Forum de debate sobre a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica do curso de Engenharia ade Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (www.ufrpe.br). O debate no forum é um elemento na Avaliação de Aprendizagem do aluno.

Tags: monografia tcc pesquisa metodologia
06/09/2010 23:26
De: Ramases Cordeiro
IP: 187.78.48.234

Topico em dabate

Com certeza. O que Caio falou é certo, confirmando com Leandro, pois a hipótese é algo a ser provdo no conteúdo do trabalho. E em relação a ela está certa ou errada, os dois valerão.
11/09/2010 16:50
De: Tiago Aroxa Veiga
IP: 187.77.194.208

Topico para debate

Creio que o resumo não poderia ser feito  antes da pesquisa concluída, uma vez que, no meu ponto de vista é preciso de uma base, onde você irá extrair dos parágrafos dessa pesquisa palavras chave para que o resumo tenha coerência e seqüência lógica.
25/09/2010 18:27
De: ademir gomes ferraz (ademir.ferraz@gmail.com)
IP: 187.59.116.166

Re: Dúvida.

As tarefas são dependentes das respostas. No momento as respsotas estão 95% plagiadas. Estou dando uma semana para poder descontar pontos dos plagiadores que não se retratarem e, então, ponho outra tarefa.
20/08/2010 10:25
De: ademir gomes ferraz (ademir.ferraz@gmail.com)
IP: 200.17.137.84

PRIMEIRO TÓPICO PARA DEBATE

Em nossa primeira aula aprensentamos: Tema, Hipótese, Objetivos, Fundamentação Teórica e Revisão Bibliográfica. Então, o que significa cada um destes itens? Exemplifique. Os alunos devem ler todas as postagens e as discutir.
28/09/2010 07:05
De: Leandro Nolé Eduardo
IP: 187.59.241.37

Relatório importância da pesca

                                  A importância da pesca
A pesca de certa forma pode ser dividida em três partes de grande importância sendo elas, alimentação, recreação e ornamentação não só incorporar peixes como também moluscos, crustáceos e macro algas, além disso trata-se da atividade sócio-econômica costeira de maior importância do pais,assim contribuindo para uma parte significativa do PIB. A extração de organismos aquáticos vem sendo pratica há mais de 1000 anos, fazendo parte não apenas da alimentação mais da geração de empregos ,subsistência da população e caracterização da cultura de diversas civilizações.O  pescado além de não ser tão caro ainda possui um ótimo sabor  é um alto valor nutritivo,segundo á OMS(organização mundial da saúde ) deve-se comer 12 quilos de peixe por habitante/ano , no Brasil no ano de 2009 alcançamos a meta de 9 quilos per capta ,que e um bom sinal comparado com anos anteriores. Uma das áreas que vem crescendo e tomando importância na economia e a pesca recreativa e desportiva que atua da grande peso no turismo e nas atividades de lazer e alem desta também podemos considerar a ornamentação uma grande e produtiva área, tendo como experiência própria o estagio na base de piscicultura ornamental da UFRPE, onde pude notar a velocidade de reprodução das espécies cultivadas.
Obs: *relatório realizado através de pesquisas na internet (Google, winkpedia) e conhecimento adquirido nas aulas e estagio.
*Estou esperando o parecer final do professor entrevistado para poder postar a entrevista
21/09/2010 22:46
De: Ramases Cordeiro
IP: 187.78.168.219

Pergunta de márcio

Concordo sim Márcio, pois analisando outras obras já concluídas conseguimos mais informações e até
mais elementos de discussão em nosso trabalho. Sem esses suportes a pesquisa não teria nenhuma abordagem com citações.
22/09/2010 00:23
De: Mario Oliveira
IP: 187.78.103.132

Definição de resumo

Concordo com Franclin, o resumo é uma exposição sintetizada que analisa, seleciona e indica os pontos essenciais de um trabalho. Uma sinopse de um filme por exemplo, é um tipo de resumo.
04/10/2010 16:57
De: Nadynne Pastoriza dos Santos
IP: 200.17.137.85

A importancia da Pesca

                                                A Pesca

A pesca tem vários fatores que a tornam importante para a vida da população, tais como captura para  a alimentação e recreação, a ornamentação ou para fins industriais que muitas vezes é para criação de ração de outros animais. Recentemente temos visto também a chegada da pesca na área de saúde como óleos de figado.
As especies mais capturadas são os peixes, os crustáceos e o dos moluscos, geralmente direcionados a alimentação e aquicultura. Estes não são os únicos grupos explorados temos também as rãs, mamíferos marinho ( a baleia é o principal) e lagas. O consumo vem aumentando tanto que dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) mostram que só em 2002 mais de 94 milhões de toneladas foram extraídas de alimentos do mar.
A importância do pescado pode ser vista como fonte de emprego, sendo assim de grande importância para a economia local, do estado, do pais e mundialmente.
O pescado não é uma profissão nova, como muitos pensam, pois já existe a mais de 1000 anos, pode ser considerado uma das mais antigas, e isto pode ser comprovado coma historia da EUROPA, por que lá o bacalhau já era comercializado a mais de 1000 anos atras. Também não é de hoje que já são reconhecidos os seus valores nutricionais, pois o peixe e os outros animais que são retirados do mar tem uma grande quantidade de proteínas.
O fim da pesca traria grandes prejuízos tanto na economia mundial, como também no valor nutricional de grande parte da população, por estas e outras questões que é de imensa importância que devemos extrair do mar com responsabilidade sem esquecer de respeitar momentos de reprodução, tamanho do animal, evitar poluição, entre outros, para que as próximas gerações também tenha direito a essa riqueza.
16/09/2010 21:28
De: Luana Cristina (luanacrystinne@msn.com)
IP: 187.78.104.19

A próposito do primeiro Artigo

1-O objetivo é, ao criar um artigo, delimitar ao máximo o assunto a ser defendido, uma vez que se a gente abranger o assunto haverá uma grande pesquisa que não terá fim e se tiver, irá ter muito, muito e muito tempo gasto.
2-É importante ter lido algo antes para poder ter uma base na criação do artigo e para ter o cuidado para não ser plágio.
3- É de extrema importância, na verdade isso devia ser lei, abordar e criar o artigo de acordo com ABNT, até porque utilizaremos ele para o mestrado ou na obtenção de uma bolsa de estudos, seja no custeio da pesquisa ou no Mestrado e ainda contribuirá com a ciência.
07/09/2010 16:44
De: Caio Rubens
IP: 186.203.61.93

Tópico para Debate

Com certeza Leandro imagine só fazer eliminações de hipóteses viáveis sem saber se ela vai ser confirmada ou não? e uma revisão bibliográfica sem terminar o trabalho, são coisas que não tem lógica se fazer antes da pesquisa.
21/09/2010 23:15
De: Mário Oliveira
IP: 187.78.61.75

Re: A fundamentação teóriaca depende da revisão bibliográfica?

Concordo com Márcio e Ramases em um ponto, a fundamentação teórica seria conceitos que dão suporte para a construção do trabalho através de informações obtidas de obras e outras publicações. Até esse ponto tudo bem, mas essas publicações não precisariam ser necessariamente do mesmo tema. Poderia sim de alguma forma existir abordagens com citações de trabalhos com outros temas, mas que de alguma forma a citação seja relacionada com o trabalho em questão.
08/09/2010 10:58
De: Clebson Soares Santos
IP: 187.78.196.125

Sobre a questão levantada pelo professor...

O Projeto todo deve ter características retroativas assim sendo qualquer conteúdo introduzido pode acarretar alterações em todo trabalho, por exemplo algum dado que surge posteriormente a pesquisa pode alterar todo o trabalho em si. ou seja independente da ordem de construção utilizada no projeto deve-se revisa-lo frequentemente.
Seu IP: 35.153.135.60 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)