Forum dedicato a pessoas leigas em eletricidade, mas que gostam de realizar pequenos reparos em instalações elétricas residenciais com segurança.

Tags: rede eletronica eletricidade cor eletrica residencial cabos fios leigos bitola
05/08/2010 13:35
De: José CArlos M. S.
IP: 187.106.132.163

ATERRAMENTO EM ISTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAS

Este tópico foi criado para se iniciar uma discusão sobre aterramento, pois muitos como eu gostam de manter suas instalações elétricas residenciais em bom estado e com segurança.
O presidente Lula assinou a Lei obrigando a todas as instalações o fio terra. Ocorre que a realidade brasileira é outra e é muito difícil devido ao custo de mão de obra, a maioria, cumprir as normas, principalmente nas construções mais antigas. Na minha casa, por exemplo, tenho apenas um fio terra saindo juntamente com os dois fios, preto e vermelho, no chuveiro, mas se me perguntarem de onde vem este fio terra, não tenho idéia.
Eu quero que as instalações elétricas de minha casa estejam o mais próximo possível do correto e descrevo abaixo como é minha instalação e o que pretendo fazer.
• Do poste até o meu relógio entra somente dois fios (220V), não tem o neutro;
• Do relógio até o quadro de disjuntores segue um par cabos de fios de 6 milímetros;
• Do quadro de disjuntores ( quatro disjuntores), seguem 4 pares de cabos de 4 milímetros, ou seja, tomadas, iluminação, chuveiro e edícula no fundo.
Pretendo fincar uma vara própria para terra do lado de fora, conectar nesta vara um fio verde de 3,5 milímetros e contornar toda a extensão sobe a lage, próximo as 4 redes de iluminação, tomadas, chuveiros e edícula. Depois ligar todos os terceiros pontos das tomadas, através de fio verde de 2,5 milímetros, bem como as partes metálicas dos pontos de luz e também do chuveiro.
Gostaria de saber o seguinte:
3. O que pretendo fazer é uma solução? Se não, poderá amenizar uma possível fuga de energia?
4. Esta solução pode levar há algum risco aponto de ser melhor deixar do jeito que está?
Seu IP: 54.167.47.248 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)