Imagine como seria a reação dos personagens da obra "O Seminarista" inseridos na sociedade de hoje. Comente sobre os principais pensando no contexto socio cultural e político da época e no momento atual.

03/09/2007 23:23
De: paulo henrique
IP: 200.167.195.81

O Seminarista

Olá...
por gentilexa estou precisando urgentemente de algumas informações sobre o livro O Seminarista.
as informações são as seguintes:
*Gênero
*Tipo de Romance
*Linguagem
*Estilo literário
*Algumas Características de estilo da obra, e também ao seu contexto histórico e Artístico, histórico e literário q o autor viveu.
*Espaço
*Personagens
 Protagonista
 Antagonista
*tempo
 Cronológico
 Psicológico
*foco narrativo
* tipo de narração
bibliografia do autor...
Por favor, é URGENTE
agradeceria receber estas informações até amanhã!
é um trabalho da faculdade.
Xau
e vlw!
18/05/2006 19:20
De: Pedro (pedro_trasmonte@hotmail.com)
IP: 201.27.140.212-

Personagens

Oi galera preciso de ajuda urgente!
preciso saber as caracteristicas fisicas e psicológicas dos personagens principais e secundarios da historia!
por favor preciso disso rapido
vlw ae
26/07/2005 09:15
De:
IP: 200.140.127.166-

Seminarista

O Seminarista - Bernardo Guimarães
           
Ambientado no interior de Minas Gerais, o livro narra a história de Eugênio, filho de fazendeiros, e Margarida, filha de uma agregada da fazenda, que se apaixonam. A ida para um seminário é a maneira encontrada pelos pais de Eugênio para separar o casal. A obra trata de diferenças sociais e preceitos morais, bem ao gosto do autor de A Escrava Isaura.
Em O seminarista, Bernardo Guimarães posiciona-se frontalmente contra o celibato ao contar sobre o amor impossível entre Eugênio e Margarida. Os dois se conheciam e amavam desde quando eram crianças. Mesmo forçado pela família a seguir a carreira de Padre, Eugênio continua a amar Margarida.
No seminário, travava uma verdadeira guerra contra o amor de Margarida. Apenas após oito anos sem vê-la, rezas, penitências e uma mentira de seus pais, de que Margarida havia se casado, ele consegui esquecê-la e ser, enfim, ordenado padre.
Quando é ordenado padre, Eugênio volta à sua terra natal para celebrar sua primeira missa, realizando uma vontade de seus pais.
O destino o faz reencontrar-se com Margarida, solteira, muito doente e na miséria. No dia seguinte, antes de celebrar sua primeira missa, ele é solicitado para fazer orações por um defunto, que ele descobre ser Margarida. Ela lhe conta toda a verdade: tinha sido expulsa da fazenda, com a sua mãe, já morta, passava necessidades e não tinha casado com ninguém, pois ainda o amava. A paixão renasce com aquela visita e no dia seguinte os dois entregam-se ao amor. Fica muito abalado, mas mesmo assim, prepara-se para rezar a missa. Quando Eugênio vai para o altar, tira sua batina, joga-a com força no chão e sai correndo pela porta principal da Igreja. Estava louco.
Atormentado pelo remorso, Eugênio se prepara para rezar sua primeira missa quando alguém o chama para encomendar um cadáver que acabou de chegar à igreja. Era o corpo de Margarida. Eugênio não resiste ao choque e na hora da missa enlouquece.
Em O seminarista, Bernardo Guimarães faz um típico romance de tese, querendo provar o equívoco do celibato religioso, que deforma o homem, e do autoritarismo familiar, que não permite ao jovem seu próprio caminho na vida.
03/08/2005 18:48
De: Tallita Amaral 2ºD
IP: 200.140.127.166-

O seminarista

Margarida:Moça pobre,de bons costumes,e decidida a enfrentar tudo e todos para conquistar sua felicidade.
Eugênio:Filho de Capitão Antunes,um homem muito rico e de muito poder. Tinha consigo uma paixão,mas,o medo o impedia de lutar.  
  Na época em que a obra foi escrita por Bernardo Guimarães,o contexto político e social era totalmente diferente.Naquela época os filhos tinham um certo respeito pelos pais,o que hoje não é muito comum.Eugênio e Margarida foram criados juntos,e o tempo fez que ambos se apaixonassem cada vez mais.Só que infelizmente era um amor com barreiras,logo muito novinho Eugênio por uma questão de costumes na familia foi mandado para um seminário,o que os distanciavam cada vez mais.Em uma de suas vindas a fazenda de seus pais para visita-los,despertou nele então a paixão por Margarida e vice-versa.Ao seus pais perceberem resolveram então afasta-los,pois não aceitavam a diferença de classe social entre eles.Eugênio,durante muito tempo obedeceu a opinião de seus pais mesmo não concordando, e quando resolveu então ir em busca de seu amor já era tarde demais.Margarida em seus braços faleceu...
  ->Nos dias atuais isto não é muito comum pois cada um faz o que o coração manda.É muito difícil um filho dar ouvido aos pais.Se fosse hoje Eugênio largaria o seminário e iria ser feliz com ela,independente da opinião dos outros.E,Margarida não iria morrer de amor por quem não estava presente,iria tentar a felicidade ao lado de outra pessoa.
25/08/2005 09:31
De: Sara 2a Palmeiras de Goías
IP: 200.140.127.166-

O Seminarista


 O seminarista trata sobre um amor proibido, que nem os sonhos conseguiu eternizar,por quantas foram as ciladas do destino que ate mesmo um amor inocente não quiz consagra. Os teus pais com um sonho de querer que um filho tornassem um padre que antigamente era uma das profissões mais belas, mais que separaria em si um amor.
 A mentira que foi a mais triste para ser ouvida pelo então apaixonado que sua linda ja teria se casado,foi então o tempo que o deixou mais aliviado esquecendo assim um amor que era bem apanhado, mais não era para ser e não  foi então o destino lhe deu mais uma opotunidade de ver a sua amada mesmo em uma cama desfalecida. E a morte lhe deu a mais triste despedida de fazer a ecomendação de sua mais linda anjinha.
Seu IP: 54.226.172.30 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)