A Ciência dos Fractais apresenta estruturas geométricas de grande complexidade e beleza infinita, ligadas às formas da natureza, ao desenvolvimento da vida e à própria compreensão do universo. Suas imagens são objetos abstratos que possuem o caráter de onipresença por terem as características do todo infinitamente multiplicadas dentro de cada parte.

Tags: matematica arte fractal caos
09/08/2004 00:01
De: Thiago Prudêncio
IP: 200.175.224.33-

Re: Fractais em tudo, ate mesmo em joias

De fato, a ciência dos fractais tem sido amplamente aplicada. Desde Mandelbrot, seu pai, essa ciência tem crescido bastante, agora a fundamentação matemática está também mais solidificada, embora muitos objetos com estruturas fractais não possam ser tratados matemáticamente com as definições atuais de dimensão de Haussdorff e suas generalizações. O auxílio da computação faz grande diferença. Creio que na modelagem de jóias, bem como em artes plásticas, a utilização de fractais decorra das estruturas auto-similares e simétricas que estão presentes em muitos deles. Nem toda estrutura fractal é auto-similar, auto-similaridade está relacionada matematicamente com operações de homotetia e contração, que podem ser aplicadas sucessivamente criando objetos de natureza fractal auto-similar. O que confere fractalidade a um objeto(aqui estou me referindo a um conjunto como objeto), como é bem sabido, é a existência de dimensão fracionária. A simetria decorrente de alguns fractais também é uma grande motivação estética, por outro lado, fractais sem simetria talvez não atriam muito os joalheiros, talvez os artistas plásticos, mas atraem muito os cientistas, é o caso do movimento browniano de uma partícula suficientemente pequena num colóide, a trajetória possui estrutura fractal.
Thiago Prudêncio.
26/11/2003 07:55
De: mayumi
IP: 200.202.4.89-

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Fractais

 Salut Thiago!!Nossa,muito bacana seu interesse por isso...vou ver se encontro esses livros para eu poder dar uma olhadinha tb...eu não faço nenhum curso de exatas,mas adoro aprender mais sobre isso!!Além de sistemas caóticos,fractais,tenho um interesse específico em física quântica...e daí minha curiosidade vai para as artes,a filosofia..enfim,tudo isso é muuuuito legal!Se vc tiver intresse em filosofia,existem filósofos contemporâneos que utilizam o caos,os fractais(etc...tudo que vc pode imaginar,pois é um pensamento múltiplo),são Gilles Deleuze e Félix Guattari...eu adoro lê-los...
 Ah!!Tb comecei a fazer o curso de francês (mas não terminei) para ler os originais(a maioria em francês)...
 Bom,vamos trocando informaçãoes então...pode ser né?
                                            Mayumi
08/12/2002 16:46
De: Kátia
IP: 200.148.15.46

Re: Re: Re: Ajuda

Gostaria de saber quais são as justificativas que você propõe para a introdução desse assunto no currículo. Eu também estou desenvolvendo um trabalho como o seu
10/04/2003 18:39
De: Claudia (claudiaiackowski@bol.com.br)
IP: 200.182.74.196-10.10.37.43

Olá

Olá pessoal!!
Estou escrevendo pois estive pequisando sobre a teoria do caos, e acabei caindo aqui. Gostaria de saber sobre oque se trata este forum, pois já participo de alguns de arte obscura. Estudo Biologia (2º ano) e tenho 19 anos.
Seu IP: 44.201.94.72 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)