Debates sobre a atualidade do Direito brasileiro

Tags: direito
04/08/2010 00:12
De: walkiria pereira da silva (walkiriasilva23@hotmail.com)
IP: 187.4.137.198

Transferencia

Moro em guajará Mirim ro e faço o quarto semestre de Serviço Social pela Uniube, a distancia, final do ano pretenndo me mudar para Paranaíba em Mato Grosso do Sul, gostaria de saber se vai haver o quinto semestre no inicio de 2011., do curso de Serviço Social pela UNIASSELVI.
07/05/2012 11:05
De: Rafael
IP: 189.27.240.139

Uniasselvi

Gente, voltei ao fórum para dar minha opinião sobre a Uniasselvi.
Sou formado em História pela Uniasselvi. colei o grau em 2010.
Gente, quando eu iniciei o curso não sabia se gostaria do curso, se aprendiria como um um curso presencial. Agora, depois e formado e estudando Ciências Sociais na UFRGS, na modalidade presencial, descobri que é mais fácil aprender na modalidade à distência do que na presencial, e isso por um simples motivo: Normalmente num curso presencial o material didático não é devidamente elaborado. Acho que a UFRGS só tem nome..... E vejam bem...... estou falando de uma universidade Federal.... O terceiro maior orçamento da cidade de Porto Alegre!
Na UFRGS no início do curso nem mesmo nos foram apresentadas as instalações do campus. O coordenador do curso nem nos deu boas vindas em nossa sala de aula. Sem contar que nem gerência acad~emica tem. Pelo menos ela não nos foi devidamente apresentada. Parece que somos apenas números para eles.
E estudei na Uniasselvi, no polo de Porto Alegre e posso dizer que com certeza a instituição é seria. A gerência acad~emica é rápida na solicitação de documento e etc. O material didático é bem elaborado. O único defeito, que eu acho, é que o caderno de estudos é um pouco resumido. Mas isso você resolve se realizar as indicações de leitura, refer~encias bibliográficas e realizar pesquisas na internet.
Na verdade, fiquei bastante decepcionado com a UFRGS. Pensei que fosse bem organizada, e quando entro lá, vejo que não era nada disso.
Depois de terminar meu curso na Uniasselvi fiquei com todo o material do curso para pesquisa. E o que vou ter quando me formar na UFRGS???? só xerox esporádicos. Nada da material elaborado por professores.
Gente..... isso é muito sério! Ninguém consegue reter todo o conhecimento  adquirido no decorrer do curso.... é necessário ter um material de pesquisa para consulta!
Quanto a validade dos cursos da Uniasselvi, os mesmos são autorizados pelo Mec e estão em processo de reconhecimento. Enquanto o  processo não terminar o curso é considerado reconhecido para fins de expedição e registro de diplomas dos alunos concluintes.
Outra coisa interessante:
O curso de Ciências Sociais Noturno da UFRGS tem duração de 5 anos e tirou 4 no enade. O mesmo curso na ULBRA tem duração de 3 anos, é na modalidade à distância e tirou nota máxima no ENADE (5).
O único problema é que o Mec não permite mais vestibulares nos cursos ead da Ulbra, pois a mesma está cumprindo medida cautelar até o cumprimento do termo de saneamento das deficiências da modalidade ead.
Sinceramente pessoal, na UFRGS, além de não aprender quase nada (pois alguns professores não sabem nem dar aula.... começam um tema pela metade) os professores ficam falando a noite toda e ainda dão uma lista enorme de xerox que muitas vezes quase nada acresenta para a formação do acedêmico.
Sinceramente, se eu tivesse condições e se já houve cursos de Licenciatura em Ciências Sociais já reconhecidos pelo Mec aqui em Porto Alegre, certamente eu pediria transferência para ela, pois não gostei da modalidade presencial!
0
01/11/2011 20:23
De: Rafael Schenkel Pereira
IP: 187.53.206.114

Reconhecimento dos cursos da Uniasselvi

Olá, sou formado em História pela Uniasselvi. Vou tentar explicar a situação dos cursos superiores no Brasil:
Para iniciar as atividades, uma instituição precisa pedir o credenciamento. Após o crdenciamento vem a autorização de um curso (no caso das Universidades e dos Centros Universitários não é necessário autorização do Mec, pois estas instituições têm autonomia Universitário. Apenas precisam informar o Mec para posterios reconhecimento do curso. Quando o curso tiver completado entre 50 e 75% a instituição precisa pedir o reconhecimento do curso!
Só que tem um detalhe: Os processos de reconhecimento de cursos estão demorando demais. Mais de 3 anos!!!! e aí o Mec "quebrou o galho" dos aluno!!! vou explicar:
Sem o reconhecimento do curso a instituição NÃO PODE expedir diploma. Até 2007 quando um aluno se formava e o curso estava em processo de reconhecimento os alunos ficavam sem diploma até o final do processo. Só que o ensino superior cresceu muito nos últimos anos e o Mec não dá conta de terminar os processos antes de conclusão da primeira turma.
Sabendo disso, em 12/12/2007 o mec emitiu uma portaria dizendo o seguinte:
Portaria 40 de 12/12/2007, artigo 63:
"Os cursos cujos pedidos de reconhecimento tenham sido protocolados dentro do prazo e não tenham sido decididos até a conclusão da primeira turma, consideram-se reconhecidos, exclusivamente para fins de expedição e registro de diplomas.
Parágrafo primeiro: A instituição poderá se utilizar da prerrogativa prevista do caputo enquanto não for proferida decisão definitivo no processo de reconhecimento, tendo como referencial a avaliação.
Desta maneira, para os alunos formados durante o processo de reconhecimento o curso é considerado reconhecido e o diploma é válido! Quanto à informação do mec, eles também me disseram que apenas a primeira turma teria diplomas válidos. Por isso consultei um advogado que me informou que TODOS OS ALUNOS FORMADOS DURANTE O PROCESSO DE RECONHECIMENTO TÊM DIREITO AOS SEUS DIPLOMAS, E VÁLIDOS! A PORTARIA NÃO DIZ QUE APENAS A PRIMEIRA TURMA TÊM DIPLOMAS VÁLIDOS, MUITO PELO CONTRÁRIO, AFIRMA QUE A INSTITUIÇÃO PODE SE UTILIZAR DA PRERROGATIVA PREVISTA NO CAPUT (ISSO É, EXPEDIR E REGISTRAR DIPLOMAS) ENQUANTO NÃO FOR DECIDIDO O PROCESSO!
NA verdade parece que os atendentes do mec não entendem nada de legislação, e informam errado os cidadãos.
Agora, uma coisa é interpretativo: diz que a instituição poderá se utilizar da prerrogativa prevista no caput enquanto não for proferida decisao definitiva no Processo de reconhecimento.
Após o processo de reconhecimento, se a decisão for pelo não reconhecimento do mesmo, os diplomas já emitidos perdem o valor???
De acordo com o artigo 48 da LDB "os diplomas de cursos superiores reconhecidos, quando registrados terão validade nacional...."
Então a questão é a seguinte: O art. 63 da portaria 40 reconhece os cursos para os alunos egressos mesmo se no final do processo o mec decida pelo não reconhecimento dos mesmo, ou esses diplomas perderão a validade???
Alguns juizes afirmam que sim, outros que não. Por iss que o assunto têm gerado polêmica.
Ainda assim um decreto do mec de 2006 diz que em caso de descredenciamento de instituição ou de encerramento do curso, os direitos dos alunos ficam ressalvados, exclusivamente para fins de expedição de diplomas.
Será que o mec permitiria a expedição de um documento sem validade? creio que não!
Tenho uma pergunta para as alunas da FTC: O mec descredenciou a instituição de vocês sem reconhecer o curso para fins de expedição de diplomas, permitindo apenas a transferência para outra instituição? e os alunos já formados, ficaram sem diplomas? Não havia turmas formadas?
06/08/2011 16:22
De: Linéia Rocha Conceição
IP: 187.87.202.251

Informãção sobre o próxima inscrição .

Boa tarde!
Olha eu gostaria de saber realmente quando vai ser a próxima inscrição para a cidade de Feira de Santana na Bahia e outra coisa no mês de maio eu fis minha inscrição porque liguei para o Polo da Uniasselvi de Feira de Santana e eles me deram certeza que o curso de Administração seria aos sábados que era a  minha preferência pois trabalho o dia todo e seria mais viavel para mim no nesse dia,ai paguei o boleto e faltei no meu trabalho no dia da matricula e quando chego lá toda feliz mesmo perdendo um dia de serviço mais por uma boa causa é claro , me falam que não iria ter Administração aos sábados,fiquei muito nervosa e triste com a instituiçãopois fui enganada.
Espero que não tenha mais esse problema.Então vcs poderiam me informar realmente quando vai abrir esse curso aos sábados no polo de Feira de Santana no estado da Bahia.
Desde de já muito obrigada.
Seu IP: 54.243.26.210 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)