Imagine como seria a reação dos personagens da obra "O Seminarista" inseridos na sociedade de hoje. Comente sobre os principais pensando no contexto socio cultural e político da época e no momento atual.

16/11/2007 08:43
De: João Paulo
IP: 201.62.17.6

O Seminarista

Olá!!!
Por gentileza, poderia me passar isso que estou
pedindo, ainda hoje?
Se poder agradeço...
Preciso saber:
* Quais os Personagens da História.
* Tema abordado na obra.
* O espaço.
* Tipo de narrador(com uma passagem do texto).
* Mensagem da obra.
* Editora.
Abraços!!!  
05/02/2007 14:44
De: Gabriella
IP: 201.32.221.191

O seminarista

Por favro preciso que vcs me mandem urgentimenti...
*A descrição fisisca e psicológica dos personmagens.
*O tempo histórico e cronológico em que se passa a ação.
*o espaço onde se passa a ação.
*O tipo de narrador.
*os planos narativos.
*composição,
*linguagem,
*foco narrativo
obrigado pela atenção espero resposta..
por favor me ajudem.
é urgenti..
24/09/2007 18:26
De: Samara
IP: 189.12.232.227

"O Seminarista"

ola pessoal...
gostaria muito que vocês me ajudassem...
estou precisando do conetxto historico da obra;
relaçao entre, autor, Obra e vida;
Caracteristicas gerais da obra;
será que vocês poderiam me mandar isso ate o fim dessa semana..
tô precisando muito...
bjos !
desde ja agradeço !
29/07/2005 08:22
De: Vanessa Melo
IP: 200.140.127.166-

O seminarista

Naquele tempo era comum os pais decidirem o que os filhos deveriam fazer principalmente sobre o seu futuro não deixando escolhas, mas também o modo de cultura era toltalmente diferente tinham outras tradições, havia mais respeito pelos pais. Hoje em dia os jovens não tem masis esse respeito pelos seus pais, se os pais tentarem mandar os seus filhos para um seminario conserteza em alguns casos poderia haver um grande conflito familiar
23/04/2011 22:16
De: Gabriela (nanatopc@hotmail.com)
IP: 189.41.13.12

Trabalho de Literatura

Oi, tudo bom ?
Eu estou precisando dessas respostas para um trabalho de literatura sobre o livro O seminarista. Se você possuir as respostas das perguntas você poderia mandar para mim em meu e-mail ?
Muito Obrigada.
1. Personagens - verificar se as personagens sofrem mudanças e se são aprofundadas psicologicamente ou são imutáveis e seu tratamento é superficial e exterior ou ainda, se delas se destacam apenas traços gerais e comuns ao grupo a que pertencem, como fofoqueira, o padre, a beata, a comadre, etc.
2. Tempo - observar a presença dos tempos cronológico (de relógio) ou psicológico (tempo inteiror da consciência) e a importância deles para a construção da sequência narrativa e das personagens.
3. Espaço - deve ser observado na perspectiva de sua relação com a personagem e de sua importância geral da obra. Importa estudar tanto o espaço físico ou geográfico (meio ambiente)
quanto o espaço social em que atuam (meio social) e observar até que ponto o espaço influência ou condiciona a ação das personagens.
4. Foco narrativo - verificar se o ponto de vista do narrador é em 1° ou 3° pessoa e em que medida essa opção atende melhor aos propósitos do narrador ou do autor. Observar também se o narrador interfere na narrativa com comentários, digressões, ironias, etc. e avaliar a importância dessas atitudes no significado geral da obra.
5. Estilo - devem ser buscados na obra traços que caracterizam o estilo pessoal do autor, por exemplo, certas construções frasais; o uso frequente de certas classes gramaticais; frequência e tipo de descrição; comparações e figuras de linguagem; ambiguidade; ironia; linguagem de acordo ou não com a variedade padrão; vocabulário elevado ou coloquial; gosto pelas frases curtas ou por períodos longos; etc.
6. Verossimilhança - deve-se averiguar o grau de coerência interna da obra, que garante a sua verossimilhança, isto é, sua semelhança com a verdade. Tal observação pode ser importante para perceber a filiação da obra a determinado movimento literário, Por exemplo: O Romantismo geralmente apresenta uma visão fantasiosa e idealizada da realidade.
7. Movimento Literário - os vários aspectos anteriores levantados deverão ser tomados em conjunto neste item, pois são eles, ao lado dos temas mais comuns a essas obras e da visão de mundo (ideologia) nelas expressa, que caracterizam a linguagem de determinado momento literário. Deve-
se verificar em que medida a obra em estudo corresponde aos padrões estabelecidos pelo movimento literário a que cronologicamente está relacionada ou representada uma fuga desses padrões.
8. Conclusões - neste item deve-se avaliar a importância e a contribuição da obra e do autor estudados à nossa literatura. Devem ser levados em conta aspectos como: o autor funda ou não uma nova tradição em nossa literatura; se não funda, a que tradição está vinculado e que contribuições trouxe para o aprofundamento dessa tradição; qual o destaque deste escritor ou de sua obra no movimento literário a que pertence.
26/07/2005 09:31
De: Alice oliveira 2b
IP: 200.140.127.166-

Seminarista

o livro retrata a historia de  um seminarista que teve um amor proibido pelo fato de seu paisquerer que ele foce padre.
no mundo hoje os filhos sao muito revoltado pelos seus pais querem fazer o futuros deles.
23/05/2008 10:41
De: Roberta
IP: 201.58.161.183

Seminarista

preciso com urgencia do foco narrativo e do espaço de o seminarista de bernardo guimarães qual a perspectiva do autor e por que, se este interferi na narrativa com comentários etc., e a importancia disso no significado geral da obra. qual a relação do espaço com os personagens observando tanto o meio ambiental quanto o meio social e ate onde estes condicionam ou influenciam as ações dos personagens.
se alguem puder me ajudar ate amanha a noite no maximo, eu ficaria mto grata...
Seu IP: 54.161.249.135 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)