Forum de discursão sobre a Cultura Yorubá e a Religião dos Orixás no Brasil e no mundo!

Tags: candomble ensino cultura apostilas audio africa santo cds dvds yoruba afrobrasileira
17/05/2010 15:28
De: elineia de almeida
IP: 187.15.61.167

Re: Feitura de santo na umbanda

como se inicia uma feitura na umnbanda?a partir de que momento a pessoa pode ser uma mae de santo?e a deitada para o anjo da guarda ela e preciso fazer para se mae de santo? na verdade oq e feito para ser mae de santo?
20/12/2008 03:21
De: eduardo
IP: 187.26.129.97

Re: Nação Efon

gostaria de saber como posso adquirir apostilas cds dvds enfim tudo que se refere a fundamentos na nação efon,necessito desde matérial já que tem babaloórissas que pensam que irão levar fundamentos para o caixão me sinto na necessidade de ir busca-los de outra forma  mesmo.
mó dupé
09/01/2013 12:11
De: Cibele Rodrigues
IP: 201.17.24.6

Re: Re: Re: Dote Heraldo de Xango

Doté Heraldo!
Meu nome é Cibele e gostaria muito de uma orientação ou esclarecimento, peço desculpas inicialmente pois meu português que não é la essas coisas, pois se eu errar um pouco me perdoe.
Sou ouvinte de seu programa, mas sinto muito não poder acompanhar mas e melhor, sei que por um tempo o senhor não estava na programação e senti muita falta, mas liguei para a radio e tive a grata surpresa de saber que voltou aos sabados, Bem oque me traz a escrever esta é um coração aflito de mãe, tenho uma filha que completou 18 anos em junho de 2012 e junto a transição da adolecencia e a imaturidade de achar que é gente grande, somos iniciadas ( oborisadas ) já algum tempo, minha filha desde de então ao longo do tempo vem se aprofundando mas na religião, de forma que hoje não reconheço mas minha filha, pois ela esta se tornando obsecada pelo contexto e não pela religião de formar inteligente e responsavel, ( pessoa que se acham mãe de santo sem ao menos se feita, altamente influenciavel o camboble para ela é um verdadeiro salão de festa, entra, bebe, come, bate palmas,dar alguns gritos e depois roda de samba regado a cerveja.
Bem tudo oque ela fala e relacionado a saida de fulano, obrigação de sicrano, festa de exu e por ai vai,a disputa de querer saber mas que o outro, e o ego nas alturas, agora a mas nova e que ela resolveu fazer santo, mesmo sabendo que sou completamente contra e não autorizei ela ou qualquer zelador ou zeladora ( fazer o santo ) minha filha é muito imatura e impulsiva nesse momento da vida dela com a idade que tem deveria esta terminando os estudos, trabalhando e amadurecendo a ideia de fazer santo de forma mas consciente e responsavel, pois sei oque começa de forma errada tem 99,9 de dar errado e como mãe pode imaginar minha angustia, minha filha mora comigo e não consegue ser responsavel pelo prato sujo depois de uma refeição, pela roupa que veste e não dar valor, pelos os estudos que de fato traria mas conhecimento e melhor condição social.
Pergunto como pode essa pessoa, querer assumir um compromisso com santo se ela não tem com ela mesma, ou sera que ela vai esperar que Oxum lave a louça,Bara faça o jantar e Xango pague suas contas depois do santo feito, sei que estas expressões talvez soem como desrespeitosas mas não essa a intenção é somente um desabafo de uma mãe que não sabe mas oque fazer e dizer para essa filha que tanto ama,como falei anteriormente não autorizei ela fazer santo, e ela insiste na ideia, dizendo ja ter lugar, dia e hora marcada para sua feitura, agora eu pergunto que zelador e esse que não ouviu a opinião dos responsaveis pela a yao que vai recolher e sua casa, sem saber ao menos a minha condição de mãe, somente por esta atitude me faz acreditar piamente que não é uma pessoa confiavel, e responsavel , minha filha mora comigo é educada e sustentada por min, me deve respeito e obediencia ela esta completamente fora de si mediante a insistencia de fazer o santo, sobe qualquer condição Queria eu saber que fosse por uma necessidade, amor e devoção, mas não por vaidade, ego e influencia, sei que desta forma o problema so vai começar, porque ela vai transferir para os orixas as responsabilidades que ela mesmo não tem e ai que começa o perigo, frustrações e arrependimentos, que a salve da loucura por motivo de tanto fanatismo. idolatria e parasitismo, Por favor, me de alguma opinião sobre estas linha mau escritas, tenho profunda admiração por sua coerência e respeito muitissimo seu ponto de vista não me polpe da parcela da responsabilidade e culpa que tenho sobre este assunto.
Obrigada e fique em paz.
Cibele da C. Rodrigues
Tel: 021- 8752-8016  ( oi )
26/02/2009 11:40
De: Wlamir d'Xangô
IP: 201.69.97.241

Qualidade do meu Orixá

   Prezado Doté Luis de Iansã,
 Bom Dia! Adoro suas Informações passadas através dos DVD's, pois tenho todos. Gostaria de parabelizá-lo pelos exelentes trabalhos da Divulgação da Cultura dos Orixás, Muito Obrigado! Gostaria que o Sr. me tirasse uma duvida, pois Meu Orixá de Cabeça é Xangô, é me deram a Qualidade D'ele como sendo "Alafin", pois segundo me informaram, carrego Xango, seguido de Oxum, Oxalá, Iemanjá, nos caminhos de Oxaguian. Gostaria que me Confirmasse se Essa Qualidade Existe e como posso fazer para cultivar o mesmo e poder melhorar minha situação pois atualmente estou desempregado e dizem que isso ocorreu por causa da cobrança do meu Orixá e do meu Exu Catiço. Agradeço desde já, no Aguardo, Obrigado!! Um Grande Abraço! Axé!!!!
18/07/2008 23:29
De: flavia
IP: 201.95.59.29

Admiriro muito Luiz doté da IANSA

olá, tambem sou filha de Iansa da casa de santo do Pai toninho da Oxum, e el me mostrou alguns DVD como roda de Iansa e roda de Oxossi, adorei e quero parabeniza-lo pela sua dedicaçao aos orixas, que mesmo nao te conhecendo pessoalmente dá pra ve o respeito e força que tem. Parabens e que nossa mae Iansa te ilumine cade vez mais (Eparrei iansa)  
20/07/2008 20:28
De: sirlene araujo santos (sirlene_araujosantos@hotmail.com)
IP: 201.33.117.213

Re: Nação Efon

olá no dia28/06 eu fui feita de santo nação efon. sou de oyá com oxosse, entrei para o  candoblé totalmente leiga. estou muito preocupada porque dese o di a que entrei para fazer santo desde o londó eu não viro totalmente de santo pois ouço tudo ao meu redor.só sinto as pernas tremulas e os olhos pesados .gostria de saber se isso  é normal, falei com o meu zelador e ele me disse que isso é normal que como sou nova de santo o orixá vai chegando aos poucos , tenho muito medo de estár alguma coisa errada . gostaria por favor que me esclarecesse esa duvida, asé.
Seu IP: 34.204.191.31 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)