Este fórum foi criado por participantes do Curso de Análise de vibrações - Medidas e Diagnósticos - FUPAI - Itajubá - MG Dez/2006. Tem o objetivo de esclarecer dúvidas a respeito do assunto e interagir entre os membros e comunidade em geral com suas experiências.

Tags: duvidas fupai itajuba analistas vibracao balanceamento axial radial bruel skf
10/09/2007 20:05
De: Marcelo Gonçalves Pereira
IP: 192.168.91.36, 200.17.67.253

Redutores

Sou aluno do curso de Engenharia Mecânica na Universidade Federal de São João Del Rei, estou realizando um trabalho sobre detecção de falhas em redutores, caso tenha algum material , gostaria de saber se tem como me enviar para que possa dar continuidade ao trabalho.
Atenciosamente
Marcelo Gonçalves Pereira
04/11/2009 17:01
De: jeffter cleber (jefftercrf@yahoo.com.br)
IP: 200.249.88.130

Elevação da 4a harmonica

ola para todos.
sou iniciante na area de analise e tenho uma dúvia de um ventilador que estou acompanhando, após o diagnóstico de falha da grade no mancal L.A. o mesmo foi substituido e epós o alinha mento houve uma elevação na quarta harmonica da rotação da frequência natural.
estou descofiado de folgas e um leve desalinhamento..
se alguem puder esclarecer a duvida estarei agradecido!
jeffter cleber
24/05/2009 21:58
De: gilberto manoel fernandes (gilfernandao@hotmail.com.br)
IP: 201.82.254.191

CSI - RBM

Caros colegas do forum, preciso de ajuda, a respeito da Analise de Vibraçao, se alguem possuir ou trabalha com o CSI (RBM) traduzido para o português, se possivsl me enviar.
Obrigado.
22/03/2010 12:16
De: Delbone
IP: 187.6.253.42

Implantação da Preditiva

Caros senhores estou na mesma situação do nosso amigo Cleison. Estou implantando a preditiva na planta em que trabalho (usina de álcool) e gostaria de algumas dicas para este procedimento de implantanção. Estou sozinho neste início e gostaria de ajuda. Outro problema 70% dos acionamentos são por inversor de frequência, quem tiver algum artigo sobre análise de vibrações em acionamento por inversores, me dê uma ajuda.
Agradeço. E tentarei contribuir dentro das minhas possibilidades.
25/05/2011 12:58
De: Anderson
IP: 200.232.118.5

Re: Analise de vibração.

Sem fazer propaganda, mais acredito fielmente que a linha CSI 2130 é a melhor platarforma para tecnologia de analise de vibração, tenho colegas que estão trabalhando com a plataforma SKF e que tem interesse em substituir a plataforma para CSI. Acho que o único problema com a CSI é a prestação de serviço, deixam a desejar.
Com relação as tecnolgias aplicadas, são de ponto visto que a CSI dedicou parte do tempo da empresa voltada a aplicação em técnicas de predição....
05/04/2009 13:41
De: Layda Faustina (layda.alas@hotmail.com)
IP: 187.25.116.220

Análise Cepstral

Olá, boa tarde!
Gostaria de material que pudesse obter informações sobre a técnica de Cepstrum, você pode me ajudar?
Desde já, obrigada
20/04/2011 12:21
De: Jorge Macedo
IP: 201.73.201.2

Re: Como identificar problemas em acoplamentos

Jorge,
A primeira preocupação é identificar qual tipo de acoplamento o equipamento utiliza, cada um tem características de malha espectral diferante, exemplo:
Falck de grade elastica - predomina harmônicas da rotação com amplitudes crescentes, sintoma de atrito quando existe falha de lubriicação;
Lâminas com espaçador (dois pacotes de lâminas) - predomina harmônicas da rotação com amplitudes crescentes, a vibração aumenta de forma abrupta próximo a falha das lâminas;
Lâminas sem espaçador (um pacote de lâminas) - predomina da primeira harmônica da rotação, pode ser confundido com desbalanço;
Engrenagens / ômega - predomina da primeira e segunda harmônica da rotação, quando ocorre o travamento devido a lubrificação inadequada a amplitude na primeira harmônica da rotação cresce muito e pode ser confundido com desbalanço.
No caso de acoplamentos desbalanceados, para o acionador a medições em vazio é uma boa ação, contudo devemos tomar cuidado principalmente com a fixação do equipamento a base e a qualidade da base na qual ele encontra-se fixado (fixação ineficiênte e base danificada).
O mais importante é o acompanhamentos das características da malha espectral coletada durante a vida do equipamento, comparando com a malha coletada após manutenção.
Avaliar às ações corretvas efetuadas no equipamento: Usinagens (recuperações e embuchamentos), run-out efetuados, se foi balanceado ou não, peças substituidas, alterações de projeto e etc.
Sds.,
Jorge Macedo
13/05/2010 17:12
De: Estevam Woyciechowski Neto
IP: 200.183.249.130

Re: CURSO em analise evibrações

Boa Tarde Moises
Existem várias empresas que você pode fazer treinamento na área de análise de vibrações, como SKF e Emerson, essas normalmente dão um enfoque maior aos seus coletores, pode fazer também na Fupai acredito que lá são mais neutros a essa questão ou procuram esplanar um pouco de cada ferramenta (coletor) disponivel no mercado.
Na maioria dos casos empresas prestadoras de serviço podem disponibilizar esse treinamento, verifique em sua região quais são elas.
Espero ter lhe ajudado.
Att.
Estevam W. Neto.
Seu IP: 54.226.4.91 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)