Este fórum destina-se a ampliar as discussões filosóficas sobre REALIDADE, levantadas em sala de aula do ensino médio. Servindo também como parte do processo avaliativo da disciplina de Redação.

Tags: colegio redacao
05/06/2006 08:59
De: João Augusto Ceso (jaugusto21@gmail.com)
IP: 200.222.91.69-50.0.6.11, 36.0.0

Realidade

Quem ou o quê pode garantir que conceito e realidade são absolutamente iguais? O elétron é uma das maiores mistérios da física.Rotular, conceituar é algo que tende a nos ajudar, mostra que há alguma coisa além da nossa imaginação ou comprienção.Porém muitas veses não nos revela, ao contrário muitas vezes nos afasta, da realidade que queremos encontrar  ou que realmente existe.
Duas mente com conceitos distintos com um grande conhecimento respaldados em várias hipóteses, discutindo entre si. Debatendo, discutindo sobre o que dizem ser a realidade para eles, dando certeza da sua versão e atestando a  falsidade do conceito alheio.Interessante como apesar de tudo ainda estamos presos a concepção, eu chamaria de, jesuítica do confronto. Se o conceito é uma elaboração mental creio que o conceito nunca vai ser igual a realidade, ele é sempre uma aproximação, um falar sobre, um indicar algo. Cada cabeça é um mundo e em todos e em cada um de nós existe um conceito, uma realidade. Abrir-se ao novo é a difícil, as pessoas querem descobrir, ver em todo fenômeno natural seus próprios, conceitos, preconceitos, hipóteses, opiniões e teorias; ninguém sabe ser receptivo, ver o novo com mente limpa e espontânea rápidamente.Um conceito que tenta fazer-se real. Percebe-se assim  que "provar" que o conceito é real, para provar-se a si mesma que o que ele acredita é real. Duvidar sempre e estar pronto a substituir todas suas hipóteses frente a novas evidências.
O que é realidade?
Realidade é algo que você imagina existir baseado no que você vê e acreiditar existir, na sua fé na sua própria realidade.
09/06/2006 15:52
De: Salvatore Trotta - ceso
IP: 13.2.0.113, 201.57.64.135

Realidade

Realidade deve ser observada de um ponto de vista pessoal, pois pode variar muito de uma pessoa para a outra. Para uns nós vivemos em um mundo não existente, criado apenas por nossas mentes, porém outros não acreditam nisso, acham que aonde estamos agora, é aonde vamos ficar sempre, não acordaremos de um "sonho" e isso é o mais real que chegamos, não há para onde ir além dessa dimenção, mas acreditando que possamos criar algo diferente para si próprio, apenas imaginar.
Acredito que estamos no máximo do real, que talvez temos a capacidade de inventar algo em nossas mentes, porém sem sair do lugar. O que posso sentir, ver e cheirar é o que existe para mim, não creio que tenha algo a mais nesse mundo que eu não consiga distingüir do resto. Posso ver na minha cabeça coisas novas, coisas principalmente impossíveis de serem feitas, mas isso é apenas na minha mente, e não vai sair disso, não se torna real apenas porque imaginei.
Algo pode ser considerado real a partir do momento que nós o enxergamos, e não apenas com os olhos, mas sim colocando aquilo na nossa cabeça e aceitando a sua existência. Não podemos simplismente ignorar alguma coisa porque queremos, pois ela está ali e pode acabar em seu caminho mesmo que não queira. Tudo que vemos em comum é real, mas não adianta se basear em algo que outra pessoa veja, pois ela pode ter um conceito de realidade diferente do seu e pode estar apenas criando coisas.
12/06/2006 11:19
De: Prof Rogério
IP: 192.168.0.101, 201.57.66.2

Pérolas

Galera, voceis divian tomar mais cuidado para ecrever na net. O numero de perolas foi autícimo. Muitos vaum ter vergonha de ler o q ecreveram.
Agora é sério. Vocês têm que ter mais cuidado para escrever, até mesmo porque estão sendo avaliados. O Festival de Pérolas Virtuais está divertido. Confiram!!!
21/05/2006 16:33
De: Eduardo / t:222 / nº 7
IP: 200.217.174.24-

Realidade

 A realidade é amórfica, sendo modificada a cada instante e a cada pensamento, tornando-a quase impossível de ser analisada ou julgada a partir de nossos conhecimentos. Mas como todo e qualquer ser, buscamos a sua interpretação e assim acabamos caindo em um paradigma.
 Quando acordamos de um sonho, sabemos que o que foi vivenciado no mesmo não é real e sim sua imaginação, mas e se nunca acordássemos deste sonho, como poderíamos classificá-lo como sendo irreal se nele existe a presença dos sentidos que lhe forçam a acreditar como sendo um fato real?
 Podemos dizer que a realidade se mostra presente no plano em que estamos vivendo naquele instante, tornando assim impossível a existência de dois ou mais planos “reais” ocorrendo paralelamente.
 Podemos citar o seguinte exemplo: Se você realmente estivesse sendo controlado por um computador, e durante ininterruptos anos você fosse enganado por um “software” que estimula os seus sentidos, transformando dados em informações visuais, sonoras, etc., você acharia aquilo real. Mas e se de repente você despertasse e caísse em outro plano de existência, você classificaria este novo plano como realidade e o outro como ficção, reforçando ainda mais a idéia citada acima.
04/06/2006 18:08
De: Emily Ferreira Ghetti
IP: 200.149.182.219-

Realidade....tres perguntas

Debates, debates, como saber se uma coisa é real ou não (exclamação)
Muitas pessoas dizem que podemos comprovar a realidade a partir de nossos cinco sentidos, mas rebato com a idéia de que possa existir um programa que te induza a sentir, a obter um desses sentidos. Se essa idéia de comprovação ainda permanece, fortaleço minha tese perguntando, voce cre no amor (exclamação), voce acredita que as pessoas que estão do outro lado da tv fazendo novela existam (exclamação).
Penso que realidade está ligada no que cada um cre, desta forma cada um tem a sua realidade.
Se eu creio que uma coisa exista, para mim basta, pois aquilo já se torna real.
20/05/2006 11:31
De: Malu Sutti turma 222 / Nº 19
IP: 200.146.136.174-

Realidade

 Há como definir a realidade de vários modos, a do cotidiano, a dos fatos e também como a  material. Para mim, não tem como se chegar em um consenso sobre realidade, já que nem sempre a compartilhamos com outros.A minha é ir para a escola, estudar, ficar com a minha família e amigos. Mas há também a realidade do mundo, que é a fome, a cobiça pelo poder e a maldade do homem. Cada ser tem sua própria realidade, mas juntos formamos outra que já nos é comum. Real é aquilo que podemos sentir, tocar, cheirar e ver, e por quê não dizer aquilo que nós imaginamos. Pode ser que muitas vezes nossa imaginação é muito fértil, porém, quando se crê muito em algo, aquilo acaba se tornando real para aquele indivíduo.
Pela minha fé, e por minhas crenças, eu acredito que existe outra realidade além dessa que vivemos agora, algo muito maior do que os homens possam imaginar, algo que eles não podem mudar. Minha fé em Deus, que pra mim é real, me faz acreditar que existe outro plano além desse sim, mas aí, o conceito de real pode variar, não sabemos quais serão os nossos sentidos.
 Falar sobre realidade é muito complicado, e ao mesmo tempo muito fácil.  Porém, a realidade vai além do que acreditamos, é um conceito de vida, qual é a sua e o que você faz dela.
08/06/2006 20:25
De: kamila Gaspar Melick/ CSP/T:231-humanas/nº 13
IP: 200.147.42.166

Realidade

Realidade
Segundo muitos acreditam, a realidade é tudo aquilo que se pode ver, ouvir, sentir, cheirar etc...
Porém, muitas situações cotidianas nos levam a questionar tal conceito. Por exemplo, uma pessoa observa uma árvore atentamente, contudo ela não percebe que ali existe um animal mimetizado.
O animal está ali, portanto não deixa de existir pelo fato do observador não o enxergar. Todavia outra pessoa que se proponha a obervar essa mesma árvore pode perceber apenas o animal presente nela. Então a realidade existe mas ela é subjetiva ( o que é realidade para uns não é para outros ).
A realidade pertence ao campo das crenças, isto é, determinamos parte do que consideramos fato, ato ou possibilidade a partir dos sentidos. Só conseguimos comprovar se uma situação é real, quando conhecemos o assunto ou quando acreditamos naquela situação.
06/06/2006 01:47
De: João Pedro Siqueira Curty CSP/ T:222 / N: 13
IP: 200.216.123.34-

Conceito de realidade


 A realidade existe sim e ela não é só o que pode ser visto, sentido, tocado, ouvido, cheirado, ela vai muito além dos cinco sentidos. Realidade é tudo o que o cociente de cada um acredita ser  verdade.
A partir da criação surgem alguns conceitos do que é verdade, e do que é mentira, ao se observar um fato, tem-se julgamentos diferentes, pois cada pessoa tem seu ponto de vista.
 No entanto a realidade pode ser modificada, dependendo do estado emocional e físico da pessoa. O homem pode sair da sua realidade, do seu “mundo real”, quando está drogado, quando está perdido em um deserto, teve uma perda importante na família, esta agindo sobre pressão, existem vários acontecimentos que tirem a pessoa do normal fazendo com que ela passe a acreditar em idéias que normalmente não acreditaria.
 Portanto a realidade varia de pessoa pra pessoa, pois ela não depende somente dos cinco sentidos, mas também do ponto de vista da pessoa sobre o fato, do seu estado e do que ela acredita e julga ser verdade.
03/06/2006 18:16
De: Raiza Adler Sidi/ T: 221/ Nº 23
IP: 200.222.12.60-

Realidade existe, porém é pessoal

Na minha visão, realidade existe, porém cada um tem um conceito diferente de realidade. O que é real para mim, pode não ser real para você, pois a realidade no meu conceito é algo que é necessário um ponto de vista para compreender. Talvés eu esteja complicando um pouco à respeito desse conceito, pois a maioria tem como conceito de realidade algo que pode se ver, cheirar, entre outros. Porém, para mim, é dificil explicar o que leva algo a ser real, pois até acredito que possamos estar sendo manipulados por uma geração superior. Porém para mim, o que eu acho que é real, se torna a minha realidade, até que me provem ao contrário. Não acredito que com a fé as coisas se realizem!
Complicado e fácil, estranho e normal... para mim a vida é feita dessas contraposições, e a realidade é só mais uma, algo pessoal!
09/06/2006 17:25
De: Ana Carolina Abreu Turma: 221
IP: 200.222.11.244

Conceito de realidade

  A meu ver, existe apenas uma realidade. Mas existem várias situações que podem nos enganar sobre o que é real, como situações vituais, ou dos sonhos, por exemplo. Mas, nessas situações, o que faz as coisas parecerem reais é uma mera lembrança guardada no cérebro do que já se foi experimentado, ou apenas o imaginário, o insconsciente. A realidade, no entanto, não ocorre quando a imaginação manda, mas sim os cinco sentidos e os limites que a natureza nos impõe.
09/06/2006 22:18
De: Raquel Soutelo t:231 n:22
IP: 200.151.118.120

O conceito de realidade

Como foi dito no filme Matrix a realidade do ser humano é baseado em tudo que podemos tocar, cheirar, ver e etc. Mas como já foi provado pela ciência essas informações são apenas impulsos nervosos que o nosso cérebro interpreta e nos envia como mensagem. Mas isso não responde a grande pergunta que o filme deixou no ar. Será que a realidade realmente existe?
Existe sim mas a realidade não pode ser definida pelos parâmetros dos sentidos do corpo, e sim pelo que seu cérebro produz e envia para seu consciente. Ou seja sentimentos são reais, pensamentos e ações também enfim tudo o que acontece a sua volta é realidade porque tudo provoca um efeito no seu cérebro. Então o que tudo que age no seu orgão principal é realidade e é as mensagens que esse orgão manda é que tornam as coisas reais.
Quando estudamos a formação das cores em Física vemos que todas derivão de uma luz branca e através de um prisma podemos vê-las. Então as cores por esse conceito não são reais, mas na defesa de argumento antes exposto, as cores são as respostas dos impulsos nervosos do cérebro e como dito tudo o que o cérebro produz é realidade.  
22/05/2006 15:40
De: Rafaela Neto - CESO/nº18/3001
IP: 200.147.29.180-

Realidade

Questionando sobre realidade. Fiz o que seria mais óbvio: procurei o dicionário, encontrando que realidade é tudo aquilo que não é imaginário, tudo que exista realmente. Assim, acredito que a realidade tenha relação com o que é real e imaginário; para mim a realidade é determinada pela nossa mente,para compreender melhor, basta analisar nossa mente como uma estante. Sim, uma estante com duas prateleiras. Na 1ª, colocamos tudo que o mundo nos oferece e que é real, na 2ª tudo o que o mundo oferece que não nos parece real. Parece bobo, mas é a chave para compreender que cada um arruma suas prateleiras como quer. Por isso, para mim a realidade é individual. A minha é diferente da sua, pelo menos em um aspecto. Mas porque então existem realidades universais? as realidades universais são aquelas que por coincidência, a maioria das pessoas põe na prateleira do real.  Essas arrumações não são estagnadas. Ao longo da vida podemos mudar a arrumação das prateleiras, bem como passar coisas de uma prateleira para a outra. Por exemplo, uma criança acredita em bicho papão, ele então está localizado na área do real, mas quando cresce ela movimenta o bicho papão para a prateleira do imaginário. Assim como um esquisofrênico, que muda sua ordem quase sempre. De forma sintética, a realidade existe, é tudo aquilo que acreditamos e conhecemos como real, como não imaginário; e o que a torna real é a nossa mente, que arruma as informações que estão em nosso meio, em campos, prateleiras, do imaginário e do real.
05/06/2006 15:49
De: Carolina Ferreira da Costa/ 3001 ceso
IP: 200.199.171.132-

A realidade existe

Existem duas maneiras dos seres humanos classificarem a existencia da realidade, pois pode haver aquela realidade fisica e aquela realidade espiritual, que fica mais clara na Biblia Sagrada( uma realidade invisivel mais tambem real, pois acreditamos sem poder ver, onde a fe faz o inexistente se tornar real.)A realidae fisica fica mais facil de ser comprovada, devido ser aquilo que conseguimos ver, tocar sentir, ou seja, tudo aquilo que os nossos sentidos conseguem captar ficando mais facil da interpretaçao da existencia da realidade, uma realidade coletiva, onde todos percebem atraves de seus sentidos.
Quando sentimos medo, carinho, amor pro alguem, nao estamos vendo nenhum desses sentimentos, mais sabemos que tudo aquilo e real. Entao depois dessas provas de que a realidade existe, so posso dizer que cada um cria a sua realidade, ate mesmo aquelas pessoa que vivem em um mundo de sonhos, esse sonhos eles caracterizam com a sua realidade de vida. Para algo se tornar real basta acreditar!
08/06/2006 21:41
De: Pedro Lacerda turma 222
IP: 200.217.63.77

Realidade

Bom na minha opinião a realidade existe sim.Creio que o conceito de realidade seja aquilo que podemos ver, tocar,sentir.É claro que uma coisa pode ser de um jeito para mim e de outro jeito totalmente diferente para outra pessoa, por isso acho que existem duas realidades:a de cada ser, chamada de individual e a chamada coletiva, que é a realidade de todas as pessoas.Para que eu considere algo real, eu teria que tocá-lo. Tem gente que considera real aquilo que vemos, mas existem ilusões que podem nos enganar e por issu só creio no que posso tocar.Para mim existe apenas uma realidade, que é a que vivemos, e qualquer outra forma de realidade que me seja dita eu considero falsa, até que me provem o contrário.
Aquele abracoo rogerioo
Seu IP: 54.80.96.153 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)