A Ciência dos Fractais apresenta estruturas geométricas de grande complexidade e beleza infinita, ligadas às formas da natureza, ao desenvolvimento da vida e à própria compreensão do universo. Suas imagens são objetos abstratos que possuem o caráter de onipresença por terem as características do todo infinitamente multiplicadas dentro de cada parte.

Tags: matematica arte fractal caos
27/01/2004 17:07
De: mayumi
IP: 200.153.152.29-

Re: Re: Re: Inicial

 Oi Noemi...tudo bem??Sabe que gostei muito da sua dúvida...o Lercio e eu estávamos pensando em como respondê-la, e como te disse, não sei se tenho condições, mas vamos lá: olha só, os fractais possuem esse padrão de auto-similaridade, né?Então, a cada iteração do todo, a condição muda. É aí que o caos entra... pense: temos o fractal, masele sempre conterá o todo, pegue algumas imagens de fractais e verá que se vc olhar cada vez "mais de perto", o fractal terá uma outra configuração mas é o mesmo que o anterior, reproduzindo-se de modo diferente.Creio que é o caso de falarmos em atratores estranhos, que mudam o estado inicial x de um ponto para um outro indeterminado...assim, não podemos prever o que acontecerá futuramente...então um fractal que dispunha de uma  situção de padrã começa a se modificar, mas sendo sempre o "mesmo", coloco entre aspas , pois existe essa repetição, mas não é o mesmo...entende??Ai pessoal do fórum, ajudem!!rs
 Bom, desculpe-me se ainda não consegui esclarecer suas dúvidas, mas pergunte mais uma vez, mais duas vezes, quantas vezes for necessário...é assim que eu tb aprendo!
 Então, escreva qualquer coisa!
                      Mayumi
21/01/2004 07:28
De: Laércio (matherjus@bol.com.br)
IP: 201.4.232.78-

Re: Re: Re: Quem sabe faz!

 Mayumi,
 Tudo ótimo, ah! Eu também pretendo fazer o mesmo ajudar, só não o faço, agora, é porque ainda nem se quer fiz o projeto da monografia, quero amadurecer os meus conhecimentos.
 A moemi fez uma ótima pergunta sobre a relação de fractais e caos que pareciam contradição o que diz em seus aspectos da auto-repetição. Eu queria responder com muita segurança pensei em mandar um exemplo, só que não tenho certeza. Por isso mandarei pra você para ver se há verdade nisso: "A nuvem, por exemplo, ela é formada de flocos de neve que são fractais, mas é difícil olhar uma nuvem igual a outra, aí está o caos".
 Você pode organizar os mesmos fractais, matemáticamente, de uma forma que ninguém fez antes. Perceba isso quando pesquisa em vários sites e ver a mesma figura fractal feita de modo diverso (perceba, por exemplo, o conjunto de maldebrot veja se todos são iguais por aí, então eu acho que aí está o caos que provém da sua representação mais precisa que são os fractais...).
 Enquanto ao "estranho atrator" eu comecei a me lembrar o que dizia Mendel: "fator" quando se referia aos genes que hoje conhecemos bem... O "estranho atrator", na verdade na minha concepção, ou seja, conhecimento empírico, é as interações que se faz dando origem a fractais que se repetem até o infinito produzindo-se por auto-semelhança, ou seja, se você colocar vários intervalos e repetições no fractal ele tem que seguir o modelo matemático que você colocou e não pode fugir disto. O caos está na formação do fractal e ele só pode se repetir se colocares todos os dados, intervalos, cores, etc. Que um fractal anterior foi feito. Mas mudando pelo memos um dos requesitos, fora a fórmula básica, teremos o mesmo fractal de uma forma caótica...
 Espero que pelo menos dê para fazer uma reflexão sobre isso,
                                          Pelo amor aos fractais,
                                                                        Laércio
ps: não gostas de poesias? tentarei fazer uma poesia fractal, talvés goste.
Mando-te os anexos depois que o meu irmão reinstalar o office. Ele sempre se esqueçe no seu serviço... Ah! Eu moro no Maranhão e você em São Paulo não dá pra eu pegar na sua biblioteca. Por favor faça isso pra mim.
Seu IP: 54.162.220.219 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)