Sabemos que é extremamente necessário garantir o acesso de TODOS os alunos aos novos ambientes tecnológicos. Mas a garantia do acesso à tecnologia em si não basta. Nossa angústia está relacionada a COMO utilizar as TIC´s (tecnologias da informação e da comunicação), principalmente nos espaços escolares. Qual(is) é(são) a(s) exigência(s) do papel do docente frente às TIC´s?

Tags: professor
18/06/2004 18:00
De: Janice 3
IP: 152.92.162.160-

Fórum

É de suma importancia que o professor busque se interar permanentemente das novas tecnologias comucacionais.E para isso não precisa ser um gênio em informática, como disse Perrenoud em seu texto "O avanço do conhecimento e o desenvolvimento tecnológico", que o professor deve ser "um usuário em alerta, crítico, seletivo"; que ele busque o conhecimento ilimitado e não se detenha em respostas prontas;incentivando o pensamento crítco de seus alunos e fazendo-os refletir sobre suas escolhas e como essas novas tecnologias interferem, podem vir a interferir e como fazem a diferença dentro de suas vidas.Dessa maneira o  professor cumprirá o seu papel, de provocar oprtunidades para o desenvolvimento racional interado do aluno, onde este não só terá o acesso, mas também a participação nos novos ambientes tecnológicos.
21/06/2004 18:59
De: Luciana Barros da Silva Farias (liguaxinim@bol.com.br)
IP: 152.92.162.168-

Tic's

Em primeiro lugar o que deve ser levado em conta é a condição social da comunidade existente,pois a escola deve ser um espaço em que haja uma troca entre alunos e professores.Porém não adianta haver tanta tecnologia se os objetivos principais não estão sendo atingidos;que são a qualidade da educação e a formação dos professores.Não devemos ter medo da tecnologia mas também deve haver uma educação de qualidade para que as crianças futuramente possam mudar a nossa realidade.
17/06/2004 19:36
De: Camila C. da Silva 03
IP: 152.92.162.235-

TIC'S

Os TIC'S facilitara bastante a vida do professor e do aluno, se forem bem usados. Para que isso ocorra e preciso remodelar a sala de aula, criar cursos para que o professor possa aprender a lidar com essa novidade e assim fazer um bom uso disso.  
15/06/2004 16:58
De: Valmir Henrique 4 (rocha16838@uol.com.br)
IP: 200.217.102.249-

O Professor e as TICs

Acredito que uma das principais caracteristicas que um professor deve ter é ser curioso.Estar sempre disposto a conhecer o novo e através do novo reoganizar seu plano de aula, ajustando-o aos novos materiais de apoio que encontrar em suas pesquisas.Dessa forma deve ser com as TICs.Não importa se ele tem conhecimento prático ou não.O que importa é estar disponivel a aprender para ensinar.Se novos elementos podem ser acrescentados ao conteudo escolar, de forma positiva para o desenvolvimento do aluno,através do uso das TICs, o professor deve ter uma postura receptiva e investigativa para uma nova forma de trabalho.  
17/06/2004 18:37
De: Maria Cecilia Turma:3
IP: 152.92.162.237-

Comentários

A priori é inegável que todo este avanço tecnológico, tem contribuido de forma positiva para um novo tipo de escola, de aluno e de professor.Não obstante, quem estiver fora desta nova realidade poderá ser considerado um "analfabeto digital".Aumentando o índice de segregação social no país.
Há também que haver uma ponderação na imbricação da tecnologia. Do contrário, os professores serão substituídos, conotativamente por estes avanços. A exemplo disso, temos o livro, que teve um papel importante na história da humanidade.No entanto, agora, e cada vez mais, nota-se o declínio ou relativização, devido a cultura áudio visual fomentada pela indústria cultural.  
17/06/2004 19:21
De: Leonardo Peixoto 03
IP: 152.92.162.239-

TIC´s

O Professor deve perceber o aluno. Não temos que, no momento, nos preocupar em COMO utilizar as TIC´s e sim, temos o papel de causar nas pessoas o questionamento. Fazer com que cada um pense sobre a direção que o avanço tecnológico está tomando. Trazer as TIC´s para a sala de aula pode ser muito bom, mas temos que analisar todos os aspectos, antes de enfiar as TIC´s "goela abaixo" dos alunos, esse papel pode-se deixar para a mídia ou qualquer outro meio que se interessa em fazê-lo, afinal meios são o que não faltam. O nosso papel é ajudar o indivíduo a deliberar sobre si. Temos que pensar com os alunos. A principal exigência do docente, frente a isso, é que ele não seja apenas um docente, mas que ele seja também pesquisador.
21/06/2004 18:59
De: Luciana Barros da Silva Farias (liguaxinim@bol.com.br)
IP: 152.92.162.168-

Tic's

Em primeiro lugar o que deve ser levado em conta é a condição social da comunidade existente,pois a escola deve ser um espaço em que haja uma troca entre alunos e professores.Porém não adianta haver tanta tecnologia se os objetivos principais não estão sendo atingidos;que são a qualidade da educação e a formação dos professores.Não devemos ter medo da tecnologia mas também deve haver uma educação de qualidade para que as crianças futuramente possam mudar a nossa realidade.
21/06/2004 18:59
De: Luciana Barros da Silva Farias (liguaxinim@bol.com.br)
IP: 152.92.162.168-

Tic's

Em primeiro lugar o que deve ser levado em conta é a condição social da comunidade existente,pois a escola deve ser um espaço em que haja uma troca entre alunos e professores.Porém não adianta haver tanta tecnologia se os objetivos principais não estão sendo atingidos;que são a qualidade da educação e a formação dos professores.Não devemos ter medo da tecnologia mas também deve haver uma educação de qualidade para que as crianças futuramente possam mudar a nossa realidade.
16/06/2004 18:53
De: Myrcea de Souza - 4
IP: 152.92.162.159-

Tic's

A apropriação crítica do professor em relação sa tic's se permite a partir do momento que o docente se conscientiza de que sa tic's são uma realidade, e não sa ignora, e sim, tem interesse em conhêce-las. Para que ossa fazer um julgamento lúcido sobre sua utilização como um instrumento auxiliar a aprendeizagem. Dominando-as, e assim, apropriando-se delas
21/06/2004 19:18
De: Liliane Silva - 04 (lilianefigueiredo.silva@bol.com.br)
IP: 152.92.162.155-

Tic's

O educador não deve considerar as tic's algo prejudicial ao seu trabalho de educador, e sim como uma ferramenta de implementação do conteudo, alem de facilitar a interaÇão dos alunos.
23/06/2004 18:54
De: ilana3
IP: 152.92.162.159-

Tics

É necessário que o educador seje um profissional aberto,para novas formas de se educar,que não se importe em trocar de lugar com o aluno para que haja troca.Precisa também ser crítico para selecionar conteúdos que realmente sejam importantes para o seu crescimento edo aluno
Seu IP: 54.225.47.124 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)