Fórum para que os enxadristas esponham suas idéias e dúvidas.

Tags: brasil online forum jogo melhor jogar torneio xadrez xadres partida mundial
02/03/2007 19:37
De: Hévila (hevila_soares@hotmail.com)
IP: 189.12.243.49

Xadrez

adoro xadrez, sempre q posso eu jogo, por que eu exercito minha mente. Bjs para quem ler essa mensagem.
                       
               
17/03/2007 23:40
De: Zaragaia
IP: 200.100.181.138

XADREZ

Aprendi a jogar muito cedo com meu irmão. Na época li alguns livros e treinei com amigos para me aperfeiçoar. Atualmente tenho 33 anos e estou destreinada. Estou fazendo download para treinar x pc.
Fiz ETE GV em São Paulo depois de formada em ADM e me sentia um peixe fora d´água, porque só jogavam meninos e todos jovens. Eu era a única mulher que jogava e ainda por cima bem mais velha que todos. Mas valeu a pena voltar a jogar depois de tanto tempo. Agora estou trabalhando no interior de SP e não encontrei ninguém para jogar comigo. Os jogos on line não são a mesma coisa que a moda antiga com o tabuleiro e o adversário frente a frente com você. Gostaria de uma ajuda para organizar um campeonato municipal de xadrez aqui na cidade de MONTE ALTO -SP.
22/05/2007 01:35
De: Alexandre
IP: 201.58.171.153

Re: Duvidas

Você não possui algumas dúvidas. Você precisa é de aprender as regras para poder jogar. Aconselho que consiga alguém para lhe ensinar ou algum livro. Procure aprender todas as regras e não invente nada além das regras que aprender. Falo para não inventar nada além do que aprender por causa da sua pergunta se é necessário capturar alguma peça na promoção. Isso não existe, não faz sentido ter esse tipo de dúvida a menos que você esteja associando o xadrez com as damas em que a captura é sempre obrigatória. Simplesmente não procure nenhuma associação desse tipo! Xadrez não é damas!
Ao aprender as regras do xadrez, esqueça os outros jogos, procure aprender as regras do xadrez todas de uma vez e elimine qualquer dúvida.
25/11/2007 22:46
De: Wander (wferreirajr@gmail.com)
IP: 189.5.138.123

Re: Dúvida sobre regra

Olá. Todas as peças devem estar nas mesmas posições. Quanto à observação que tem na regra, é que só se considera a mesma posição se for a vez do mesmo jogador e as jogadas possíveis forem as mesmas. Assim, se todas as peças estão na mesma posição, mas antes era a sua vez de jogar e agora é a minha, a posição ainda não se repetiu, pois são posições diferentes. Do mesmo jeito, se da primeira vez que todas as peças ficaram nessas posições eu podia rocar e agora, depois que eu mexi meu rei e perdi o direito de rocar, as peças voltam para aquelas posições, não se considera que a posição é a mesma.
Na verdade, o empate só ocorre com base nessa regra em finais com poucas peças, em que um dos lados não consegue avançar e acaba repetindo os mesmos lances. Se seu adversário repetir também, o jogo empata. Mas os dois devem repetir as posições. Outro caso comum é quando quem está perdendo descobre um xeque em que você foge, mas leva outro xeque e volta pra onde estava. Ele repete o primeiro xeque e você vai para onde estava, e assim vai até repetir por três vezes a posição.
Na verdade o empate ocorre após a terceira repetição simplesmente porque o jogo não está indo pra nenhum lugar, vai tudo ficar na mesma, já que os dois jogadores só estão repetindo os lances.
28/01/2007 23:05
De: Helper
IP: 201.32.27.212

Re: Duvidas

Todo peão que chega até a oitava casa pode ser promovido para qualquer outra peça exceto (rei e peão claro).
Quem escolhe é quem promove.
Não tem como o peão chegar até a oitava sem se ter tomado alguma peça.
Seu IP: 54.83.81.52 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)