Imagine como seria a reação dos personagens da obra "O Seminarista" inseridos na sociedade de hoje. Comente sobre os principais pensando no contexto socio cultural e político da época e no momento atual.

16/05/2011 14:07
De: vinicius
IP: 200.155.136.10

O seminarista

1. Personagens - verificar se as personagens sofrem mudanças e se são aprofundadas psicologicamente ou são imutáveis e seu tratamento é superficial e exterior ou ainda, se delas se destacam apenas traços gerais e comuns ao grupo a que pertencem, como fofoqueira, o padre, a beata, a comadre, etc.
2. Tempo - observar a presença dos tempos cronológico (de relógio) ou psicológico (tempo inteiror da consciência) e a importância deles para a construção da sequência narrativa e das personagens.
3. Espaço - deve ser observado na perspectiva de sua relação com a personagem e de sua importância geral da obra. Importa estudar tanto o espaço físico ou geográfico (meio ambiente)
quanto o espaço social em que atuam (meio social) e observar até que ponto o espaço influência ou condiciona a ação das personagens.
4. Foco narrativo - verificar se o ponto de vista do narrador é em 1° ou 3° pessoa e em que medida essa opção atende melhor aos propósitos do narrador ou do autor. Observar também se o narrador interfere na narrativa com comentários, digressões, ironias, etc. e avaliar a importância dessas atitudes no significado geral da obra.
5. Estilo - devem ser buscados na obra traços que caracterizam o estilo pessoal do autor, por exemplo, certas construções frasais; o uso frequente de certas classes gramaticais; frequência e tipo de descrição; comparações e figuras de linguagem; ambiguidade; ironia; linguagem de acordo ou não com a variedade padrão; vocabulário elevado ou coloquial; gosto pelas frases curtas ou por períodos longos; etc.
6. Verossimilhança - deve-se averiguar o grau de coerência interna da obra, que garante a sua verossimilhança, isto é, sua semelhança com a verdade. Tal observação pode ser importante para perceber a filiação da obra a determinado movimento literário, Por exemplo: O Romantismo geralmente apresenta uma visão fantasiosa e idealizada da realidade.
7. Movimento Literário - os vários aspectos anteriores levantados deverão ser tomados em conjunto neste item, pois são eles, ao lado dos temas mais comuns a essas obras e da visão de mundo (ideologia) nelas expressa, que caracterizam a linguagem de determinado momento literário. Deve-
se verificar em que medida a obra em estudo corresponde aos padrões estabelecidos pelo movimento literário a que cronologicamente está relacionada ou representada uma fuga desses padrões.
8. Conclusões - neste item deve-se avaliar a importância e a contribuição da obra e do autor estudados à nossa literatura. Devem ser levados em conta aspectos como: o autor funda ou não uma nova
tradição em nossa literatura; se não funda, a que tradição está vinculado e que contribuições trouxe para o aprofundamento dessa tradição; qual o destaque deste escritor ou de sua obra no movimento literário a que pertence.
23/03/2008 12:26
De: Luane
IP: 201.50.219.38

O seminarista

Oiie
Veio aki pra pedir um grando favor
Preciso da analise do livro "o seminarista"
Urgentimente!
Eu li o livro
mas num sei como analisar!
Tipo: descrever personagens!
climax
enredo!
sabe... esas coisas
Sou horrivel em literatura!! =\
Mi ajuda aii!!
Por favor!!
25/08/2005 09:31
De: Sara 2a Palmeiras de Goías
IP: 200.140.127.166-

O Seminarista


 O seminarista trata sobre um amor proibido, que nem os sonhos conseguiu eternizar,por quantas foram as ciladas do destino que ate mesmo um amor inocente não quiz consagra. Os teus pais com um sonho de querer que um filho tornassem um padre que antigamente era uma das profissões mais belas, mais que separaria em si um amor.
 A mentira que foi a mais triste para ser ouvida pelo então apaixonado que sua linda ja teria se casado,foi então o tempo que o deixou mais aliviado esquecendo assim um amor que era bem apanhado, mais não era para ser e não  foi então o destino lhe deu mais uma opotunidade de ver a sua amada mesmo em uma cama desfalecida. E a morte lhe deu a mais triste despedida de fazer a ecomendação de sua mais linda anjinha.
Seu IP: 54.158.195.221 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)