Criar forum gratis
Este fórum foi criado para pessoas interessadas na busca de soluções utilizando tecnologias de Automação industrial. Prof. André Pimentel
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem
Data: 19/09/2007 04:37:59
De: Filipe Átila
IP: 200.211.10.2

Diferença entre conversores e inversortes de frequencia.

Olá pessoal;
Trabalho na área de Manutenção Elétrica Industrial, sou Técnico em Eletroeletronica e atualmente cursando Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial.
O conversor de freqüência, também conhecidos como inversor de freqüência, são dispositivos eletrônicos que convertem a tensão da rede alternada senoidal, em tensão contínua de amplitude e freqüência constantes e finalmente converter esta última, em uma tensão de amplitude e freqüência variáveis.
A denominação Inversor ou Conversor é bastante controversa, sendo que alguns fabricantes utilizam Inversor e outros Conversor. Inerentemente ao projeto básico de um Conversor de Freqüencia, teremos na entrada o bloco retificador, o circuito intermediário composto de um banco de capacitores eletrolíticos e circuitos de filtragem de alta freqüencia e finalmente o bloco inversor, ou seja, o inversor na verdade é um bloco composto de transistores IGBT, dentro do conversor. Na indústria entretanto, ambos os termos são imediatamente reconhecidos, fazendo alusão ao equipamento eletrônico de potência que controla a velocidade ou torque de motores elétricos.
Eles são usados em motores elétricos de indução trifásicos para susbtituir os rústicos sistemas de variação de velocidades mecânicos, tais como polias e variadores hidráulicos, bem como os custosos motores de corrente contínua pelo conjunto motor assíncrono e inversor, mais barato, de manutenção mais simples e reposição profusa.
Os conversores de frequência costumam também atuar como dispositivos de proteção para os mais variados problemas de rede elétrica que se pode ocorrer, como desbalanceamente entre fases, sobrecarga, queda de tensão, etc.
Para demais contatos: filipeatila@uol.com.br

Respostas:

Diferença entre conversores e inversortes de frequencia. (GIOVANI giovannigiovani@rocketmail.com - 10/09/2008 06:58:44)
muito boa sua definição felipe.aproveitando a deixa,estou tentando voltar ao mercado de trabalho,e,gostaria de saber se voce tem algum softers de plc,softer de projeto eletrico industrial e residencial ou qualquer material neste sentido para me enviar em 0800.sou de contagem,mg.obrigado e fique com ...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2014 -   http://www.insite.com.br