Imagine como seria a reação dos personagens da obra "O Seminarista" inseridos na sociedade de hoje. Comente sobre os principais pensando no contexto socio cultural e político da época e no momento atual.

12/08/2005 09:19
De: Thaiomara Thales
IP: 200.140.127.166-

O seminarista

 BOM!O SEMINARISTA QUER NOS ENSINAR QUE ALGUNS AMORES SÂO IMPOSSIVEL,MAS NOS DIA DE HOJE NADA È POSSIVEL SE UM RAPAZ CHAMAR A MENINA P/ NAMORAR ,ELA VAI NEM QUER SABER DE ONDE ELE VEIO,SE ELE É BOM,SE TRABALHA,SE TEM DIGNINADE,ELAS SAI DE CASA SÓ P/ FICAR COM ELE.AGORA NA SOCIEDADE NÃO IRIA SER ASSIM SE O RAPAZ FOI SER PADRE E A MOÇA FALA-SE QUE O AMA,ELE LARGARIA TUDO P/ FICAR COM ELA,SE VALE-SE A PENA,E SE SEUS PAIS FALA-SE ALGUMA COISA ELES NÃO DAVA NEM MORAL,POIS OS PAIS DE HOJE NÃO CONSEGUE MANDAR EM SEUS FILHOS.                                       AGORA A POLITICA ESTA CADA VEZ FICANDO PIOR,E UNS FAZENDO MEN SALÃO OUTROS PEGANDO DINHEIRO E COLOCANDO NA CUECA E COMPRANDO UM CARRO ZERINHO,SAINDO DA FABRICA.BOM ELES ESTÃO PEGANDO ESSES DINHEIRO DE NOS,O DINHEIRO DE NOSSOS IMPOSTOS E GASTANDO COM ELES PROPRIOS.
12/08/2005 09:04
De: juliana monteiro 2a
IP: 200.140.127.166-

''O Seminarista''

Atualmente na nossa sociedade, os principais personagens,Eugenio e Margarida se sentiriam mais livres para viver um romance numa sociedade mais complexa, mais facil de viver, nao precisando fugir da realidade; infelizmente teriam de aprender a conviver com competividade para serem alguem com tantas desigualdades sociais, mas que na verdade tudo se tornaria mais facil num mundo globalizado. Eugenio nao precisaria necessariamente ser padr, porque hoje nao existe mais essa coisa de honrar familia, na nossa sociedade cada um faz sua vida independente de ordens familiares, cada um escolhe o que bem entende. Mas com certeza estranhariam tantas mudanças, porque Bernardo Guimaraes usava a natureza com alvo amigavel, as mossas sertanejas sao transformadas em incriveis mo0renas de alta sensibilidade e grande cultura, as fazendas eram os lares dos mais ricos de onde tiravam sua subsistencia. Atualmente somos muito consumidores, entao, a ambiçao e vulgar em grande maioria, visando a natureza como meio de trazer riquezas para fins economicos. A maioria do ricos nao vivem so de fazendas, mas sim de comercios e empresas e etc... As mulheres sao vistas como algo mais competente e responsaveis capazes de fazer o que os homens fazem. Se eugenio e Margarida fossem retratados em nossa epoca seriam maisd livres, mas teriam com certeza os altos e baixos assim como todos nos temos.
29/07/2005 11:34
De: Miriam 2'C
IP: 200.140.127.166-

"O Seminarista"

O livro fala a história de dois jovens que se apaixonaram. Mais os pais de Eugênio mandou ele p/ um seminário de padres, ele não queria mais eles obrigaram.Ele tentou de tudo p/ fugir de lá, mas não teve jeito.O pai de Eugênio mandou uma carta falando que Margarida Havia se casado.MAs isso não se passava de uma mentira.Como ele não sabia que era mentira,então ele se conformou em ser padre.Depois de muito tempo...Margarida morreu, e depois desse dia ele ficou louco..........
14/05/2009 13:24
De: JOELMA
IP: 200.206.224.168

Re: O cortiço

QUERO SABER QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIAPAIS DA OBRA?
PROTAGONISTA?
ANTAGONISTA/?
E QUAL O TEMPO EM QEU SE PASSA A HISTORIA?
CRONOLOGICO?
PSICOLOGICO?
03/09/2007 14:41
De: Jennifer (jennifer-suellen@hotmail.com)
IP: 200.217.88.233

Tudoo sobre o livro

Precisoo:
*Assunto
*mensagem
*enredo
*justificativa do título
*verossimilhança
*personagens
*espaço
*ambiente
*tempo
*narrador
*linguagem
*estrutura textual
*critica
* trama
*contextualização
*análise
*fatos da epoca
12/08/2005 09:14
De: Elke Mendes de Sousa
IP: 200.140.127.166-

Seminarista

Eles não conseguiriam adaptar no atual,porque tudo mudou as regras,a politica,a cultura,mas se eles estivesem no mundo atual seria mais facil no sentido das regras de seus pais,eles teriam mais liberdade de escolher seu destino.A cultura era bem rigorosa principalmente com os filhos,quando os pais queriam que os filhos fossem alguma coisa eles tinham que ser mesmo contra sua vontade e hoje em dia nada disso existe mais.E a politica hoje é uma vergonha comparando com a de antigamente que tinha leis mais rígidas ou você pagava pelo seu erro.
24/03/2006 17:33
De: Flavia
IP: 201.25.163.170-

SEMINARISTA

Oi pessoal...
preciso de uma ajudona d vcs...
minha professora deu um trabalho pra nos...
Eu preciso descrever os personagens principais e Identificar  as caracteristicas do Romantimos presentes na obra...
Se alguem puder m ajudar...
mto obrigada!!!
26/07/2005 15:33
De: Hanna Maiara (cassia_cris2005@hotmail.com)
IP: 201.25.71.30-

Re: O Seminarista

Na minha opinião é uma história de amor muito bonita,por mais que tenha tido um final triste!Nos dias atuais já não existe toda aquela pressão por parte dos pais em escolher o futuro dos filhos pois,agora os jovens tem direito de escolher aquilo que lhe convém!!!!!!!    
Seu IP: 50.16.112.199 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)