Fórum de discussão sobre o tema "O Uso Pedagógico da TV e Vídeo por Professores de Matemática"

Tags: educacao pedagogia
24/06/2005 14:59
De: Anna Clara S. Santos e Rousen Fairutte S. Martins
IP: 201.15.109.220-172.18.33.190

Participação

No primeiro filme "A Cela" assistimos a História de um presidiário e a situação em que ele se encontra. Vivendo naquele ambiente fechado, já estava sem motivação de viver, porém encontra na pintura uma solução para seus problemas. Por meio da pintura passa retratar seu cotidiano e se adapta mais com sua realidade. Este filme nos mostra que não devemos ficar parados diante das situações em que nos encontramos e nos isolarmos mais ainda do mundo. Devemos ter criatividade e liberdade de expressão para aproveitar todas as circunstâncias, pois quando se almeija algo deve-se lutar para conquistar.
No filme "Dr. Edgar, o Cuco" assistimos a História de um passáro que se sente inútil, por viver preso em um relógio e não poder viver como os outros. Com a chega de três filhotes sua vida passa a ter mais sentido uma vez que estes filhotes começam a mostrar uma nova realidade para ele. O Cuco se sentia triste pois não podia voar e esses animaizinhos mostra a ele que quando se quer algo nada é imposível, só basta tentar e usar a força da imaginação. Por meio do insentivo dos três passaros o Cuco passa a fazer coisas que não fazia e começa a viver outra realidade. Através desse filme percebemos que não devemos acomodarmos com um só estilo de vida, mas devemos sempre estar procurando novas fontes de conhecimento e novas mudanças para que nossa vida não entre em monotomia.
analisando esses filmes percebi que todos devem ter liberdade de serem livres e expressar a que pensam e também que não deve-se ficar parados diante das situações e sim lutar para conquistar uma vida mais digna e realizada.
O Uso Pedagógico do Video em aulas de matemática e nas demais aulas é fundamental pois mostra ao aluno um outro lado bom da televisão sendo esta não só um meio de diversão mas de conhecimento também. Por meio da televisão é possivel analisarmos diversas situações saindo um pouco da rotina e adiquirindo mais conhecimento.
Edited on Seg Jun 13 23:22:02 2005
15/10/2009 22:22
De: Christie Monteiro
IP: 201.8.198.50

Filmes para trabalhar com crianças do ensino fundamental

Gostaria de receber sugestões de filmes de diversos temas para trabalhar com crianças do ensino fundamental. Sou academica do curso de Pedagogia da (UFAM) e estou desenvolvendo um projeto coo o tema "Cinema na sala de aula: uma proposta pedagógica", e gostaria se possível uma lista de filmes para trabalhar com crianças.
28/06/2005 09:57
De: Claudimary
IP: 200.140.127.166-

28-06-2005

'Conforme já disse Moran \"O vídeo parte do concreto, do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos. Mexe com o corpo, com a pele -nos toca e \"tocamos\" os outros, estão ao nosso alcance através dos recortes visuais, do close, do som estéreo envolvente. Pelo vídeo sentimos, experienciamos sensorialmente o outro, o mundo, nós mesmos."
A linguagem audiovisual desenvolve múltiplas atitudes perceptivas: solicita constantemente a imaginação e reinveste a afetividade com um papel de mediação primordial no mundo, enquanto que a linguagem escrita desenvolve mais o rigor, a organização, a abstração e a análise lógica.
Obrigada pelas suas participações neste fórum pessoal!
Claudimary
01/07/2005 16:12
De: renato rodrigues aguiar (rodrigues_legal@hotmail.com)
IP: 201.15.81.212-

Filmes

    O filme a cela nos ensina que na vida temos que batalhar para a nossa felicidade,e que sempre à uma luz no fim do túnel. Ganhamos a criatividade para podermos utiliza-la de maneira adequada, como por exemplo: o cara que utilizou a sua criatividade para poder conseguir uma felicidade que para ele antes era impossível, mas com sua incrivel batalha, quando ele estava nas ultimas, pensando que nao tinha mais uma resolucao para o seu problema ele usou sua criatividade e foi criando um mundo cheio de fantasias onde ele sonhava estar e ele lutou, lutou, ate conseguir e nos mostrou que a vida é cheia de surpresas e que quando estamos la em baixo, que nada da certo, nao podemos desistir mesmo que nao tenha uma saida visivel nao podemos desistir porque a vida e so uma e é nós que à comandamos.
DR EDGAR O CUCO
  Esse filme nos mostra que o cuco tinha uma vida triste que ao mesmo tempo que ele esta preso ele esta souto, mas com a chegada dos filhotes ele foi encontrando a felicidade e a soberania, ele se empolgou tanto que o meio de vida dos filhotes era totalmente diferente da que ele vivia, entao ele começou a pesquisar tudo sobre o meio de vida dos filhotes (sobre o que eles gostavam, porque eles tinham um meio de vida totalmente diferente)e ai com isso ambos encontraram a felicidade e "viveram felizes para sempre".
13/06/2005 11:03
De: César Augusto
IP: 200.140.127.166-

Video

reconheço que alguns possuem a virtude de solucionar e ajudar certas situações de outras pessoas visando sempre em construir no caso do cuco ele teve o desejo de ajudar os passarinhos até eles tivessem maturidade suficiente para agirem por conta própria porem com a consideração de eles não esqueceram do cuco e adotaram como seu tutor legitimo assim somos nós tambem adotamos nossos verdadeiros tutores que iram nos formar profissionalmente.
Seu IP: 23.20.157.174 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)