Canais  >> Cultura
Criar novo fórum     Gerenciamento     Painel de Controle     Minimizar
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Glossário
Termo Significado
Alberto Caeiro Heterônimo de Fernando Pessoa.
 
Aleister Crowley Mago ocultista com quem Fernando Pessoa manteve correspondência. Autor da famosa máxima "Do what thou wilt shall be the whole of the law." e do poema Hino a Pã traduzido por Fernando Pessoa (contido no prefácio de tratado "Magick in Theory and Practice" de Crowley). Conhecido como Mestre Therion - um dos seus nomes mágicos. 
Fonte: http://www.insite.com.br/art/pessoa/misc/crowleyenct.html
Álvaro de Campos Heterônimo de Fernando Pessoa. 
Antonio Tabucchi Italiano, nasceu em Piza em 1943. Autor do livro "Os Três Últimos Dias de Fernando Pessoa - Um Delírio". Ficção passada em Lisboa, novembro de 1935 contando a experiência de Fernando Pessoa recebendo a visita de cada um de seus heterônimos, revivendo momentos determinantes de suas vidas numa biografia imaginária. 
Fonte: Editora Rocco
Autopsicografia Título do poema de Fernando Pessoa que começa com "O poeta é um fingidor. Finge tão completamente, que chega a fingir que é dor, a dor que deveras sente."
 
Fonte: http://www.insite.com.br/art/pessoa/cancioneiro/143.html
Bernardo Soares Heterônimo de Fernando Pessoa, autor do "Livro do Desassossego". 
Leyla Perrone-Moisés Escritora e professora de literatura, autora de importantes trabalhos sobre Fernando Pessoa. Escreveu "Aquém do eu, além do outro" (ed. Martins Fontes), importante trabalho sobre o significado da obra do poeta. 
Quadras ao Gosto Popular Versos de quatro linhas de Fernando Pessoa com assuntos leves e rimados. Ex: "O moinho de café / Mói grãos e faz deles pó. / O pó que a minh'alma é / Moeu quem me deixa só."
 
Ricardo Reis Heterônimo de Fernando Pessoa. 
Tabacaria Título da poesia do heterônimo Álvaro de Campos que começa com "Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."
 
Fonte: http://www.insite.com.br/art/pessoa/ficcoes/acampos/456.html
Para sugerir novos termos para o glossário, significados, siglas, expressões e nomes relacionados ao fórum 'Fernando Pessoa' entre os dados abaixo:
Termo:
Significado:
Fonte: (caso não seja você o autor)
Seu e-mail: (opcional)