Acreditar que a escola, desde a Educação infantil até a Universidade está preparando para vida, é utopia ou realidade?

Tags: escola vida
16/05/2006 21:27
De: Solange
IP: 200.140.127.166-

Acreditar na escola ou não...

Hoje, o papel da escola é direcionado por um processo de Reforma Educacional, onde a Educação tem que ser voltada para a formação do cidadão. Temos encontrado várias forças que nos fazem até discordar de alguns desses fundamentos, mas diante da realidade de cada escola podemos nos alicerçarmos e planejar nossos próprios meios para que possamos alcançar nossos objetivos. A escola tem sim o papel de formar esses cidadãos, mas temos também a função de levar a esses educandos o conhecimento através de conteúdos necessários a sua formação. Será que devemos acreditar na função da escola ou deixar que cada pessoa tome o seu espaço e tente fazer e criar a sua maneira a sua prória maneira de aprender?
14/03/2011 19:01
De: cintia leticia alves de lima
IP: 200.164.93.210

Re: A escola prepara o aluno pra trabalho? e pra vida?

oi Resumo sobre o Filme "Adorável Professor". De Herek Stephen. Retrata os desafios de ensinar em uma escola tradicional, assim como os impactos negativos da escola tradicional para o processo ensino-aprendizagem.
Autor: Raimundo daSilva Santos Júnior (Juruti)
O professor não teve o magistério inicialmente como uma profissão de seu desejo, mas sim como uma formação apenas para compor seu currículo. Ao assumir sua cadeira de professor de música na Escola John F. Kennedy, iniciou suas aulas com uma postura bancária demonstrando que estava ali apenas para passar os conhecimentos da música, o que era comum a realidade da escola, pois, se tratava de uma escola que seguia um modelo tradicional.
No meu ponto de vista, o foco principal do filme é o desafio de ser professor educador, de ser significativo para seus alunos, de transformar a prática pedagógica em uma atitude prazerosa, de fazer educação em situações adversas, combatendo o tradicionalismo que em excesso é nocivo à educação.
No primeiro momento, demonstrou não se importar com o tipo de conhecimento musical já vivenciado por seus alunos. Porém, ao observar que não estava obtendo rendimento satisfatório com a turma, o professor utilizou suas avaliações catastróficas com teor realmente avaliativo, avaliando não só o desempenho dos alunos mais também o seu próprio desempenho.
Graças à avaliação, o professor tomou outra postura, a de perguntar a seus alunos que tipo de música eles mais gostavam, ao que teve como resposta majoritária Rock end Roll. &n bsp; &n bsp;
A partir dessa postura realmente educativa o desempenho de seus alunos melhorou, no entanto por não se tratar de uma escola democrática a preocupação dos dirigentes da instituição foi imediata de questionar o professor sobre a utilização do Rock end Roll, ao que o professor defendeu com muita sabedoria alegando que para se chegar ao objetivo proposto o professor precisa fazer uso de ferramentas negadas pelos conservadores.
O professor demonstrou-se nesse segundo momento do filme, digo depois de avaliar sua postura, mais sensível às dificuldades dos alunos e se encontrou como professor, passando a ver que todos são capazes de desenvolver suas habilidades, respeitando-se as diferenças, como foi o caso do aluno que ele treinou a tocar tambor para que não perdesse a vaga no time de futebol americano. É certo que para que o professor chegasse a essa conclusão ele precisou interagir com outro profissional, o professor de Educação Física, este que lhe ensinou a considerar ainda mais o potencial das pessoas para uma determinada função. Com isso o filme retrata a importância de considerarmos o aluno como sujeito da educação, mas não obrigado a ser o que a escola deseja que ele venha a ser. A escola deve estimular o aluno a fazer sua escolha profissional correta, para venha a fazer aquilo que o deixa feliz.
Foi possível ver que o êxito do professor com sua turma, não foi considerado como de grande importância para a instituição. Quando a escola passou por problemas financeiros e teve que reduzir gastos, o professor demitido.
Observamos que a reflexão do professor de que tudo tinha sido em vão, seu trabalho, seus momentos de emoção com seus alunos, chegando a considerar-se descartável, constituiu o fundamento reflexível mais importante do filme, pois, no momento de aflição, ao olhar apenas para o problema da demissão, esqueceu o quanto havia marcado positivamente seus alunos, colaborando de maneira relevante para formação de cada um, inclusive da governadora, sua ex-aluna quem fez um discurso emocionante sobre a importância do seu professor Holland.
Aprendemos com essa história que um professor se torna adorável para seus alunos, quando se dedica de verdade em favorecer a aprendizagem dos mesmos, quando lhe ensina que são capazes de vencer seus maiores desafios, e quando considera o conhecimento cognitivo do discente em sua prática pedagógica. O professor jamais será descartável para aquele aluno com quem de fato ele fez a educação acontecer, considerando a verdadeira educação como sendo aquela que transforma a vida do educando para melhor, que transforma suas atitudes.
O verdadeiro professor é aquele que também é educador, e não está preocupado apenas com os conteúdos a serem repassados, mas sim, e em grande proporção intelectual com o ensino para a melhoria da qualidade de vida dos discentes Mais sobre: Resumo sobre o Filme "Adorável Professor"  voce ta bem oii eii voce ai ta bem amor do tabalelho!!!???....
29/05/2006 15:17
De: João Paulo
IP: 200.219.184.1-10.8.16.69

Educação

Estou cursando a 7ª série. Penso que a educação é o principal recurso que temos para ser alguém na vida, porque hoje em dia não é apenas o mundo dos espertos mais também dos que procuram aprender cada vez mais.
Devemos estar sempre discutindo um objetivo para os  estudantes.
09/05/2006 09:28
De: Maria de Lourdes de Moura
IP: 200.219.184.1-10.8.16.66

Sobre preparar o aluno para avida.é realidade

 Eu sou professora da Escola Orestino Manoel de Siqueira de Palmeiras de Goiás.
  Preparar o aluno para a vida,é tarefa não só da escola desde Educação Infantil mas da familia desde de seu nacimento.Hoje nós que somos proficionais de educação,temos o dever de ajudar a falida familia de hoje, preparar nassas crianças.Para enfrentar a competividade do novo século. Só conseguirão ter uma vida digna quem estiver preparado para vivê-lo.
    Hoje já tem muito desemprego imagine daqui: 10,20 anos teremos o tripolo de trabalhador e o quinto de menos trabalho.
   Só sobreviverá quem estiver preparado,para usar as novas tecnologias.Isto é obrigação de todos,não só da escola.
03/08/2008 13:35
De: Carlos
IP: 200.223.193.250

Educação

     Eu estou estudando o magistério, e eu estou fazendo um trabalho falando sobre como a educação pode mudar o mundo? Por isso eu queria assim uma ajuda referente a essa pergunta.
26/07/2007 22:57
De: James Dean
IP: 201.67.91.188

É evolução

   primeiramente quero parabenizar a criadora deste site. Palmeiras de goiás,é uma cidade em constante desenvolvimento socio-economico,pois, a prova disso esta na inserção tecnologica de ponta nas escolas municipais ou estaduais, "A INTERNET",é uma ferramenta de grande potencial,que possibilita a interação do estudante e subconseqüentemente o maior interesse do aluno pelo estudo.
   NOTAS:Sou egresso do ensino médio,estudei no colégio estadual de palmeiras de goiás, moro em palmeiras de goiás e fico feliz por ver o desenvolvimento nas escolas,citando ponto de vista do aluno sobre a escola na rede mundial de comunicação.
29/05/2006 15:19
De: Kevany Mayara Rodrigues de Queiroz
IP: 200.219.184.1-10.8.16.71

Como a escola é util em nossas vidas?

A escola não só prepara o aluno, como também ajuda os pais a educá-los. A escola prepara os alunos para o vestibular, para aprender grandes profissões. Com a educação da escola quem aprendeu vai subir na vida, vai ser alguém importante.  
10/05/2006 07:34
De: Vilma Correia Vaz Silva (vilma_jau@yahoo.com.br)
IP: 200.103.96.18-

Reflexão!!

Depois da Família, a escola é a Instituição que participa cada vez mais cedo da vida das crianças, trabalhando com ênfase no desenvolvimento dos saberes escolares e na formação de valores, tanto para o presente como para o futuro.
29/05/2006 15:55
De: José Pereira Leal Neto
IP: 200.219.184.1-10.8.16.71

A escola

Sou aluno a 4ª série, tenho  10 anos  estudo  na Escola Municipal Orestino Manoel de Siqueira na cidade de Palmeiras de Goiás.
A primeira coisa que a escola deveria fazer seria ajudar os alunos a  pensar, a ouvir e falar e seguir seus passos adiante.
16/05/2006 21:22
De: selma
IP: 200.140.127.166-

Educação - Utopia ou realidade.

A Educação hoje prepara os alunos para um futuro dotado de conceitos e sabedoria para poucos, ou seja, para os que são dotados com a teoria na escola e conseguem fazer com que esa teoria se torne uma prática em suas vidas. Por outro lado alguns professores massacram os alunos, fazendo deles um pacote de conhecimento tornando-os uma utopia da educação, onde só se tem teoria.
Seu IP: 18.232.147.215 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)