Forum para tirar dúvidas a respeito da nova NR 10

Tags: eletronica eletricidade normas nr10 norma nrs
17/07/2007 17:32
De: Engecopel Engenharia Eletrica e de Segurança NR10 (mario.corona@engecopel.eng.br)
IP: 201.83.177.86

Prontuário NR10 (Laudos)

                                        http://www.engecopel.eng.br
Engº Mario Corona - Engecopel Engenharia Eletrica e de Segurança do Trabalho NR 10
O Prontuário de Instalações Elétricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade.
POR ONDE INICIO A ESTRUTURAÇÃO DO PRONTUÁRIO?
O primeiro passo para organizar o Prontuário das Instalações Elétricas é a realização de um Diagnóstico NR10 de situação da empresa que analise e indique os requisitos da NR10 ainda não atendidos pela empresa. E caso a empresa não possua, será também necessário elaborar os Laudos Técnicos das Instalações Elétricas e o Laudo do SPDA - Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.
O Diagnóstico, juntamente com o Laudo das Instalações Elétricas farão parte do Relatório Técnico das Inspeções (item 10.2.4.g). Este, por sua vez, juntamente com o Laudo do SPDA (10.2.4b) formarão a BASE para a estruturação do Prontuário.
Resumindo :
Laudo das Instalações Elétricas + Diagnóstico NR10 = Relatório Técnico das Inspeções Relatório Técnico das Inspeções + Laudo SPDA = base para o Prontuário Elétrico O QUE VEM A SER O DIAGNÓSTICO NR10 ?
O Diagnóstico NR10 identifica e analisa os requisitos da NR10, avaliando o grau de implementação de cada um e indicando as ações corretivas necessárias para adequação a norma. Deve contemplar todos os aspectos administrativos e de procedimentos de segurança do setor elétrico da empresa. Uma peça fundamental para apoiar o diagnóstico é a existência de um Laudo Técnico atualizado das Instalações Elétricas e do SPDA.
O QUE É O LAUDO TÉCNICO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS?
O Laudo das Instalações Elétricas é parte do Relatório Técnico das inspeções, realizada nas instalações elétricas da empresa com a finalidade de verificar a conformidade com as Normas Técnicas Brasileiras NBR-5410 (instalações elétricas em baixa tensão), NBR 14039 (Instalações Elétricas em média tensão), NBR 5418 (INstalações em áreas classificadas) e a NR10 .
O Laudo se atém aos aspectos técnicos das instalações elétricas : ensaios, medições e inspeção nos quadros e circuitos elétricos, projetos, dimensionamentos, etc.
A NR-10 estabelece a obrigatoriedade das empresas se municiarem de um Laudo Técnico que ateste a conformidade das suas instalações elétricas com as normas de segurança. (Item 10.2.4.g)
O QUE É O LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO DO SPDA ?
O Laudo de inspeção do SPDA é o documento técnico das inspeções e medições realizadas no Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas e Aterramento Elétrico da empresa com a finalidade de verificar a conformidade com a Norma Técnica Brasileira NBR-5419 e a NR10.
A NR-10 estabelece a obrigatoriedade das empresas se municiarem de documento técnico que ateste a conformidade das suas instalações elétricas com as normas de segurança. (Item 10.2.4.b)
OS LAUDOS SÃO OBRIGATÓRIOS ?
Sim. A nova redação da NR-10 item 10.2.4.g estabelece que o PIE - Prontuário das Instalações Elétricas deve conter o Relatório Técnico das Inspeções que nada mais é do que o Laudo Técnico das Instalações Elétricas. A mesma norma, no item 10.2.4.b estabelece que o PIE deve conter o Laudo de inspeção do SPDA.
Importante destacar que ambos os laudos, juntamente com o Diagnóstico NR10, irão se constituir na BASE para a estruturação do Prontuário Elétrico, e conseqüentemente de todo o sistema de segurança elétrica da empresa.
QUEM PODE ELABORAR OS LAUDOS TÉCNICOS ?
Os laudos devem ser elaborados por Engºs Eletricistas, pois somente este tem a habilitação legal (Item 10.2.7 da NR10). Para isenção de opinião e segurança dos trabalhadores os Laudos devem ser executados por profissionais independentes.
Sr Cliente, pondere sobre os riscos das Instalações Elétricas e os custos decorrentes de uma Instalação mal cuidada, ainda que funcional.
Verifique e comprove periodicamente através de inspeções e Laudo emitido por perito as condições das suas Instalações.
mario.corona@engecopel.eng.br
www.engecopel.eng.br
--------------------------------------------------------------------------------
26/03/2008 09:42
De: Luis
IP: 200.206.55.2

Responável legal - NR10

Gostaria de saber:
Caso haja um acidente, quem responderia o processo? O presidente da empresa? O coordenador de manutenção? Eles estariam sujeitos à sansões administrativas? Seriam presos?
Obrigado
Att
Luis
21/01/2008 12:46
De: Fabio Silva (fabsilva79@yahoo.com.br)
IP: 218.212.25.166, 202.156.14.74

Prontuario de NR-10

Eu tb estou precisando muito de um modelo para criacao de um prontuario de instalacoes eletricas.
Quem puder ajudar mandar e-mail para: fabsilva79@yahoo.com.br Obrigado!
06/08/2008 11:37
De: marisa cardoso
IP: 189.103.200.91

Re: Re: Re: Duvida na nr 10

Bom dia Alexandre!!!!
Sabemos que treinamentos de Cipa está pré determinado em norma que deve ser durante o Horario de trabalho.O NR 10 está sendo muito complicado para as empresas adaptarem no horario de trabalho por ser extenso (40 hs)  e custo elevado pois os Instrutores que são profissionais  especialistas no assunto eletricidade no SEP, tem suas h/aula bem salgada, e  grupo de 20 profissionais em sala  minimiza este custo. Também os profissionais de eletrica não podem se ausentar das suas areas  durante o dia todo, ou por uma semana, pois sua função principal é manutenção preventiva e corretiva. A maioria das empresas tem 4 a 20 eletricistas e aguardam as Instituições como SENAI, e  outras formarem grupo que atualmente disponibilizam horarios flexiveis(a noite e finais de semana).Então sugiro aproveitar a oportunidade e realizar o Treinamento NR10 mesmo fora do horário de trabalho é uma forma de vc colaborar com esta questão delicada de formar grupo e reduzir custo e por outro lado vc se atualiza com as questões de segurança e legislação. Abçs.
05/12/2007 22:27
De: Crístian Bernard
IP: 10.139.85.124, 189.71.206.137

Re: Não Cumprimento da NR10

Prezado Amigo,
Com relação as suas dúvidas a Concessionária tem razão todo o projeto deve partir do proprietário do estabelecimento. Lembro que não tão pouco passado recente se quer nos projetos constavam o unico dispositvo de segurança. Sugiro que vc. retorne para concessionária com o projeto e apresente a pessoa competente para analisá-lo, neste cado acredito que seja um engenhero.
Um forte abraço,
Engº. Crístian Bernard
06/08/2009 14:34
De: andrea fonseca
IP: 200.223.95.130

Insalubridade/ periculosidade

Gostaria de saber se quem presta serviço como instrutor por tempo determinado e que precise durante esse tempo de serviço, ministrar curso e necessite adentrar uma mina, tem direito a insalubridade ou periculosidade por ficar apenas uma semana ministrando curso numa mineradora(dentro da mina). Ja que no contrato de trabalho não reza tal eventualidade?
Andrea
Tec.Segurança e Meio Ambiente
Seu IP: 34.224.102.60 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)