Fórum destinado aos 2° anos da Escola Estadual Floriano Peixoto para que os mesmos discutam medidas para a diminuição do EFEITO ESTUFA.

Tags: meio ambinte
02/06/2010 16:09
De: gustavo lopes de vasconcelos (hyerrolopes@hotmail.com)
IP: 200.199.55.86

Como podemos diminuir o Efeito Estufa e as Mudanças Ambientais Globais?

PODEMOS DIMINUIR O EFEITO ESTUFA ATRAVÉS DO MDL ====>
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) é um dos mecanismos de flexibilização criados pelo Protocolo de Quioto para auxiliar o processo de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) ou de captura de carbono (ou sequestro de carbono) por parte dos países do Anexo I.
O propósito do MDL é prestar assistência às Partes Não Anexo I da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC, ou com a sigla em inglês UNFCCC) para que viabilizem o desenvolvimento sustentável através da implementação da respectiva atividade de projeto e contribuam para o objetivo final da Convenção e, por outro lado, prestar assistência às Partes Anexo I para que cumpram seus compromissos quantificados de limitação e redução de emissões de gases do efeito estufa [CO2 , CH4 , etc....].
As mudanças climáticas globais têm se destacado como um dos maiores problemas que enfrentamos atualmente, e que iremos enfrentar no futuro próximo. Na verdade, as mudanças globais sempre ocorreram naturalmente na história do nosso Planeta, alternando ciclos de aquecimento e resfriamento. Esse processo possibilitou a formação da atmosfera e a estabilização da temperatura terrestre em níveis adequados à vida. Porém, desde a revolução industrial, no século XIX, houve uma queima muito grande de combustíveis fósseis com o lançamento de grandes quantidades de carbono para a atmsofera provocando uma aceleração no ciclo de aquecimento global, ou seja, o planeta está aquecendo mais rápido do que deveria.
Essa aceleração tem sido atribuída ao aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Esses gases (conhecidos como Gases de Efeito estufa) são o gás carbônico (CO2), ozônio (O3 ), metano (CH4), o óxido nitroso (N2 O) e o vapor d'água (H2O). De todos esses gases o mais importante é o gás carbônico, devido à sua enorme concentração na atmosfera. Atualmente a sua concentração na atmosfera é cerca de 30% maior que há 250 anos atrás, quando teve início a revolução industrial, quando a queima de combustíveis fósseis começou a aumentar.
As conseqüências das Mudanças Ambientais Globais são muito graves e preocupantes, uma vez que elas implicam na elevação do nível do mar, em mudanças climáticas com aumento de tempestades, furacões, secas e chuvas torrenciais, ou seja, alterações profundas no clima da Terra. Essas alterações devem atingir principalmente a agricultura que poderá agravar os problemas sociais ligados a questão alimentar.
alunos:gustavo,thayse,natálya,wiliane,risivania,michele
numeros:10,49,30,56,40,27
serie: 1     TURMA: N
29/05/2010 09:23
De: Thailane Daniele Vieira Dos Santos
IP: 200.199.55.85

Efeito Estufa

 Podemos diminuir, evitando a emissaõ de gases escorbitantes na atmosfera.  Naõ sujar ruas, jogar lixo em rios, piscinas,praias etc...
  O problema é o agravamento do efeito estufa e velocidade da mudança. Podemos evitar que falem para as pessoas, que essas industrias naõ soltem gases que esta poluindo nossa terra.
           
                             nomo: Thailane Daniele Vieira Dos Santos   n; 45
                                          serie; 2 ano ''B''                  
31/05/2010 11:07
De: maria daiane da silva basílio
IP: 187.41.73.99

Como podemos diminuir o efeito estufa e as mudanças globais?


o efeito estufa é o acúmulo de gás carbônico na atmosfera, emitido pelos motores de carros, caminhões, navios, ônibus e aviões, queimadas, etc.,podemos diminuí-lo com coisas realmente simples como:andar de bicicleta em vez de veículos movidos a combustíveis fósseis,Usar sacolas retornáveis,tem o combustível natural, que ajuda a diminuir estrago que os combustíveis fósseis estão fazendo,tem também o MDL:
mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) é um dos mecanismos de flexibilização criados pelo Protocolo de Quioto para auxiliar o processo de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) ou de captura de carbono (ou seqüestro de carbono) por parte dos países do Anexo I,preservar florestas,por que sabemos que um dia precisaremos delas,plantar arvores,evitar queimadas O aquecimento qlobal é um problema que afeta a todos!
maria daiane da silva basílio nº37  2º ano “c”
01/06/2010 11:57
De: John Albert
IP: 200.199.55.86

Como podemos diminuir o Efeito Estufa e as Mudanças Ambientais Globais?

O desenvolvimento tecnológico do homem nos últimos séculos foi baseado principalmente no uso de energia de combustíveis derivados do petróleo e carvão mineral. Estes combustíveis foram formados pela acumulação de matéria orgânica por longos períodos geológicos (da ordem de milhões de anos) que o transformaram em uma "sopa" de moléculas orgânicas ricas em energia. Ao serem utilizados, emitem carbono sob a forma de gás carbônico, que se acumula na atmosfera.
O acúmulo de gás carbônico na atmosfera provoca o aquecimento da superficie da terra, fenômeno esse conhecido como efeito estufa. Outros processos intermediados pelo homem também contribuem com emissões de gás carbônico e outros gases de efeito estufa para a atmosfera. Entre eles, o uso da terra, determinados processos industriais e o tratamento de efluentes e resíduos são as fontes de emissão de carbono para a atmosfera.
John Albert Mendes Alves   2° ''A''  N°29
27/05/2010 12:59
De: jessica maria
IP: 187.41.47.226

Efeito Estufa

As consequências do efeito de estufa serão sentidas tanto a nível global como a nível regional, afectando um pouco por toda parte os vários países.
O aquecimento global poderá levar à ocorrência de variações climáticas tais como: alteração na precipitação, subida do nível dos oceanos (degelos), ondas de calor. Assim é natural registar-se um aumento de situações de cheias que consequentemente irá aumentar os índices de mortalidade no planeta Terra.
 Uma profunda alteração do clima terá uma influência desastrosa nas sociedades afectando a produção agrícola e as reservas de água, dando origem a  alterações económicas e sociais.  
A maior parte dos gases de estufa têm fontes naturais , além das fontes antropogénicas, contudo existem potentes mecanismos naturais para removê-los da atmosfera. Porém, o contínuo crescimento das concentrações destes gases na atmosfera dão origem a que , mais gases sejam  emitidos do que removidos em cada ano.  
Tem havido um aumento considerável de 25% de CO2 na atmosfera. Os níveis de CO2 variam consoante a estação, sendo esta variação mais pronunciada no hemisfério norte, visto que apresenta uma maior superfície terrestre, do que no hemisfério sul. Este facto ocorre devido às interacções que ocorrem entre a vegetação e a atmosfera.  
Floriano peixoto Jessica 34, edilene 19, jadson 31; alexandrina 04, maria eliane
28/05/2010 16:03
De: Luana Mendes
IP: 187.41.50.94

Efeito Estufa

O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.O efeito estufa, embora seja prejudicial em excesso, é na verdade vital para a vida na Terra, pois é ele que mantém as condições ideais para a manutenção da vida, com temperaturas mais amenas e adequadas. Porém, o excesso dos gases responsáveis pelo Efeito Estufa, ao qual desencadeia um fenómeno conhecido como Aquecimento Global, que é o grande vilão.
Cabe aqui comentar que o efeito estufa não é um mal em si, pelo contrário, a humanidade, e a maioria dos seres vivos hoje existentes simplesmente não existiriam sem este fenômeno, pois a Terra teria uma temperatura média de cerca de 6 °C negativos. Esta seria, pois, um congelador de grandes proporções. O problema é o agravamento do efeito estufa e velocidade da mudança.
Série: 2° ''G''
Alunos: Adriano  N°:01
           Luana Mendes N°:43
01/06/2010 22:20
De: Hildilane Ferreira 'Nº 14' 2ºano"B"
IP: 200.202.207.98

Efeito Estufa

O efeito estufa sempre existiu deste que a Terra é Terra.
Nos tempos passados, ele era benéfico, porque retinha parte do calor do sol que penetrava no nosso planeta. Assim, ele evitava o congelamento e a extinção da vida por aqui.
Mas só que nos tempos atuais, a quantidade exorbitante de gases poluentes emitidos na atmosfera fez do efeito estufa um problema.
Temos que combater, portanto, essas emissões. Controlá-las, sabe? Isso não vai ser nada fácil, porque os maiores poluidores do ar, como os Estados Unidos, não quiseram diminuir as emissões de gases poluentes alegando que isso prejudicaria a sua economia.
Agora, nos resta tomar medidas como estas, para que a situação não piore ainda mais:
Consequências da ampliação do efeito estufa
- Aumento da temperatura do planeta
- Degelo das calotas polares
- Aumento do nível do mar
- Chuvas de monções
- Extinção de animais e plantas.
Maneiras de diminuir o efeito estufa
- Reflorestamento(floresta jovem consome mais CO2 do que as antigas)
- Fechar chaminés das indústrias
- Medidas obrigatórias determinadas pelo governo para reduzir os problemas.

-As mudanças climáticas globais têm se destacado como um dos maiores problemas que enfrentamos atualmente, e que iremos enfrentar no futuro próximo. Na verdade, as mudanças globais sempre ocorreram naturalmente na história do nosso Planeta, alternando ciclos de aquecimento e resfriamento. Esse processo possibilitou a formação da atmosfera e a estabilização da temperatura terrestre em níveis adequados à vida. Porém, desde a revolução industrial, no século XIX, houve uma queima muito grande de combustíveis fósseis com o lançamento de grandes quantidades de carbono para a atmsofera provocando uma aceleração no ciclo de aquecimento global, ou seja, o planeta está aquecendo mais rápido do que deveria.
01/06/2010 22:18
De: joão luiz sabino dos santos N28 série 2 ano 'A'
IP: 200.199.55.86

Como podemos diminuir o efeito estufa e as mudanças globais?

O desenvolvimento tecnológico do homem nos últimos séculos foi baseado principalmente no uso de energia de combustíveis derivados do petróleo e carvão mineral. Estes combustíveis foram formados pela acumulação de matéria orgânica por longos períodos geológicos (da ordem de milhões de anos) que o transformaram em uma "sopa" de moléculas orgânicas ricas em energia. Ao serem utilizados, emitem carbono sob a forma de gás carbônico, que se acumula na atmosfera.
O acúmulo de gás carbônico na atmosfera provoca o aquecimento da superficie da terra, fenômeno esse conhecido como efeito estufa. Outros processos intermediados pelo homem também contribuem com emissões de gás carbônico e outros gases de efeito estufa para a atmosfera. Entre eles, o uso da terra, determinados processos industriais e o tratamento de efluentes e resíduos são as fontes de emissão de carbono para a atmosfera.
O uso da terra provoca o desmatamento pela substituição das florestas por áreas produtivas com o consumo ou queima da madeira existente na floresta. Essa madeira é feita principalmente de carbono que depois de seu uso ou sua queima vai para a atmosfera. Alguns processos industriais, como a produção de cimento e papel, também emitem carbono para a atmosfera, aumentando o efeito estufa. O tratamento de efluentes e resíduos também contribuem para o aumento da concentração de carbono na atmosfera, seja por emissoes de gás carbônico nas estações de tratamento ou pela emissão de metano nos lixões e aterros sanitários.
Esses processos mediados pelo homem vem provocando mudanças significativas na composição química dos gases da atmosfera que podem estar comprometendo a vida na terra. Esse processo é chamado de Mudanças Ambientais Globais.
Por isso, quando falamos de Mudanças Ambientais Globais, a primeira coisa que nos vem à cabeça são as emissões de gás carbônico que são despejadas na atmosfera todos os dias pela queima de combustíveis fósseis. Sabe-se que as principais fontes deste gás (que por conseguir reter calor, ajuda a aumentar o Efeito Estufa) são a queima de combustíveis fósseis, as queimadas em florestas e os desmatamentos que tem ocorrido desenfreadamente em todo planeta.
26/05/2010 13:48
De: josé leoniel de oliveira
IP: 187.41.35.90

Efeito estufa

O aumento médio da temperatura do planeta tornou-se importante objeto de pesquisa. Os pricipais elementos responsáveis poe esse aumento são as intensas descargas de micropartículas a atmosfera, provenientes de das descargas vulcânicas e das frotas de veículos e idústrias, sobre tudo os grandes centros urbanos.
   A concentração de micropartículas  na atmosfera gera o ´´efeito estufa``, responsável pela concentração de calor na terra , fundamental para a vida dos reinos animal e vegetal. No entanto, o excessivo aumento de micropartículas, como o moxido de carbono[resíduo de queima de ombustíveis], vem contribuindo decisivamente para o aumento de calor, o consequente derretimanto das geleiras dos pólos e o aumento do nível do mar.
Pesquisas indicam que os últimos 20 anos foram mais quentes que os últimos 2 séculos. As geleiras passaram a derreter mais rapidamente e o fenômeno EL ÑINO passou a ocorrer com maior frequencia.
 Uma reportagem da revista veja, em 18 de abril de 2001, apresenta que, devido ao efeito estufa, e, consequentimente, ao aquecimento da terra, já são visíveis os recuos das geleiras em ambos os pólos. Entre 1978 e 1996, o Àrtico já perdeu 6% de sua área, um ritmo quatro vezes maior que o registrado por observadores do século  XIX.
  De acordo com Marcelo Gleiser, o aquecimento global já é um fenômeno concreto, afetando a sociedade e o equilíbrio acológico do planeta. Secas devastadoras, enchentes, tempestades violentíssimas e o aumento de doenças como a cólera e a malária são algumas das grandes consequencias. A população pode contribuir  comprando carros mais econômicos, utilizando transporte público, e sem dúvida precionando chefes de Estado e grupos empresariais a concientizar-se.
31/05/2010 09:45
De: Mariana Da Silva Felix
IP: 187.41.63.221

como diminuir o efeito estufa

O efeito estufa é uma das mas sérias causas do mundo, Podendo levar a decadência da humanidade, mas existem alguns evidencia para diminuir o mesmo, Irei abordar uma após a outra:
 
 
  1º Acabar com as substâncias gasosas que absorvem parte da radiação infra-vermelha.
  2º Acabar com o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), Perfluorcarbonetos (PFC's ) e também o vapor de água.
 
  3º Acabar com o  Clorofluorcarbonetos HFCs - Hidrofluorcarbonetos .
 
  4º Acabar com o  PFCs - Perfluorcarbonetos SF6 - Hexafluoreto de enxofre.
  Aluna:Mariana Da Silva Felix
  Série: 2º                          Turma: ''F''                                 Escola Estadual Floriano Peixoto
 Prof: Itamira                            Data: 31/05/2010
01/06/2010 17:08
De: maria clara santos de menezes
IP: 200.202.207.98

Efeito estufa.

O problema do aumento dos gases estufa e sua influência no aquecimento global, tem colocado em confronto forças sociais que não permitem que se trate deste assunto do ponto de vista estritamente científico. Alinham-se, de um lado, os defensores das causas antropogênicas como principais responsáveis pelo aquecimento acelerado do planeta. São a maioria e omnipresentes na mídia. Do outro lado estão os "céticos", que afirmam que o aquecimento acelerado está muito mais relacionado com causas intrínsecas da dinâmica da Terra, do que com os reclamados desmatamento e poluição  que mais rápido causam os efeitos indesejáveis à vida sobre a face terrestre do que propriamente a capacidade de reposição planetária.
Ambos os lados apresentam argumentos e são apoiados por forças sociais.
A poluição dos últimos duzentos anos tornou mais espessa a camada de gases existentes na atmosfera. Essa camada impede a dispersão da energia luminosa proveniente do Sol, que aquece e ilumina a Terra e também retém a radiação infravermelha (calor) emitida pela superfície do planeta.
28/05/2010 17:57
De: Eliane Elisângela de Moraes Pereira 2"B" N - 14
IP: 200.199.55.85

Como podemos diminuir o Efeito Estufa e as Mudanças Ambientais Globais?

                       
      Podemos diminuir o efeito estufa evitando a emissão de gases exorbitantes na atmosfera.Evitamos também quando andamos a pé ou de bicicleta,quando evitamos queimadas. . .
       Uma outra forma de evitarmos esse problema é orientando os donos de fabricas e indústrias a instalarem filroa nas chaminés de suas fabricas ou indústrias.Quanto ao problemas ambientais globais;nós devemos nos concientizar de que para que eles acabem ou diminuam,é necessário que nós deixemosde jogar lixos em encostas e ruas;deixarmos de poluir rios,lagos,etc.;deixarmos de acabar com as nascentes e deixarmos de destruir a fauna e a flora.
31/05/2010 11:07
De: dayana cabral da silva
IP: 187.41.6.5

Efeito estufa e as mudanças globais

Como podemos diminuir o efeito estufa e as mudanças globais?
R: não fazendo queimadas e tentar mobilizar as pessoas,os donos de industrias
Para não  queimar os Combustíveis Fósseis ,porque a maior parte de poluidores está
No Brasil.
Então se as pessoas conseguirem mobilizar outras pessoas e essas pessoas conseguissem mobilizar o mundo todo, não haveria tanta destruição e morte no mundo inteiro por causa do efeito estufa e as mudanças globais.
nome:dayana cabral da silva N:06
série:2 ano C
Escola Estadual Floriano Peixoto
Prof:Joselda
19/05/2010 17:42
De: josé ronei dos santos
IP: 200.199.148.94

Efeito estufa

A poluição atmosférica é uma das principais causas do aquecimento global. esta tal causa está se alastrando através de:gás carbônico. O desmatamento e as queimadas de matas, floresta etc...  também colaboram para este processo.
                                   escola: Estadual Floriano Peixoto.    
                                   Disciplina: Química                      Prof: Ingrid                Série: 2º  '' E''
                                              alunos: josé ronei   n:26
                                                         fábio           n:10
                                                         rodolfo        n:45
                                                         flávio          n:11
                                                         josias         n:29
Seu IP: 54.224.44.168 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)