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Ar Condicionado Automotivo e Ar Quente

Fórum destinado a técnicos e usuários para troca de informação e idéias referente a manutenção e instalação de ar condicionado e ar quente automotivo. Faça sua pergunta e nos esforçaremos para responde-la.

FAQ - Perguntas e Respostas

Por que os Vidros dos Carros Embaçam em Dias Chuvosos?

As respostas para essas perguntas são simples. Em dias chuvosos, a temperatura no interior do carro geralmente é maior do que a de fora; as moléculas de água que se encontram vaporizadas no interior do carro são condensadas em razão da diferença de temperatura.

Quando as moléculas da água vaporizada (estado gasoso) são condensadas (Liquido) elas se agregam ao vidro, tornando-o translúcido, pois a superfície torna-se irregular. Fonte: Carro Universitário

Troca do filtro da cabine????

Há diversos filtros no carro. Há um para o combustível, outro para o óleo do motor e outro para o ar que entra no coletor de admissão. Porém há um tipo que muitos desconhecem, mas que tem a função de proteger a peça mais importante de qualquer automóvel, que é o motorista. Estamos falando do filtro de cabine.

Criado originalmente para auxiliar o funcionamento do ar-condicionado, o filtro de cabine (ou antipólen) é semelhante ao filtro de ar do motor. Há um modelo que, além de papel especial, utiliza também carvão ativado, que aumenta a capacidade de reter odores indesejáveis. "Mesmo com a recirculação desligada (com a captação de ar externa aberta), o filtro de cabine, especialmente o de carvão ativado, é suficiente para reter a maior parte do odor da fumaça de um caminhão desregulado que passe ao lado", diz Amaury Oliveira, gerente de engenharia da Delphi América do Sul, que produz aparelhos de ar-condicionado para automóveis.

Essa peça possui uma particularidade ignorada pela maioria dos motoristas. Diferentemente dos outros filtros, o de cabine não tem troca por prazo ou quilometragens preestabelecida. "A durabilidade depende de onde o motorista circula. Se ele rodar sempre em vias urbanas com alto tráfego de caminhões, ou em estradas de terra, o filtro chega a se saturar em poucos meses", afirma Antônio Gaspar, diretor técnico do Sindirepa-SP (sindicato das oficinas de São Paulo).

Entupido, o filtro prejudica o funcionamento do ar-condicionado, reduz o fluxo de ar para a cabine e permite a proliferação de bactérias e fungos causadores de maus odores e até doenças respiratórias. E como saber a hora da troca? A questão é difícil de responder, mas há algumas dicas. "A primeira pista é o fluxo de ar nos difusores do painel", diz Rogério Marcos Rovella, dono da Ar Car, oficina especializada em ar-condicionado. "Se o motorista está acostumado com um determinado tipo de ‘vento’ na posição 2 do ventilador e de repente precisa passar para a 3 ou 4 para ter o mesmo efeito, é um indício de saturação", diz.

Outra dica é o cheiro. "Certos odores que o motorista atribui a alguma sujeira que ficou impregnada no estofamento podem, na verdade, vir do filtro de cabine. Fazendo a troca, os maus odores desaparecem ou diminuem", afirma Gaspar. Na falta de outros parâmetros, o ideal é fazer uma checagem periódica. "Toda vez que o carro for para a manutenção, é aconselhável pedir para olhar o filtro de cabine", afirma Oliveira.

Tem, mas faltou
A esta altura, se você gosta de fazer alguns reparos por conta própria, deve estar procurando a caixa de ferramentas para olhar o filtro de cabine do seu carro. Mas aqui há duas más notícias. A primeira: a localização da peça varia de carro para carro, e em alguns modelos o filtro fica dentro do painel, com acesso difícil. A segunda: apesar da sua importância, principalmente nos grandes centros urbanos, o filtro de cabine nem sempre está presente. Nem mesmo nos carros equipados com ar-condicionado.

"Nos veículos produzidos antes de 2000, o filtro de cabine era raro. Hoje ele é mais comum, mas há casos de carros sem ar-condicionado que têm filtro e vice-versa", diz Gaspar. Rovella lista como exemplo de carros que têm o climatizador e vêm sem filtro a Mitsubishi L200 e alguns Ford (Fiesta, Eco Sport). "Acho difícil justificar a ausência da peça, mas deve ser por alguma economia de custos", afirma.

Difícil imaginar economia em função de uma peça que custa cerca de 40 reais no mercado independente. A Mitsubishi defende-se dizendo que o uso frequente dos veículos na terra (a linha Pajero também sai sem filtro) causa entupimento precoce da peça. "Sendo assim, para esses modelos, o filtro é disponibilizado nos concessionários. Dependendo do uso específico que cada cliente faz de seu veículo, ele pode ou não instalá-lo", informa a empresa.

Por conta própria
No caso dos carros que possuem a estrutura para receber o filtro, mas saem de fábrica sem a peça, Rovella recomenda a instalação. "É fácil, barato e traz vários benefícios", diz. O mais importante, segundo ele, está na limpeza do sistema. "Nos carros que possuem filtro de cabine, a higienização é feita apenas com um spray bactericida aplicado nas saídas de ar. Já os veículos sem filtro exigem limpeza mecânica, o que significa desmontar parte do painel", afirma.

Boa parte da linha Volkswagen nacional e o Chevrolet Vectra da geração anterior à atual têm o filtro localizado logo abaixo da "churrasqueira", nome popular da grade de captação de ar entre o capô e o para-brisa. Nesse caso, o acesso é fácil e o exame é visual: enquanto um filtro novo é amarelado, quase branco, o saturado é cinza-escuro ou preto.

Atenção: se você se aventurou a fazer a verificação, há outro truque que ajuda a evitar maus odores. Mesmo com o filtro predominantemente limpo, pequenas manchas podem indicar a presença de colônias de bactérias. Nesse caso, faça a substituição da peça e aproveite para pedir uma higienização do sistema antes que os microrganismos proliferem pela tubulação.

E no caso dos kits instalados em lojas independentes ou mesmo nas concessionárias? Mais uma vez, a resposta varia de acordo com a marca. No caso da Delphi, que fornece tanto para as fábricas quanto para o mercado independente, o gerente Amaury Oliveira afirma que os sistemas são iguais. "Se não houver filtro no original, o kit para instalação também não terá", diz. Mas admite que o ideal seria que todos os carros, mesmo os que não têm ar-condicionado, possuíssem o filtro de cabine.


PÔ, PÓLEN!

O filtro de cabine é uma característica típica de carros de projeto europeu. A razão é que, como o clima por lá tem estações bem definidas, o ar fica cheio de pólen na primavera, causando alergia em alguns. o que não ocorre, por exemplo, no Brasil e no sul dos Estados Unidos. Fonte: Quatro Rodas

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