Com a leitura do texto "O papel do professor na criação de situações de aprendizagem" de Maria de Elisabete Brisola Brito Prado, e levando em consideração os questionamentos abaixo, dê sua contribuição neste espaço: 1)Quando uma informação transmitida pelo professor e/ou acessada pela internet, livros, vídeos, ou outros meios pode ser relevante para o aprendizado do aluno? 2) Quais os elementos que devem ser considerados na criação de uma situação de aprendizagem no contexto da escola? 3) quais são as possibilidades de o professor integrar as diferentes mídias na prática pedagógica?

Tags: professor
29/09/2004 20:43
De: Divina (divina_fir@yahoo.com.br)
IP: 200.141.212.129-10.8.15.228

O papel do professor

Contribuição da Divina
1-Atualmente vivemos num mundo moderno com um extraordinário avanço tecnológico, exigindo uma nova postura frente ao ensino que se ministra. O professor precisa também renovar a sua prática para poder acompanhar as mudanças que ocorrem rapidamente à nossa volta. Como mediador e não apenas transmissor de conhecimentos, deve introduzir na sua prática diárias vários recursos como vídeos, Internet, livros, de modo que o aluno possa também participar de seu aprendizado, se tornando  um ser ativo, pensante e agente. O ensino deve ser significativo para o aluno, de acordo com sua realidade e acima de tudo deve ter informações e ensinamentos importantes no meio onde vive.
2- Dentro do contexto ensino-aprendizagem deve-se considerar vários elementos fundamentais numa situação de aprendizagem. Primeiramente deve criar situações de aprendizagem que levem em conta as dificuldades dos alunos. Também deve-se apresentar situações de aprendizagem mais significativas para os alunos, envolvendo-os de forma que despertem seus interesses pelo ensino. A aprendizagem se torna satisfatória se o aluno estiver interessado no que está aprendendo. O professor deve conceber o conhecimento como construção, onde o aluno participa de seu próprio aprendizado.. O aprendizado vivido e praticado nunca esquecido, portanto cabe ao professor criar situações de aprendizagem onde o aluno aprende fazendo e aplicando os conhecimentos de acordo com as situações que forem surgindo em sua própria realidade.
3- Como educadores temos a responsabilidade de estar sempre melhorando nossa prática. Não dá mais para ser apenas mero transmissor de informações e conhecimento é preciso inovar, buscar novas formas de ensinar que desperte o interesse e a vontade de aprender em nossos alunos. Vivemos novos tempos, novas tecnologias. Existem muitos recursos que podem ser inseridos na prática pedagógica: filmes, vídeos, rádio, Internet, leitura de livros, revistas, jornais e outros. Assim, de acordo com cada assunto o professor poderá utilizar os mais variados recursos metodológicos, proporcionando melhores situações de aprendizagens aos alunos.
27/09/2004 19:17
De: Cleide Ferreira dos Santos
IP: 200.141.212.129-10.8.15.228

Papel do Professor


O Papel do Professor na Criação do Sistema de Aprendizagem
O Professor é um profissional pratico que foi preparado para ensinar, sua função dando aulas, para transmitir informações e definições. Hoje, o descompasso entre o novo paradigma, e que as características da escola são baseada no século passado. Com o surgimento da inovação a um novo perfil do profissional para conviver na sociedade da informação e tecnologia. As inovações estão se tornando cada vez mais rápidas e abrangentes, por meio da mídia.
Com essas informações requer uma nova forma de pensar a aprendizagem e o conhecimento. Isto significa, que o papel do professor precisa ser redefinido. Por isso não devemos pensar em ensino separado da aprendizagem, porque os conceitos estão inter-relacionados. A aprendizagem deve propiciar ao aluno a vivenciar ações reflexivas, que possa favorecer tanto aprende – com como aprender – sobre o pensar. Isto significa que o aluno deve aprender fazendo e construindo algo que lhe seja significativo.
O professor tem a função de observar, articular e orientar o aluno, fazendo a mediação pedagógica do aluno com o conhecimento, porém a estratégia de mediação pode ser constituída pelo diálogo, pelo questionamento e pelo feedback. Saber dimensionar e articular essas estratégias, não e simples porque não existem técnicas apropriadas, pois estas estratégias são recriadas pelo professor a partir da sua compreensão sobre a aprendizagem do aluno e da clareza de seus princípios da Teoria da Escolástica, segundo a qual a intenção é a qualidade característica dos atos psíquicos pedagógicos.
Cleide Ferreira dos Santos.
19/06/2011 19:47
De: silvia maria cavalcante sales (silviacsales@hotmail.com)
IP: 201.9.37.17

Preciso do texto

Oi pessoal,
preciso do texto acima pra responder em um Fórum. Lá o link com o mesmo não está abrindo . Quem o tiver, por favor enviar o mesmo ao meu email.
Agradeço,
Abraço a todos,
Silvia
08/05/2012 12:30
De: gleicy kelly
IP: 186.213.241.226

O que o professor faz

olá eu que saber algumas informações sobre ou que o professor faz porque eu estos precisando fazer um dever escolar e a pergunta tem a ver com isso
obrigada e espero que vocês me ajudem.
Seu IP: 178.255.215.64 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)