FAZENDO A MANUTENÇÃO DA MÁQUINA DE LAVAR ROUPA MASSIMA DA CONTINENTAL REPARO NA BUCHA ESTRIADA

Tags: maquina lavar roupas continental massima bucha estriada
14/01/2011 15:19
De: Nelson
IP: 187.62.6.39

Bucha estriada Lavador de Roupa Continental Mássima

Eu encontrei esta peça em Guarulhos-SP  o nome da pessoa que fabrica é Sr. Hector da DRMICROONDAS. O valor da peça é R$. 120,00 + 23,80 de sedex. o Telefone dele é (11) 2409-2037.
Depois de pesquisar muito, descobri que esta máquina é fabricada pela LG modelo 6.5kG número de referência: WFS65A01DCT WASHING MACHINE sendo a mesma da MASSIMA 5844FA1551. Esta peça também pode ser encontrada na Coréia onde vendem o conjunto inteiro de batedor com a bucha estriada. (http://www.ckcshop.co.kr/shop/m_mall_detail.php?ps_goid=2557). Eu também encontrei em Londrina-Pr, algumas empresas de tornearia e fresa que poderiam fabricar a peça, inclusive com material mais resistente.
O motivo que leva esta bucha a se desgastar é o seguinte: O cesto onde é lavada as roupas é sustentado por quatro varões de ferro fino, com molas em suas extremidades inferiores alojadas em 4 cones de plástico. Com o tempo de uso estas 4 molas encolhem. Quando esta mola encolhe o cesto batedor desce, e começa a pegar nos fundos da base onde há uma grande porca. Com o atrito do cesto com esta porca, a máquina trabalha exercendo uma força superior ao que a bucha estriada suporta. Então o cesto algumas vezes trava e a máquina roça as estrias da bucha com a força do motor.
Como resolver este problema ? Solte dois parafusos que estão nos cantos da parte superior da máquina. os quais estão próximos ao painel de controle onde liga e desliga a máquina. Há duas pequenas tampinhas de plástico brancas que devem ser levantadas com um objeto de ponta fina, e abaixo delas estão estes dois parafusos. Também devem ser soltos dois parafusos na parte superior trazeira da máquina. Depois de soltar estes parafusos deite a máquina com a parte trazeira para cima solte o parafuso que fixa a tampa trazeira, removendo-a do lugar. Depois puxe com cuidado a parte superior da máquina que já estará solta, até que desloque aproximadamente 10 centímetros para não romper com os fios. Depois puxe o cesto para a direção do painel e ele se deslocará com facilidade. Após isto force os quatro varões de ferro em direção a parte inferior da máquina e ele se desprenderá. Dentro de 4 peças de plástico em formato de cone em cor esbranquiçada estão as molas dentro dos varões de ferro. Você pode comprar molas novas ou peque um chinelo velho (tipo havayana) recorte quatro "arruelas' na espessura do chinelo em uma dimensão que encaixe entre a mola e a arruela de borracha que fica na extremidade do varão. (o diâmetro destas arruelas devem ser aproximada ao tamanho da parte interior de um rolo de durex pequeno) Faça um furo no centro destas arruelas, e corte na lateral até o furo central para poder encaixar no varão sem precisar desmontá-lo. (Isto vai funcionar como um alongador da mola). Depois é só montar tudo e colar a bucha estriada no eixo com solda poxipol conforme abaixo, e boa sorte. (fizemos isto com a nossa máquina e ela está funcionando perfeitamente a muito tempo).
MANUTENÇÃO DA BUCHA ESTRIADA:
Para tirar a bucha estriada pegue uma chave de fenda e desprenda uma pequena tampa de sete furos circulares, a qual está bem no centro dos três  batedores dentro do cesto. Para desprender coloque a chave em uma cavidade e force a tampinha para cima. Após tirar a tampinha solte o parafuso que prente o batedor ao eixo do motor, depois puxe o conjunto de batedores e tire a bucha estrida. Você pode comprar uma bucha nova ou reaproveitar a bucha danificada embuchando ela com solda plástica (cola). Antes de passar a solda plástica no interior da bucha, com a ponta de uma chave de fenda aumente as cavidades internas entre as estrias que já estavam desgastadas do lado de dentro da bucha. (esfregando a ponta da chave no interior da bucha ela fará ranhuras facilmente, seguindo o mesmo desenho das estrias antigas. Isto é necessário para a cola penetrar nas ranhuras e dar maior resistência.) Compre solda plástica por nome POXIPOL da caixa azul, fabricada pela Fenedur S.A no Uruguai, e vendida no brasil em lojas de parafusos e ferramentas, a qual custa aproximadamente R$.15,00. Passe esta solda dentro da bucha e também se quiser no pino onde a bucha é fixada na máquina e coloque a bucha no pino forçando-a para baixo até chegar na posição correta. Cuidado com esta solda pois ela seca em 5 minutos, você precisa fazer o serviço rápido.  É importante deixar secar por 24 horas para ela ficar mais resistente. Outra orientação: Você deve vedar o orifício onde é fixado o parafuso que prende a bucha no eixo, para não entrar a solda neste orificio do parafuso, no momento em que você empurrar a bucha para fixar no eixo, pois se isto acontecer você não conseguirá depois colocar o parafasuso que prende a bucha. Por final é importante na hora de fixar o parafuso que prende o batedor no eixo colocar no parafuso (cola trava parafuso) normalmente utilizada por mecânicos. Espero que você tenha sorte, mas se puder comprar a peça talvez seja o mais seguro, e mais fácil.
Obs: Se você não resolver o problema das molas do cesto, a bucha estriada nova ou recuperada que você colocar vai desgastar imediatamente.
Espero ter ajudado
nelsonfmarques@gmail.com
18/06/2012 21:33
De: Roni Farina (farina.roni@gmail.com)
IP: 177.102.62.3

Filtro separador

Boa noite pessoal:
Gostaria de saber se alguém sabe onde eu encontro um filtro separador com o código (186236) da maquina de lavar Massima Continental
Gostaria de comprar só que nao encontro esta peca se alguém souber entre em contato ok.
Obrigado!
26/02/2018 21:33
De: maiquel jacson henrich
IP: 200.138.249.76

Lavadora massima continental

ola tenho minha massima continental a mais de 20 anos e agora ela deu um probleminha
na centrifugaçao o cesto tranca e vai de um lado para o outro batendo nas laterais o que deve ser
teriam alguma resposta
Seu IP: 3.84.139.101 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)