Diante a inúmeras Tic's disponíveis ao professor, ainda é permitido o não uso destes recursos ao processo de ensino aprendizagem?

Tags: ensino tecnologias
08/07/2015 18:33
De: Adriano Gomes Lima
IP: 177.36.249.2

TICs No Processo de Ensino

É comum nos depararmos com aparelhos tecnológicos em nossa sociedade, crianças já nascem inseridas nesse meio e tem cada vez mais cedo contatos com instrumentos tecnológicos. Na medida em que a tecnologia avança, os indivíduos buscam acompanhá-la, e na escola a utilização de recursos inovadores pelos docentes em salas de aula, é de grande relevância ao ensino-aprendizagem.
Uma das ferramentas tecnológica bastante utilizada é o computador. Este aparelho possibilita o acesso à internet, e quando utilizada de forma eficiente, pode facilitar o aprendizado de qualquer conteúdo ou disciplina escolar. Com o uso da internet o aluno pode pesquisar e conhecer indivíduos de outras localidades, outras culturas, crenças, idiomas, fazer cursos online, pode visualizar vídeos de diferentes assuntos. Existe muitos jogos educativos que podem servir para o aluno aprender os mais variados conteúdos, e também criação de fóruns para discussão. São inúmeras as opções voltadas ao ensino pedagógico que o computador proporciona para se trabalhar no meio educacional, sendo este uma motivação ao  aluno.
Entretanto, embora essas novas ferramentas estejam presentes em grande parte do Brasil, há lugares que possui dificuldade em ter acesso a tal instrumento, pois falta estrutura nas escolas, e alguns casos falta de capacitação de professores. Uma das soluções para amenizar tais dificuldades seria cursos de capacitação para professores com o intuito de possam inserir as TIC’s em suas práticas de ensino, transmitindo novas formas de aprendizagem aos estudantes e ampliando nossos conhecimentos. Vale ressaltar que os instrumentos tecnológicos servem apenas como apoio para os professores ministrarem sua aula.
Acredito que o uso das TIC’s seja uma prática positiva, pois contribui significativamente para uma aula produtiva. Além disso, aulas atrativas estimulam a maior participação dos alunos na realização de atividades escolares e favorecem vantagens na aprendizagem. É notável que o uso de aparelhos tecnológicos diversifica a regência,  tornando o conteúdo interessante e despertando a atenção dos alunos. O emprego das TIC’s como recursos didáticos, possibilita aos alunos entusiasmo em assistir às aulas, tornando-as eficientes para aprendizagem dos mesmos.
08/07/2015 23:50
De: VERONICA LIMA
IP: 177.27.239.135

TIC´S

Como a necessidade é um algo que está presente na vida do ser humano, trocar informações, registrar fatos e entre outras. São fatores que contribuem para evolução das formas de comunicar-
se, e tratando-se de informação e comunicação, as novas
tecnologias surgiram como alternativa de ensino aprendizagem facilitando a educação através da inclusão digital e outras
tecnologias. As TIC´S favorecem e muito a aprendizagem do aluno e aproximação do professor, e é através da tecnologia que ambos tem possibilidades de construírem conhecimento. O professor
como mediador do saber e estabelece formas de ensino mais
dinâmicas que prenda o aluno ao assunto aplicado em sala de
aula, mesmo que ainda tenha professor que não queira adotar
essas tecnologias, até pela dificuldade em dominar as TIC´s.
Embora essas TIC´S tenham seus lados positivos e negativos, melhorando o  aprendizado do aluno, ainda assim as tecnologias sendo mal usadas, facilitam o aluno cada vez mais a procurarem resposta rápidas na internet sem mesmo ler um livro ,Para  formar profissionais capacitados é indispensavel o uso das tecnologias disponíveis para o professor, uma aula com recursos tecnológicos seja TV,SOM,COMPUTADORES,DATA SHOW e entre outras o
aluno fica ate mais empolgado com aula.so que essas TIC´S
também tem suas desvantagens em outros aspectos como por
exemplo a substituição da mao de obra humana por maquinas, a maior depedencia de pessoas em relação as maquinas e menos
dialogo entre as pessoas, as doenças também são um grande fator que as pessoas ficam mais exposta a certos aparelhos
tecnologicos a radiação. Portanto, atualmente vários professores já
estão usando essas tecnologias,so que ainda existe professores que preferem não usar,so que muitos professores consegue
prender um aluno e tornar a aula mais interessante e dinâmica sem se quer usar nenhum tipo de tecnologias.neste contexto de TIC´S na educação tem mais vantagens do que desvantagens.
08/07/2015 18:05
De: Michely Cunha
IP: 177.92.137.191

TICs

É inevitável a presença das tecnologias digitais no cotidiano dos
professores. Percebe-se que o educador tem assumido um papeis de relevância colaboração e intervenção no ensino aprendizado, pois a educação, não esta mais restringida ao espaço físico da escola.
No entanto a implantação das TICs nos processos de ensino
aprendizagem implica em mudanças de atitudes e ações, pois o professor deixa de ser apenas um transmissor de conhecimentos, e passa a ser um orientador na formação do conhecimento do
aluno, através da busca de informação. Mas para isso os
professores precisam se capacitar. Diante dessas novas opções, cabe ao professor inteirar-se dessas novas ferramentas, ou seja, dominar seu uso. Precisa ser um profissional que explore essa ferramenta a favor da interação e troca de saberes. Utilizando fonte de consultas como hipertextos e enciclopédias virtuais para atrair a atenção e facilitar o aprendizado do aluno. A comunicação passa a ser um novo meio de levar informação com potencial de conhecimento.
Porem a uma necessidade de aperfeiçoamento de profissionais
competentes para orientar o aprendiz a realizar um bom uso do recurso. O educador deixa de ser o único detentor do
conhecimento e passa a ser um mediador, colaborador e atua
como parceiro de seus alunos. As TICs vêm propiciando uma
redescoberta da realidade com a sua facilidade de levar propostas educacionais para diferentes espaços, além de fazer uso de
diferentes recursos didático-pedagógicos. O verdadeiro ofício do professor se faz necessário, o de mediador. A simples recepção de informação torna-se absoluta.
As TICs proporcionam, seguramente, acesso á informação cabe
ao aluno não assumir uma postura apenas de ouvinte e ao
professor intervir e direcionar, o que nos dias atuais vem se tornando um problema, pois os professores precisam se capacitar nas tecnologias inteligentes. Diante desse quadro, é muito difícil que não se use as TICs como ferramenta no processo de ensino aprendizagem.
09/07/2015 10:28
De: Cassyo Lima Santos
IP: 186.209.220.12

Tic na escola

No contexto escolar atual, é impensável fazermos algumas tarefas sem a ajuda de um computador. Pilhas de cadernos, agendas e
planilhas de papel foram substituídas por arquivos no computador, que facilitam o fechamento de notas, o controle de presenças, a emissão do histórico dos alunos, etc. Provas são ricamente
elaboradas com o uso de softwares, internet e editores de texto.
Chega um momento, porém, em que a presença de alguns recursos tecnológicos deve deixar de ser imprescindível apenas no espaço administrativo e ocupar seu lugar onde será mais útil e mais ricamente aproveitada: a sala de aula.
08/07/2015 21:27
De: Adriano Gomes LIma (adrianogomeslima@gmail.com)
IP: 177.36.249.2

TIC’s no Processo de Ensino

TIC's No Processo de
Ensino
É comum nos
depararmos com
aparelhos tecnológicos
em nossa sociedade,
crianças já nascem
inseridas nesse meio e
tem cada vez mais cedo
contatos com
instrumentos
tecnológicos. Na medida
em que a tecnologia
avança, os indivíduos
buscam acompanhá-la, e
na escola a utilização de
recursos inovadores
pelos docentes em salas
de aula, é de grande
relevância ao ensino-
aprendizagem.
Uma das ferramentas
tecnológica bastante
utilizada é o
computador. Este
aparelho possibilita o
acesso à internet, e
quando utilizada de
forma eficiente, pode
facilitar o aprendizado
de qualquer conteúdo ou
disciplina escolar. Com o
uso da internet o aluno
pode pesquisar e
conhecer indivíduos de
outras localidades,
outras culturas, crenças,
idiomas, fazer cursos
online, pode visualizar
vídeos de diferentes
assuntos. Existe muitos
jogos educativos que
podem servir para o
aluno aprender os mais
variados conteúdos, e
também criação de
fóruns para discussão.
São inúmeras as opções
voltadas ao ensino
pedagógico que o
computador proporciona
para se trabalhar no
meio educacional, sendo
este uma motivação ao
aluno.
Entretanto, embora
essas novas
ferramentas estejam
presentes em grande
parte do Brasil, há
lugares que possui
dificuldade em ter
acesso a tal instrumento,
pois falta estrutura nas
escolas, e alguns casos
falta de capacitação de
professores. Uma das
soluções para amenizar
tais dificuldades seria
cursos de capacitação
para professores com o
intuito de possam inserir
as TIC’s em suas
práticas de ensino,
transmitindo novas
formas de aprendizagem
aos estudantes e
ampliando nossos
conhecimentos. Vale
ressaltar que os
instrumentos
tecnológicos servem
apenas como apoio para
os professores
ministrarem sua aula.
Acredito que o uso das
TIC’s seja uma prática
positiva, pois contribui
significativamente para
uma aula produtiva.
Além disso, aulas
atrativas estimulam a
maior participação dos
alunos na realização de
atividades escolares e
favorecem vantagens na
aprendizagem. É notável
que o uso de aparelhos
tecnológicos diversifica
a regência,  tornando o
conteúdo interessante e
despertando a atenção
dos alunos. O emprego
das TIC’s como recursos
didáticos, possibilita aos
alunos entusiasmo em
assistir às aulas,
tornando-as eficientes
para aprendizagem dos
mesmos.
07/07/2015 00:18
De: jeasiel fernandes
IP: 177.36.249.2

Tics

as tics são as tecnologias que existem a muito tempo , não e algo do século XXI, mas sim e uma assunto que vem sendo tratado com mas ênfase nesta década por causas do aperfeiçoamento que vem
ocorrendo, que são as utilização usada para torna a aula mas dinâmica do que a convencional , com utilização de data
show,tablets,quadro digital ,aplicativos educacional etc.. mas com tudo isso não significa que o aluno que não se inserir , seja meramente excluído da sociedade pelo fato de não esta participando do meio , porque muita das vezes o aluno não tem as condições financeiras de se enquadrar no padrão que a as pessoas ao seu redor impõem ,mas se fosse felizmente possível incluir todos nessa inclusão digital ou que seja melhor chamado meio tecnológico ,seria um passo a diante na educação pelo fato de ficar pratico a difusão de conhecimento entre pessoas de longas distancia e ate mesmo trocas de conhecimentos , experiências e dentre outas vantagens oferecidas
09/07/2015 12:40
De: Gabriely Castro
IP: 177.36.249.2

Tics

Sim. Pela democracia dos métodos de ensino não é obrigatório que se utilize tecnologias como ferramentas na sala de aula, porem isso estimula a resistência de profissionais da educação que insistem em ter pensamento arcaicos em relação a introdução de materiais tecnológicos no contexto do ensino. Isso acarreta um enfraquecimento latente na disposição do conteúdo e uma desigualdade no rendimento de alunos que não se utilizam desses artifícios em relação a outros que fazem o uso delas. É necessário que sejam dados alguns passos para que a inserção desses instrumentos de ensino ocorra com a garantia de excelência, o primeiro seria a conscientização da necessidade dessas novas formas de ensino e aprendizagem, ocasionando um interesse maior por parte de professores e também de alunos para encontrarem maneiras de mesclar a busca e a transmissão do conhecimento com a tecnologia, fazendo com que ambos se complementem de forma harmônica conforme o que foi instruído. O segundo passo e talvez o mais importante deles trata-se capacitação de profissionais para o uso de instrumentos tecnológicos, também é outro ponto que caminha na contra mão dos meios de ensino recomendados para seguir os métodos educacionais da atualidade, de nada adianta todos os tipos de tecnologias existentes sem alguém que saiba executar de forma correta e coerente, um exemplo disso seria a inutilidade do quadro negro se não tivéssemos a habilidade de escrever ou nos expressar até mesmo por figuras, pois também se trata de uma tecnologia, de fato um pouco ultrapassada para os dias de hoje, porém só tem um funcionamento eficaz quando quem se utiliza dele sabe o que está fazendo. O terceiro passo seria a disponibilidade de tais recursos, muitas vezes esse representa um dos principais motivos para o desuso das tecnologias, a falta de acessibilidade desestimula o profissional e o faz se apoiar apenas no que está ao seu alcance, limitando assim a pratica do ensino com o auxílio dessas ferramentas, isso se transforma em um ponto negativo tanto para quem está ensinando quanto para quem está aprendendo, pois o professor que não possui conhecimentos básicos sobre recursos tecnológicos, tem uma desvantagem significativa quando comparado a outro concorrente da mesma área que possua estas habilidades, da mesma maneira os alunos também saem no prejuízo, visto do ponto que são privados de receberem alguns conteúdos de forma mais dinâmica. É preciso que essa sequência de passos seja seguida de maneira criteriosa e rígida, para que a educação se transforme em um direito igualitário.
06/07/2015 10:58
De: NAYARA DOS SANTOS PIEDADE
IP: 177.36.249.2

TIC NO ENSINO DA CIENCIAS

No século XXI, as tic’s foram objetos implantados no âmbito escolar parar o aprimoramento do ensino e aprendizagem dos alunos, mas o que vem ocorrendo é o mau uso dessas tecnologias por alunos em escolas e faculdade, algo que viria para complementar aprendizado repassado por docentes acaba que atrapalhando a aprendizagem.
São erros que ocorrem não só por parte dos discentes mais também por grande maioria dos docentes, ainda são muitos aqueles docentes que costumam lecionar da forma mais arcaica, tornando a aula monótona e desinteressante, e as tic’s vieram para mudar está forma de aula, mas o que vem ocorrendo é essa resistência de alguns docentes. E ainda existem muitos  que não sabem fazer a utilização de tais instrumentos  e não fazem questão de aprender a utilizar, o governo deveria implementar cursos e cobrar mais dos mesmos. Assim como muitas escolas cobram os recursos multimídias (onde as tics estão incluídas) do governo, o mesmo deveria cobrar a utilização e o aprimoramento dos docentes.
06/07/2015 22:24
De: Felipe
IP: 186.233.101.216

Tic's

Permitido pode até ser, porém não acredito que seja o ideal no mundo em que vivemos hoje. As Tic’s - Tecnologias da Informação e Comunicação são uma realidade atualmente, existem para facilitar o trabalho do professor e a compreensão dos alunos em relação ao que é ensinado em sala de aula. Métodos tradicionais e antigos centrados apenas na oralidade já estão ultrapassados, pois a maneira como os alunos aprendem hoje não é mesma como
aprendiam a décadas atrás, as informações sobre todas as áreas se espalham muito rapidamente. Nesse caso o dever do professor é
orientar, trabalhar com a organização e aplicação dessas
informações no cotidiano de seus alunos, fazendo o processo de ensino-aprendizagem se tornar significativo através do uso dessas novas “Tecnologias de Informação e Comunicação”. O interesse dos alunos por novas tecnologias pode ser aproveitado pelo professor, para tornar as aulas mais agradáveis, e despertar a atenção dos alunos para o tema proposto em aula, sugerir a pesquisa através das tecnologias, como também incentivar a produção científica e a autonomia dos alunos.
Apesar disso o professor deve estar sempre atento ao uso dessas tecnologias, pois elas também podem causar impactos sérios a saúde dos alunos. O professor deve prestar atenção a forma como são utilizadas essas tecnologias, a postura física dos alunos, o tempo em que passam usando o computador por exemplo pode
prejudicar sua coluna vertebral, entre outros prejuízos. A falta de sono devido ao uso do celular ou computador a noite também pode trazer riscos à saúde dos jovens.
Outra questão importante a ser trabalhada são os impactos
ambientais que as tecnologias em geral, incluindo as Tic’s podem causar, os alunos devem ter consciência do lado positivo e do lado negativo do uso das tecnologias na atualidade, saber que tudo que o homem faz traz consequências a natureza, poluição,
desmatamento, aquecimento global, extinção de espécies são
alguns dos problemas que são causados por causa do avanço
tecnológico no mundo hoje. Os alunos devem ser orientados a usar tecnologias de maneira sustentável, para reduzir esses impactos, assim formaremos cidadãos sensíveis as questões que afetam o mundo e conscientes dos seus deveres como seres humanos.
07/07/2015 14:28
De: Fernanda Noleto Lira
IP: 132.255.158.180

TICs

        A necessidade de inovações no método de ensino na
educação brasileira cresce diariamente, e a tecnologia é uma grande ferramenta que vem favorecer essa necessidade para que a aprendizagem se torne ainda mais prazerosa. O grande problema é
que essa educação sofre a falta de preparação das escolas e até de professores, para receber tudo que as TICs (tecnologia da
informação e comunicação) têm para oferecer.
       Para que as aulas ficassem diferentes e dinâmicas, e
prendessem mais a atenção dos alunos, seria muito interessante que os professores utilizassem em suas aulas, vídeos, filmes, simuladores, experiências, entre outras diversidades de métodos tecnológicos, isso traria vontade para o aluno e instigá-lo-ia a estudar. Porem o que ocorre é que os profissionais preferem evitar o uso dessas novas tecnologias, às vezes por não terem preparação adequada, muitos reclamam do tempo que não é suficiente para que se tenha uma programação diferente nas aulas, outros relatam que dar trabalho e preferem não utilizar por que não sabem
manusear esses meios tecnológicos, ou até pela falta desses
recursos no seu local de trabalho, fato que ocorre muito, a escola não ter um laboratório de informática decente, e alunos e
professores se depararem com computadores estragados, e sem
acesso a internet.
     Infelizmente a educação brasileira é muito carente, portanto
ainda se é permitido sim, o não uso desses recursos de ensino e aprendizagem nas escolas publicas e até em universidades. Cabe aos professores terem sua didática, um livro mesmo sendo
desatualizado um quadro, e um pincel nas mãos, às vezes por
opção e outras por não terem como fazer algo diferente.
     As TICs (tecnologia da informação e comunicação) são de
grande importância e vantagem para educação de nossos futuros cidadãos, por trazerem diferentes formas de aprender e ensinar devemos formar profissionais de qualidade e para isso precisamos utilizar de materiais que ajudem a aprendizagem ser algo muito interessante e inovador para que se tenha mais vontade de se aprender.
06/07/2015 23:06
De: MARIA GORETH DASILVA FIALHO
IP: 132.255.156.98

Tic´s no Ensino de Ciências

A  aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs – está se mostrando cada vez mais necessária em sala de aula. A utilização dos recursos tecnológicos é, portanto, uma alternativa intensamente impactante na realidade escolar.
São inúmeros os fatores e aspectos que comprovam a eficácia e necessidade do uso dos recursos tecnológicos na escola, motivos pelos quais ao professor torna-se fundamental a capacitação para uso adequado e pedagógico destas inovações tecnológicas em benefício do trabalho docente.
Além disso, percebe-se que, na prática pedagógica, o professor não pode mais centralizar-se apenas no livro escrito, quadro negro e giz. É necessário estar “plugado” no uso das tecnologias para saber “como” e “quando” usá-las em sala de aula.
Assim, pode-se afirmar que o uso dos recursos tecnológicos, de uma maneira geral, é muito importante e fundamental. E, principalmente, se o educador souber como dominar as tecnologias educacionais – desde a televisão ou computador, ou mesmo a Internet, livro impresso, jornais, revistas e outras tantas formas – certamente haverá uma grande contribuição para uma educação mais aprimorada e agradável ao aluno.
08/07/2015 12:55
De: Ronnio Filintro Decio da Gloria
IP: 177.36.249.2

Tic´s no ensino de ciencias

Tic no ensino de Ciências.
Entendo que as Tic’s faz parte da educação continuada do professor, deve ser um processo natural na evolução como profissional da educação. Assim como uma criança que cresce sem que alguém mande, o professor dever crescer de forma natural, mas este natural envolve a busca pelo conhecimento, por informações, por desenvolvimento, por querer ser cada vez melhor, não melhor do que outro professor, mas sim melhor deque a si mesmo a cada dia, fazendo deste processo uma evolução constante e que essa busca só pare quando não houver mais vida.
Não utilizar Tic’s é o mesmo que não crescer ficar raquítico, (fazendo uma analogia a criança) não evoluir parar no tempo enquanto outros caminham. Por esse motivo digo que não cabe hoje em meio a tantas possibilidades tecnológicas que podem contribuir na qualidade do processo ensino aprendizagem o professor simplesmente dizer não.
Sabemos que existem muitos professores que ainda resistem ao uso das tecnologias, prefere ainda o GLS (Giz, Língua e Saliva) algo que já faz parte do passado.  Ou tem dificuldade a se adaptar a novas tecnologias. Mas entendo também que existem profissionais da educação que conseguem prender a atenção dos alunos, mante- los concentrados e atraídos naquilo que o professor esta falando, ou seja, existe sim profissionais talentosos e comprometidos que sabem de forma sensacional ser um verdadeiro professor.
Apesar de existirem estes profissionais capazes de realizar tão feito, estes não são maioria, portando vejo como necessário não perder o foco da dedicação, comprometimento, disciplina, talento, dom de ensinar e aprender e aprender ensinando este é o principal, mas não devemos abrir mão de uma ferramenta que está disponível para contribuir na qualidade da aula, do processo ensino aprendizagem, na interatividade com aluno, em trazer o aluno pra dentro do conteúdo ensinado e levar o conteúdo para sua realidade, contextualizando todo o estudo. O professor que consegue responder o porquê está ensinando, porque é importante o aluno entender o que é ensinado e qual sua relação com a realidade o processo de ensino aprendizagem torna – se dinâmico, sistêmico e atrativo ao aluno e o objetivo de todo processo é alcançado com mais facilidade.
07/07/2015 17:00
De: veronica maria sousa lima
IP: 177.161.91.40

TIC´S

Como a necessidade é um algo que está presente na vida do ser humano, trocar informações, registrar fatos e entre outras. São fatores que contribuem para evolução das formas de comunicar-se, e tratando-se de informação e comunicação, as novas tecnologias surgiram como alternativa de ensino aprendizagem facilitando a educação através da inclusão digital e outras tecnologias. As TIC´S favorecem e muito a aprendizagem do aluno e aproximação do professor, e é através da tecnologia que ambos tem possibilidades de construírem conhecimento. O professor como mediador do saber e estabelece formas de ensino mais dinâmicas que prenda o aluno ao assunto aplicado em sala de aula, mesmo que ainda tenha professor que não queira adotar essas tecnologias, até pela dificuldade em dominar as TIC´s.
Embora essas TIC´S tenham seus lados positivos e negativos, melhorando o  aprendizado do aluno, ainda assim as tecnologias sendo mal usadas, facilitam o aluno cada vez mais a procurarem resposta rápidas na internet sem mesmo ler um livro.
08/07/2015 02:42
De: Martin Rodrigues
IP: 177.36.249.2

Tic's...

As tics devem fazer parte do
ambiente escolar e ao docente
cabe conhecer o potencial
delas e adotar metodologias
que criem condições aos
alunos de interagir e construir o
conhecimento. Com a
revolução tecnológica e
cientifica, a sociedade mudou
muito nas últimas décadas.
Assim a educação não tem
somente que adaptar às novas
necessidades dessa sociedade
do conhecimento como,
principalmente, tem que
assumir um papel de ponta
nesse processo. Entretanto, o
desafio de introdução das tics
na educação é muito grande, o
qual apresenta aspectos
positivos e negativos. Para
introduzir as técnicas na
instituição escolar, é
necessário ter um plano
pedagógico, em que estão
traçados os objetivos de sua
utilização como ferramenta
pedagógica, bem como a
escolha dos métodos para
atingir efetivamente esses
objetivos. Os recursos
tecnológicos de comunicação e
informação tem se
desenvolvido e se diversificado
rapidamente. Mas ainda à
necessidade de professores
bem preparados, capacitados e
com disposição de encarar
esse novo desafio das suas
utilizações e atividades
motivadoras e didáticas que
irão reforçar a aprendizagem
dos conceitos curriculares
implícitos, através dos projetos
propostos. Em oposição a
importância da tecnologia
educacional, estão os mitos,
entre os quais o medo dos
professores de que, com o
avanço da tecnologia na
educação, desvalorize-se ainda
mais o papel do professor e o
ensino se desumanize.
Portanto, se a instituição
escolar pretende preparar o
indivíduo pleno, é sua função
formar estas pessoas para que
possam estar preparadas para
enfrentar uma sociedade em
um mundo em constante
transformação.
Seu IP: 3.228.24.192 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)