Como gestora de escola pública, preocupada com o desenvolvimento das crianças atendidas na "nossa" escola, criei um projeto de leitura que envolvesse as turmas de ciclo, 3ª e 4ª séries. Iniciei este projeto em setembro, mas estou conseguindo desenvolvê-lo melhor no turno da manhã, pois estou participando do Curso de Telemática à tarde. Sabemos das dificuldades que as crianças têm em leitura, portanto, elaborei este projeto com o principal objetivo de oportunizar o acesso aos livros paradidáticos de forma prazerosa, sempre levando uma breve biografia dos escritores. Iniciei com Cecília Meireles e Ana Maria Machado. Chego à sala de aula com uma caixa de sapato decorada, onde as crianças precisam falar a palavra mágia que é o título do projeto e a partir daí desenvolvo de acordo com o poema, livro ou texto que vou trabalhar. Ao chegar na porta da sala as crianças ficam curiosas aguardado as novidades. Tempo médio em cada sala é de 30 à 40 minutos, em 3 salas pela manhã. Como disse, estou vice-diretora e o tempo torna-se curto, mas tenho planos para ampliar com as professoras no próximo ano.

Tags: leitura turma
09/09/2014 16:02
De: guilherme
IP: 179.119.27.62

Projetos escolares

                              Ruzumo:A descoberta e aplicação do raio X
Poucas descobertas poderão apontar-se na história da Ciência, com tão grandes repercussões na evolução dos conhecimentos científicos e de que tenha resultado uma enorme contribuição para o bem-estar da Humanidade, como a descoberta dos raios-X
pelo Físico Alemão Wilhelm Röntgen, em Novembro de 1895. Particularmente, na história da Medicina representa um marco imperecível que deixa para trás períodos de hesitações no campo do diagnóstico, abrindo caminho para novos horizontes, como no campo da terapia, sendo a Radiologia, provavelmente, a especialidade médica que maior evolução registou.
Uma das primeiras aplicações dos raios-X a ser usada em Medicina foi a radiografia, que permitiu um registo permanente da imagem. Em Portugal, as primeiras radiografias foram obtidas em 3 de Fevereiro de 1896 pelo Professor Henrique Teixeira Bastos, em Coimbra, cerca de três meses após a descoberta de Röntgen. Resultados semelhantes foram obtidos, no mesmo ano, em Lisboa, pelo Médico Virgílio Machado, em colaboração com o Fotógrafo profissional Augusto Bobone, e no Porto pelo Dr. Araújo e Castro com o Fotógrado Emílio Biel. Nos primórdios da Radiologia Portuguesa verificou-se a colaboração de um investigador, Médico ou Físico, com um Fotógrafo, paralelamente ao ocorrido noutros países.
Neste trabalho é evocada a descoberta dos raios-X, seus antecedentes e estudos posteriores sobre a sua natureza, propriedades, evolução da instrumentação utilizada e formas de registo da imagem, bem como as principais aplicações pioneiras na Medicina.
Este estudo foi realizado considerando o período compreendido entre o final do século XIX e inícios do século XX (década de 30) no contexto internacional, focando a evolução da Radiologia Portuguesa no referido período, que conseguiu grande projecção internacional com a designada “Escola de Angiografia Portuguesa”, iniciada com a descoberta da angiografia cerebral pelo Dr. Egas Moniz em 1927, prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina em 1949.
 
Guilherme souza 9°B                 Pro: Celsiane
29/03/2014 00:24
De: VERA LUCIA DA SILVEIRA
IP: 189.68.169.175

Poemas narrativos

Boa noite!

Sou professora do ensino fundamental e leciono para uma turma do 4ºano.
Gostaria de receber pelo e-mail, sugestões de atividades com poemas narrativos, para serem desenvolvidos no 1º e 2º bimestre.
Conheci alguns trabalhos desenvolvidos pela equipe e que me deixou fascinada com os critérios estabelecidos para a abordagem pedagógica.
Conto com a colaboração de todos.
                  Desde já agradeço!
11/03/2013 14:45
De: NOELI DE FÁTIMA BORGES (noilafa@gmail.com)
IP: 187.52.171.18

Re: Modelo de plano de aula do 5º ano

Gostaria de ajuda pois estou iniciando agora e preciso fazer um plano de aula de português sobre leitura e atividades relacionadas a ela e não tenho ideia de como fazer. Gostaria se possível me enviassem alguns modelos para que eu possa ter uma noção de como fazer. Obrigado pela atenção.
Seu IP: 54.91.9.248 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)