Forum de debate sobre a disciplina Metodologia da Pesquisa Científica do curso de Engenharia ade Pesca e Aquicultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (www.ufrpe.br). O debate no forum é um elemento na Avaliação de Aprendizagem do aluno.

Tags: monografia tcc pesquisa metodologia
06/09/2010 22:57
De: Caio Rubens (www.caiomoita@hotmail.com)
IP: 186.203.61.93

Primeiro Tópico para Debate

Realmente Leandro está certo, a hipótese pode ser confirmada no final da pesquisa ou não ... portanto se não se confirmar não podemos ficar enlouquecidos porque como o nome ja diz é um Hipótese e tem esse significado " proposição ou conjunto de proposições aceitas como ponto de partida para a dedução de consequências lógicas; acontecimento incerto " ou seja reafirma o que Leandro falou ... Sobre o TEMA a situação do recorte pode ocorrer desta maneira.
Ex : Estoque de Peixes no Brasil. Neste caso o tema está muito amplo e com a opção do recorte pode ficar deste jeito
      Estoque de Peixes em Pernambuco. Já foi um recorte, mas pode-se ainda recortar mais uma vez
ficando assim.
      Estoque de Peixes em Pau Amarelo. Com este recorte, temos um tema bem estruturado e mais facil
de se trabalhar pois abrange um área bem menor do que os outros dois acima.
04/10/2010 16:57
De: Nadynne Pastoriza dos Santos
IP: 200.17.137.85

A importancia da Pesca

                                                A Pesca

A pesca tem vários fatores que a tornam importante para a vida da população, tais como captura para  a alimentação e recreação, a ornamentação ou para fins industriais que muitas vezes é para criação de ração de outros animais. Recentemente temos visto também a chegada da pesca na área de saúde como óleos de figado.
As especies mais capturadas são os peixes, os crustáceos e o dos moluscos, geralmente direcionados a alimentação e aquicultura. Estes não são os únicos grupos explorados temos também as rãs, mamíferos marinho ( a baleia é o principal) e lagas. O consumo vem aumentando tanto que dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) mostram que só em 2002 mais de 94 milhões de toneladas foram extraídas de alimentos do mar.
A importância do pescado pode ser vista como fonte de emprego, sendo assim de grande importância para a economia local, do estado, do pais e mundialmente.
O pescado não é uma profissão nova, como muitos pensam, pois já existe a mais de 1000 anos, pode ser considerado uma das mais antigas, e isto pode ser comprovado coma historia da EUROPA, por que lá o bacalhau já era comercializado a mais de 1000 anos atras. Também não é de hoje que já são reconhecidos os seus valores nutricionais, pois o peixe e os outros animais que são retirados do mar tem uma grande quantidade de proteínas.
O fim da pesca traria grandes prejuízos tanto na economia mundial, como também no valor nutricional de grande parte da população, por estas e outras questões que é de imensa importância que devemos extrair do mar com responsabilidade sem esquecer de respeitar momentos de reprodução, tamanho do animal, evitar poluição, entre outros, para que as próximas gerações também tenha direito a essa riqueza.
21/09/2010 23:15
De: Mário Oliveira
IP: 187.78.61.75

Re: A fundamentação teóriaca depende da revisão bibliográfica?

Concordo com Márcio e Ramases em um ponto, a fundamentação teórica seria conceitos que dão suporte para a construção do trabalho através de informações obtidas de obras e outras publicações. Até esse ponto tudo bem, mas essas publicações não precisariam ser necessariamente do mesmo tema. Poderia sim de alguma forma existir abordagens com citações de trabalhos com outros temas, mas que de alguma forma a citação seja relacionada com o trabalho em questão.
06/09/2010 15:16
De: Leandro Nolé Eduardo
IP: 186.212.106.215

Tópico para debate

Artur, pelo menos no que pude entender hipótese é:´´ afirmações provisórias a respeito de determinado problema que será  verificado no estudo ´´ que e exatamente o que eu fiz , uma afirmação que pode ou não se mostrar verdadeira ao longo da pesquisa. E na questão bibliografia deve-se abordar ,se não todas, a maioria das obras e pesquisas publicadas, tendo em vista que uma das funções do recorte do tema e restringir o assunto para poder trabalhar com ele de uma forma mais completa.
21/09/2010 16:50
De: Natália Duarte
IP: 187.78.12.6

Resposta

O tema é o assunto que se deseja abordar. Por possuir uma amostragem bem ampla, é necessário delimitar o assunto que será tratado. . No momento em que formulamos perguntas ao tema e ao assunto que propomos, estamos construindo sua problematização.
Ex.: Em engenharia de pesca podemos ter a aqüicultura como tema de um projeto/trabalho. Dentro desse tema podemos abordar os ramos de atuação de um aquicultor (peixes, crustáceos e algas). Dentro da área temos as especificações, as subáreas. Também podemos abordar dentro do tema aqüicultura os custos, as vantagens e desvantagens, a história, dentre outros itens.
As hipóteses servem para constituir as indagações a serem abordadas dentro do assunto do tema. Trata de uma elaboração de questões sobre o tema investigado.
É através dos objetivos que respondemos o que foi pretendido com a pesquisa e o que desejamos alcançar com ela. É necessário que os objetivos apresentados sejam possíveis de serem alcançados.
Fundamentação teórica é o suporte técnico para a elaboração de uma pesquisa. Trata dos principais conceitos necessários para o desenvolvimento do trabalho. Deve ser uma apresentação do assunto estudado.
Revisão bibliográfica é a análise das publicações existentes dentro de uma determinada área de estudo. É geralmente usada como parte inicial de um estudo científico.
20/09/2010 08:15
De: Rebeca Luciana Gomes de Oliveira
IP: 187.78.169.121

Tópico anterior

desculpem a demora.
o que eu entendo sobre resumo:
É você fazer uma apresentação direta, concisa do texto que você está trabalhando, sem prolongar de
mais, pois é uma apresentação do assunto e não o desenvolvimento. E tem que ser feito com suas palavras.
16/09/2010 21:28
De: Luana Cristina (luanacrystinne@msn.com)
IP: 187.78.104.19

A próposito do primeiro Artigo

1-O objetivo é, ao criar um artigo, delimitar ao máximo o assunto a ser defendido, uma vez que se a gente abranger o assunto haverá uma grande pesquisa que não terá fim e se tiver, irá ter muito, muito e muito tempo gasto.
2-É importante ter lido algo antes para poder ter uma base na criação do artigo e para ter o cuidado para não ser plágio.
3- É de extrema importância, na verdade isso devia ser lei, abordar e criar o artigo de acordo com ABNT, até porque utilizaremos ele para o mestrado ou na obtenção de uma bolsa de estudos, seja no custeio da pesquisa ou no Mestrado e ainda contribuirá com a ciência.
21/09/2010 22:09
De: marcio veras de carvalho (marcioverasdecarvalho@hotmail.com)
IP: 189.81.65.52

Tópico anterior

O resumo tem como objetivo a divulgação do trabalho. Apresenta de forma sucinta o objetivo do estudo, os metodos ultilizados e também a conclusão obtida.
Seu IP: 3.84.243.246 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)