Este fórum destina-se a ampliar as discussões filosóficas sobre REALIDADE, levantadas em sala de aula do ensino médio. Servindo também como parte do processo avaliativo da disciplina de Redação.

Tags: colegio redacao
20/05/2006 12:15
De: Carolina Aguiar - Turma:221 - Nº:06 (carol_zinharox@hotmail.com)
IP: 200.147.64.205-

A realidade***

      Desde que essa discussão começou, tenho pensado se a realidade realmente existe. Ainda não tenho uma conclusão certa sobre tudo isso.
A realidade pode ter vários significados:
Por exemplo, eu posso ver a realidade como uma coisa que eu possa possuir dentro das possibilidades sócio-economica. Uma pessoa pobre não poderá possuir um carro do ano e importado nessas condições, ou seja, está fora da realidade dele. A minha realidade não é de uma pessoa que mora em uma favela em constante perigo, mas pode ser a de muitas outras milhares de pessoas.
Outro lado da realidade, é quando nós nos perguntamos se tudo o que vivemos é realidade. Se todas as realidades são relamente reais. Se relamente existe algo que nos controla e que faz com que nós vivamos tudo isso de modo imperceptivel e achar que tudo isso é a nossa mais oura realidade.
Respondendo as pergunstas:
* Eu penso que existe sim a realidade é ela é composta do que nós vivemos.
*É tudo o que é possível para nós, não diria que é tudo o que os nossos cincos sentidos possam captar porque muitas coisas que conhecemos sem ajuda da tecnologia não seria possível percebe-las.
*Algo se torna real quando você pode fazer algo que deseja.  
 
             
09/06/2006 17:16
De: Pedro Luiz t: 231
IP: 200.147.91.22

"Teoria do Cérebro ambulante"

A realidade vem sendo questionada de diversas maneiras nos últimos anos, a mais interessante e que realmente me intriga é a possibilidade da realidade ser apenas um fruto do nosso cérebro. Partindo do princípio de que o irreal é ilusão, e de que a ilusão é um produto da nossa cabeça, podemos, utilizando um raciocínio simples, chegar a conclusão de que absolutamente tudo pode ser ilusão, menos o nosso cerébro, pois se fosse uma ilusão, como poderia produzir uma ilusão dele mesmo? Isso nos abre um leque de possibilidades imenso, e afirma a partir da  TEORIA DO CÉREBRO AMBULANTE, denominada por mim e apresentada a cima, a existência de um poder maior que comande não só a realidade como também as nossas ilusões, e de certa forma nos mantenha interagidos com o mundo supostamente "real". Tal poder podem ser os "deuses" criados pela História, ou indo mais longe pode ser simplesmente os nossos pensamentos que alimentam respostas falsas como essa e nos afastam de uma possível verdade inalcansável. O importante é saber que nem tudo é o que parece e o limite de complexidade das coisas está muito longe de ser descoberto.
09/06/2006 15:52
De: Salvatore Trotta - ceso
IP: 13.2.0.113, 201.57.64.135

Realidade

Realidade deve ser observada de um ponto de vista pessoal, pois pode variar muito de uma pessoa para a outra. Para uns nós vivemos em um mundo não existente, criado apenas por nossas mentes, porém outros não acreditam nisso, acham que aonde estamos agora, é aonde vamos ficar sempre, não acordaremos de um "sonho" e isso é o mais real que chegamos, não há para onde ir além dessa dimenção, mas acreditando que possamos criar algo diferente para si próprio, apenas imaginar.
Acredito que estamos no máximo do real, que talvez temos a capacidade de inventar algo em nossas mentes, porém sem sair do lugar. O que posso sentir, ver e cheirar é o que existe para mim, não creio que tenha algo a mais nesse mundo que eu não consiga distingüir do resto. Posso ver na minha cabeça coisas novas, coisas principalmente impossíveis de serem feitas, mas isso é apenas na minha mente, e não vai sair disso, não se torna real apenas porque imaginei.
Algo pode ser considerado real a partir do momento que nós o enxergamos, e não apenas com os olhos, mas sim colocando aquilo na nossa cabeça e aceitando a sua existência. Não podemos simplismente ignorar alguma coisa porque queremos, pois ela está ali e pode acabar em seu caminho mesmo que não queira. Tudo que vemos em comum é real, mas não adianta se basear em algo que outra pessoa veja, pois ela pode ter um conceito de realidade diferente do seu e pode estar apenas criando coisas.
04/06/2006 18:08
De: Emily Ferreira Ghetti
IP: 200.149.182.219-

Realidade....tres perguntas

Debates, debates, como saber se uma coisa é real ou não (exclamação)
Muitas pessoas dizem que podemos comprovar a realidade a partir de nossos cinco sentidos, mas rebato com a idéia de que possa existir um programa que te induza a sentir, a obter um desses sentidos. Se essa idéia de comprovação ainda permanece, fortaleço minha tese perguntando, voce cre no amor (exclamação), voce acredita que as pessoas que estão do outro lado da tv fazendo novela existam (exclamação).
Penso que realidade está ligada no que cada um cre, desta forma cada um tem a sua realidade.
Se eu creio que uma coisa exista, para mim basta, pois aquilo já se torna real.
08/06/2006 22:16
De: Lectícia Vidal Passari/turma:222/nº16/CSP
IP: 200.217.173.197

Conceito de realidade

A realidade existe, mas é algo que ninguém consegue definir com exatidão;pois a relidade para uma pessoa  pode ser totalmente diferente para outra, porque para cada indivíduo a maneira de pensar, o convívio social, as opiniões, são distintas.
Cada um vê a vida de uma maneira.
A realidade para mim é tudo aquilo que se pode tocar, ouvir, sentir, ver, cheirar, é aquilo que está ao alcance dos cinco sentidos, é o que existe de fato, e como descrito no dicionário, não pode ser idealizado , imaginado.
Os sonhos, por exemplo, nos mostram situações e sensações, são apenas fantasias ; o mesmo caso, as miragens, que são ilusões ópticas realizadas pelo cérebro, mas não são reais.
Acho que não existe outra realidade , pois senão os sonhos , fantasias, desejos virariam de fato concretos e reais; seria fácil a cura de doenças, invenções seriam descobertas,já que basta imaginar e tudo se realiza.
Algo só é e se torna real quando você tem provas de que aquilo realmente é verdadeiro e não é criado pela sua imaginação, é uma coisa concreta ,que está ao alcance dos sentidos.Um programa de computador até poderia nos "enganar" com uma falsa realidade,mas seria tudo ficção, não existiria uma realidade propriamente dita.
04/06/2006 19:29
De: Eduarda Caetano turma:222 n:06 CSP (eduarda_caetano@hotmail.com)
IP: 200.147.45.36-

Realidade

A realidade se consiste basicamente naquilo em que para você é real, por isso ela varia de pessoa a pessoa. Pode também se classificar o momento em que vivemos e o decorrer das coisas.
No nosso mundo atual, existem pessoas de realidades diferentes, construindo um mundo de pessoas diferentes.
Algumas pessoas dizem que nem tudo o que você vê e acredita é real, mas para você é real sim, pois a partir do momento em que você acredita e vê,para você aquilo se torna concreto. Com isso eu afirmo que para ser uma coisa se tornar real basta acreditar, mesmo que na verdade não exista, se você acredita, para você é real, essa passa a ser a sua realidade. Por isso que existem pessoas com realidades totalmente diferentes, porque  tudo que uma pessoa acha que é real, para outra pode ser irreal. A diferença de realidade também, está presente quando alguém de uma boa realidade não acredita que exista outras realidades como a da miséria.
Resumindo, a realidade é relativa, porém existente.
Não vou dizer que realidade é ver, tocar, sentir, cheirar, porque isso já está lógico e sim vou dizer que ela está presente na vida de cada um, mas de maneiras diferentes.
São vários os tipos de realidade: existe a realidade do sentimento, da alegria, da tristeza, a realidade do real e a do virtual. Exemplo: em um jogo de computador, quando você mata alguém em uma luta ou qualquer outro tipo de jogo, é uma realidade virtual, pois você está acreditando naquilo enquanto joga, mas na verdade é irreal.
Bom, com isso finalizo o meu texto dizendo que a realidade é simplismente o que você pensa, acha ou acredita.
06/06/2006 01:47
De: João Pedro Siqueira Curty CSP/ T:222 / N: 13
IP: 200.216.123.34-

Conceito de realidade


 A realidade existe sim e ela não é só o que pode ser visto, sentido, tocado, ouvido, cheirado, ela vai muito além dos cinco sentidos. Realidade é tudo o que o cociente de cada um acredita ser  verdade.
A partir da criação surgem alguns conceitos do que é verdade, e do que é mentira, ao se observar um fato, tem-se julgamentos diferentes, pois cada pessoa tem seu ponto de vista.
 No entanto a realidade pode ser modificada, dependendo do estado emocional e físico da pessoa. O homem pode sair da sua realidade, do seu “mundo real”, quando está drogado, quando está perdido em um deserto, teve uma perda importante na família, esta agindo sobre pressão, existem vários acontecimentos que tirem a pessoa do normal fazendo com que ela passe a acreditar em idéias que normalmente não acreditaria.
 Portanto a realidade varia de pessoa pra pessoa, pois ela não depende somente dos cinco sentidos, mas também do ponto de vista da pessoa sobre o fato, do seu estado e do que ela acredita e julga ser verdade.
09/06/2006 20:45
De: Monique Marins
IP: 201.8.66.133

Conceito de Realidade

     A realidade exite e é determinada por diversos fatores que a torna comum à todos.Primeiramente existe a realidade individual, na qual cada pessoa define seu próprio conceito de realidade independentemente das opniões de outros, mas também existe a realidade social, que é baseado na visão, opinião, conceito do que é real para a maioria, nesse caso quem não compartilhar dessa definção de realidade pré estabelecida pela sociedade é excluído do meio social.
    Ao meu ver, a realidade pode ser definida como a junção da realidade individual com a realidade social, e como consequência uma visão mais ampla do que é real de fato.
09/06/2006 17:25
De: Ana Carolina Abreu Turma: 221
IP: 200.222.11.244

Conceito de realidade

  A meu ver, existe apenas uma realidade. Mas existem várias situações que podem nos enganar sobre o que é real, como situações vituais, ou dos sonhos, por exemplo. Mas, nessas situações, o que faz as coisas parecerem reais é uma mera lembrança guardada no cérebro do que já se foi experimentado, ou apenas o imaginário, o insconsciente. A realidade, no entanto, não ocorre quando a imaginação manda, mas sim os cinco sentidos e os limites que a natureza nos impõe.
08/06/2006 21:41
De: Pedro Lacerda turma 222
IP: 200.217.63.77

Realidade

Bom na minha opinião a realidade existe sim.Creio que o conceito de realidade seja aquilo que podemos ver, tocar,sentir.É claro que uma coisa pode ser de um jeito para mim e de outro jeito totalmente diferente para outra pessoa, por isso acho que existem duas realidades:a de cada ser, chamada de individual e a chamada coletiva, que é a realidade de todas as pessoas.Para que eu considere algo real, eu teria que tocá-lo. Tem gente que considera real aquilo que vemos, mas existem ilusões que podem nos enganar e por issu só creio no que posso tocar.Para mim existe apenas uma realidade, que é a que vivemos, e qualquer outra forma de realidade que me seja dita eu considero falsa, até que me provem o contrário.
Aquele abracoo rogerioo
09/06/2006 19:17
De: Dimitrius Blanco Gouvêa
IP: 201.19.37.78

Realidade

  A realidade, depende do ponto de vista de cada pessoa, uns acham que o mundo é maravilhoso, outros acreditam que  ele é um inferno. Muitos afirmam que a realidade é aquilo que o corpo identifica através de seus cinco sentidos, para mim, é mais do que isso.
  Na minha opinião, quando você luta pelos seus sonhos, acredita que eles possam acontecer e não deixa nada, nem ninguém ficar no seu caminho, eles podem se concretizar, no filme "Matrix", o perso-
nagem principal "Neo", no começo não acreditava quando soube que o mundo era controlado pelas máquinas e nem que era o "escolhido" para salvar a raça humana, mas quando passou a acreditar ne-
le mesmo, foi capaz de vencer seus inimigos.
  Realidade não é apenas o que parece nas primeiras impressões, mas também um conjunto de confi-
ança (em si mesmo e nos outros) e opinião própria, para que cada um construa seu futuro assim como quiser.
09/06/2006 22:18
De: Raquel Soutelo t:231 n:22
IP: 200.151.118.120

O conceito de realidade

Como foi dito no filme Matrix a realidade do ser humano é baseado em tudo que podemos tocar, cheirar, ver e etc. Mas como já foi provado pela ciência essas informações são apenas impulsos nervosos que o nosso cérebro interpreta e nos envia como mensagem. Mas isso não responde a grande pergunta que o filme deixou no ar. Será que a realidade realmente existe?
Existe sim mas a realidade não pode ser definida pelos parâmetros dos sentidos do corpo, e sim pelo que seu cérebro produz e envia para seu consciente. Ou seja sentimentos são reais, pensamentos e ações também enfim tudo o que acontece a sua volta é realidade porque tudo provoca um efeito no seu cérebro. Então o que tudo que age no seu orgão principal é realidade e é as mensagens que esse orgão manda é que tornam as coisas reais.
Quando estudamos a formação das cores em Física vemos que todas derivão de uma luz branca e através de um prisma podemos vê-las. Então as cores por esse conceito não são reais, mas na defesa de argumento antes exposto, as cores são as respostas dos impulsos nervosos do cérebro e como dito tudo o que o cérebro produz é realidade.  
08/06/2006 19:42
De: Felipe da Silva Gomes/Nº10/3001-CESO
IP: 200.222.11.19

Realidade

A realidade seria algo concreto, verídico para cada existência (dependendo da sua experiência ou vivência), podendo ser capt/ado por um conjunto de sensores fisiológicos, no caso dos seres humanos, os cinco sentidos (audição, visão, olfato, tato e paladar).
A realidade poderia ser dividida em uma realidade individual e uma coletiva. Na qual a realidade individual seria aquela onde uma pessoa concretamente possui, porém escolhe em adotar ou não uma fantasia para, por exemplo, não lidar com problemas do dia-a-dia. Já a realidade coletiva seria aquela na qual várias realidades e valores individuais se chocam anexando-se uma a outra, formando ou atribuindo novos valores às coisas.
O que tornaria algo real seria o fato de ocupar espaço físico em alguma parte do universo, ou até ser concreto através da visão extensiva de cada vida ou existência.
05/06/2006 15:49
De: Carolina Ferreira da Costa/ 3001 ceso
IP: 200.199.171.132-

A realidade existe

Existem duas maneiras dos seres humanos classificarem a existencia da realidade, pois pode haver aquela realidade fisica e aquela realidade espiritual, que fica mais clara na Biblia Sagrada( uma realidade invisivel mais tambem real, pois acreditamos sem poder ver, onde a fe faz o inexistente se tornar real.)A realidae fisica fica mais facil de ser comprovada, devido ser aquilo que conseguimos ver, tocar sentir, ou seja, tudo aquilo que os nossos sentidos conseguem captar ficando mais facil da interpretaçao da existencia da realidade, uma realidade coletiva, onde todos percebem atraves de seus sentidos.
Quando sentimos medo, carinho, amor pro alguem, nao estamos vendo nenhum desses sentimentos, mais sabemos que tudo aquilo e real. Entao depois dessas provas de que a realidade existe, so posso dizer que cada um cria a sua realidade, ate mesmo aquelas pessoa que vivem em um mundo de sonhos, esse sonhos eles caracterizam com a sua realidade de vida. Para algo se tornar real basta acreditar!
Seu IP: 54.167.18.170 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)