.47 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)