Insite Soluções Internet
Canais  >> Saúde
Criar novo fórum     Acesso ao Gerenciamento     Painel de Controle     Minimizar

Espaço debates, opiniões, apresentação de trabalhos, enfim, tudo que diz respeito aos escorpiões, desde sua biologia, comportamento, sistemática, controle e preservação das espécies inofensivas.

Atenção: Este Forum NÃO é para interessados em CRIAR Escorpiões com objetivos outros que não sejam de pesquisa e preservação.

É crime ambiental a criação em cativeiro de animais de nossa fauna silvestre!

QUER SABER TUDO SOBRE LACRAIAS?
CLIQUE AQUI
ESTE FORUM NÃO TRATA DE TATOOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Clique acima e informe-se na página do RENCTAS - Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres

www.escorpiao.vet.br

Conheça também nosso site sobre Morcegos

e dê uma nota para ele:

FAQ - Perguntas e Respostas
Pergunta Resposta
o escorpiao morre afogado? Sim. Escorpiões são animais terrestres e apesar de conseguirem ficar alguns minutos submersos eles podem morrer afogados. 
Gostaria de saber qual a quantidade de escorpiões por geraçaõ.  
a galinha come os escorpiões? sim, a galinha é um grande predador de escorpiões. Descobriram isso porque onde há galinhas livres nos quintais das casas, não há escorpiçoes
Nota do Site:
Em termos, galinhas são sim predadoras de escorpiões, porém um tem habitos noturnos outro diurno, portanto a chance de se encontrarem é pequena. Além do mais escorpiões normalmente se abrigam em substratos onde as galinhas não conseguem ciscar como monte de tijolos, telhas ou em entulhos.
William Henrique Stuz
 
Fonte: NOTA de William Henrique Stuz
A respeito da Cor do Escorpião:Ouvi Falarem que podem classificarem os escorpiões pela cor....Como por exemplo dizem aqui na minha região que o escorpião As variações de cores dentro de uma mesma espécies é muito comum, assim como as denominações regionais. Preconizou-se chamar de "escorpião amarelo" o Tityus serrulatus e de "escorpião marrom" o Tityus bahiensis. Acidentees com T.serrulatus ou escorpião amarelo são geralmente mais graves. 
Achei um escorpião de uns 8cm preto, sem abdomên, mas estou intrigado com um rabo fino que ele possui depois do abomen, que visivelmente não abresenta ferrão. Será que é um pseudoescorpião? Ouvi falar q os pseudos são pequenos. O que será? Estranho... relamente os pseudoescorpi~eos são muito pequenos. Tem foto? 
achei um escorpião, amarelo e preto listrado. Moro em Brasília. estou tentando identifica-lo. Quais seriam as mais prováveis para que eu procure? Por favor leve-o ao Centro de Controle de Zoonose do DF, lá com certeza eles irão identifica-lo com egurança 
ajuda urgente no combate, aluguei uma casa e recentemente soube que ela foi abrigo de escorpioes, matei 3 escorpioes amarelos e pelo barulho no forro da casa devem existir muitos mais, presciso saber onde procurar ajuda para combate-los com urgencia, Procure os órgão de saúde de sua cidade. O manejo, e não combate ( não existe até o presente momento nenhum veneno que tenha demonstrado eficácia ) 
Alguém conhece aldum livro que fala a respeito de escorpiões? The Biology of Scorpions - Gary A. Polis
Stanford University Press, Stanford, CA
Este é em nossa opinião  o melhor livro sobre escorpiões já editado no planeta até hoje ( 01/2004 ) . 
Anatonia dos Escorpiões A maioria das pessoas esta familiarizada com o formato de um escorpião, todas as espécies existentes se parecem.

Os escorpiões são considerados muito primitivos se comparados a outros animais terrestres
Além do mais os escorpiões são considerados os aracnídeos mais antigos encontrados até o momento.

Sua notória capacidade de evolutiva e de adaptação permitiu que sobrevivessem na superfície da terra por aproximadamente 300 a 350 milhões de anos após saíram do ambiente aquático.

Todos os escorpiões captam calor de fontes externas e são incapazes de gerar seu próprio calor. Em ambientes muito quentes eles possuem hábitos noturnos.

Algumas espécies de regiões temperadas e de florestas tropicais tem atividade durante parte do dia, uma vez que a vegetação densa impede que o calor excessivo do sol atinja o solo.

 
Apaceceram no banheiro, desde o anicio do ano passado, cerca de 5 escorpiões grandes e pequenos, do tipo amarelo?marrom. tenho meus netinhos em casa e são alérgicos. O que fazer? De imediato vedar ralos. Use aqueles ralinhos que giram. Notificar as auoridades sanitárias de seu município. 
Aperececeu em no banheiro Vedação de ralos e notificar autoridades sanitárias 
aproximadamente, quantas especies tem veneno ativo ao ser humano? Os escorpiões do gênero Tytius são os causadores deste tipo de acidente. As principais espécies são o Tytius bahiensis (escorpião marrom), Tytius stigmurus e Tytius serrulatus (escorpião amarelo). Este último é atualmente o causador do maior número de mortes, principalmente quando acomete crianças abaixo de 7 anos de idade.
Veja mais em http://www.cevap.org.br/?area_inst_web=escorpioes 
Aqui na minha cidade é comum um escorpião sem cauda. Ele tem ferrão? É perigoso? Provavelemente você está se referindo aos inofensivos pseudoescorpiões.
Mais sobre eles em http://ohioline.osu.edu/hyg-fact/2000/2062.html 
aranhas matam escorpioes algumas espécies são grandes predadoras de escorpiões 
Fonte: William H.Stutz
As lacraias sao tao venenosas quanto os escorpioes? A reproducao delas, como e? O veneno delas pode matar? Como fazer pra combater a infestacao desses bichos? Acidentes com lacrais são raros e geralmente sem maior gravidade, porém convém sempre procurar avaliação médica 
auxilio Olá,

o meu nome é Paulo Antunes estou a escrever de Lisboa (Portugal)

Tinha um terrário com um escorpião á cerca de 10 meses, também lhe chamamos lacráu (Buthus Occitanus) capturado em portugal,

fui de férias e não o vi durante 45 dias, quando regressei de férias, reparei que ele já não se encontrava no terrário, à a hipotesse de ter saido por uma abertura que tinha a tampa.

1) verifiquei a terra que existia no terrário e não encontrei restos mortais, terá se decomposto ao ponto de não deixar vestigios??? tinha lá bichos- de- conta e pequenas minhocas (1 ou duas).

2) Já procurei a casa completamente palmo a palmo e não o encontro, não procurei em sitios altos convencido que ele não sobe paredes e madeiras na vertical, é verdade ???  

3) Recomendaram-me a procurá-lo á noite com uma luz negra ou contratar uma empresa de desinfestação, qual das hipotesses lhes parecem melhor???

4) como posso capturá-lo ???

5) Que cuidados tenho que ter enquanto não o encontro ???  



Agradecia que me respondessem pois em Portugal o auxilio e informação para estes casos parece-me escasso, começo a não saber o que fazer.

o meu E-Mail pessoal é pauloaantunes@clix.pt

Um abraço

 
barabenizo vocês pela extensa lista de informações sobre o escorpião. valeu  
Bom, minha duvida nao e muito comum, bem, meu nome e victor e sou de osasco e estou fazendo faculdade de fbiologia e queria me especializar em escorpioes e penso em ate fazer uma viajem ate o atol das rocas onde ha um certo exagero de tityus bahiensi  
Capacidade de adaptação do escorpião Além da sustentação, o exosesqueleto rígido do escorpião age como um revestimento rígido, protetor cuja coloração geralmente condiz com o seu habitat. Isto fornece ao escorpião a capacidade de se camuflar.

A forma achatada dos escorpiões os permitem esgueirar por entre locais muito pequenos e apertados.

Sua capacidade de inocular veneno e seus fortes pedipalpos combinados com sua velocidade de reação a estímulos fazem do escorpião um predador formidável e perigoso.

Os escorpiões possuem uma das taxas metabólicas mais baixas do reino animal. Podem permanecer longos períodos sem se alimentar pois ao final de uma única refeição ( na qual ingeriu grande quantidade de alimento), conservam ao máximo energia evitando ao extremo se locomoverem, poupando assim energia para sua manutenção.

Os escorpiões do deserto são os artrópodes mais especializados em conservação de água.

O revestimento de seu exoesqueleto os torna impermeáveis evitando perda de líquido corpóreo.

A necessidade de água da maioria dos escorpiões do deserto é adquirida através de suas presas ou seja através de seu alimento.

Seus dejetos são extremamente secos devido ao elevado teor de nitrogênio e uma porção mínima de água.

Respirar através de espiráculos minimiza substancialmente a perda de água através da respiração. Algumas espécies possuem membranas que cobrem as entradas dos espiráculos podendo fecha-las voluntariamente diminuindo ainda mais quaisquer perda de líquido.

Ao se refugiarem dentro de tocas, sob as pedras ou se enterrando no solo os escorpiões do deserto evitam os períodos mais quentes do dia este procedimento também minimiza a perda de umidade  
Classificação dos escorpiões A medida que pesquisadores aprofundam seus estudos sobre os escorpiões torna-se mais freqüente a necessidade de reavaliação e mudanças na sua classificação.

Infelizmente são pouquíssimos os pesquisadores trabalhando com escorpiões no mundo, no Brasil não seria possível enumerar uma dezena mesmo sabendo que no passado contávamos com os maiores expoentes da arcnologia mundial tais como Lutz, Wolfgang Burchel, Campos Mello, além do "pai" da terapia anti-escorpiônica Vital Brasil. O resultado deste desinteresse é a lentidão do processo evolutivo da sistemática atual.

Utilizando-se das características físicas e moleculares, pesquisadores já determinaram a classificação de 1500 espécies e sub espécies aproximadamente, dividas em 16 famílias:

1- Bothriuridae

2 - Buthidae

3 - Chactidae

4 - Chaerilidae

5 - Diplocentridae

6 - Euscorpiidae

7 - Heteroscorpionidae

8 - Ischnuridae

9 - Iuridae

10- Microcharmidae

11 - Pseudochactidae

12 - Scorpionidae

13 - Scorpiopidae

14 - Superstitionidae

15 - Troglotayosicidae

16 - Vaejovidae

Muitas delas são divididas em sub-famílias, que por sua vez se dividem em gênero, espécies, e em alguns casos subespécies.

Existe muita discordância entre os pesquisadores sobre a validade ou não das subespécies; alguns afirmam que a classificação atual de muitas subespécies esta pouco definida e muito subjetiva. Uma vez que as características físicas utilizadas para tal definição são muito pequenas e só podem ser observadas através de dissecação microscópica.

A separação de gênero em espécie deve ser motivo de investigações cuidadosas que requerem muita paciência e determinação. É sabido que a coloração e o tamanho de indivíduos de uma mesma espécie podem variar de acordo com os seus respectivos micro habitats e estas peculiaridades deve ser cuidadosamente avaliadas quando da classificação das espécies.

Uma diferença única e isolada não é suficiente para elevar um certo tipo de escorpião à condição de espécie.

Se houver aumento de interesse por parte de pesquisadores e principalmente fontes de financiamento para pesquisa, seguramente novas espécies de escorpiões serão descritas. A biologia molecular através do uso de PCR, ou análise de DNA tornou-se uma ferramenta de suma importância nesta tarefa.

 
com podemos previnir a entrada do escorpião nas casa ? Por favor veja em nosso site as orientações 
com que órgão do corpo do escorpião ele percebe seus predadores ? Por favor veja em nosso site em http://www.escorpiao.vet.br/natural.html 
Como acabar com as lacraias que aparecem no meu banheiro?  
Como diferenciar Tityus de Bothriurus Anatomicamente são bem diferentes, por favor veja as fotos em nossa página http://www.escorpiao.vet.br 
como e a açao dos varios tipos de venenos existentes? Ver em nossa página o item "História Natural" 
Como é a porção ventral de um escorpião? As formas das estruturas da porção ventral entre as pernas ( coxoesterno )dos
escorpiões são as mais utilizadas pelos para diferenciar famílias.

Os dois opéculos genitais ( fundidos cobrindo a abertura genital ) podem ser observados no centro do dorso imediatamente atrás e posteriormente ao externo.

Oito pequenas aberturas ( espiráculos ) localizados na parte ventral do mesosoma, transportam ar para os pulmões ( organelos respiratórios )

Uma vez que podem ser "fechados" em momentos de stress, estes espiráculos são extremamente eficientes e minimizam a entrada de partículas de pó no organismo  
Como é o ciclo reprdutivo do Escorpião Pandinus ? Sim, algumas se alimentam deles 
Fonte: William H.Stutz
Como é o acasalamento dos escorpiões? Os escorpiões tem um ritual complexo de acasalamento no qual o macho se utiliza dos pepipalpos para conter a fêmea e conduzi-la em uma "dança nupcial". Os formas e detalhes desta "dança" variam de espécie para espécie, e algumas ocorre até chamada " ferroada sexual" provocada pelo macho.


Uma das funções desta dança nupcial é a limpeza do solo para fixação do espermatófaro ( um estojo de quintina que contém os espematozóides - espermateca ) pelo macho.


Após algum tempo ( que pode durar horas ) o macho deposita o seu espermatófaro no solo, a fêmea é então conduzida até esta estrutura de forma que o mesmo penetra no seu opérculo genital localizado em seu abdome.
 
como eliminar escorpioes em casa? Favor verificar as orientações de controle em nossa página. 
como eliminar o escorpião, em casa  
como exterminar lacraias? Como este é um forum sobre escorpiões, sugerimos que busque informações sobre lacraias em http://www.google.com.br/ 
Como exterminar lacraias? Conte tudo sobre elas!  
Como faço para criar escorpiões como animal de estimação? a criação de escorpiões de nossa fauna é proibido por lei federal, apenas em casos de centros de pesquisa e instituições públicas é concedida autorização especial para captura e criação-reprodução destes aniamais para fins científicos e/ou de educação em saúde.
No entanto escorpiões exóticos são encontrados com facilidade em lojas especializadas. Nestas lojas você também encontra terráreos, alimentação viva e outro equipamentos para manutenção de temperatura e umidade do terráreo.  
como faço para eliminar as lacraias(Cryptops, Otostigmus e Scolopendra) que aparecem no banheiro do meu apartamento? Por favor consulte especialista nestes animais - nosso site é sobre escorpiões 
Como o escorpião ferroa? O processo utilizado pelo escorpião para provocar envenenamento é rápido e eficiente. Os musculoso metasoma é suspenso e o telson posicionado, para a introdução rápida e certeira do aguilhão no exoesqueleto ou pele do seu alvo. O escorpião deve perceber que foi certeiro, pois se o aguilhão não penetrar adequadamente o animal fará novas tentativas repetidamente até obter sucesso na inoculação do veneno.

As cerdas próximas ao ferrão são importantes sensores durante o ataque. Presas relutantes, que se debatem, serão ferroadas seguidamente enquanto estiverem seguras pelas pinças.

A quantidade de veneno injetada é controlada pelo escorpião; doses maiores para grandes animais e menos para as presas menores.

Algumas vezes o veneno não é injetado apesar da ferroada, este fenômeno é conhecido como "ferroada seca".

O ferrão pode se manter introduzido na presa por alguns segundos ou simplesmente ser espetado e retirado imediatamente, retornado a sua posição de ataque. Independentemente da forma como é utilizado o veneno faz do escorpião um predador extraordinário e eficiente, capaz de capturar presas maiores e mais perigosas do que o próprio.

 
como o escorpião paralisa suas presas? Presas menores são contidas com o uso das "pinças" e as maiores recebem uma bela ferroada e são paralizados com o veneno do escorpião. 
Fonte: William Stutz
Como posso acabar com escorpioes que moram em um local,e sempre aparecem de dia no mes novembro dezembro.Devo colocar um predador natural ou isso desequelibra o local? Predadores naturais e medidas com o objetivo de eliminar fontes de alimento e abrigos são as melhores soluções,infelizmente até o momento não existe nenhum veneno comprovadamente eficaz contra escorpiões 
Como posso fazer para evitar as lacraias que proliferam em minha casa? quais produtos auxiliam no combate/ por favor  
Como posso previnir que apareçam escorpiões na minha casa, pois já apareceram alguns? As medidas de prevenção podem ser consultadas em nossa página:
http://www.escorpiao.vet.br 
como posso saber se um escorpião é venenoso ou não? Vai depender de onde vc mora, do estado, da região... na realidade só um especialista podera lhe falar se este ou aquele escorpião é de importância médico-sanitária. 
Fonte: William Stutz
como saber a idade de um escorpiao? Consulte um médico, não vale a apena saber sendo picado concorda? 
como saber distinguir os machos das fêmesa? Na grande amioria das espécies esta diferença não pode ser observada anatomicamente, em T.bahiensis é fácil fazer a diferenciação. T. serrulatus só existem fêmeas. Na maioria das outras esta didferenciação só é possivel dissecando o animal. 
como se dá a reprodução de escorpiõe do g~enero Bothriurus e Tityus? Ver nosso site "História Natural" 
Como se produz o soro antiescorpiônico?  
Criação de Escorpiões em casa. a criação de escorpiões de nossa fauna é proibido por lei federal, apenas em casos de centros de pesquisa e instituições públicas é concedida autorização especial para captura e criação-reprodução destes aniamais para fins científicos e/ou de educação em saúde.
No entanto escorpiões exóticos são encontrados com facilidade em lojas especializadas. Nestas lojas você também encontra terráreos, alimentação viva e outro equipamentos para manutenção de temperatura e umidade do terráreo.  
cuidados de enfermagem com picada de escorpião Por favor consulte o site do CEVAP
http://www.cevap.org.br/?area_inst_web=escorpioes 
Fonte: William H.Stutz
Difrenças anatomicas de escorpião do gênero Bothirius e de Tityus  
É verdade que o escorpião após dar uma picada ele morre? Não, ele não morre como as abelhas. 
È verdade que os escorpiões são os unicos animais que resistiriam à uma bomba nuclear? É o que dissem, eles e as baratas... 
Em Itaúna, MG, estamos com sério problema com escorpiões. Em Toda a cidade é possível se deparrar com escorpiões, nos dias mais quentes nossas casas são invadidas por eles. O que podemos fazer para eliminá-los ? Temos família, filhos pequenos e idoso  
em menos de uma semana apareceram dois escorpioes em minha casa. não sei a origem dos mesmos, mas imagino que tenham vindo de um matagal que tem em frente a minha residencia. o que devo fazer? Solicitar orientação aos órgãos de saúde de sua cidade 
Fonte: William H.Stutz
em quantas partes sedivide um escorpião?  
em que lugar do mundo existe mais escorpioes  
Em que regiões do Brasil encontramos o escorpião com mais frequência? Ele pode procriar no meio das grandes Metropoles? O que favorece o aparecimento de escorpiões e lacraias? Escorpiões são encontrados em todos os estados da União variando porém as espécies por região geográfica. Considerando apenas os animais de importância médico sanitária pode-se consultar em página http://www.escorpiao.vet.br/acidentes.html para se conhecer melhor esta distribuição.

Em relação às grandes metrópoles várias espécies se adaptaram tanto às áreas urbanas que pouco são encontrados em outras regiões, um exemplo clássico é o escorpião amarelo ( Tityus serrulatus ), animal muito mais encontrado nas cidades do que no campo, em particular em Minas Gerais.

Fatores bióticos e abióticos favorecem o aparecimeto de escopiões em residências onde encontra abundância de alimento, água e abrigo.

Veja medidas de controle em
http://www.escorpiao.vet.br/basico.html

Qualquer dúvida escreva para nosso Forum 
Em um bairro de minha cidade apareceram em troncos de árvores muitos escorpiões bem pequenos e sem o ferrão. São escorpiões mesmo? O que poderia ser? São com certeza pseudoescorpiões, animais inofensivos e raros.
Os Pseudoescorpiões
Semelhantes aos escorpiões, mas com abdômen mais curto e arredondado, desprovidos de ferrão, embora igualmente munidos de pinças ( pedipalpos ), os pseudoescorpiões formam 1300 espécies, agrupadas em quatro famílias.

Medindo menos de 1 cm, vivem ocultos na terra, sob pedras, cascas de arvores ou entre folhas mortas. São totalmente inofensivos, embora dotados de veneno que lhes permite paralisar suas presas. Mas, ao contrario das aranhas e escorpiões que o injetam, respectivamente, através das quelíceras e do ferrão na parte terminal do abdômen, os pseudoescorpiões o fazem com a extremidade de suas pinças. Alimentam-se de pequenos carrapatos e outros animais pequenos.

 
Encontrei um Com certeza absoluta, se tem asas, NÃO é escorpião - quem sabe uma tesourinha? 
Escopião é inseto?  
escorpiao Olá!Resido em Natal RN - há um ano sou de SP-SP e ontem a noite encontrei dos escorpioes dentro de casa, escorpiao pequeno da cor marrom, gostaria de saber o que fazer...confesso que estou em panico, pois nunca havia visto um escorpiao ao vivo. 
Fonte: Entre em contato com o CCZ de São Paulo
Escorpião é inseto? Não os escorpiões não são insetos, são arcnídeos. Uma olhada rápida e você notará que eles possuem 4 pares de patas e não 3 como os insetos. Esta é apenas uma das diferenças... 
Fonte: William Stutz
ESCORPIAO PRETO E VENENOSO  
Escorpião sobe em parede? Se a parede não for totalemte lisa  a resposta é sim e com muita facilidade 
ESCORPIÃO TEM ACESSO A OUTROS CÔMODOS DE UMA CASA ATRAVÉS DA ESCADARIA? OU SEJA, ELE CONSEGUE SUBIR UM DEGRAU DE CERCA DE 15 CMS? Sim, desde que a superfície não seja muito lisa. Já pensou na hipótese deste animal ter chegado via fosso de elevador(se houver) ou algum material de construção usado em reforma? 
Fonte: William H.Stutz
Escorpiões andam por estalações e tubulações eletricas? Tem risco de algum sair por tomadas destampadas, caixas de luz.... Sim eles podem usar estes trajetos 
escorpiões brasileiros são venenosos??? Nem todos os escorpiões representam risco para os humanos apeasr de todos poderem inocular veneno. Aas espécies relamente de importância médico-sanitária são: Tityus serrulatus, T. Bahiensis e T.stigmurus. Porém é importante salientar que qualque escorpião pode representar perigo para pessoas alérgicas.
Portanto em caso de acidente com qualquer escorpião procure orientação médica imediatamente. 
Escorpiões produzem sons? Aproximadamente 150 espécies de escorpiões são capazes de produzir sons ou esfregando partes do corpo uma contra a outra ou vibrando estruturas anatômicas.

Alguns Opistotamus esfregam suas quelíceras e o cefalotorax e produzem um som sibilante. Algumas espécies friccionam o telson no metasoma, pectíneas ao externo, e os pedipalpos ao primeiro par de patas.

Em nosso laboratório tivemos a rara oportunidade de manter um Tityus brazilae por mais de 3 anos e a qualquer toque em seu terráreo o mesmo vibrava suas pectíneas produzindo um som que em muito lembrava o de uma cascavel. Outros escorpiões literalmente batem o telson no solo. Estes sons produzidos parecem ter a função de intimidar agressores.

 
Escorpiões são todos perigosos? Absolutamente não, apenas algumas espécies representam riscos para humanos e outros animais. Portanto a maioria deles deve ser preservada. 
Fonte: William Stutz
escorpiões´são considerados insetos? Não, eles não são insetos, são aracnídeos 
estou com um escorpião pequeno dentro do carro, fora ter que vender o carro, como faço para me livrar dele? deixe o carro no sol - com provavelmente o bicho irá desidratar, e não deixe de avisar o comprador 
Estou criando um tityus bahiensis,vou coloca-lo em um aquario ,tem perigo dele escapar?ele sobe em vidros? Tem perigo sim, além do que a criação de animais silvestres é proibida por lei ambiental.
 
Fonte: William H.Stutz
estou fazendo um trabalho pro colégio e queria saber de q tipo de incetos eles c alimentam. obrigado c possivel enviar a resposta pro meu e-mail mais rápido possível  
Existe algum repelente eletrônico que afaste os escorpiões? Desconhecemos a existencia de tal aparelho 
Existe algum repelente para eliminar escorpião? Nao, apenas limpeza, eliminação de abrigos, fontes de alimentos e medidas mecânicas que impeçam os escorpiões de entrarem nas edificaões humanas 
Existe algum site que mostre fotos dos diferentes tipos de Escorpioes ? Alguns dos melhores sites sobre escorpões do mundo:

http://www.ub.ntnu.no/scorpion-files/links.php
 
Existe alguma chave para identificação de famílias de escorpiões disponível na internet? Não que eu saiba. Tem uma publicação do Lourenço que traz uma chave muito boa 
Fonte: William H.Stutz
Existe chave de identificação de famílias de escorpiões via internet? Infelizmente desconhecemos 
Faço um controle de insetos em minha residência, por isso não aparecem baratas ou outros tipos de insetos, apesar disso, um grande numero de escorpiões tem nos visitado, alguns pequenos e outros grandes. O que devo fazer ? As medidas anti-escorpiônicas podem ser encontrdas em nosso site 
foi achado um escorpiao no condominio onde moro,gostaria de saber como proceder para verificar se nao ha mais escorpioes e o que fazer para elimina-los e evitar novos bichos Entre em contato com órgão de saúde de sua cidade para que seja feita visita ao local e repassasdas as orientações adequadas para a situação. 
Fonte: William H.Stutz
fotos do escorpião e seu ciclo de vida  
fui picada por um escorpião e a única coisa que senti alem da dor intensa foi um leve formigamento. tomei analgésico mas não fui medicada por estar em lugarejo distante de pronto socorro. vinte e quatro horas depois o dedo em que fui picada ainda for  
Fui picado por um escorpião gostaria de saber se ficara alguma secuelas Sequelas após acidentes escorpionicos são ráríssimas. Já tivemos vários acidentes e deposi que o veneno foi metabolizado nada maias ocorreu. Em caso de dúvida consulte um médico. 
galinha come escorpiao  
Gostaria apenas de parabenizá-los pelo site, este site é excelente, é sem dúvida uma fonte riquíssima de informações! Gostaria de saber apenas quando as respostas não estão com a fonte identificada, é possível saber quem respondeu. Vejo que o Willia Obrigado pela força. Quando as respostas não são escritas for nós, citamos a fonte. Portanto mesmo as que não assinamos (em branco)foram por nós respondidas.
Atenciosamente
 
Fonte: William H.Stutz
gostaria de fotos sobre os escorpioes para poder edentificar o que apareceu na minha casa A maior galeria de fotos de escorpiões na internet pode esta no endereço http://www.ub.ntnu.no/scorpion-files/gallery.htm
Ajudaria muito saber qual a sua cidade assim poderíamos lhe indicar os escorpiões na galeria que predominam em sua região 
Fonte: William Stutz
Gostaria de saber como é a reprodução e a respiração dos PSEUDOESCORPIONIDA E O SCORPIONIDA Por favor veja em nosso site em http://www.escorpiao.vet.br/natural.html 
Gostaria de saber de tudo que precisa para criar um escorpião amarelo em minha casa. o que ele come, se precisa de água, de quanto em quanto tempo tem filhotes, etc. Criar escorpiões da fauna brasileira além de perigoso é proibido por lei e é crime ambiental 
Gostaria de saber mais sobre o Bothriurus araguayae  
Gostaria de saber onde posso comprar um escorpião aqui em Curitiba  
gostaria de saber se cachorros sao imune a este tipo de inseto Cães também podem ter complicações por envenenamento por picada de escorpião (uma observação, escorpiões são aracnídeos e não insetos, mas fique tranquilo, muita gente confunde)  
Fonte: William H.Stutz
Gostaria de saber se o Pandinus Imperator possui veneno ativo no homem, e qual seu grau de perigo?  
gostaria de saber se por ventura alguns escorpiões apresentam bioluminescência? Não escorpiões não apresentam bioluminescência, porém substâncias químicas em seu exoesqueleto fazem que ele "brilho" ao ser exposta a luz ultra violeta. 
gostaria de ter todas as informassões pssiveis para qriar escorpião. Sinto muito veio ao lugar errado, tente o IBAMA ou a Polícia Florestal ( E please melhore o português ) 
Fonte: Um escorpião
importância no meio ambiente e relação com a espécie humana  
k-othrine combate escorpião Não. Pode incluisive piorar a situação dada a ação irritante deste veneno 
Fonte: William H.Stutz
Lacraias - Algumas considerações LACRAIAS
Os quilópodos, conhecidos popularmente como lacraias e centopéias, possuem corpo quitinoso dividido em cabeça e tronco articulado, de formato achatado, filiforme ou redondo, permitindo fácil locomoção. As lacraias estão distribuídas por todo o mundo em regiões temperadas e tropicais. As lacrais que costumam provocar acidentes com maior frequência pertencem a três gêneros a saber: Cryptops, Otostigmus e Scolopendra. Devido à dificuldade em coletar quantidades adequadas de veneno, pouco se conhece sobre o mecanismo de ação, sugerindo-se atividade exclusivamente local.

Na maioria das vezes o quadro clínico é benigno, causando apenas envenenamento local sem maiores consequências, caracterizado por dor local imediata em queimação, de intensidade variável, acompanhada ou não de prurido, hiperemia, edema e com evolução para necrose superficial. Sintomas gerais eventualmente podem estar presentes, como cefaléia, vômitos, ansiedade, pulso irregular, tonturas, linfadenite e linfangite.

O tratamento deve ser basicamente sintomático, direcionado para o alívio da dor. Podem ser utilizados analgésicos sistêmicos, bloqueio anestésico local ou troncular e calor local. A assepsia com água e sabão é importante para prevenir a ocorrência de infecção secundária local. Quando necessário, indica-se o bloqueio anestésico, no local da picada ou no tronco nervoso, infiltrando-se lidocaína a 2%, sem vasoconstritor, 3 a 4 ml em adultos e 1 a 2 ml em crianças. Não se recomenda o uso de corticosteróides, anti-inflamatórios ou anti-histamínicos.

Fonte: Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos
Site: http://www.cevap.org.br/ 
Fonte: CEVAP
mesmo os escorpiões não venenosos, eles atacam? Atacam é forte, sim . todo escorpião ao se sentir ameaçado vai se DEFENDER, usando seu telson ( ferrão ) 
Fonte: William Stutz
Meu cao pode ter sido picado por um escorpiao do tipo amarelo, o q eu posso fazer? Em caso de acidente leve o animal para um médico veterinário imediatamente, ele saberá como agir 
Moro em Atlanta e constantemente tenho encontrado escorpioes no quarto dos meus filhos, o apartamento e todo carpetado e nao sabemos de onde os escorpioes estao vindo, estamos preocupados porque as criancas tem 1 e 3 anos respectivamente. O escorpia  
Moro em Brasilia, e capturei um escorpiao grande e aparentemente amarelo, onde devo leva-lo? Tenho uma filha de 7 anos e gostaria de saber que tipo de escorpiao anda entrando na minha casa. Comunique ao Centro de Controle de Zoonoses do DF 
no Brasil , aparecem essas especies que nao sao venenosas? Sim, a maioria de nossos escorpiões não oferecem risco ao homem.
Veja mais em http://www.cevap.org.br/?area_inst_web=escorpioes 
nome da criação de escorpião  
Notei que apareceu um escorpião amarelo em meu apartamento no memso local onde meu cão costuma ficar, e coincidentemente, meu cachorro estava com carrapatos. Isto pode ter atraído os escorpiões ou se apenas dedetizar o apartamento contra baratas, dei  
o uso de fonobarbitais inibe o veneno do escorpião,,,,e remédios tipo aas diariamente inibe o escorpião  
o escorpião é suicida quando se ve encurralado pelo perigo do fogo? Não o escorpião se suicida quando cercado de fogo, o qoe acontece é que na agonia de morte ele balança a "cauda" ( que não é cauda ), em desespero tentando se defender de um inimigo ( o fogo ). O escorpião morre por desidratação. 
Fonte: William Stutz
o escorpião é um animal em via de extinção Não, até onde sabemos não existem espécies de escorpiões em list de animais em risco de extinção 
O escorpião pode ajudar o homem em alguma coisa?  
o escorpião preto é venenoso? Depende da espécie. Vários escorpiões apresentam essa coloração alguns são de importância médico-sanitária outros não.
Por exemplo o Bothriurus araguayae tem coloração que varia de marrom claro ao prêto e é inofensivo, já o Tityus bahiensis pode apresentar estas mesmas variações e acidentes com ele podem ser graves dependendo da pessoa. 
Fonte: William Stutz
o escorpião se a pessoa for picada e não ir ao médico ainda tem chance de sobreviver? Só uma avaliação médico pode determinar a gravidade de um acidente com escorpião, o paciente DEVE ser encaminhado para um hospital 
Fonte: William H. Stutz
o escorpiao vermelho e venenoso? Me desculpe mas escorpião vermelho não conheço, talvez um marrom mais fechado. Só pela coloração não da para classificar um animal como de importância médica, precisamos de mais informações sobre o escorpião (região do país onde ocorre por exemplo).  
Fonte: William Stutz
o filhote tambem pode ser venenoso como o adulto? Sim os filhotes já possuem veneno, claro que em menor quantidade pois sua capacidade de armazenar o mesmo é reduzida, porém, em algums casos o efeito pode ser o mesmo, principalmente em pessoas alérgicas uma vez que o veneno passa a ser qualitativo e não quantitativo. 
O instituto butantã possui o soro contra picadas de escorpiões?  
o que acontece com um escorpião quando ele esta em perigo? O certo é levar a pessoa acidentada ao serviço médico, apenas uma avalição médico poderá descartar a necessidade ou não de uso de soro 
Fonte: William H.Stutz
O que é o opistosoma O opistosoma é composto pelo mesosoma ( pré abdome ) e metasoma, erroneamente chamado de cauda , ( pós abdome ). Sete tergítos se combinam para formar a parte dorsal do mesosoma. O tecido flexível que une as partes rígidas do exoesqueleto são denominadas membranas (pleura) intersegmental. O

Metasoma é formado por cinco segmentos arredondados que terminam com um bulbo chamado telson.

O telson não é considerado parte do metasoma. O aguilhão ou a parte inoculadora de veneno é chamada de acúleo ( ferrão ) e em sua porção arrendada estão as glândulas produtoras de veneno.

Uma pequena protuberância esta presente em algumas espécies e são usadas por taxonomistas como uma característica quando da classificação de espécies.

O metasoma não é uma cauda no sentido da palavra, mas uma continuação do abdome. Contém partes do intestino, nervos, artérias, veias e músculos além de sustentar o telson.

O metasoma é um órgão musculoso e além de ser usado para ferroar também é usado para cavar, higienização, equilíbrio e sustentação do animal.

A abertura anal esta localizada no tecido mole do quinto segmento, onde este se conecta com o telson  
o que fazer quando um escorpião pica um cachorro? Procurar orientação medico veterinária imediatamente 
O que o Prosoma O corpo é dividido em duas partes principais o prosoma (cefalotórax) e o opistosoma ( abdome) . Dorsalmente, o prosoma é coberto por uma carapaça. As quelíceras são parcialmente cobertas pela carapaça e projetadas para a frente.

As quelíceras são órgãos pré-bucais e são usadas para rasgar e triturar alimento; todos os aracnídeos as possuem.

Um par de olhos medianos e outros laterais, menores ( ao todo cinco pares ) estão localizados na carapaça. Os olhos medianos são órgãos muito primitivos, com capacidade de percepção de profundidade e espacial produzindo assim imagens visuais distorcidas. São muito sensíveis a luz. Seu propósito parece ser permitir orientação e para diferenciar luz e escuridão.

Os olhos laterais são até três vezes menores do que os olhos medianos e parecem reagir a estímulos mais rapidamente no escuro.

Aparentemente são os responsáveis pelo ciclo luz-escuridão e parecem serem reguladores do relógio biológico dos escorpiões.

Uma área foto sensível no metasoma foi descoberta recentemente em diferentes escorpiões . Sua função não foi ainda esclarecida.

 
o que sabe a respeito do efeito da cafeina em escorpioes?gostaria de me comunicar com pesquisadores de escorpioes Dsesconhecemos qualquer efeito da cafeina em escorpiões, por favor, se encontrar alguma informação a respeito nos informe.
Obrigado 
O que são as Pectíneas? As pectíneas são um par de apêndices com aparência de pentes localizados na porção ventral imediatamente após o último par de patas. Apenas os escorpiões as possuem. Estes órgãos sensitivos estão permanentemente em contato com o solo e são capazes de captar vibrações mínimas no mesmo e são ainda utilizados pelos machos para perceber a presença de ferormônios durante o período reprodutivo 
O veneno Bendiocarbe da Bayer ou melhor FICAM VC diz exterminar os escorpiões é verdadeira NENHUM veneno até o momento demonstrou eficácia no controle de escorpiões. 
o veneno do escorpiao pode matar um gato? Raramente acidentes escorpionicos matam animais domésticos, porém se o animal for portador de alguma doença cardíaca ou  alérgica a possibilidad existe. 
o veneno ou peçonha de escorpioes (artropodes )como pode ser usada na industria farmaceutica ?a  
oescorpião mata  
Oi se possível gostaria de saber a q espécie pertence o escorpião marrom.É q ond moro(SC) perto de casa tem uns dessa espécie medindo + ou - 3 a 4cm.Valeu!!!  
Olá, gostaria de saber sobre a reproducao dos Tityus stigmurus. E se possui um nome popular. Obrigada.  
Fonte: Vanessa Gazzi
Olá, tenho muita vontade de ter um escorpião como animal de extimação, tem alguma forma de eu ter um escorpião legalmente? E como, e onde eu posso conseguir um? Muito obrigado pela atenção!  
ond eposso encontrar em são paulo um escorpião de estimação (daqueles sem veneno?)  
onde estão localizadas as glândulas venenosas do escorpião? As glândulas de veneno se localizam no Telson, por favor veja desenho esquemático em nossa página, retirado do livro de Gary Polis no endereço abiaxo:
http://www.morcegolivre.hpg.ig.com.br/escorpiao/basico.html 
Fonte: William Stutz
onde o escorpião imperador é encontrado? Você pode encontrar  Pandinus imperator na Africa (República Democrática do Congo, Côte d'Ivoire, Ghana, Guinea, Guina-Bissau, Nigeria e Togo, é bem provavel que em  outros países da região também) 
Fonte: William H.Stutz
onde posso comprar um escorpião rei Acreditamos que você esta se referindo ao Pandinus Imperator ou escorpião imperador. Como é animal exótico talvez você encontre em Pet shops especializados. 
onde vive o escorpião mais venenoso do mundo Por favor veja em nosso site em http://www.escorpiao.vet.br/natural.html 
Organofosforados e piretróides matam escorpiões? Não existe até o momento nenhum veneno comprovadamente efica contra escorpiões, se qualquer veneno atingir diretamente um escorpião pode até mata-lo, mas neste caso não seria melhor usar um chinelo?
Desconheço ensaios com venenos que tenham produzido resultados satisfatório com resposta residual que pudesse classifica-lo como escorpionicida. O que existe hoje é muita conversa de vendedores de venenos. 
Fonte: William Stutz
Orgãos sensitivos dos esorpiões Apesar dos escorpiões possuírem pouca visão eles são dotados de um arsenal de potentes receptores sensitivos. Captando movimentos de ar, vibrações, e tato são capazes de perceber a presença de predadores, presas, água, temperatura e luz, assim como uma gama de outros estímulos.

 
Os Apêndices dos Escorpiões Quadro pares de patas articuladas ( todas inseridas no cefalotórax ) permitem locomoção e também são usadas para escavar o solo. A porção que de cada pata que se conecta com o corpo é denominada coxa, e segue nesta ordem o trocanter, fêmur, patela, tíbia, basitarso, tarso e apotele.

Garras laterais e medianas estão ligadas à apotele.

Os pedipalpos são análogos ao braçõ e mãos humanas. Cada pedipalpo possui seis segmentos. Começando a partir do corpo temos: O trocanter, o fêmur, a patela, a tíbia, e o tarso. Os dois últimos segmentos apresentam o formato de pinças ( mãos ) a tíbia modificada representam a palma e um dedo fixo, e o tarso é o dedo móvel da pinça.

Apesar das estruturas anatômicas dos pedipalpos possuírem a mesma nomenclatura daquelas das pernas, os pedipalpos não são pernas. Estes são usados para capturar, conter e esmagar presas; para proteção como uma poderosa arma e escudo; e para escavar.

Também possuem órgãos sensitivos excepcionais. A superfície interna das pinças possui uma série de granulações dentadas e pontiagudas, que possibilita segurar firmemente e esmagar suas presas.

Algumas estruturas dos pedipalpos são presentes apenas nos machos, fornecendo base segura quanto ao dimorfismo sexual ( a abertura ou vão encontrado no Tityus bahiensis utilizado para segurar a fêmea quando acasalamento é um bom exemplo ).

Escorpiões com pinças maiores e robustas são capazes de esmagar o exoesqueleto de qualquer invertebrado por mais rígido que este seja.

 
os escorpioes sobem paredes? Sim com muita facilidade, se não for lisa demais é claro 
Outros orgãos receptores dos escorpiões Outros sensores microscópios chamadas de "réguas" sensitivas são encontrados nos pés e no metasoma. Quando algum tipo de pressão é feita sobre o exoesqueleto estss "réguas" se abrem rapidamente. Dependendo da duração e da intensidade desta pressão os escorpião faz ajustes em nos movimentos e postura do corpo.

Outras "réguas" sensitivas localizados no basitarso em todas as oito patas parecem perceber vibrações no terreno, como aqueles produzidos por movimentos de insetos.

Os escorpiões se utilizam das sensações recebidas por patas opostas para se aproximar de suas presas e determinar a localização e distância da mesma.
 
Ouvi falar quw colocar cal em volta da casa, espanta o escorpião, pois cal queima o escorpião, é verdade? Não. Cal não vai resolver. O que resolve é limpeza, jardins bem cuidados e eliminação de abrigos. 
Parabenizo vocês pela extensa lista de informações sobre o escorpião. valeu Obrigado pelas palavras de apoio. 
picada de escorpiao pode levar a morte ou a tempo de socorrer a vitima e se a vitima for uma criança Crianças são especialmente vulneráveis ao veneno de escorpiões de importância médica. Porém, a soroterapia realizada em tempo hábil em QUASE todos os casos reverte o envenenamento. 
Por favor gostaria de fotos de filhotes de escorpião amarelo, mandei dedetizar minha casa e vi alguns aracnídeos minusculos e transparentes e queria vrse tem alguma coisa a ver com eles. Obrigada  
porque aparece escorpião em apartamento , segundo andar estando o ambiente limpo? Na grande maioria das vezes os escorpiões adentram apartamentos pelo fosso de elevadores, por lixeiras, e mesmo por rede de esgosto. Na grande maioria das vezes que encontramos escorpiões em apartamentos algum tipo de reforma havia ocorrido no local, e os escorpiões vieram junto com material de construção.
Em tempo: já encontramos escorpiões em até 14º andar 
Fonte: William Stutz
Porque as galinhas não morrem bicando escorpiões?  
Porque não se tem matéria específica e clara sobre o escorpião da espécie Bothriurus araguayae? Talvez seja pelo fato deste escorpião não ser de importância médico-sanitária. Seria muito bom se alguns pesquisadores aprofundassem estudos sobre este belo animal. 
Fonte: William H.Stutz
Porque o veneno dos escorpiões é tão potente, de forma que extrapola a necessidade, ou seja, a quantidade e a qualidade do veneno é mais que suficiente para sua função principal, de paralisar/matar a presa?  
Preciso saber onde encontrar a chave de identificação das famílais de escorpiões doBrasil. Vcpoderia indicar algum site sobre o assunto? Wilsom lourenço tem uma publicação sobre escorpiões do Brasil, infelizmente foi publicada apenas em francês. Porque será? 
Fonte: William H.Stutz
Preciso saber onde posso encontrar chaves para identificação de escorpiões? A chave deste livro é fantástica:
Lourenco, Wilson.
A SCORPIONS OF BRAZIL.
LES EDITIONS DE L'IF (2002).
ISBN 2914449038  
Predadores e período de vida dos escorpiões Os escorpiões fazem parte de uma parte significativa da cadeia alimentar.

Além do canibalismo interespecies, seus predadores incluem centipedes, aranhas, formigas, lagartos, serpentes, rãs e sapos, pássaros e alguns mamíferos de grande porte. Em alguns locais do planeta os escorpiões fazem assumem grande importância na dieta de ratos, gafanhotos e de corujas. A serpente da areia, Chionactis spp. , não somente é imune ao veneno do escorpião, como parece alimentar-se quase exclusivamente deles. Alguns outros predadores são resistentes ao veneno do escorpião. Na África e na Ásia os babuínos escavam sistematicamente a superfície da terra para encontrar escorpiões, removem o telson ou o metasoma inteiro para evitar de ferroadas antes de comê-los.

Aparentemente as espécies menores têm um período de vida mais curto, entre 3 ou 4 anos.

Existem relatos de grandes escorpiões cujo período de vida poderia ser de 20 anos ou mais.

 
Primeiramente, parabenizo o site, claro, objetivo e absolutamente útil. Moro em Colorado - Paraná, e por duas vezes neste ano, a primeira em janeiro e a segunda em setembro, encontrei no interior de minha residência pequenos escorpiões, dois da prim  
primeiros socorros para picada de escorpião Tratamento acidentes com escopiões,
CEVAP Veja mais em http://www.cevap.org.br/?area_inst_web=escorpioes   
Quais as medidas que devem ser tomadas para se evitar o aparecimento de escorpiões em casa? Favor consultar nosso sítio. www.escorpiao.vet.br 
Quais os cuidados de enfermagem Sinto muito mas não entendi...  
Fonte: William Stutz
Quais os principais escorpiões que matam? Os Escorpiões que mais riscos trazem para seres humanos são originários do norte da África e do Oriente Médio (Androctonus, Buthus, Hottentotta, Leiurus), America do Sul (Tityus), Índia (Mesobuthus), e México (Centruroides).


Em algumas destas regiões ( como no Brasil por exemplo ) acidentes escorpiónicos são importante causa de mortes humanas. Infelizmente estatísticas confiáveis não estão disponíveis.


As raras estatísticas sugerem que o percentual de mortalidade em ambiente hospitalar por escorpiões seria da ordem de 4% dos agredidos, sendo crianças e idosos os mais susceptíveis a este tipo de envenenamento.


A morte por envenenamento escorpiónico ocorre como resultante de falência cardio-respiratória algumas horas após o acidentes ( este período é variável podendo ocorrer entre 1 a 6 horas em média - mortes tardias também podem ocorrer )

 
Quais os principais habitats dos escorpiões? OS escorpiões são encontrados nos mais variados habitats tais como florestas tropicais, cerrados, campos, e em áreas intermediarias às descritas.

A grande maioria destes aracnídeos tem preferência por climas tropicais e subtropicais. Todavia algumas espécies de adaptaram a regiões pouco comuns, algumas surpreendentes.

Em várias regiões do planeta algumas espécies de pequenos escorpiões ( menos de 1 mm ), vivem em zonas intermediárias. Conhecidos como escorpiões do litoral, se alimentam de minúsculos invertebrados marinhos trazidos pelas marés.

Algumas espécies vivem como já nos referimos em altitudes acima de 4.200 metros no Himalaia asiático, uma em particular - Orobothriurus altola - vive a 4.400 metros de altitude na cordilheira dos Andes aqui na América do sul.

Estes são muito pequenos e passam meses sob pedras e em abrigos cobertos por neve e gelo.

Experimentos já demonstraram que muitos escorpiões podem resistir a temperaturas abaixo do ponto de congelamento.

A influencia de microclimas específicos, assim como composição de solo, tipos de rochas, sazonalidade de temperaturas extremas e disponibilidade alimento são fatores limitantes na distribuição destes animais.

Para sobreviver através dos milênios os escorpiões tiveram que se adaptar.

Os escorpiões das areias (psammophiles) possuem numerosas cerdas, que aumentam a área de superfície de contato com o solo, as patas são adaptadas para melhor locomoção na areia fofa. Os escorpiões de regiões rochosas (lithophiles) são mais achatados e alongados com cerdas mais espessas e pontudas mas patas o que facilita se mover livremente sobre o terreno e em seus abrigos. Seus metasomas são longos e finos e mais elevados em relação a maioria das espécies.

Um corpo desenvolvido, robusto com patas curtas e pedipalpos grandes e , poderosos caracterizam os escorpiões que constróem abrigos (fossorial). Alguns escorpiões (troglobites) vivem em cavernas profundas. Como não há nenhuma necessidade enxergar na escuridão, a maioria deles são cegos e em alguns a ausência total de olhos é observada. Geralmente seus corpos, patas, e pedipalpos são extremamente delgados, incolores - todas estas adaptações foram desenvolvidas para viver em fendas, sob a rocha, e nas profundezas das cavernas. Escorpiões adaptados às proximidades das entradas das caverna são conhecidos como troglophiles, não perderam os olhos e não adquiriram outras características dos troglobites.

Os escorpiões arbóreos são pequenos, leves, ágeis em escaladas. Alguns sobem em árvores, vivendo dentro dos buracos e das rachaduras dos troncos, outros preferem as parte basal de bromélias.

Uma vez que as pesquisas para explorar as copas das árvores das florestas tropicais estão em estágio inicial, acredita-se que muitas espécies novas de escorpiões ainda serão descobertas e descritas.

Cada uma destas variações físicas são acompanhadas de inconvenientes, algumas espécies são tão especificas de certo ecossistema que encontram sérias dificultadas em se adaptar a outros com características diferentes, mesmo que estas variações sejam mínimas.

Esta é uma consideração importante quando avaliamos a necessidade de se manter estes animais em cativeiro, seja para fins médicos-sanitários seja para estudo de comportamento. Algumas espécies simplesmente não são passíveis de se manter em laboratório, pelo menos com a técnica e equipamento que dispomos.

 
Quais os principais tipos de escorpiões que existem? amarelo, marrom,preto... e que mais? REsposta encontra-se no site 
quais os sintomas apos ser picado Sintomas e tratamentos CEVAP
Veja mais em http://www.cevap.org.br/?area_inst_web=escorpioes   
Fonte: William H.Stutz
Quais são os escorpiões mais perigosos do Brasil aqules do genero Tityus - a começar pelo T. serrulatus 
Quais são os primeiros socorros quando picado por um escorpiao?Ou não tem? Acalmar o paciente, e procurar imediatamente atendimento médico 
quais sao os tipos de escorpioes Nos site abaixo podem ser encontrados com detalhes informações sobre quase todos escorpiões do mundo dividos por familias.
http://www.ub.ntnu.no/scorpion-files/intro.php 
Fonte: William H.Stutz
Qual a ação da toxina escorpiônica do ponto de vista histologico  
Qual é a fornação do escorpião? Perdão mas não entendi a pergunta. 
Fonte: William Stutz
qual a chance de uma criança de 3 anos sobreviver apos ser picado Desde que receba o tratamento adequado são muito grandes ( quase 100% ) 
Qual a família está classificada o Hadogenes troglodytes? Família Ischnuridae 
Fonte: Lara
qual a função das queliceras, pedípalpos e aguilhão Por favor consulte em nosso site o ítem "História Natural" 
Qual a função do escorpião no ecosistema ?  
Qual a função do exoesqueleto dos Artropodes Ver em nosso site "História Narural" 
qual a importancia do escorpiao na área farnaceutica  
QUAL A IMPORTANCIA DO ESCORPIAO NO ECOSSISTEMA?  
Fonte: MARIA
Qual a livraria aqui no Brasil vende-se o livro Scorpions of Brazil Mais informações sobre este livro em
http://www.ub.ntnu.no/scorpion-files/litterature.htm 
Fonte: William H.Stutz
qual a origem dos escorpiões Ver em nosso site "História Narural" 
Qual danopara o homem o veneno do escorpião amarelo, escorpião de cauda-grossa e o escorpião imperial pode causar?  
Qual e a açao dos varios tipos de venenos existentes?  
qual é a espécie de escorpião mais venenosa do mundo São os do gener Androctonus, Buthus, Hottentotta, Leiurus, encontrados no norte da Africa e meio oriente e os nossos Tityus 
Fonte: William H.Stutz
qual é a media de vida dos escorpiões? Escorpiões vivem em média, repetimos, em  média, 5 anos. 
qual é o escorpião que é considerado o mail venenoso da américa do sul e dono de acidentes graves? tityus serrulatus. (escorpião amarelo)
se quiser pode enviar perguntas para o meu e-mail flavia.blg@bol.com.br assim poderemos trocar perguntaS E respostas. adorarei que me mandassem informaçÕes  sobre o escorpiões do gênero tityus. 
qual é o habitat preferido dos escorpiões Temos escorpiões em quase todos o contimentes menos nos polos dê uma olhada no link Escorpiões - História Natural em nossa página, o endereço é http://www.escorpiao.vet.br/natural.html
Até mais 
Fonte: William Stutz
qual e o mais venenoso Ver aqui mesmo nos FAQ 
qual e o mais venenoso e perigoso escorpiao?  
qual é o substantivo coletivo de escorpião? "Aos coletivos indeterminados acrecenta-se, em regra, o nome do ser a que se refere. Assim, dizemos:
Um bando de crianças. Um bando de aves.
Um renque de colunas. Um renque de árvores."
Portanto de acordo com o acima exposto teríamos: Um bando de escorpiões.
Já para o "Dicionário Michaelis" temos o seguinte:
"Na maioria dos casos, a forma coletiva se constrói mediante a adaptação do sufixo conveniente: arvoredo (de árvores), cabeleira (de cabelos), freguesia (de fregueses), palavratório (de palavras), professorado (de professores), tapeçaria (de tapetes) etc."
Então para escorpiões seria escorpionada? Aguardamos novas sugestões.

 
qual o ciclo de vida dos escorpioes Ver em nosso site "História Narural" 
qual o ciclo de vida dos escorpioe^s Ver em nosso site "História Natural" 
Qual o escorpião mas perigoso do Brasil,e do mundo? Por favor veja em nosso site em http://www.escorpiao.vet.br/natural.html 
Qual o lugar do escorpião na natureza? Apesar da existência de poucos exemplares, evidências fósseis indicam que os primeiros escorpiões ( aproximadamente 400 milhões de anos atrás) eram de vida aquática possuindo guelras e patas, e se pareciam em muito com os escorpiões atuais.

Alguns dos primeiros escorpiões a viverem a maior parte do tempo em terra firme eram muito pequenos, mas pelo menos uma espécie - Praearcturus Gigas - assumia maiores proporções chegando a medir 1 metro de comprimento sendo pois um notório predador.

Os escorpiões modernos se adaptaram aos mais variados tipos de habitat -

Dos desertos às florestas tropicais e do nível do mar a grandes altitudes em montanhas. Uma espécie foi encontrada vivendo a 4.200 metros de altitude nos Andes.

Apesar de pequenos em tamanho, escorpiões exercem papel fundamental na cadeia alimentar.

Não é incomum encontrarmos três ou quatro espécies diferentes convivendo no mesmo habitat, ou em grupos númerosos. Eles são animais carnívoros, predando grande quantidade de invertebrados e ocasionalmente pequenos vertebrados contribuindo sobre maneira para o equilíbrio ecológico.

 
qual o maior escorpiao do mundo? Provavelmente o afriacano Hadogenes troglodytes ver foto em www.bugsincyberspace.com/scorpions/hadogenes_troglodytes.html 
Fonte: William H.Stutz
Qual o mais venenoso, o amarelo ou o preto? Os dois são de importância médico sanitária porém os acidentes com o escorpião amarelo ( T. serrulatus ), são mais graves e resultam em maior número de óbitos. 
Qual o melhor método de acudir uma pessoa que foi "ferroada" por um escopião? A pessoa deve ser levada imediatamente para avaliação médica, crianças, idosos, e pessoas alérgicas correm mais risco de vida, mas TODA pessoa deve passsar por uma avaliação médica de urgência.
 
Qual o melhor para capturar um escorpião Para capturar um escopião use uma pinça longa ou um graveto. Empurre delicadamente o bicho para dentro de um vidro e tampe. Não esqueça de colocoar um chumaço de algodão úmido ( e não enchargado ) de água para que ele não morra desidratado, e de fazer alguns furinhos na tampa é claro.
Mas sempre tome muito CUIDADO    
Qual o nome que se dá ao conjunto de escorpiões? ( coletivo)  
QUAL O PERIGO DE TER UM ESCORPIÃO EM CASA? Acidentes com este bicho podem ser graves e até levar a morte. 
Qual o remédio que uso para acabar com os escorpiões, pois tem aperecido alguns em minha residencia, eles tem uma aparencia marron Até o presente momento NENHUM veneno ( e não remédio ) se mostrou eficaz no controle de escorpiões, mais detalhes em nossa página http://www.escorpiao.vet.br 
Qual o tamanho do T. stigmurus adulto? Varia de 7  10 cm , variações para mais ou pra menos podem ocorrer 
qual o veneno que devo comprar para matar escorpião que apareceu na minha casa. Não existe até o momento nenhum veneno comprovadamente efica contra escorpiões, se qualquer veneno atingir diretamente um escorpião pode até mata-lo, mas neste caso não seria melhor usar um chinelo?
Desconheço ensaios com venenos que tenham produzido resultados satisfatório com resposta residual que pudesse classifica-lo como escorpionicida. O que existe hoje é muita conversa de vendedores de venenos.  
 
Qual o vosso conselho para ter escorpioes em cativeiro, num terrareo, em casa?  
Fonte: Gamito Ana
Qual os riscos que uma pessoa ainda corre, apois 24 horas da picada de um escorpião amarelo  
qual produto posso usar no combate aos escorpioes dentro dos canos de esgotos Não recomendamos uso de venenos 
qualquer escorpiao mata? Não das quase 1000 espécies existentes no mundo poucas podem causar acidents mais graves ao homem 
Fonte: William H.Stutz
Quantas espécies de escorpião existem ? Resposta encontra-se no site e aqui nas FAQs 
Quanto tempo leva para o veneno de um escorpiao fazer efeito numa criança de 3 anos ? Os efeitos locais são imediatos - dor intensa e irradiante
Os efeitos sistêmicos levam em media 5 minutos para aparecerem ( tempo também variável )o quadro vai se agravando com o passar do tempo, dai a importância de se levar o paciente ao hospital o MAIS rápido possível. Vida e morte dependem da rapidez do atendimento 
quantos filhotes uma femea de escorpião é capaz de gerar? Por favor veja em nosso site em http://www.escorpiao.vet.br/natural.html 
Que espécie de escorpião é a mais Criar escorpiões de nossa fauna é crime ambiental, algumas lojas de animais vendem escorpiões importados 
Que são as cerdas ? As cerdas são estruturas com aparência de pelos distribuídas por quase todo o corpo dos escorpiões, nas pata, e nos pedipalpos, dando a algumas espécies a aparência "peluda". Algumas destas cerdas não são visíveis a olho nu.

Pelo menos três tipos diferentes de cerdas já forma descritas, As Cerdas captam sensações radiculares, térmicas, químicas e variações de umidade.

As mais importantes são as longas e finas tricobótrias encontradas apenas nos pedipalpos. Estas são incrivelmente sensíveis e a movimentos de ar e a vibrações e podem perceber o menor movimento de suas presas, de outros escorpiões e situações de perigo.

A quantidade, localização e disposição das tricobótrias são importantes na identificação de espécies.

As cerdas do tarso captam vibrações do substrato e muitas ainda percebem variações e presença de água e umidade além de mudanças químicas no ambiemte.

Tufos de cerdas localizados no tarso e basitarso aumentam a área de contato com o solo facilitando a locomoção me terrenos arenosos e macios.

Apesar de muito importantes para se determinar o habitat de espe´cies de escorpiões estes tufos de cerdas não são facilmente observados sem a utilização de intrumentos ópticos ( lupa entomologica )

 
que tipo de escorpião existe Consulte nosso site link " História Natural" 
que veneno uso para matar escorpioes Nenhum, desconhecemos qualquer veneno eficaz no controle de escorpiões.  
quem é (são) o predador do escorpião ? Por favor veja em nosso site em http://www.escorpiao.vet.br/natural.html 
Queria saber se sou alérgico ou não a picada de escorpião.Como posso saber? Proocure um médico e converse com ele, não vale a pena descobrir pela pior maneira ouseja, sendo picado, conocorda? 
sei que as galinhas tamabem sao predadores naturais dos escorpios, gostaria de saber, se resolvo ter almas no meu quintal, corro o risco destes aracnideos invadirem minha casa para se esconderem.  
sei que as galinhas tambem sao predadores naturais dos escorpios, gostaria de saber, se resolvo ter algumas no meu quintal, corro o risco destes aracnideos invadirem minha casa para se esconderem. A priori este rsico não existe, apesar de galinhas não serem boas predadoras uma vez que elas são de habito diurno e os escorpiões noturnos, elas podem desalojar-los ciscando mas se houver abrigos como tijolos ou entulho é pouco provável que elas o alcancem 
Sei que os escorpiões podem ficar um bom tempo sem se alimentar, mas qual a frequência ed alimentação ? uma semana ? menos ? o escorpião do qual falo são do gênero Tityus. Trabalho em um órgão público e sou bióloga. A literatura fla em até 12 meses, porém este fato não pode ser comprovada em escorpiões neo-tropicais.  
seu principal alimento dentro de casa. O principal alimento de escorpiões em ambientes domésticos são as baratas, claro que podem e vão se alimentar de outros insetos se existirem em abundância no local.
PS: Escorpiões NÃO comem formigas. 
Sou bióloga, trabalho em órgão de saúde pública e mantenho em caixas de acrilico alguns exemplares de Tityus... alimento-os com larvas de Tenebrio e grilos.. minha dúvida é saber qual a periodicidade de oferta de alimento a eles, pois sei que podem f O ideal é uma vez por semana com garantia de que todos os animais do terráreo capturaram sua presa. 
Sou biologo e trabalho com animais peçonhentos a algum tempo, estou com um pouco de dificuldade paera alimentar os tityus brazilae, e os rophalurus já tentei gafanhotos pequenos, tenébrios gigantes e nada. Se possível entrem em contato. Grato Iano Pa Tente larvas de Tenebrio molitor (Coleoptera, Tenebrionidae). Só tratamos nossos animais com elas à 20 anos.
Um abraço
William Stutz
 
Tem algum perigo de um escorpiao subir no teto do quarto e cair na minha cama a noite enquanto durmo? É raro mas pode acontexer, já capturamos escorpiões em globos de luz 
tenho 3 escorpioes imperadores, tenho um terrareo com 2m por 40cm ,dividi o terrario a meio porque tenho um dragao.mas gostava de mais informaçoes , porke keria proporcionar um bom ambiente aos escorpioes.agradecia resposta pa o meu mail: lucalaser_ Desculpe Luca mas não temos nenhuma experiência no manejo de escorpiões que não sejam os nossos brasileiros 
Fonte: William H.Stutz
tenho uma cachorrinha peq. e já matou 2 escorpiões,gostaria de saber se não tem algum perigo de alguma picada mata-la O risco de morte existe principalemnte pelo fato de ser um cão pequeno, se o mesmo tiver algum componete alérgico ao veneno do escorpião o risco é maior ainda. 
Trabalho em um escritório onde já achei vários 4 escorpiões embaico do CPU, no quintal eles são amarelos claro c/ costa preta são venenosos? Detetizar o local é adequado? preta Entre em contato com órgão de saúde de sua ciade responsável pelo controle de animais peçonhentos. A utilização de venenos no controle de escorpiões não tem demonstrado eficácia 
Fonte: William H.Stutz
Veneno e envenenamento O veneno é uma mistura química complexa ( peptídeos de baixo peso molecular ) que destroem as células quando as penetram.

Mais 100 destes peptídeos ja foram isolados em veneno de escorpiões. A função básica do veneno é de capturar e imobilizar presas: sua função defensiva é secundária.

Mas apenas uma minoria dos escorpiões produz veneno. E felizmente apenas 24 espécies são potencialmente perigosas para o ser humano.

O veneno dos escorpiões tem sido largamente estudado, particularmente em como é sua ação no corpo humano. A toxicidade dos venenos varia de gênero para gênero e de espécie para espécie, e muitas vezes dentro de uma mesma espécie a ação do veneno pode variar.

Também, por razões ainda desconhecidas, parece ter variações de acordo com regiões. Talvez em função da variação dos componentes químicos de cada tipo de veneno, aliados a variações genéticas, condições ambientais, tipo de alimentação disponível, ou simplesmente variações fisiológicas entre espécies podem ser a causa destas diferenças.

 
VOCÊ SABE SE EXISTE ALGUM TIPO DE CONTROLE BIOLÓGICO PARA O TYTIUS SERRULATUS? Mudanças ambientais ainda são as únicas ferramentas para controle de escorpiões (vide nosso site) 
Para sugerir novas perguntas e/ou respostas relacionadas ao fórum 'Falando de Escorpiões' entre os dados abaixo:
Pergunta:
Resposta:
Fonte: (caso não seja você o autor)
Seu e-mail: (opcional)
 

Fóruns  >> Saúde
| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2014 -   http://www.insite.com.br