Eletromagnetismo e afins: ATERRAMENTO, fibras ópticas, ELETRÔNICA, sistemas de potência, eletrotécnica, qualidade de energia, ENERGIA, eletrônica digital, eletrodomésticos, descargas atmosféricas, máquinas elétricas, CEM(EMC), física/biofísica, etc... alert("Novo endereço dese forum: http://forum.insite.com.br/241"); document.location="http://forum.insite.com.br/241";

Tags: eletronica maquina
01/08/2003 12:59
De: Lucídio Serves (tecnico@sigelmaquinas.com.br)
IP: 200.103.159.58

Re: Re: Energia Eólica

Resposta para Tiago.
           Caro Tiago, A maioria dos ventiladores, utilizam motores com rotores especial para corrente alternada, não produzindo energia elétrica ao girar seu eixo. Os motores que produzem energia elétrica, são aqueles que utilizam escovas nos coletores, são chamados também de motores "universal", ou seja, trabalham com corrente contínua ou alternada.  
           Ao testar esses motores, poderemos sentir ao girar seu eixo, uma leve resistência mecânica, devido ao uso de imãs permanente em seu interior. Os motores de corrente contínua são largamente usados em brinquedos eletrônicos.
          Boa sorte,
          Lucídio Serves          tecnico@sigelmaquinas.com.br
 
03/09/2003 17:04
De: Lucídio Serves (tecnico@sigelmaquinas.com.br)
IP: 200.103.159.58

Chuveiro elétrico

Resposta para André Mário (31/08/03)Como Funciona o chuveiro ?
   A resistência elétrica de um fio condutor, e definida como bom ou mal condutor de energia elétrica, essa condução tem o nome de: RESISTÊNCIA ELÉTRICA, os fios de cobre tem resistência elétrica baixa, ou seja é bom condutor elétrico. Nas resistências dos chuveiros são usados materiais de baixa condução elétrica, isso causa a dissipação da corrente elétrica em calor. O material usado para a fabricação das resistências dos chuveiros são o NICROMO ou CROMEL entre outros. Exemplificando: a resistência elétrica dos chuveiros causa uma dificuldade para a energia elétrica percorrer entre um fio e o outro, essa dificuldade causa a transformação da energia elétrica em temperatura. OK ?  
        Lucídio Serves
25/11/2003 10:08
De: Rafael (rafaelmrocha@bol.com.br)
IP: 200.225.194.49-200.233.178.64

Exterminador de Insetos

Gostaria que me ajudassem a elaborar o circuito de um exterminador de insetos. Um eletrocutor. Sei que precisarei de um circuito inversor para que a voltagem chegue de 1000 a 3500V. Se alguém puder ajudar, muito obrigado...
24/10/2003 11:22
De: nilson
IP: 200.154.140.239-

Energia eólica

olá, como estão..
gostaria de informações e esquema para energia eólica quero instalar no meu sítio, nas proximidades de caxias do sul.
muito obrigado e meu cordial abraço.
18/12/2003 17:24
De: Lucídio Serves
IP: 200.103.159.58-

Re: Energia através de roda d agua

Resposta para Sílvio.
       A energia elétrica conseguida através da água(energia hidráulica)é a mais fácil e barata de se conseguir.
       Primeiro deve-se fazer um levantamento dos equipamentos que serão ligados no gerador que fornecerá a energia elétrica. Deve-se sempre levar em conta o volume de água disponível para a roda d´água, se o volume for grande, o melhor é usar uma turbina, pois o seu rendimento de força é melhor que a roda d´água, apesar de seu custo ser também grande.
       No levantamento do consumo de energia a ser consumida, deve ser evitado o uso de chuveiros elétricos, pois o seu consumo é bastante alto. Para as lâmpadas, usar sempre as do tipo "econômicas" ou seja, os modelos PL.
       Ao comprar o gerador de energia, dar preferência ao modelo que gere voltagem de 220 volts.
       Para instalar o gerador na roda d´água, observe o giro que o gerador necessitar para fornecer a freqüencia de 60 Hz, geralmente o giro deverá ser de 1.800 rpm, essa informação consta na plaqueta fixada no gerador. Para ter o giro necessário, primeiro deverá ser medido o giro no eixo da roda d´água, apartir daí, poderá ser calculado o tamanho das polias do gerador e do eixo da roda d´água, sempre lembrando que o gerador deverá girar na velocidade indicada na plaqueta instalada no gerador. Isso poderá paracer complicado, mas na realidade é muito simples, a loja que vende o gerador poderá dar explicações mais detalhada de como usar as polias do tamanho certo. As lojas de materiais elétricos que vendem motores, também vendem geradores.
        A energia elétrica extraída da força da água é mais barata e mais fácil que, por exemplo a energia EÓLICA. Essa sim, é mais complicada e cara de se conseguir.
        Abraços,  Lucídio Serves      
Seu IP: 54.224.137.45 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)