Imagine como seria a reação dos personagens da obra "O Seminarista" inseridos na sociedade de hoje. Comente sobre os principais pensando no contexto socio cultural e político da época e no momento atual.

23/03/2008 12:26
De: Luane
IP: 201.50.219.38

O seminarista

Oiie
Veio aki pra pedir um grando favor
Preciso da analise do livro "o seminarista"
Urgentimente!
Eu li o livro
mas num sei como analisar!
Tipo: descrever personagens!
climax
enredo!
sabe... esas coisas
Sou horrivel em literatura!! =\
Mi ajuda aii!!
Por favor!!
23/10/2007 09:33
De: DENNIS
IP: 200.243.30.108, 200.243.30.2

O seminarista

continuando a mensagem
* queria a relaçao do autor(bernardo guimaraes) com a escola literaria;
*caracteristicas gerais do livro;
*tenaticas q aparecem no livro!
*contexto historico do livro
* estrutura narrativa que aparece no livro
* as figuras de linguagem q aparece e uma frase qe se encaixe a cada figura de linguagem
por favor me ajudem
preciso isso urgente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
obrigada
29/07/2005 08:39
De: FrEdErIcO< (frederico_rf@hotmail.com)
IP: 200.140.127.166-

O SeMiNaRiStA<

Eugênio, filho de fazendeiros, passa a infância ao lado de Margarida, filha de uma simples agregada da fazenda. Dessa convivência nasce o amor. Para evitar que o caso de amor progrida, os pais de Eugênio o internam em um seminário, obrigando-o a seguir a carreira eclesiática. O tempo passa mas Eugênio não esquece Margarida. Com a ajuda dos padres, seus pais inventam a notícia do casamento da moça, o que desilude Eugênio e o faz decidir-se pela vida de padre.
Certo dia,porém, ao voltar para a vila natal, ele é chamado a socorrer uma moça doente. Era Margarida. Ela lhe conta toda a verdade: tinha sido expulsa da fazenda, com a sua mãe, já morta, passava necessidades e não tinha casado com ninguém, pois ainda o amava. A paixão renasce com aquela visita e no dia seguinte os dois entregam-se ao amor.
Atormentado pelo remorso, Eugênio se prepara para rezar sua primeira missa quando alguém o chama para encomendar um cadáver que acabou de chegar à igreja. Era o corpo de Margarida. Eugênio não resiste ao choque e na hora da missa enlouquece!!! ***BiG_lOyDe***!!!!
16/05/2011 14:07
De: vinicius
IP: 200.155.136.10

O seminarista

1. Personagens - verificar se as personagens sofrem mudanças e se são aprofundadas psicologicamente ou são imutáveis e seu tratamento é superficial e exterior ou ainda, se delas se destacam apenas traços gerais e comuns ao grupo a que pertencem, como fofoqueira, o padre, a beata, a comadre, etc.
2. Tempo - observar a presença dos tempos cronológico (de relógio) ou psicológico (tempo inteiror da consciência) e a importância deles para a construção da sequência narrativa e das personagens.
3. Espaço - deve ser observado na perspectiva de sua relação com a personagem e de sua importância geral da obra. Importa estudar tanto o espaço físico ou geográfico (meio ambiente)
quanto o espaço social em que atuam (meio social) e observar até que ponto o espaço influência ou condiciona a ação das personagens.
4. Foco narrativo - verificar se o ponto de vista do narrador é em 1° ou 3° pessoa e em que medida essa opção atende melhor aos propósitos do narrador ou do autor. Observar também se o narrador interfere na narrativa com comentários, digressões, ironias, etc. e avaliar a importância dessas atitudes no significado geral da obra.
5. Estilo - devem ser buscados na obra traços que caracterizam o estilo pessoal do autor, por exemplo, certas construções frasais; o uso frequente de certas classes gramaticais; frequência e tipo de descrição; comparações e figuras de linguagem; ambiguidade; ironia; linguagem de acordo ou não com a variedade padrão; vocabulário elevado ou coloquial; gosto pelas frases curtas ou por períodos longos; etc.
6. Verossimilhança - deve-se averiguar o grau de coerência interna da obra, que garante a sua verossimilhança, isto é, sua semelhança com a verdade. Tal observação pode ser importante para perceber a filiação da obra a determinado movimento literário, Por exemplo: O Romantismo geralmente apresenta uma visão fantasiosa e idealizada da realidade.
7. Movimento Literário - os vários aspectos anteriores levantados deverão ser tomados em conjunto neste item, pois são eles, ao lado dos temas mais comuns a essas obras e da visão de mundo (ideologia) nelas expressa, que caracterizam a linguagem de determinado momento literário. Deve-
se verificar em que medida a obra em estudo corresponde aos padrões estabelecidos pelo movimento literário a que cronologicamente está relacionada ou representada uma fuga desses padrões.
8. Conclusões - neste item deve-se avaliar a importância e a contribuição da obra e do autor estudados à nossa literatura. Devem ser levados em conta aspectos como: o autor funda ou não uma nova
tradição em nossa literatura; se não funda, a que tradição está vinculado e que contribuições trouxe para o aprofundamento dessa tradição; qual o destaque deste escritor ou de sua obra no movimento literário a que pertence.
Seu IP: 54.198.147.79 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)