este fórum eu quero discutir os direito do idoso, discriminação, preconceito da sociedade e dentro de sua casa.

Tags: direito
11/03/2011 09:52
De: Flávio Medeiros Leandro de Castro
IP: 187.118.226.52

Mãe inválida e eu sem condições de arcar com as despesas, pois custa caro e estou desempregado

Tenho uma Mãe inválida, já não tem mais lucidez. Há 8 anos atrás foi internada numa clínica psiquiátrica pela irmã mais nova, que é médica e está com a curatela da Mãe das duas, ficando assim com o recebimento da aposentadoria da minha avó, que está em cerca de R$ 8.000,00 (oito mil reais). Aposentada como professora de francês pela CEFET. Quando da internação da minha Mãe, minha Tia Regina pediu-me para ficar com a curatela da minha Mãe. Eu aceitei, mas disse que não tinha condições financeiras para arcar com as despesas dela. Após 6 meses de internação, minha Mãe recebeu alta da clínica para ser cuidada com mais dignidade em casa de parentes. Como só tem a mim, e minha Tia não a queria de jeito alguma, resolveu pagar um abrigo para Idosos. Minha Mãe passou por 4, todos pediam sempre mais dinheiro e não a tratavam bem.
Minha Tia Regina até então me repassava cerca de R$ 2.000,00(dois mil reais) para os custos com minha Mãe. Há 4 anos minha Tia parou de ajudar em definitivo. Tentei acordo na Promotoria do Idoso e nada adiantou. Desde então eu paguei todas os custos como: 2 cuidadoras, remédios, alimentos, luz, água e a manutenção de tudo. Pois a coloquei em um apartamento adaptado e pude manter, sozinho. Mas agora estou desempregado, a curatela é PROVISÓRIA, contratei advogado para levar ao conhecimento do Juiz e nada. Hoje não tenho como pagar nem as compras de alimentos para minha Mãe e cuidadoras que se revezam para que ela possa viver dignamente e protegida. Ela tem esquizofrenia paranóide. Foi periciada pelo Hospital Psiquiátrico João Machado, o único com competência para responder às perguntas do Juiz sobre o estado de saúde da mesma.
Há 8 anos minha Tia, quando ainda falava comigo, entrou com uma ação para minha Mãe herdar a aposentadoria da minha Avó, ficar como dependente dela, para no caso dela - minha avó, vir a falecer, a aposentadoria ficar para minha Mãe e assim a mesma poder continuar sendo cuidada, pois minha Mãe nunca contribuiu com INSS e não tem nada, nem aposentada é. Não pedi aposentadoria por invalidez pois caso faça isso ela perde o direito ( se o tiver) de herdar a aposentadoria da minha avó. Fiz isso seguindo orientação de advogado.
Agoraa me encontro sem ter como cuidar, desempregado e a justiça não se manifesta. Por favor, me ajudem! Existe alguma Jurisprudência nesse caso?
Aguardo retorno,
Grato,
Atenciosamente,
Flávio Medeiros Leandro de Castro.
84-9982-4499 / Natal- Rio Grande do Norte.
20/01/2009 20:33
De: Emidio
IP: 189.102.15.220

Para Marcia lima

Se ela trabalhou na roça quase a vida toda ela tem direito. Primeiro procura o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Local e peça o papel que comprava que ela foi   lavradora. Eles dão informações. Depois leva isso no INSS. Se não conseguir entra na Justiça que um Juiz dá a ela a aposentadoria de um salário mínimo, porque na roça não precisava de ter 15 anos de Carteira...
Ou então peça o LOAS - que é um beneficio que só tem que comprovar que não tem renda familiar nenhuma. É para todos... urbanos e rurais.  Só que deve comprovar que não tem renda e ter mais de 60 e 65 anos idade.....
09/04/2009 13:45
De: alexandre
IP: 189.111.35.85

Re: Re: Re: Aposentadoria / como autonomo

Gostaria de saber como faço pra pedir a aposentadoria do meu pai.
Ele sempre foi autonomo e ja tem 60 anos completos e vai fazer 61 anos em 02/11/2009
quero saber se ele tem direito ele nunca contribui no inss mais paga imposto pra poder trabalhar na prefietura de serra negra-S.P
Quais os procedimentos que tenho q fazer?
27/10/2009 12:06
De: Fernando silva
IP: 189.72.149.139

Direito do Idoso

Meu pai tem 83 anos, e há 30 anos ele morra em uma área de terra que no qual entrou com invasor. Só que agora o Incra comprou toda área de terra, e que retira ele desse local por uma simples indenização de benfeitoria. Como eu faço para resolver esta questão. Meu pai não que sair das terras, tem como processa o INCRA com o estatuo do idoso. Por favor me resposta!!!!
09/12/2008 17:34
De: Ana Paula (professora.paula@bol.com.br)
IP: 200.162.246.12

Re: Dúvidas sobre aposentadoria

Elisangela,
Existe o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC-LOAS, que  é um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, pago pelo Governo Federal, cujo reconhecimento do direito é do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida digna.
QUEM TEM DIREITO AO BPC-LOAS:
- Pessoa Idosa - IDOSO: deverá comprovar que possui 65 anos de idade ou mais, que não recebe nenhum benefício previdenciário, ou de outro regime de previdência e que a renda mensal familiar per capita seja  inferior a ¼ do salário mínimo vigente.
Verifique junto ao INSS se o seu pai pode requerer o benefício.
Abraços
26/05/2009 07:59
De: sandra
IP: 187.27.200.15

INSS

BOM DIA, POR FAVOR MEU PAI NÃO SABE ONDE GUARDOU UM CARNÊ DE CONTRIBUIÇÃO DO INSS , PARA QUE ELE SE APOSENTE ELE PRECISA DO NÚMERO DESTE CARNÊ... COMO EU FAÇO PARA DESCOBRIR ESSA NUMERAÇÃO SEM POSSUIR ESTE CARNÊ??? POR FAVOR ME AJUDEM POIS ESTOU FICANDO LOUCA.... NÃO SEI MAIS A QUEM RECORRER..... OBRIGADO!!!
28/01/2010 01:27
De: Eder (edinhobh2010@hotmail.com)
IP: 189.48.30.248

Amparo

gostaria de saber se existe algum tipo de beneficio para quem cuida do seu idoso(pai ou mae) pois minha mae trabalhava, e por motivo de estar cuidando da minha avo, que esta acamada por ter amputado uma das pernas, e outros problemas de saude,nao esta podendo mais trabalhar,gostaria de saber se existe alguma lei que determine  alguma ajuda para pessoa que deixa seu emprego para cuidar do seu idoso? obrigado
02/12/2008 09:50
De:
IP: 189.79.92.164

DENUNCIA DE MAUS TRATOS

MORO NA VILA ZILDA E NA TRAVESSA EMANUEL BORJON , 34 VIVE UMA SENHORA DE NOME ISABEL.
ELA É MUITO IDOSA E VIVE EM CONDIÇÕES PRECÁRIAS .SEU FILHO USUFRUI DO BENEFICIO DELA E DEIXA ELA PASSAR ATÉ FOME . DENTRO DA SUA CASA O CHÃO CEDEU , O MATO ESTA CRESCENDO E ELA DORME NUM CANTINHO DENTRO DESTE QUARTO APENAS COM UM LENÇOLZINHO . JÁ ENTRAMOS EM CONTATO COM A POLICIA , REDE RECORD DE TELEVISÃO , CONSELHO DO IDOSO DA REGIÃO E NINGUÉM APARECEU PARA VERIFICAR EM QUE CONDIÇÕES ESTA SENHORA ESTÁ SOBREVIVENDO . POR FAVOR QUERO QUE ESTE CASO NÃO FIQUE OMISSO , POIS É A VIDA DE UMA PESSOA QUE SE DEDICOU TANTO  E AGORA RECEBE ESTE TRATAMENTO COMO AGRADECIMENTO .
18/09/2010 15:47
De: Ronny
IP: 187.9.235.167

Loas

O loas para deficiente mental é aposentadoria por invalidez ou é outro tipo de benefício!E também gostaria de saber se quando concedido é um benefício pra sempre ou esse tipo de benefício corta por um tempo!
Seu IP: 54.144.84.155 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)