Espaço para recados e divulgação dos eventos das Entidades da Região Leste

Tags: leste associacoes comunidades regiao entidades
25/11/2006 17:19
De: Guimarães-CTG Raízes do Sul
IP: 201.11.245.133

CTG, COMUNIDADE E GOVERNO JUNTOS NA VITÓRIA.

Por quê? Todos vitoriosos?
Porque o CTG teve a sua importância reconhecida, sua integração com a comunidade consagrada, a necessidade de sua existência com o espaço atual e continuidade cantada por todos os oradores.
A comunidade saiu vitoriosa porque soube mostrar que unida jamais será vencida, o espetáculo democrático participativo que se viu foi de arrepiar a todos. As lideranças comunitárias souberam capitanear a vontade da população e traduzir em palavras a vontade e a necessidade de contar com o CTG no local em que se encontra cada vez mais forte e prestigiado.
E o governo como saiu vitorioso?
Saiu, porque, apesar da insistência do Secretário da
SMAM soube captar o anseio da massa, soube buscar a vontade de todos e ai seu mérito em buscar e concordar.
E como foi construída essa vitória?
Foi construída com a união dos tradicionalistas liderados pelo Editor do Chasquito e as lideranças comunitárias, que juntos mobilizaram, planejaram e executaram todos os atos necessários para o bom êxito da reunião. Nunca um CTG obteve tanto apoio comunitário como agora nós tivemos nesse dia, mas isso não foi conseguido de graça ou em um dia só, foi o resultado de um trabalho, graças a integração social, cultural, assistencial do CTG com a população do Bairro onde está situado. O apoio entusiasmado de todos foi porque o CTG nos últimos tempos se tornou um local da reunião das lideranças da região, sempre presente e atuante para lutar pelas necessidades de todos.
E o que se viu nesse dia?
Vimos uma grande presença da população, que atendeu o chamado da organização da reunião, unida, entusiasmada e ordeiramente soube lutar pela preservação e fortalecimento do CTG, dizemos do CTG, mas o mais correto seria dizer pelos interesses da própria população, que é o que compõe a Entidade.
Após a saudação e abertura dos trabalhos pelo Patrão Sr. Flavio Pérego falou o Presidente do MTG Sr. Manoelito Carlos Savaris, historiando sobre a ocupação do CTG Raízes do Sul e a necessidade de sua preservação, após o Sr. César Busatto representado o Prefeito, Secretário da SMAM Alberto Pretto Moesch e o Sr. Mauro que é Diretor da Fasc, falando da parceria que tinha com o CTG.
Vimos o primeiro orador o Padre Luciano de Souza Oliveira, grande orador e Líder Espiritual do Bairro, Pároco da Igreja Senhor Bom Jesus com suas palavras eloqüentes mostrando a necessidade de em cada praça ter um CTG para assim a juventude ter um porto seguro para ancorar seus anseios e aprender o correto e o que é bom para suas vidas.
Vimos o Conselheiro Copinaré Acosta do FROP-Leste falar sobre a necessidade de termos a decisão da reunião registrada em ata e de que realmente seja elaborada e respeitada a minuta da conversação.
Após falou o Coordenador da 1ª RT Sr. Nelson Lima dos Santos defendendo que não seja tomado um centímetro sequer do CTG e pedindo mais diálogo com o poder público.
Após vimos a líder da Vila Pinto do CEA (Centro de Educação Ambiental), Sra. Marli Medeiros, respeitadíssima líder comunitária com reconhecimento mundial pelo seu trabalho desenvolvido em prol de sua gente dizendo que em frente a sua Entidade tinha um local para fazer uma praça e que também além da praça queria um CTG nessa mesma praça.
Os moradores da frente do CTG se manifestaram a favor do CTG, apenas um, já conhecidas as suas razões particulares se manifestou contra, os outros todos disseram que não se incomodam com o som que vem do CTG, exemplo disso foi a moradora Valquíria Reis, irmã do morador contrário, moradora bem próxima afirmando não se sentir incomodada com a vizinhança com o CTG, e que seu pai Senhor Ido José dos Santos, já falecido também morador da frente foi pessoa importante na construção do galpão do CTG, e que recentemente por ocasião da comemoração do aniversário teve seu trabalho reconhecido em especial homenagem com o comparecimento de quase toda a sua família. Também o Sr. Eduardo Chardosim corroborou com o que foi dito dizendo que seu avô de 76 anos, morador da frente não se sentia incomodado com o barulho que vinha do CTG.
Tivemos também a oratória do Conselheiro Nelson Guimarães do Frop, da Sra. Betty, Presidente da Associação da Vila Divinéia que também defenderam veementemente a posição do CTG. Se fossemos ouvir a todas as lideranças presentes e favoráveis com certeza uma noite não chegaria.
Dois Vereadores tiveram discursos eloqüentes, o Vereador Bernardino Vendrúscolo, líder do PMDB e o Vereador Nereu D’Ávila líder do PDT, os dois em defesa do CTG.
Defendendo a situação do CTG, quanto à altura do som, falou o Ex-Patrão Pimenta, que mostrou laudo pericial judicial comprovando que o som advindo do CTG para a vizinhança não ultrapassava o permitido.
Enfim após todas as manifestações unânimes em favor do CTG o Secretário César Busatto propôs que se fizesse um termo de cooperação em que o CTG, SMAM e a comunidade se comprometeriam a cuidar da praça em torno, que junto com a comunidade será decidido o mais adequado e de acordo com as necessidades da população do Bairro.
E para terminar falou Paulo Guimarães, representante do CTG nessa luta dizendo-se agradecido pela presença de todos, mas pedindo que a ata que estava sendo feita fosse assinada pelos representantes do governo e pela comunidade presente à reunião, e foi o que ocorreu a seguir coroando assim a luta de quase dois meses, luta árdua, mas que terminava com a vitória dos interesses do meio tradicionalista e comunitário. A ata foi assinada pelo Secretário César Busatto e pelo Secretário da
Smam Alberto Pretto Moesch, pelos componentes da mesa e após pela população que fez questão de fazer fila para assinar, dando legitimidade a um ato histórico para o CTG e para a comunidade.
Assim encerrou-se a reunião com a vitória da vontade do povo.
05/10/2007 11:37
De: Carlos Martins Ferreira Brum
IP: 201.89.162.144

Jornada Cultural pela PAZ

Jornada Cultura pela PAZ - de 06 à 07 de outubro de 2007, Festival de Cultura Social - visando oportunidades às crianças e adolescentes em apresentações no palco profissional, com seus nomes divulgados na mídia, além de divulgação na nossa comunidade lestense, oficinas e seus trabalhos sociais e culturais (teatro, dança, circo...) São estas as ferramentas na prevenção e redução da violência da Região Leste. Também com oficinas, tenda eletrônica e apresentações artísticas e demais convidados.
A participação na homenagem aos educadores sociais portoalegrense importância social cultural para a Região Leste na conscientização solidária da sociedade sobre a PAZ no mundo. Evento este que se caminha rumo a redução da violência social na nossa Região Leste.
"Não suporto mais a violência!" Mobilizado na "Caminha Pela Paz na Região Leste" todos de branco!
12/09/2008 12:21
De: Carlos Martins Ferreira Brum
IP: 201.41.2.172

Permissão de uso do CTG raízes do Sul assinada!

Porto Alegre, está de parabéns, foi assinado a permissão de uso do C.T.G. Raízes do Sul: um resgate histórico consigo mesmo, a cidade, Capital dos gaúchos está de parabéns com esse fato cultural, não encontro palavras tão a altura para expressar-me: "um faminto de cultura", de fato se fez justiça com os CTGs na Capital do Estado do Rio Grande do Sul, esse "Movimento (Cultural) Tradicionalista Gaúcho".  Porto Alegre se reencontra com a sua própria História, com  suas raízes culturais tão-
nossas!.
30/09/2006 09:01
De: Guimarães
IP: 201.15.158.83

Resposta do Adiminstrador para Claudia Amaral-AED

Saudações
Obrigado pela resposta, como sou um sonhador, sonho que logo teremos um dominio próprio(custa 30 reais ao ano pelo registro do dominio mais 15 a 20 reais ao mes para uma hospedagem mínima-A Procempa(Empresa da Prefeitura de Porto Alegre) cobra 9,90 pela hospedagem, só que não dá alguns recursos importantes que outros dão, mas também serviria), também sonho que mais pessoas ajudarão a construir essa página seja divulgando , colocando links em outras páginas ou mandando informações de preferência digitadas  no próprio site para que se possa cada vez mais bem informar tudo o que seja de interesse das comunidades.
Com certeza irei perseguir esse sonho, pois sou  sempre de passar dos sonhos à ação.conto com todos.
Abraços.
Guimarães
Email enviado em 22/09/2006
05/03/2007 11:47
De: Carlos Martins Ferreira Brum
IP: 189.10.128.134

CALENDÁRIO DE REUNIÕES DA REGIÃO LESTE - 1º SEMESTRE 2007

==================================================================
MARÇO/2007
- Fórum de Delegados - FROP - 05/MARÇO - 19h30min - CAR
Leste/Nordeste
- Conselho Distrital de Saúde - 06/MARÇO - 19h30min - CAR
Leste/Nordeste
- Comissão de Cultura da Leste - 08/MARÇO - 19h30min - CAR
Leste/Nordeste
- Fórum de Delegados extraordinário - 19/MARÇO - 19h30min - CAR
Leste/Nordeste
- REDE/CORAS - 20/MARÇO - 16hs/18hs - CAR Leste Nordeste
- Fórum de Habitação - 21/MARÇO - 19h30min - CAR Leste/Nordeste
- Fórum de Planejamento da Região IV - 28/MARÇO - 19h30min - CAR
Leste/Nordeste
==================================================================
ABRIL/2007
- Fórum de Delegados - FROP - 02/ABRIL - 19h30min - CAR
Leste/Nordeste
- Conselho Distrital de Saúde - 03/ABRIL - 19h30min - CAR
Leste/Nordeste
- Comissão de Cultura da Leste - 12/ABRIL - 19h30min - CAR
Leste/Nordeste
- Fórum de Delegados extraordinário - 16/ABRIL - 19h30min - CAR
Leste/Nordeste
- REDE/CORAS - 17/ABRIL - 16hs/18hs - CAR Leste/Nordeste
- Fórum de Habitação 18/ABRIL - 19h30min - CAR Leste/Nordeste
- Fórum de Planejamento da Região IV - 25/ABRIL - 19h30min - CAR
Leste/Nordeste
==================================================================
MAIO/2007
- Fórum de Delegados - FROP - 07/MAIO - 19h30min - CAR Leste/Nordeste
- Conselho Distrital de Saúde - 08/MAIO - 19h30min - CAR
Leste/Nordeste
- Comissão de Cultura da Leste - 10/MAIO - 19h30min - CAR
Leste/Nordeste
- Fórum de habitação - 16/MAIO - 19h30min - CAR Leste/Nordeste
- Fórum de Delegados extraordinário - 21/MAIO - 19h30min - CAR
Leste/Nordeste
- REDE/CORAS - 22/MAIO - 16hs/18hs - CAR Leste/Nordeste
- Fórum de Planejamento da Região IV - 23/MAIO - 19h30min - CAR
Leste/Nordeste
==================================================================
JUNHO/2007
- Fórum de Delegados - FROP - 04/JUNHO - 19h30min - CAR
Leste/Nordeste
- Conselho Distrital de Saúde - 05/JUNHO - 19h30min - CAR
Leste/Nordeste
- Comissão de Cultura da Leste - 14/JUNHO - 19h30min - CAR
Leste/Nordeste
- Fórum de Delegados extraordinário - 18/JUNHO - 19h30min - CAR
Leste/nordeste
- REDE/CORAS - 19/JUNHO - 16hs/18hs - CAR Leste/Nordeste
- Fórum de Habitação - 20/JUNHO - CAR Leste/Nordeste
- Fórum de Planejamento da Região IV - 27/JUNHO - CAR Leste/Nordeste
==================================================================
ENDEREÇO: CAR Leste/Nordeste - Rua São Felipe, 144 - Bairro Bom Jesus - Porto Alegre/RS
Telefones: 3338766/33812099
==================================================================
12/12/2007 12:10
De: Carlos Marrins Ferreira Brum
IP: 189.30.209.49

10º Festival de Música de Porto Alegre (marca registrada de Porto Alegre)

10º Festival de Música de Porto Alegre (marca registrada de Porto Alegre)
Eliminatória realizada no C.T.G. Raízes do Sul, rua São Domingos, 79, Bairro Bom Jesus, dia 09 de dezembro último foi extremo bom gosto musical e artístico desde a primeira à derradeira composição melodiosa com alto nível das bandas e grupos que se apresentaram, não deixando nada a desejar, e ao frisar o bom gosto das músicas, interpretações à afinação dos artistas e seus instrumentos em que a acústica do palco do galpãozito gaudério sem luxo do C.T.G. Raízes do Sul cito comentário: "não havendo ecos "reberberando" por aí" de um dos organizadores do evento.
Parabéns aos artistas que no dia 09.12.07 apresentaram-se e saíndo quatro bandas classificadas nessa noite, uma por região rumo a finalíssima no Opinião; esse festival municipal marca essa já registrada de Porto Alegre.
10/08/2007 07:47
De: Paulo Araújo
IP: 201.59.84.145

PARABÉNS

É com grande orgulho e satisfação que vejo que a sementinha que nos plantamos já deu um lindo e importante fruto. Ninguém é maior responsável pelo sucesso além de vocês, mas todo esse sucesso nos deixa tranquilo por assegurar que estamos trabalhando na direção certa. Que Deus os ilumine e que tudo de bom aconteça no funcionamento do CELESTE.
Um forte abraço, do amigo,
Paulo Araújo (84) 9975-5050
www.pauloaraujo.blogspot.com
11/04/2008 23:21
De: Gladis
IP: 189.6.154.119

Ata

Seria possivel a publicação das atas deste ano no site, para que possamos acompanhar o andamento da Comissão de Cultura.
Obrigado!
Associação de Moradores do Bairro Bom Jesus
Presidente: Mario Predebom
Vice: Gladis Oliveira
25/10/2006 13:14
De: Guimarães-CTG Raízes do Sul
IP: 200.203.24.12

Secretário Beto Moesch quer que CTG Raízes do Sul, desmanche quase metade do seu Galpão


O Sr. Beto Moesch, Secretário da SMAM quer desocupar todos os espaços públicos de Porto Alegre ocupados por associações, entidades, etc., conforme entrevistas em TV e jornal, com isso que o CTG Raízes do Sul, a FASC e o Posto de Saúde desocupem um local ocupado pretensamente para fazer uma nova praça.
Atualmente a COMUNIDADE está muito preocupada com a segurança nos locais públicos como praças e outros, pois como todo sabe os órgãos públicos, município, estado não tem condições de dar segurança para que as pessoas de bem, as crianças usem esses espaços com a segurança necessária.
Somos a favor do meio ambiente, em tese, mas não podemos ficar distantes da realidade atual, onde os espaços públicos são palcos de todo tipo de crimes, abusos em geral às crianças e usuários, então a comunidade hoje, pensa muito antes de pedir uma praça, pois esta sem a segurança necessária, se torna um problema em vez de solução.
Somos a favor de espaços onde a comunidade tenha a devida segurança para poder permanecerem, praticar esportes, se isto não for possível então que esses espaços sejam ocupados por outros setores como a cultura com uma destinação mais nobre que o dado atualmente para esses locais.
E conforme levantamento feito por Zero Hora: Reportagem Praças oferecem riscos – dia 15/09/2006,inclusive com fotos, vemos claramente o estado das praças pesquisadas, praças hoje é sinônimo de problema, não de solução, são ocupadas por vândalos, mendigos, maconheiros, estupradores, enfim toda e qualquer ocupação negativa, menos aquela para qual foram criadas (esporte e lazer) e que o Sr. Beto Moesch, deveria cuidar, para que as atuais pudessem cumprir com os objetivos para as quais foram criadas e fossem usadas e não pensar em criar mais, pois nem as atuais ele cuida, então primeiro ele que vá cuidar das atuais praças para que os moradores , as crianças possam usar.Qual pai em sã consciência hoje pode levar seus filhos para um praça em segurança?
Então esse movimento para desalojar entidades, associações, etc., para que sejam ocupadas e cuidadas como as atuais são, está na contramão dos interesses de toda a comunidade Porto Alegrense.
Guimarães – Editor do Chasquito do CTG Raízes do Sul
Delegado da Temática da Cultura
Conselheiro Suplente Comissão de Cultura –gestão agosto 2007 – agosto/2008
24/08/2007 17:59
De: Carlos Martins Ferreira Brum
IP: 200.102.118.229

Uma Aventura Farroupilha – RS dia 14/08 no CTG RAÍZES DO SUL

PROMOÇÃO SECRETARIA DA CULTURA E DESCENTRALIZAÇÃO
LOCAL: CTG Raízes do Sul (Região 03/Leste), dia 14 de setembro, às 20h Texto: Moacyr Scliar
Dramaturgia: Taís Ferreira
Direção: Ramiro Silveira
Elenco: Carlos Alexandre, Fernanda Beppler, Giancarlo Carlomagno, Hamilton Leite, Vera Parenza e Vinícius Petry Preparação para teatro de sombras e bonecos: Paulo Martins Fontes Trilha sonora: Cristiano Hanssen
Ilustrações: Rodrigo Rosa
Assessoria histórica: Tau Golin
Figurinos: Heinz Limaverde
Cenário e adereços: Zoé Degani
Arte gráfica: Vera Parenza
Criação de luz: Giancarlo Carlomagno
Produção: Oigalê CAT
 
A renomada companhia gaúcha Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais completou oito anos de intensa atividade e se apresenta nos bairros da cidade dentro da programação do 14º PORTO ALEGRE EM CENA. O texto de Moacyr Scliar mistura realidade e ficção num jogo teatral encantador: a família de Johann Schmidt decide, no início do século XIX, emigrar da Alemanha para o extremo sul do Brasil, em busca de melhores chances na vida, onde se instalam como colonos, cultivando a terra. Não tardará para que Franz e Rudolph, filhos de Johann, abandonem a lavoura para se lançar na luta dos revoltosos farroupilhas, chefiados por Bento Gonçalves e Giuseppe Garibaldi na década de 1830, rebeldes que perseguiam ideais de justiça e independência em relação ao governo do Brasil imperial. A trilha sonora foi composta especialmente para o espetáculo e o grupo optou por executá-la ao vivo. Os figurinos têm cores predominantes, baseadas na bandeira rio-grandense: vermelho, amarelo e verde, e são livremente inspirados na indumentária da época.
Fonte: ClicRBS
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
   Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Chasque Pampeano. Mande seu texto e foto, se tiver para o e-mail: guimaraes@chasquepampeano.com.br
01/09/2006 15:34
De: Guimarães-CTG Raízes do Sul
IP: 201.2.130.34

Convite visita Galpão Harmonia

Convidamos a todas as Entidades, associações a nos visitarem no nosso Galpão no Acampamento Farroupilha na Harmonia, nosso lote é o n.º 178, rua do Transformador, fundos do Galpão da RBS.Colégios e instituições interessadas em levar grupos de crianças, favor agendar com Guimarães, F;3338.6777 / 9987.5880.
30/11/2006 09:26
De: Guimarães-CTG Raízes do Sul
IP: 201.11.244.108

Cultura representa 4,4% do gasto familiar

Pesquisa divulgada ontem pelo IBGE apresenta números inéditos das despesas familiares e públicas no setor As famílias brasileiras destinam em média 4,4% do orçamento doméstico para gastos com cultura. O número consta de uma pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estudo, inédito no país, é referente aos gastos em 2003. Cultura aparece em sexto lugar no rol das despesas familiares. Fica em torno de R$ 64,53 por mês.
Na frente, estariam, por exemplo, a assistência à saúde e o vestuário. A educação vem depois, no sétimo lugar no ranking das despesas domésticas, representando R$ 51,09 mensais.
O índice de 4,4% não inclui as despesas com telefonia, mas compreende os gastos com eletrodomésticos (aparelhos de TV, rádio e computador).
A pesquisa mostra também que os gastos com cultura são maiores entre pessoas brancas do que entre negros e pardos. São de R$ 146,66 entre brancos, R$ 87,19 entre negros e R$ 76,20 para os pardos.
A despesa média com cultura cresce proporcionalmente ao nível de escolaridade da pessoa de referência da família (o pai ou a mãe). É de R$ 33,67 para aqueles sem instrução. Chega a R$ 391,65 para que tem ensino superior.
As famílias com renda acima de R$ 3 mil gastam 20 vezes mais do que aquelas com renda de até R$ 400, que apresentaram um consumo anual de R$ 11,13 em bens e serviços culturais. Essa quantia não é suficiente para comprar um CD de música.
A região Sudeste do Brasil é responsável por 64% do total de gastos com cultura, sendo que mais da metade (55%) está concentrada no eixo Rio-São Paulo.
A pesquisa do IBGE também dá conta dos gastos públicos com cultura. Eles representam aproximadamente 0,2% do total das despesas consolidadas, nas esferas federal, estadual e municipal.
A cultura tem maior representatividade nos municípios, com aproximadamente 1% do total de gastos. Nos Estados, este percentual era de 0,4%, enquanto no governo federal a cultura representava apenas 0,03% da despesa orçamentária em 2003.
Segundo a pesquisa, os municípios eram responsáveis pela maior parte (55%) dos recursos orçamentários previstos para o setor cultural em 2003, quando o total de investimentos públicos no setor chegou a aproximadamente R$ 2,3 bilhões.
Deste montante, R$ 293 milhões eram efetuados pelo governo federal (13% do total), R$ 747 milhões pelos governos estaduais (32%) e R$ 1,27 bilhão pelos governos municipais.
Números da cultura
- A cultura gera por ano uma receita líquida em torno de R$ 156 bilhões
- A participação do setor cultural no Produto Interno Bruto (PIB) chega a 7,9%
- O setor cultural emprega cerca de 3,7 milhões de pessoas no Brasil
- Os gastos públicos com cultura representam aproximadamente 0,2% do total das despesas
- Os municípios investem mais do que os governos estaduais e mais do que o governo federal. Destinam para cultura cerca de 1% dos gastos
- São Paulo é o Estado que mais investe em cultura: R$ 211 milhões por ano.
- O Rio Grande do Sul está em quinto lugar empatado com o Distrito Federal, atrás de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Amazonas.
Fonte: IBGE, os dados são referentes a 2003
Fonte:ZH do dia 30/11/2006
10/03/2008 20:19
De: Aldo Eleandro Sobral Dias (alldestar@hotmail.com)
IP: 201.92.222.107

Re: Programa de Difusão e Intercâmbio Cultural- LEI ROUANET

sou malabarita e parcussionista,tive  um convite para participar em um festival..q se concentra uma quantidade enorme de cultura mundial..
este festival aontecerá em Portugal  em novenbro mas ñ tenho condições financeiras trabalho como arte educador  na prefeitura de São bernardo do Campo e free- lance em e eventos e será muito importante e de um grande ganho para eu participar desse evento.
obrigado.
Seu IP: 54.87.18.165 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)