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Tags: comunicacao social relacoes publicas organizacional
29/08/2006 15:33
De: Eunice Mendes
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PEQUENOS DETALHES FAZEM A GRANDE DIFERENÇA DO BOM COMUNICADOR

PEQUENOS DETALHES FAZEM A GRANDE DIFERENÇA DO BOM COMUNICADOR
Eunice Mendes

Todos nós admiramos as pessoas que dominam a arte da comunicação. "Fulano fala muito bem!", dizemos com ênfase, como se esta qualidade, por si só, fosse sinônimo de competência, versatilidade, liderança. E, de fato, é! Saber se comunicar é hoje um pré-requisito indispensável para o profissional de sucesso.
O que pouca gente se dá conta ao aplaudir esses "ases" da comunicação é que, ao observá-los, também podemos aprender muito com eles. Todo bom comunicador apresenta, no exercício do "falar em público", pequenos macetes, "segredinhos" descobertos ao longo de sua carreira e que são utilizados para tornar a comunicação mais eficaz.
Este artigo desvenda alguns desses "segredos de coxia", especialmente extraídos de apresentações bem-sucedidas e dotados de grande valia para o antes e o durante. São detalhes simples, mas que podem ajudar a administrar as emoções e deixar você mais à vontade, tornando o falar em público uma atividade prazerosa e agradável:
1 – Visualize o sucesso de sua apresentação
Isso tem um efeito altamente poderoso sobre a sua mente, preparando você para a hora "H". Pensar positivo faz toda a diferença!
2 – Encare o "monstro" de frente
A melhor forma de vencer o "monstro" é encará-lo de frente. Por isso, liste tudo o que de mais terrível possa acontecer durante a sua apresentação e FIXE bem a SOLUÇÃO.
3 – Não subestime seus sentimentos
Admita que está em um momento de pressão, pois este é o primeiro passo para conhecer e administrar as suas emoções. Em seguida, para aliviar o corpo e oxigenar o cérebro, respire de forma consciente e sinta-se vivo.
4 – Jamais considere a platéia como inimiga
Para uma boa comunicação é necessário criar um clima de confiança e amizade. Evite preconceitos, não julgue os participantes, pois os participantes não são seus inimigos e quanto mais confiança transmitir, maior será a empatia e o nível de aprendizagem.
5 – Comece pelo começo
Na maioria das vezes, o próprio profissional se apresenta para a sua platéia. Esta é uma forma de legitimar o seu papel e enfatizar por que merece aquele espaço. Além disso, dedicar algum tempo à própria apresentação ajuda a quebrar o gelo inicial.
6 – O desejo de um é partilhado por todos
Ao iniciar uma aula ou treinamento, após conhecer as expectativas do grupo, faça um "contrato" com os participantes, registrando o que o grupo quer e também o que o grupo não quer. Quando bem elaborado, esse "contrato" evita desperdício de tempo e garante uma relação mais democrática, na qual todos são responsáveis pelo resultado do trabalho.
7 – Fale como as pessoas querem ouvir
Toda apresentação sempre deve ser planejada e organizada para o público e a comunicação precisa ser estabelecida com o público. Fale de forma que todos compreendam. Não utilize palavras rebuscadas, estrangeirismos, termos técnicos de difícil assimilação e jargões desconhecidos da platéia, pois isso gera desmotivação e antipatia.
8 – Perto dos olhos, perto do coração
Mesmo quando o auditório tiver uma quantidade maior de lugares disponíveis que o número de espectadores, peça sempre para os presentes ocuparem as cadeiras próximas ao palco. Além de proporcionar a você uma visão melhor da platéia, a interação será bem maior.
9 – Alguma coisa em você tem de ser original
A cada vez que um comunicador abre a boca para falar, os espectadores se perguntam: "E daí? O que eu tenho a ganhar com essa história?" Por isso, é fundamental mostrar sempre uma abordagem original do assunto em questão e oferecer muito mais do que encontrariam em um livro.
Lembre-se: As pessoas somente prestam atenção quando entendem que necessitam efetivamente daquelas informações.
10 – Trate bem a platéia para que ela volte sempre
Respeite sempre a opinião dos participantes, seus princípios e valores, mesmo que você não concorde com eles. Isso irá encorajá-los a continuar se expressando naturalmente, o que é primordial para o sucesso de uma apresentação.
A última dica é resultante das anteriores: quanto mais você for assimilando esses pequenos segredos, melhor será o seu desempenho na "prova" do falar sem medo e inibições.
É só conferir...

Material retirado do programa Comunicação: Foco em Resultados.
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