A Ciência dos Fractais apresenta estruturas geométricas de grande complexidade e beleza infinita, ligadas às formas da natureza, ao desenvolvimento da vida e à própria compreensão do universo. Suas imagens são objetos abstratos que possuem o caráter de onipresença por terem as características do todo infinitamente multiplicadas dentro de cada parte.

Tags: matematica arte fractal caos
13/02/2006 21:45
De: Deusdete Brito (deusbrito@hotmail.com)
IP: 150.165.60.197-

Fractais aplicados à sistemas biológicos

Estou trabalhando com reconhecimento de padrões em imagens da retina e estou querendo aplicar a teoria dos fractais. Quem souber ou tiver algum material, por favor envie para o email acima. Neste primeiro momento estou tentando implementar os métodos para cálculo da dimensão fractal. Quem tiver estas implementações em matlab, agradeceria muito se me enviassem. Obrigado!
21/09/2006 22:33
De: JOSÉ ABELARDO FAÇANHA WENCESLAU
IP: 201.9.58.20

Re: Aprendendo Matemática com Cabri-Géomètre II (Volumes I e II)

Gostaria de saber se este livro abrange os conteúdos de geometria espacial( tetraedros, áreas, e volumes de figuras geométricas) além de figuras como os poliedros.
Cada livro tem quantas páginas? Você pode parcelar este valor? Em quantas vezes?
Sou professor de ensino médio e gostaria de adquiri-lo.
Para o seguinte endereço: Fortaleza- Ceará
19/11/2003 12:07
De: Mayumi
IP: 200.202.4.106-

Música fractal

 Oi pessoal!!Sou nova neste fórum...fractais são coisas que realmente me facinam!!!Estou desenvolvendo um trabalho em que pretendo fazer uma animação do desenvolvimento de fractais, mais música fractal...tem muitos sites interessantes sobre o assunto,mas até agora não consegui puxar nenhum programa que gere a música através da fórmula de um fractal...alguém poderia me ajudar?Outra coisa,fazer uma animação está bem difícil..tenho o ultrafractal e não consegui o fractint...com o Cabri II tb não foi possível,alguém poderia me dar um help?
  Agradeço desde já,
              Mayumi
26/11/2003 07:55
De: mayumi
IP: 200.202.4.89-

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Fractais

 Salut Thiago!!Nossa,muito bacana seu interesse por isso...vou ver se encontro esses livros para eu poder dar uma olhadinha tb...eu não faço nenhum curso de exatas,mas adoro aprender mais sobre isso!!Além de sistemas caóticos,fractais,tenho um interesse específico em física quântica...e daí minha curiosidade vai para as artes,a filosofia..enfim,tudo isso é muuuuito legal!Se vc tiver intresse em filosofia,existem filósofos contemporâneos que utilizam o caos,os fractais(etc...tudo que vc pode imaginar,pois é um pensamento múltiplo),são Gilles Deleuze e Félix Guattari...eu adoro lê-los...
 Ah!!Tb comecei a fazer o curso de francês (mas não terminei) para ler os originais(a maioria em francês)...
 Bom,vamos trocando informaçãoes então...pode ser né?
                                            Mayumi
21/12/2003 18:02
De: mayumi
IP: 200.202.4.85-

Re: Re:

 Oi Bya!!Que legal que vc é artista plástica!!Adoro artes!!E ler Fritjof Capra é muito legal!!Li alguns livros dele tb!!!A teia da vida eu ainda não li, mas me interesso por lê-lo...bom, para vc fazer imagens, é meio complicado, pois ao importar imagens para outro programa como o Paint, sai uma msg na imagem, então, no caso do Ultrafractal vc vai ter que tentar outros métodos para conseguir a imagem(no caso de vc não querer pagar 49 dólares para ter a autorização).De programas de PC, eu sei do Ultrafractal, Fractint(que nunca consegui puxar), bem, não me lembro de outros no momento...de músca fractal, existem muitos músicos trabalhando com isso...um caso é Paul Copland...vou te mandar os endereços depois, pois não sei onde anotei..desculpa...mas se vc procurar por fractal music, vc acha fácil, mas é muito difícil conseguir o programa....estou tentando, mas não consigo...aliás, existem muuuuitos programas para gerar esse tipo de música...te disse né, minha monografia foi justamente isso!
 Então, logo, logo, te dou um toque...
                                Mayumi
08/07/2003 18:26
De: Mara Prado Feitosa (prado794_@hotmail.com)
IP: 200.167.83.234-10.65.3.154

Re: Re: Re: Fractais e biologia

Sou estudande de Biologia e gostaria de saber mais sobre fractais em Biologia, pois sou do interior do Maranhào e tenho dificuldade em ter acesso a bibliografias especializadas.
24/07/2004 01:05
De: Karen Tardim
IP: 200.226.75.121-

Fractais em joias em artes

Achei muito interessante todas essas explicaCoes sobre fractais, esta certo que 'e bem complicado.
Sou estudante de desenho industrial-progamaCao visual e na faculdade me apresentaram o assunto, mas achei mais curioso quando resolvi fazer um curso de design em joias e la tambem o assunto me foi passado . Teve um exercicio para desenhar uma joia formada por fractais e a partir dai vi que tais repetiCoes nao sao tao simples de serem representadas como muitas vezes parecem, a criatividade em faze-las e formar belas obras inspira cada vez mais a novas composiCoes .
Acho que os fractais podem ser usados para tudo.
27/02/2007 12:21
De: Beatriz
IP: 213.138.239.144, 213.190.195.10

Fractais

Eu tenho k fazer um trabalho sobre fractais pa entregar á minha prof d matematica, só k nao consiguo eu gostava k m pudesse ajudar
Seu IP: 44.197.230.180 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)