Criar forum gratis
"Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens." (Fernando Pessoa, em "O Eu Profundo")
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

Análise dos Poemas de Gonçalves Dias

De Harlei Cursino Vieira em 05/10/2007 16:41:26 a partir de 200.140.86.125
Antônio Gonçalves Dias (1823-64) nasceu no Maranhão e cursou Direito na Universidade de Coimbra, lá escreveu grande parte das poesias dos “Primeiros Cantos”, “Segundo Cantos” e “Últimos Cantos”, só mais tarde publicadas. Seus versos de canção do exílio: “Minha terra tem palmeiras / Onde canta o Sabiá / As aves que aqui gorjeiam / Não gorjeiam como lá....” alcançaram uma popularidade que talvez nenhum outros versos tenham alcançado na poesia brasileira; entretanto se são os mais conhecidos não sobrepujam o vôo altaneiro de outros poemas seus como: “Tabira”, “I-Juca-Pirama” e o inacabado “Timbiras”. Gonçalves Dias escreve sua obra dentro do movimento romântico que toma uma atitude de brasilidade dentro da nossa poesia inspirada nos acontecimentos decorrentes da Independência do Brasil e do Período Regencial, quando pela primeira vez o nosso país foi governado pelos brasileiros. Em 64 o poeta encontrou a morte em um naufrágio de navio, quando voltava da Europa.

Em resposta a:

Análise dos Poemas de Gonçalves Dias (Cristielle Santana - 29/08/2007 15:16:00)
Gostaria de receber as análises de alguns poemas de Gonçalves Dias, como; I-Juca Pirama Pedido Innocencia Desejo O orgulhoso O Somno Canção do Exílio Caxias Deprecação Leito de folhas verdes Marabá...(ver)

Respostas:

Resumo de poema tabira (Raissa Justino - 13/04/2008 22:54:06)
eu preciso do resumo para hj desculpe ter enviado a pergunta ssim de ultima hora ...(ver)
Análise dos Poemas de Gonçalves Dias (rafaela de sousa - 29/08/2008 09:20:10)
quero sempre as analises dos poemas de gonçalves dias..grato...(ver)
Análise dos Poemas de Gonçalves Dias (suellen alves - 23/09/2008 17:39:16)
por favor me mande a analise do poema timbiras ...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2017 -   http://www.insite.com.br