Imagine como seria a reação dos personagens da obra "O Seminarista" inseridos na sociedade de hoje. Comente sobre os principais pensando no contexto socio cultural e político da época e no momento atual.

29/07/2005 08:39
De: FrEdErIcO< (frederico_rf@hotmail.com)
IP: 200.140.127.166-

O SeMiNaRiStA<

Eugênio, filho de fazendeiros, passa a infância ao lado de Margarida, filha de uma simples agregada da fazenda. Dessa convivência nasce o amor. Para evitar que o caso de amor progrida, os pais de Eugênio o internam em um seminário, obrigando-o a seguir a carreira eclesiática. O tempo passa mas Eugênio não esquece Margarida. Com a ajuda dos padres, seus pais inventam a notícia do casamento da moça, o que desilude Eugênio e o faz decidir-se pela vida de padre.
Certo dia,porém, ao voltar para a vila natal, ele é chamado a socorrer uma moça doente. Era Margarida. Ela lhe conta toda a verdade: tinha sido expulsa da fazenda, com a sua mãe, já morta, passava necessidades e não tinha casado com ninguém, pois ainda o amava. A paixão renasce com aquela visita e no dia seguinte os dois entregam-se ao amor.
Atormentado pelo remorso, Eugênio se prepara para rezar sua primeira missa quando alguém o chama para encomendar um cadáver que acabou de chegar à igreja. Era o corpo de Margarida. Eugênio não resiste ao choque e na hora da missa enlouquece!!! ***BiG_lOyDe***!!!!
28/05/2008 17:28
De: karyne
IP: 201.88.20.183

O seminarista

eu estou precisando de uma síntese literária sobre o livro e tudo mais como:
Narrador: personagem ou observador;
Tempo: Onde se passa a história;(Cronológico: Eventos, calendário, anos , meses, horas); (Psicológico: Vivência dos personagens, memórias do passado, presente, ou futuro).
Espaço: (Físico: acidentes geográficos e materiais com ação em países, regiões, cidades, florestas, paisagem, casas, decorações);   (Psicológico: Estado de espírito dos personagens, como dúvidas, angústias, incerteza que domina a mente, sonhos, recordações, simbologia dos objetos);
Social: Características culturais, sociais, políticas e moral.
Tipo de romance q ele é...
Falando sobre os personagens..
verossimilhança...
20/09/2007 20:39
De: Renata
IP: 200.181.211.195

O Seminarista de Bernardo Guimarães

oHHHHHHH.......
presizuuu orgentimenti entraga um trabalho de portugues sobre este livro (Seminarista Guimarães)
s professora pede:
Introdução
NaRRados
Tempo->da historia->psicológico cronologico
Espaço->físico->pisicologico->social
Personagens->suas caracteristicas->fisicas e psicologa
Discurso->direto->indireto
Focalização->inisciente->interna-externa
Linguagem->críticas presentes
Enredo
Considerações finais
Referencia Bibliográficas
Bom pessual conto com vCs precizuuu dissoooo urgentimentee é pra ontem kaoksoasokaokso brincadeira, mais presizu entrega amanha dia 21/09
Beijos
09/08/2005 11:42
De: núria
IP: 200.140.127.166-

O seminarista

Hoje acredito que seria mais facil, porque as pessoas opinam mais seus modos de pensar e agir ao contrário daquela época que os filhos tinham que aceitar as ordens dos pais sem poder opinar.Nos dias de hoje Eugênio quando percebeu que não queria mais ser padre teria largado e lutado para ser feliz com sua amada Margarida e enfrentado seus pais e Eugênio tanto Margarida não teria sofrido como sofreram por causa do amor proibido.
09/08/2005 11:40
De: ,uanderson
IP: 200.140.127.166-

Seminarista

margarida e eugenio  que  nao  pode  vivem  um  grande  amor  o  livro  retrata  um  grande  amor  inpossivel  despois.  de  muito  temtare .pelo  ki  semtia   um  pelo  outro.  eugenio  que   no  seminari  fazia  de  tudo  para  esqueçer  margarida   mas  o  amor  era  bem  mais  forte .  
   
Seu IP: 54.145.81.105 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)