Como gestora de escola pública, preocupada com o desenvolvimento das crianças atendidas na "nossa" escola, criei um projeto de leitura que envolvesse as turmas de ciclo, 3ª e 4ª séries. Iniciei este projeto em setembro, mas estou conseguindo desenvolvê-lo melhor no turno da manhã, pois estou participando do Curso de Telemática à tarde. Sabemos das dificuldades que as crianças têm em leitura, portanto, elaborei este projeto com o principal objetivo de oportunizar o acesso aos livros paradidáticos de forma prazerosa, sempre levando uma breve biografia dos escritores. Iniciei com Cecília Meireles e Ana Maria Machado. Chego à sala de aula com uma caixa de sapato decorada, onde as crianças precisam falar a palavra mágia que é o título do projeto e a partir daí desenvolvo de acordo com o poema, livro ou texto que vou trabalhar. Ao chegar na porta da sala as crianças ficam curiosas aguardado as novidades. Tempo médio em cada sala é de 30 à 40 minutos, em 3 salas pela manhã. Como disse, estou vice-diretora e o tempo torna-se curto, mas tenho planos para ampliar com as professoras no próximo ano.

Tags: leitura turma
01/02/2008 08:40
De: maria das graças reis pereira
IP: 200.140.141.226

Plano de leitura e interpretação de texto

Sou professora de ensino fundamental e gostaria de receber um modelo de plano de leitura e interpretação de texto, pois estou tendo dificuldeades em elaborar um plano interessante que venha de encontro as minhas necessidades.
Obrigada!
Maria
15/08/2008 00:26
De: Carlos Eduardo Cruz Malfacini (cemalfacini@ig.com.br)
IP: 201.79.69.246

O Projeto de Leitura - idéias

Olá, visitei o site inforum.insite e vi um depoimento seu sobre o Projeto de Leitura "Abre Te Sesámo".Apesar de ser do sexo masculino, estou em sala de aula com uma turma de 3a série também. Aqui isso não é comum, mas como estou sendo efetivado através de concurso, aceitei o desafio. Só que minhas crionças têm muita dificuldade na concentração, devido a prazerosidade maior em conversar uns com os outros. Bom, estou precisando fazer algo, e como descobri o seu depoimento, pensei em lhe pedir umas idéias desse projeto, para que eu possa adaptar alguma (s) novidade (s) na realidade dos meus alunos.Se puder colaborar, eu agradeço muito.  
Prof. Carlos Eduardo Cruz Malfacini - Cachoeiro de Itapemirim - ES
10/08/2009 18:40
De: Eloisa Menezes Pereira
IP: 189.27.229.31

Re: Projetos em Língua Portuguesa


Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Interpretar e compreender o que o poeta pretende com as palavras-chaves do texto
-Sensibilizar-se com a leitura de um texto poético
-Conhecer o mundo através das experiências
-Brincar com as palavras criando textos e contextos
-Identificar  o parágrafo   de maior interesse
-Fazer da poesia motivo de apreciação lúdica e de produção de intertextualidade.
- Discernir o significado das palavras com sons e grafias  semelhantes .
Duração das atividades
6 à 8 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Estrutura linear do texto, clareza e fluência.
A palavra e seus variados significados
Textos relacionados à realidade do aluno, leituras variadas de textos poéticos.
Produção textual individual e em pequenos grupos
Atividades com palavras parônimas , homônimas ,parlendas e acrósticos Estratégias e recursos da aula
Ao estabelecer o objetivo do conteúdo a ser desenvolvido, o professor questionará sobre  o gostar de poesias e como construí-las.
Solicitará que  transcrevam algumas poesias  criadas ou não por eles e as leem para   a turma para apreciação.
Selecionará  as  mais  interessantes ,detectadas pelos alunos, e iniciaremos ,assim, a prática do  planejamento sobre o poetar...
O adolescente observará os  versos rimados,metafóricos. Fará uma relação dos verbos usados  com seus complementos(objetos direto,indireto).
Haverá distribuição aleatória de textos poéticos, em grupos pequenos efarão uma    leitura silenciosa e após, oral.
Terá questionamentos sobre o tema dos textos, os significados de palavras estranhas a fala dos alunos ,rimas , sentimentos relevantes apontados nos  poemas e a associação do título com o tema.
Cada grupo produzirá jogos de caça-palavras referentes a seu poema.
As atividades criadas serão imprimidas e repassadas aos demais grupos.
Serão  explorados  os  motivos diagnosticados para  que haja uma aprendizagem prazerosa,lúdica e inovadora.
As poesias serão expostas no mural da sala de aula para que,no recreio,sejam visitadas pelos demais colegas.
Recursos Complementares
Grupos pequenos
Leitura oral de textos poéticos
Discussão dos temas propostos
Comentário sobre o contexto
Análise interpretativa do conteúdo
Registro de críticas, descobertas, curiosidades, sugestões.
Organização de um  mural para expor os textos lidos e avaliados.
Avaliação
Avaliação: Será considerado produtiva , se os alunos demonstrarem interesse pela leitura e manifestarem vontade de poetar.
   
30/12/2007 17:59
De: Antonia dos Santos Oliveira
IP: 189.13.172.71

Projeto de Leitura

Gostaria de receber por e-mail modelos de projotos de leitura e escrita para alunos da 5ª série que estão com defasagem.Estarei trabalhando no planejamento do inicio do ano.Gostaria de levar algumas sugestçoes a minhas profª, pois estou na coordenação pedagógica do ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries, do 1° grau.
13/01/2009 20:36
De: Iracy Martins pessoa (laurarocha2008@hotmail.com)
IP: 200.248.230.242

Projetos de leitura

sou professors e interesso-me muito por projetos e como a leitura e a escrita são fundamentais para o crescimento do educando gostaria de receber material para enriquecer meus conhecimentos e poder assim contribuir mais para efetivar este crescimento
09/02/2009 14:25
De: vera mello (vera.1527@hotmail.com)
IP: 189.52.20.13

Re: Projeto leitura

gostaria de receber alguns modelos de projeto  de leitura para aulas de língua portuguesa do 8º e 9º ano.
       Desde já fico muito agradecida.
Seu IP: 54.161.105.216 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)