Sabemos que é extremamente necessário garantir o acesso de TODOS os alunos aos novos ambientes tecnológicos. Mas a garantia do acesso à tecnologia em si não basta. Nossa angústia está relacionada a COMO utilizar as TIC´s (tecnologias da informação e da comunicação), principalmente nos espaços escolares. Qual(is) é(são) a(s) exigência(s) do papel do docente frente às TIC´s?

Tags: professor
18/06/2004 23:49
De: Regilana Mello_04
IP: 201.5.51.48-

O docente e as TIC's

O educador não deve aceitar as TIC's de forma irrestrita, tampouco rejeitá-las, pois são parte integrante do cotidiano da sociedade.  Ele deve procurar conhecê-las a fim de atender suas limitações e possibilidades e gerar em seu aluno não uma condição de escravo das tecnologias, mas de consciente usuário e gestor de novas TIC's.
17/06/2004 19:28
De: Carina
IP: 152.92.162.233-

Comentario

Num mundo indiscutivelmente globalizado, acompanhar todo um desenvolvimento tecnologico acaba por nos ser inevitavel. Isto porque não são somente economias que se encontram interligadas , são visões de mundo, são culturas, são atitudes , gestos, palavras. Assim, acompanhar um avanco tecnologico e adquirir, junto a isso, uma serie de conhecimentos,conhecimentos esses muitas das vezes subversos. Cabe exatamente ai ao professor executar seu papel, papel este de fazer do aluno leitor critico e reflexivo do que lhe for transmitido.
16/06/2004 18:53
De: Myrcea de Souza - 4
IP: 152.92.162.159-

Tic's

A apropriação crítica do professor em relação sa tic's se permite a partir do momento que o docente se conscientiza de que sa tic's são uma realidade, e não sa ignora, e sim, tem interesse em conhêce-las. Para que ossa fazer um julgamento lúcido sobre sua utilização como um instrumento auxiliar a aprendeizagem. Dominando-as, e assim, apropriando-se delas
21/06/2004 18:59
De: Luciana Barros da Silva Farias (liguaxinim@bol.com.br)
IP: 152.92.162.168-

Tic's

Em primeiro lugar o que deve ser levado em conta é a condição social da comunidade existente,pois a escola deve ser um espaço em que haja uma troca entre alunos e professores.Porém não adianta haver tanta tecnologia se os objetivos principais não estão sendo atingidos;que são a qualidade da educação e a formação dos professores.Não devemos ter medo da tecnologia mas também deve haver uma educação de qualidade para que as crianças futuramente possam mudar a nossa realidade.
18/06/2004 18:00
De: Janice 3
IP: 152.92.162.160-

Fórum

É de suma importancia que o professor busque se interar permanentemente das novas tecnologias comucacionais.E para isso não precisa ser um gênio em informática, como disse Perrenoud em seu texto "O avanço do conhecimento e o desenvolvimento tecnológico", que o professor deve ser "um usuário em alerta, crítico, seletivo"; que ele busque o conhecimento ilimitado e não se detenha em respostas prontas;incentivando o pensamento crítco de seus alunos e fazendo-os refletir sobre suas escolhas e como essas novas tecnologias interferem, podem vir a interferir e como fazem a diferença dentro de suas vidas.Dessa maneira o  professor cumprirá o seu papel, de provocar oprtunidades para o desenvolvimento racional interado do aluno, onde este não só terá o acesso, mas também a participação nos novos ambientes tecnológicos.
17/06/2004 18:47
De: Fanny vasconcellos4
IP: 152.92.162.251-

As novas tic´s e os professores


  Os professores devem utilizar as novas tic´s de modo crítico,  sendo seletivos na escolha do que indicam para seus alunos, com o objetivo de integrá-los às novas opções tecnológicas.  Como parceiros, os docentes devem estar informados, aptos ao uso dessas novas tic´s para ajudar os alunos a construir o seu próprio saber.  Não perdendo de vista que é preciso valorizar mais o "homem" do que a "máquina".
17/06/2004 19:35
De: gisele coutinho
IP: 152.92.162.148-

O papel do prof. diante das tic's

O dever da escola é preparar para realidade social de cada época, mas ela acaba esbarrando em interesses políticos e na falta de recursos. por isso é dever do educador debater sobre a influencia da tecnologia, pontos positivos e negativos, e se esforcar para tornar viável o contato dos alunos com as mais diversas formas de tecnológicas.
12/07/2004 09:32
De: Marilene da Silva.
IP: 200.151.121.160-

O professor e as tic´s

O professor deve apropriar-se das TIC's de forma crítica, consciente dos propósitos e possibilidades desses recursos, não apenas para acompanhar a “moda” ou as exigências do “mercado educacional”. É preciso dominar o conhecimento funcional para explorar melhor as possibilidades educacionais e interativas, permitindo que essas linguagens sejam um meio que favoreça a ação, a troca, o diálogo entre os sujeitos, emancipando-os do padrão passivo e receptivo do qual estão acostumados, podendo aplicar os conhecimentos e informações à sua realidade, além de comparar as realidades distintas, quebrando as fronteiras espaço-temporais.
21/06/2004 18:59
De: Luciana Barros da Silva Farias (liguaxinim@bol.com.br)
IP: 152.92.162.168-

Tic's

Em primeiro lugar o que deve ser levado em conta é a condição social da comunidade existente,pois a escola deve ser um espaço em que haja uma troca entre alunos e professores.Porém não adianta haver tanta tecnologia se os objetivos principais não estão sendo atingidos;que são a qualidade da educação e a formação dos professores.Não devemos ter medo da tecnologia mas também deve haver uma educação de qualidade para que as crianças futuramente possam mudar a nossa realidade.
17/06/2004 14:39
De: Talita Maximo4
IP: 200.216.11.23-

Docentes x TIC's


  As TIC's devem ser utilizadas nos espaços escolares como ferraments pedagógicas que facilitem a interação, cooperação entre docentes e discentes, facilitando assim, conseqüentemente, o processo educacional. O docente necessita além de ter um conhecimento abrangente em relação ao uso das TIC's, ele deve associar uma metodologia de ensino adequada a realidade das TIC's.
17/06/2004 18:15
De: Giselle de Souza Maria3
IP: 152.92.162.183-

Educação e tecnologia

O professor frente as TIC`s não precisa se portar como um adepto incondicional ou um radical opositor,contudo é necessário que ele tenha criticidade quanto ao uso das tais tecnologias observando suas vantagens e desvantagens em meio aos espaços escolares para fazer uso delas e despensá-las quando necessário for.
Também possuir uma cultura de informatização(ainda que seja básica) e se familiarizar com tais instrumentos favorecerá e facilitará seu trabalho de docente junto aos educandos despertando neles a curiosidade,a pesquisa e a crítica.
17/06/2004 18:22
De: Talita Maximo4
IP: 152.92.162.251-

Docentes x TIC´s


 As TIC´s devem ser utilizadas nos espaços escolares como ferramentas pedagógicas que facilitem a interação, cooperação entre docentes e discentes, facilitando assim, consequentemente o processo educacional. O docente necessita além de ter um conhecimento abrangente em relação ao uso das TIC´s, ele deve saber associar uma metodologia de ensino adequada a realidade das TIC´s.
Seu IP: 54.198.143.210 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)