Este fórum destina-se a ampliar as discussões filosóficas sobre REALIDADE, levantadas em sala de aula do ensino médio. Servindo também como parte do processo avaliativo da disciplina de Redação.

Tags: colegio redacao
08/06/2006 21:46
De: Monique Maia CSP turma: 221
IP: 200.141.234.196

Conceito de realidade

Acredito que a realidade é tudo aquilo que sentimos. Além de poder ser concedida pelos cinco sentidos, o real pode ser tudo aquilo em que simplesmente acreditamos que é real.
Um sentimento pode ser real, a perda ou a vitória sobre algo. A raiva ou o amor.
Existem várias maneiras de interpretar a realidade dependendo do ponto de vista de cada um e o que a pessoa acredita ser real ou fazer parte da realidade dela. Até mesmo o abstrato ou joguinhos virtuais podem ser reais a partir do momento que isso se torna parte da vida da pessoa.
08/06/2006 22:16
De: Lectícia Vidal Passari/turma:222/nº16/CSP
IP: 200.217.173.197

Conceito de realidade

A realidade existe, mas é algo que ninguém consegue definir com exatidão;pois a relidade para uma pessoa  pode ser totalmente diferente para outra, porque para cada indivíduo a maneira de pensar, o convívio social, as opiniões, são distintas.
Cada um vê a vida de uma maneira.
A realidade para mim é tudo aquilo que se pode tocar, ouvir, sentir, ver, cheirar, é aquilo que está ao alcance dos cinco sentidos, é o que existe de fato, e como descrito no dicionário, não pode ser idealizado , imaginado.
Os sonhos, por exemplo, nos mostram situações e sensações, são apenas fantasias ; o mesmo caso, as miragens, que são ilusões ópticas realizadas pelo cérebro, mas não são reais.
Acho que não existe outra realidade , pois senão os sonhos , fantasias, desejos virariam de fato concretos e reais; seria fácil a cura de doenças, invenções seriam descobertas,já que basta imaginar e tudo se realiza.
Algo só é e se torna real quando você tem provas de que aquilo realmente é verdadeiro e não é criado pela sua imaginação, é uma coisa concreta ,que está ao alcance dos sentidos.Um programa de computador até poderia nos "enganar" com uma falsa realidade,mas seria tudo ficção, não existiria uma realidade propriamente dita.
04/06/2006 14:28
De: Nívea Barros - Turma:221 - CSP
IP: 200.216.123.136-

Realidade

Para mim, realidade existe, basta você acreditar que ela está acontecendo.
   A realidade para mim não é definida apenas, com aquilo que podemos sentir ou ver; realidade para mim está muito além disso.
   Para mim realidade é tudo aquilo que eu acredito, sem estar ligado a crença, necessáriamente, mas basta eu acreditar, para que algo se torne real. Tudo irá depender apenas de mim, do poder da minha mente e da minha visão critica dos acontecimentos.
   A física quântica explica essa possibilidade das coisas que são consideradas irreais, serem possíveis, pois nem tudo que a maioria das pessoas não vêem, ou naõ acreditam, podem ter esse conceito de irrealidade. Então, essa física, tenta explicar coisas consideras improváveis, dizendo, que elas podem, realmente acontecer ou existir.
   Além disso, cada pessoa tem a sua realidade: uma pessoa cega, um indigente, uma pessoa rica, uma pessoa pobre, um professor, um aluno, em fim, cada um com sua realidade, podendo se encontrar em algum momento, mas cada um com sua realidade sempre.
Concluindo: realidade existe, basta eu acreditar e, viver a minha realidade.
08/06/2006 21:56
De: Carina Lima / Turma: 222 / Nº:5
IP: 201.8.82.227

Realidade ..

Realidade pode ser vista de várias maneiras, cada um a vê de um jeito e tem sua própria.  Realidade existe, no dicionário seu conceito é: qualidade do que é real, do que existe de fato. Pra mim realidade é o que eu posso sentir com os cinco sentidos, mas isso vira relativo quando falamos sobre miragens, sonhos, sentimentos e  crenças.  Acho que cada um pode viver na sua realidade e acreditar no que quiser, que para a pessoa vira real. Para mim continua sendo bobagem as pessoas acreditarem em fadas, mas para outros pode ser totalmente verdadeiro. Realidade é muito relativo, acho que nunca acharemos um definição exata. O que faz uma coisa se tornar real é poder ser sentida, ter uma base lógica. Eu acredito que o mundo que eu vivo é real, porque eu não conheço outro, se eu estiver errada até agora ainda não descobri.
21/05/2006 21:14
De: Carlos Manoel Pedra Petto Gomes, nº 05, T.: 221, CSP
IP: 201.57.64.135-13.2.0.165

Conceito de Realidade

Conceito de Realidade
A realidade poderia ser tratada cientificamente como tudo que é formado pelo real, e o real seria tudo que é composto de matéria. Porém, minha forma de ver a realidade não só se resume em tudo que existem provas. Vejo a realidade como tudo que posso sentir, em horas tocar e até ver. Não vinculo a realidade com os cinco sentidos de modo geral, uma vez que para mim já estar tocando em algo pode me fazer acreditar real, não necessitando de que os outros quatro sentidos o “aprovem”. Cada um tem sua realidade, o que a torna pessoal, se modelando de acordo com o ponto de vista da pessoa que está vivendo. Um exemplo bem claro disso é a realidade de um juiz de uma partida de futebol, ele apita o lance de acordo com o que ele acreditou ser verdade, real. A qual nem sempre é a mesma da torcida.
O filme em questão, Matrix, trata como algo em que a realidade pode ser manipulada pelo próprio cérebro do usuário. E para ele aquilo é a realidade, seria como se o cérebro estivesse vivendo sem seu corpo. Então morrendo na Matrix morreria no mundo real, pois o corpo não vive sem seu cérebro.
30/05/2006 21:52
De: Robson Turl T:222 CSP (robsonturl@hotmail.com)
IP: 201.32.22.147-

Conceito de Realidade

A realidade pode ser definida, de forma geral, como tudo aquilo que existe, ou seja, tem uma substância, um sustento. Assim, a discussão acerca da realidade das coisas passa sempre pela sustentabilidade própria delas. Se admitirmos que algo não tem uma substancialidade própria é preciso então determinar de onde ela tira a sua subsistência. O real é diferente para cada um que o vive, sendo assim, de mútiplas formas e sentidos.
09/06/2006 14:29
De: Ana Carolina Tavares Monteiro
IP: 200.217.245.199

Realidade

Voltamos ao tema realidade. Como já discutido em sala de aula e também com base no filme Matrix, que mostra uma realidade virtual, alunos foram levados a discutir se a realidade existe. Refletindo-se no assunto, percebe-se que perguntas simples podem ser muito difíceis de responder.
Emprimeiro lugar: A realidade existe? para responder a pergunta é necessária a definição de realidade. Em alguns dicionários encontra-se que realidade é tudoque é perceptível aos cinco sentidos,ou seja, tudo o que se pode ver, cheirar, tocar, ouvir e sentir. Porém ao parar para analisar a vida cotidiana de qualquer um percebemos que a realidade não se limita a isso.
Afirmações como: "Cada um tem sua própria realidade.", não são verídicas. Cada um tem seu próprio ponto de vista, e cada um tem uma vida diferente. Mas isso não significa que um microondas para uma pessoa quemore na favela seja irreal porque não faz parte do modo de vida dele. Tambem não significa que para um milionário o exército subindo a favela da Maré seja irreal.
Entretanto, o que sonhamos não deixa de ser real, nomomentoque estamos sonhando. Porque mesmo desacordados nósvemos e sentimos tudo o que está acontecendo em nosso sonho. Quando acordamos, osonho deixa de ser real e passaa ser uma lembrança, um arquivo na nossa memória.
Para ser real, algo precisa existir em nossas vidas. A partir do momento que os meu sentidos conseguem perceber algo e levar esta informçãoao meu cérebro, isso passa a ser real.
09/06/2006 23:59
De: Diogo Grandini Dos Santos (didi_grandini@hotmail.com)
IP: 201.8.107.181

_Realidade_

Segundo o dicionário aurélio realidade significa: -aquilo que reproduz o que realmente é real. Porém a grande dúvida é o que é real? Perguntas sobre realidade existe e o que é real integram no meio de uma grande dúvida de todos, podemos ter conceitos de realidade mas estes irão ser reais nas nossas imaginações e até aonde ela pode ir. Por opinião própria existe realidade, mas ela se destingue em concreta, que seria aquela em que nós podemos ver, tocar e olhar, e existe realidade emocional, que a que pode-se sentir, esta pr exemplo só existe com a junção dos sentidos, um exemplo claro é quando você ama alguém e essa pessoa está perto de ti, suas emoções são transcritas por coisas concretas como rosto vermelho e coisas parecidas. Em relação a religião, concordo no fato de ela existir para se justificarem dúvidas que não podem ter soluções e nem respostas, porém as religiões vão além disso e acabam interfirindo e causando um grande conflito com o que é comprovado científicamente e o que não é.
O que torna uma coisa real é a vontade de isso se tornar realidade juntamente com a possibilidade física de isso acontecer no mundo em que vivemos. Mas para tornar algo real basta surgir de nós.
08/06/2006 20:25
De: kamila Gaspar Melick/ CSP/T:231-humanas/nº 13
IP: 200.147.42.166

Realidade

Realidade
Segundo muitos acreditam, a realidade é tudo aquilo que se pode ver, ouvir, sentir, cheirar etc...
Porém, muitas situações cotidianas nos levam a questionar tal conceito. Por exemplo, uma pessoa observa uma árvore atentamente, contudo ela não percebe que ali existe um animal mimetizado.
O animal está ali, portanto não deixa de existir pelo fato do observador não o enxergar. Todavia outra pessoa que se proponha a obervar essa mesma árvore pode perceber apenas o animal presente nela. Então a realidade existe mas ela é subjetiva ( o que é realidade para uns não é para outros ).
A realidade pertence ao campo das crenças, isto é, determinamos parte do que consideramos fato, ato ou possibilidade a partir dos sentidos. Só conseguimos comprovar se uma situação é real, quando conhecemos o assunto ou quando acreditamos naquela situação.
06/06/2006 01:47
De: João Pedro Siqueira Curty CSP/ T:222 / N: 13
IP: 200.216.123.34-

Conceito de realidade


 A realidade existe sim e ela não é só o que pode ser visto, sentido, tocado, ouvido, cheirado, ela vai muito além dos cinco sentidos. Realidade é tudo o que o cociente de cada um acredita ser  verdade.
A partir da criação surgem alguns conceitos do que é verdade, e do que é mentira, ao se observar um fato, tem-se julgamentos diferentes, pois cada pessoa tem seu ponto de vista.
 No entanto a realidade pode ser modificada, dependendo do estado emocional e físico da pessoa. O homem pode sair da sua realidade, do seu “mundo real”, quando está drogado, quando está perdido em um deserto, teve uma perda importante na família, esta agindo sobre pressão, existem vários acontecimentos que tirem a pessoa do normal fazendo com que ela passe a acreditar em idéias que normalmente não acreditaria.
 Portanto a realidade varia de pessoa pra pessoa, pois ela não depende somente dos cinco sentidos, mas também do ponto de vista da pessoa sobre o fato, do seu estado e do que ela acredita e julga ser verdade.
14/05/2006 11:03
De: Natália turma 222
IP: 200.147.106.55-

Realidade

Após pensar mais um pouco sobre o assunto descobri que de fato a realidade pode não existir. O mundo em que vivemos e que está ao alcance dos nossos cinco sentidos pode ser como no filme matrix uma projeção de computador. Portanto a realidade vai deixar de ser uma coisa concreta e passa a ser algo projetado, o que nos leva a pensar que aquele real que estamos vivendo é um fruto da nossa imaginação e coloca no conceito de realidade que ela é apenas algo que nosso cerébro projeta ou é induzido a acreditar que realmente está acontecendo. Para alguma coisa ser real basta que nós consegamos té-la através dos nossos sentidos, mas se todos os sentidos não são nada além de coisas que acreditamos graças a enorme capacidade de pensamento e tecnologia que temos o real e o sonho estão no mesmo plano. Analisando as coisas por esse ponto de vista estar aqui fazendo um texto para conseguir nota em redação passa a ser uma coisa inutil em minha vida já que a qualquer momento eu posso ser "desligada da tomada" ou começar a sonhar com uma outra realidade e essa dúvida sobre o que realmente é real acaba sendo apagada de vez da minha mente, já que agora eu estou entrando em mundo onde não preciso estudar e a realidade que está ao meu alcance é que o que eu tenho que fazer é apenas aproveitar a vida sem me preocupar se eu realmente existo ou se tudo o que eu vivo é real.
20/05/2006 11:31
De: Malu Sutti turma 222 / Nº 19
IP: 200.146.136.174-

Realidade

 Há como definir a realidade de vários modos, a do cotidiano, a dos fatos e também como a  material. Para mim, não tem como se chegar em um consenso sobre realidade, já que nem sempre a compartilhamos com outros.A minha é ir para a escola, estudar, ficar com a minha família e amigos. Mas há também a realidade do mundo, que é a fome, a cobiça pelo poder e a maldade do homem. Cada ser tem sua própria realidade, mas juntos formamos outra que já nos é comum. Real é aquilo que podemos sentir, tocar, cheirar e ver, e por quê não dizer aquilo que nós imaginamos. Pode ser que muitas vezes nossa imaginação é muito fértil, porém, quando se crê muito em algo, aquilo acaba se tornando real para aquele indivíduo.
Pela minha fé, e por minhas crenças, eu acredito que existe outra realidade além dessa que vivemos agora, algo muito maior do que os homens possam imaginar, algo que eles não podem mudar. Minha fé em Deus, que pra mim é real, me faz acreditar que existe outro plano além desse sim, mas aí, o conceito de real pode variar, não sabemos quais serão os nossos sentidos.
 Falar sobre realidade é muito complicado, e ao mesmo tempo muito fácil.  Porém, a realidade vai além do que acreditamos, é um conceito de vida, qual é a sua e o que você faz dela.
12/06/2006 11:19
De: Prof Rogério
IP: 192.168.0.101, 201.57.66.2

Pérolas

Galera, voceis divian tomar mais cuidado para ecrever na net. O numero de perolas foi autícimo. Muitos vaum ter vergonha de ler o q ecreveram.
Agora é sério. Vocês têm que ter mais cuidado para escrever, até mesmo porque estão sendo avaliados. O Festival de Pérolas Virtuais está divertido. Confiram!!!
29/05/2006 20:41
De: Fabiana Verissimo
IP: 200.217.23.38-

Realidade.

A realidade pode ser entendida de várias formas, pois cada um tem o seu próprio conceito do que é realidade. A realidade de um menino de rua é totalmente diferente de um menino de classe média,cada um tem seus hábitos,seus caminhos.
A realidade pode também ser entendedida ao dia-dia, tudo o que cada uma das pessoas fazem em seu dia, se torna real na sua vida.
Tudo que podemos sentir,ver,tocar é real. Uma miragem por exemplo é real, porque você esta vendo então ela se torna uma realidade para você, mesmo você sabendo que aquilo não existe.
A realidade é a maior prova de que estamos vivos, o nosso mundo só existe essa realidade apesar de cada uma das pessoas verem ela de um jeito.
Seu IP: 54.158.248.112 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)