Criar forum gratis
Compartilhar experiências de trabalhos ou projetos afro-sociais com crianças, jovens e/ou adultos, oriundos de famílias em situação de pobreza, auxiliados pela arte e cultura afro-brasileira.
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]

Veja mais: arte

Veja mais:

Mensagem

Influência da cultura africana na formação da cultura brasileira

De fernanda em 26/11/2007 12:34:23 a partir de 189.25.75.98

A Influência da Cultura Africana na Cultura Brasileira
A presença do negro africano na cultura brasileira, desde o século XVI, merece referência especial no interior dos estudos que tratam da questão da constituição de uma identidade lingüística brasileira. Não raro, temos observado que pesquisadores continuam apontando a escassez e, às vezes, a superficialidade de estudos que destacam a contribuição do africano para a língua do Brasil. Além do mais, mencionam que os estudos se restringem a revelar apenas a influência do negro africano e não o papel do negro na cultura e na língua em uso no Brasil.
Embora saibamos da imensa população africana, advinda para cá das diferentes regiões da África, é preciso esclarecer que os estudos salientam somente duas línguas africanas predominantes entre os negros no Brasil, que são a língua nagô ou ioruba, originária da região ocidental da África e a quimbundo proveniente de outras regiões.No Brasil, a população de negros africanos chegou a ultrapassar a casa de sete milhões de indivíduos à época da abolição, segundo alguns autores..
Não há como negar a influência africana no português brasileiro, principalmente, se levarmos em consideração que a presença de negros africanos em território nacional proporcionou um contato direto com os homens brancos e índios que aqui habitavam, refletindo diretamente sobre o comportamento social e a cultura, em geral.
É preciso considerar que os negros trazidos para cá, cada um com sua língua materna, sejam eles sudaneses, bantos, e, principalmente aqueles advindos de Moçambique e Angola conviveram diretamente com o branco e com o índio. Tal situação de convivência levou a freqüentes imitações e interpenetrações que podemos constatar lingüisticamente por meio de deturpação, desfiguração ou até mesmo alteração de fonemas, modificando-lhe articulações, simplificando a morfologia, reduzindo ou aumentando as flexões dos vocábulos. Foram as amas-de-leite ou as mães-pretas que, no contato com o recém nascido e com as crianças, ensinaram-lhes as primeiras palavras, fixaram-lhes as primeiras expressões lingüísticas e contaminam-nos com os valores de sua cultura. Da mesma forma, os negros e, particularmente as crianças negras, embora vivendo nas senzalas, trocaram experiências lingüísticas com as crianças brancas. Acrescente-se a isso o processo de miscigenação racial que conferiu ao negro importância social na formação histórica do Brasil. Como podemos observar, a interação social entre brancos, índios e negros caminhou simultaneamente com a interação lingüística e impulsionou, de modo particular, transformações profundas não somente, mas também na língua portuguesa transplantada para Brasil, desde o primeiro século em que europeus chegam em terra brasileira.
Por mais que se secundarize, não há como omitir a contribuição do negro africano para a cultura brasileira em seus diversos aspectos, entre eles, na língua, religião, música, arte, alimentação. Esperamos que, nesse momento histórico, de resgate da identidade do homem negro e dos menos favorecidos socialmente, resplandeça, no meio acadêmico, um espírito científico de isenção de atitudes que possam atenuar ou subtrair o mérito do negro na cultura brasileira.

Em resposta a:

Por favor preciso desse assunto o mais rápido possivel ME ENVIE!!!!!!...(ver)

Respostas:

Influencia da formação da cultura ocidental (katherine - 06/05/2008 16:10:18)
queria saber sobre a influencia da formação da cultura ocidental ! ...(ver)
queria saber se o negro tem toda a oportunidade de ter um direito do seu seculo...(ver)
me passa este texto pelo email, valeu. luis_vagalume@hotmail.com...(ver)
Influência da cultura africana na formação da cultura brasileira (alyne iara dos santos augusto - 07/04/2009 19:41:08)
a influencia da cultura africana é muito grande sem ela nos nao teriamos varias coisa da culturas deles ex:musica culturafeijoada a capeira e muito +++ entao de valor ao africano e ao0 negro entao nao seja racista pois o que vc faz com eles elkes popdem tambem fazer com vc entao nao faça pros out...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2014 -   http://www.insite.com.br