Este fórum destina-se ao debate sobre aspectos pedagógicos e educacionais que estão preocupando os pais e/ou responsáveis das turmas do 8º ano do Colégio Dom Bosco - Resende/RJ. A participação deste fórum é voluntária e tem como intuito a organização coletiva e resultará como primeira ação a organização da pauta a ser discutida na reunião junto à escola no dia 24 de abril de 2014, quinta feira, de 17h30 às 18h30.

Tags: aprendizagem
21/04/2014 17:18
De: Ana Cláudia
IP: 187.126.132.95

Reunião CDB

Concordo com a Simone, o tempo e a pressão na realização dos testes tem causado nervosismo na maioria dos alunos. Acho que deveríamos questionar qual o objetivo do colégio com essa atitude.
Quanto as conversas em sala e falta de disciplina, acredito que cabe ao professor ter domínio da turma e a escola apoiá-los nos casos específicos.
Outro ponto que devemos abordar são as baixas notas de Matemática, o que não é problema só de alguns alunos mais da maioria da turma. De quem é a falha? Da escola? Do professor? Dos alunos? Qual atitude devemos ter para que esse problema não ocorra no próximo trimestre? O que a escola e professor irão fazer para tentar sanar essa dificuldade?
Mas para obtermos todas as respostas e soluções precisamos da participação do maior número possível de pais.
21/04/2014 02:14
De: Simone
IP: 187.3.255.120

Pauta da reunião de 24/04/2014

Apesar de não conhecer a maioria dos professores que acompanham o Oitavo ano, estou preocupada com os seguintes pontos:
1) A pressão de controle do tempo para a aplicação da prova de Matemática causou nervosismo em minha filha. Ela se sentiu bastante insegura ao fazer a prova porque não sabia se concentrava-se na resolução das questões, ou, se as fazia rapidamente sem perder tempo.  Qual a finalidade da professora ficar repetindo sucessivamente "já se passaram tantos minutos", "faltam tantos minutos para acabar" e, "vou recolher assim que o tempo terminar"?  Trata-se de alguma determinação do Sistema Poliedro?  Houve alguma orientação prévia a respeito desse procedimento?
2) Embora algumas dúvidas dos alunos pareçam sem sentido, elas merecem ser respondidas e tratadas com respeito e maior sensibilidade.   Afinal, a maioria dos alunos vem estudando no CDB desde a Educação Infantil.  Logo, a formação pregressa dos alunos foi desenvolvida por professores do CDB e, sua continuidade deve ser assegurada pelo atual.  Comentários do tipo "este assunto pertence ao ensino de séries anteriores" só vêm aumentar a insegurança dos alunos e, consequentemente, de seus responsáveis.
3) As conversas em sala de aula vêm incomodando não somente os professores, mas também os próprios alunos que estão em silêncio para prestar atenção nas explicações.  Então, faz-se necessária uma ação mais incisiva com aqueles alunos que conversam muito durante as aulas.
4) Mesmo diante das dificuldades, unir nossos esforços será a solução e, nunca duvidei de que a adoção do Sistema Poliedro pelo CDB foi uma grande assertiva.  Agora, precisamos continuar a adaptação porque ainda é uma novidade, não somente para os alunos, mas principalmente para os professores.  É um grande desafio e requer maior dedicação por parte de todos.
23/04/2014 23:06
De: Luciana (mãe da Isabella de Moraes Neves)
IP: 187.107.203.121

Reunião dia 24 de abril

    Infelizmente eu e meu marido não poderemos participar da reunião por motivo de trabalho.
    Concordo com os temas abordados sobre a falta de disciplina e a matéria de matemática.
    Estamos no caminho certo, já que a união escola, professor, pais e alunos é fundamental para resolver
um problema que atinge a todos.
23/04/2014 19:30
De: Valquiria de Carvalho Duarte Oliveira (aluna Beatriz Duarte Oliveira)
IP: 187.3.253.217

Aulas de Matemática


Concordo com tudo que já foi colocado, e tenho mais algumas considerações 1) Quanto a questão da pressão durante os teste de matemática para os alunos terminarem que o tempo estava acabando, marquei uma reunião com a Vanessa (coordenadora) e conversei sobre o assunto (entre outros) com ela e segundo o que minha filha falou parece que melhorou.
2) Parece que todos concordam que temos um grande problema com o ensino da matemática, minha irmã  Viviane, que vai me representar na reunião tem estudo com a Beatriz e o que me parece é que a professora não está conseguindo passar de forma com que os alunos entendam os conteúdos, além disso, como já foi dito, matemática é prática e os alunos não estão fazendo muitos exercícios. Sem entender a matéria e com poucos exercícios, o ensino da matéria está muito prejudicado, refletindo nas notas. Não acho que a professora deva alterar o que está sendo pedido nas avaliações e sim que ela prepare realmente os alunos.  Sugiro que a aula ministrada pela professora seja avaliada e que os alunos tenham mais exercícios para praticarem o que aprenderam.
3) O problema de conversa durante as aulas, sugiro que o colégio tome atitudes mais firmes com os alunos que não melhorarem.
4) Acho que o material de Inglês é muito ruim e a professora não passa muitos exercícios também, mas podemos tratar o assunto posteriormente, pois o mais importante é resolvermos os problemas da matemática.
Não poderei ir a reunião mas enviarei minha irmã que pode falar com propriedade pois tem estudado com a Beatriz e tem outros filhos que também estudam na escola.
Espero de coração que possamos mudar alguma coisa, pois já pensei até em mudar a Beatriz de escola.
23/04/2014 20:20
De: Elis Brasil (mãe Gabrielle Brasil)
IP: 191.15.94.79

8 ano B

Boa tarde Valéria,
Já havia enviado email apoiando sua iniciativa e confirmando minha presença na reunião dia 24. Concordo com todos os pais que enviaram sua preocupação. Também não conheço todos os professores da turma mas particularmente percebo na minha filha um nervosismo e algumas reclamações, principalmente, dos professores de matemática e história. De forma alguma sou contraria a um ensino de qualidade mas acho que os determinados professores estão causando terrorismo ao invés de mostrar o conteúdo sem causar tanto medo nos nossos filhos.
Corroboro com os pontos apontados pela Simone.
Grata,
Elis Brasil
17/04/2014 15:06
De: Cássia Cristina de Oliveira
IP: 200.157.145.221

Reunião CDB

Valéria,agradeço pela sua iniciativa, mas o horário pra quem trabalha em Porto Real fica inviável pois tenho reunião até às 18h , não que minha filha não mereça, mas não tenho como delegar ou alterar. Comungo a preocupação, pois as notas dela foram deploráveis em Mat e tive que pagar aula particular às vesperas da prova.
17/04/2014 03:52
De: Valéria Marques (marquesvaleria@globo.com)
IP: 189.24.203.45

Temas de discussão

Como você percebe o andamento pedagógico e educacional atual do 8º ano? Você tem alguma observação, crítica, sugestão, esclarecimento que deseja fazer? Qual?
21/04/2014 18:44
De: Valéria Marques (marquesvaleria@globo.com)
IP: 187.14.204.63

Sugestões de Carla Couto

Por email, Carla, aluno Vitor Barros, enviou-me suas considerações que achei pertinentes. Com seu aceite, transponho esta informação para o fórum para socializarmos as informações.
"É muito importante que todos se sensibilizem, pois  é o futuro deles que estamos decidindo, e não só
deles como o futuro de quem vem do 6 e 7 ano também, pois o que me parece é uma defasagem de anos anteriores que agora esta aparecendo.

Problemas podemos ter em todas as matérias, mas quando temos um problema “geral” de uma matéria específica temos que tomar uma atitude.

Não acredito que o conteúdo esta sendo exigido não seja próprio para o 8ano , o problema é a forma que esta passado para eles,  meu filho não é de comentar muito, mas o que consegui saber é que o que é dado em prova não foi o que foi dado em sala de aula. Então temos um problema.

Como proposta para a escola , podemos sugerir,  que tenhamos grupos de estudo e professores para tirar dúvidas, exercícios , muitos exercícios, pois matemática não se aprende sem exercício. Deixar claro que não é dar atenção a uma matéria e relaxar em outras , pois vamos continuar com o mesmo problema. Precisam de um modelo novo de estudo.
O que queremos é algo melhor não só para os  para  os nossos filhos, mas para a escola .


Bom vamos nos falando.. o feriado  e grande , mas quem eu encontrar vou comentar sobre o grupo."
20/04/2014 13:31
De: Valéria Marques (marquesvaleria@globo.com)
IP: 187.14.171.42

Re: Reunião CDB

O horário foi uma proposta da escola, a única possibilidade deles. Aceitamos neste primeiro momento para demonstrar nosso interesse e garantir a possibilidade de agendar um outro encontro em um horário propício para todos. Comungo com suas preocupações e argumentações, Cássia.
Seu IP: 54.146.98.143 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)