APOSTILA DIGITAL PARA O CONCURSO DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

Tags: ministerio administrativo transportes
08/02/2010 20:42
De: Gouvêa Lobato
IP: 201.75.98.147

APOSTILA CONCURSO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES.


http://www.gouvealobato.com.br/
PARA OS CARGOS DE ANALISTA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO E AGENTE
ADMINISTRATIVO
LÍNGUA PORTUGUESA
Interpretação de texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentidos próprio e figurado. Ortografia. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Concordâncias verbal e nominal.
Regências verbal e nominal. Crase. Figuras de sintaxe. Vícios de linguagem. Equivalência e transformação de estruturas. Flexão de substantivos, adjetivos e pronomes (gênero, número,grau e pessoa). Processos de coordenação e subordinação. Sintaxe. Morfologia. Estrutura e formação das palavras. Discursos direto, indireto e indireto livre. Processos de coordenação e subordinação. Colocação pronominal. Equivalência e transformação de estrutura. Coesão e coerência textual.
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO
Administração Pública. Princípios Constitucionais de Direito Administrativo. Atos Administrativos. Agentes Públicos.
NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL
Dos Direitos e Garantias Fundamentais. Da Organização do Estado (Capítulos I, II e VII). Da Organização dos Poderes (Capítulo II – Do Poder Executivo). Das Finanças Públicas.
   LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA
Lei complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal. Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais. Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999 – Lei do Processo Administrativo. Lei 8.666, de 1993 – Lei das Licitações e Contratos da Administração Pública. Lei 8.429, de 02 de junho de 1992 – Lei da Improbidade Administrativa. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994 – Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Portaria MT nº 399, de 14 de julho de 2004 – Regimento Interno do Ministério dos Transportes.
INFORMÁTICA
Conhecimentos sobre princípios básicos de informática. Windows XP. Microsoft Office 2003:
Word, Excel e Outlook. Internet Explorer.
RACIOCÍNIO LÓGICO
Raciocínio lógico: estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio verbal. Raciocínio matemático (que envolva, entre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações nas formas fracionária e decimal; conjuntos numéricos complexos; números e grandezas proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem). Raciocínio sequencial. Orientações espacial e temporal. Formação de conceitos. Discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
Seu IP: 3.238.130.97 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)