Mural para recados dos usuários do #ibitinga

Tags: mural
30/03/2011 00:24
De:
IP: 186.192.24.54

Re: Origem do sobrenome procópio

PROCÓPIO
Referencias ao sobrenome italiano Procópio, incluem uma nobre família de Messina em que os membros pertenceram à nobreza daquela cidade do século XV ao século XVII. Os primeiros documentos existentes revelam que a um tal Giovansalvo Procópio, foi concedido por Carlos V, o titulo de Barão da Xiamarca. O brasão concedido à família vem descrito mais abaixo.
O sobrenome Procópio é de origem patronal e segue o tipo base dos sobrenomes que derivam do nome próprio do pai do fundador da estirpe. Neste caso o nome é “Procópio” e o significado do sobrenome é “filho de Procópio”. Este nome deriva do latim “Procopius” que por sua vez vem do Grego “Prokopios” e da palavra “Prokope”, que tem por significado “Sucesso” ou ”Progresso“. Leite de Vasconcelos interpreta: Aquele que ganha ou progride (Antenor Nascentes, II, 252).
Na Itália, outros referimentos a este sobrenome, compreendem documentos do nascimento de um tal Guglielmo Procópio, e netos de Frederico Procópio e de Eugenia Attardi, nato de Messina em 28 de dezembro de 1905. Um Giovanni Cheologue Procópio, filho de Cheologue Procópio e de Phitini Komiss que nasceu em Mitilene, na ilha de Lesbo, na Grécia em 22 de outubro de 1988.
A popularidade do nome Procópio é devida também ao culto de vários santos que levaram este nome, em particular por São Procópio, mártir em Cesarea, na Palestina em 303. Notáveis portadores do nome Procópio incluem o historiador grego Prokopios, nascido em Cesarea em meados de 500 D. C.. Em 527 se tornou conselheiro e mais tarde Assessor do Estado Maior do General Balisario, que acompanhou nos campos da Persia, da África e da Italia. Em 1540 Prokopios retornou a Constantinopla e se tornou prefeito da cidade em 542.
10/07/2006 11:37
De: edna lucia tabosa (ednavargas@detran.es.gov.br)
IP: 10.173.31.9, 200.165.52.5

Brasão de familia


gostaria se for possivel, recebe o brasão da familia TABOSA,  e também saber se somos de origem Brasileira ou nâo?  será que poderia mandar pelo meu e-mail. Desde já agradeço.            
15/06/2006 21:27
De: manoel gonçalves da silva
IP: 201.69.190.143

Re: Genealogia

ola Davina eu sou nascido em barro vermelho ,meu avo se chamava Luiz gonçalves de brito e minha vo Catarina goncalves dos santos E meu pai se chama Emilio.e minha mae maurina mais conhecida como Duzinha.moramos em sao paulo desde 1977
22/08/2009 18:35
De: Djalmira de Sá Almeida (djalmira@unifaitb.edu.br)
IP: 200.228.91.160

Re: Re: Familia Agra

Sou pesquisadora de genealogia portuguesa no nordeste. Entre as famílias que colonizaram o sertão do Brasil, especialmente de pernambuco está a família Agra. São fundadores e pioneiros da antiga cidade de Leopoldina em Pernambuco, atual município de Parnamirim. Esta família veio para o Brasil em três levas: primeiro durante o período das capitanias hereditárias, para trabalhar na agricultura e defender a religião da monarquia; depois, no terceiro governo geral de Mem de Sá, já para  desenvolver a pecuária e defender rios e florestas da coroa portuguesa. Por último, vieram de diversos pontos da europa, em caravelas com outras famílias com as quais se relacionaram como os Alencar, Menezes, Lima, Carvalho, Miranda,etc. Do mesmo modo que ocorreu com as famílias da Panela d"água de Belém do São Francisco e Floresta.  Iam para a Europa, de lá eram repatriados para o Brasil, África e colonias pelos portugueses e espanhóis.Eram camponeses, a maioria de religião muçulmana, sem linhagem, isto é, de descendência moura,como eram conhecidos os cristãos novos. Sua origem é indiana, talvez da região onde hoje, na Índia há uma cidade com este nome, pois os imigrantes assumiam outra identidade ao chegar às colonias conquistadas: utilizavam os topônimos do local de origem. No Brasil são geralmente fazendeiros, vaqueiros, comerciantes e , atualmente, estão na política e outros ramos de atividade, tais como: médicos, advogados,professores,etc.
12/04/2008 00:08
De: Benedito Rufino da Silva
IP: 201.25.81.165

Descobrir parentes de D. Teodora Maria de Jesus Abilio Monteiro sogro de Joaquim Gonçalves dos santos

Sou filho de rufino da Silva Filho casado com d Rosa Maria de Jesus,já falecida, filha de D. teodora Maria de Jesus, que ficou em Martinópolis e região a partir de 1952. Ficou na região minha tia Maria de Lurdes jesus Gonçalves dos Santos casada com Joaquim Gonçalves dos Santos. Moro em Cuiabá/Mato Grosso.
10/05/2013 14:56
De: gilberto (gilbertopereira75@yahoo.com.br)
IP: 187.21.40.191

Re: Re: Re: Re: ORIGEM DO SOBRENOME GONÇALVES

A origem do sobrenome Gonçaves não facil. Sua Raiz é Gonzales da Espanha, porem há um indicio de que que a variante Gonçalves é Judia.
O conde Maurício de Nassau, embora protestante, acreditava na tolerancia religiosa. Os judeus foram atraidos por essa tolerancia e se tornaram grandes banqueiros em olinda e por todo nordeste.
Porem, devido a um endividamento da Olanda, O conde Nassau foi subistituido e o novo governador implantou uma cobrança feroz aos devedores a fim de angariar recursos para Metropolis Olanda.
Devido ao fim da tolerancia religiosa os Judeus foram perseguidos. Os Judeus  ricos como os banqueiros foram para os EUA e levaram suas instituições banqueiras para nova york    ( nova york falou portugues antes de falr ingles). Os Judeus pobres ficaram, foram perseguidos e obrigados a se converter aos cristianismo. Suas tradições religiosas foram praticadas em particular. Para se identificarrem os judeus incorporaram sobrenomes que tinham ligação às tradições judaicas como nomes de arvores Oliveira, Gonçalves ( nome de uma pau que tem capacidade de envergadura grande sem quebrar) Pereira ( nome de uma arvore frutifira e de uma outra que tem a mesma proriedade fisica do  pau Gonçalves), Portela ( nome de uma porta por onde passava as ovelhas para o sacrificio no templo em jerusalem) e outros. O sobrenome Gonçalves foi mais usado e difundido entre os judeus porque se parecia com o sobrenome Gonzales de origem espanhola que tambem ja erta usado por judeus de lá.
16/04/2012 15:13
De: jailton bispo dos santos
IP: 187.17.167.100

Re: Re: VOCÊ CONHECE A FAMÍLIA BISPO DOS SANTOS EM remanso mg?

meu ja falecido se chamava domingos bispo dos santos , meu tio tambem falecido joao bispo dos santos vieram juntos de minas gerais para o interior e sp a muitos anos e perderam todo o conta to com o restante dos familiares meu avo se chamava bernardino bispo dos santos minha avo senhorinha maria de jesus gostaria de obter alguma resposta se possivel obrigado.
Seu IP: 54.87.18.165 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)