Criar forum gratis
Espaço de comunicação entre a equipe - professora e monitoras e os alunos da discuplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil. UnB - 1o. Semestre de 2003
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]

Veja mais: universidade unb

Veja mais:

Mensagem
Data: 16/09/2008 14:01:17
De: luiz fernando
IP: 189.69.94.35

Conclusão do texto atmosfera

Atmosfera é o nome dado à camada gasosa que envolve os planetas. No caso da atmosfera terrestre ela é composta por inúmeros gases que ficam retidos por causa da força da gravidade e do campo magnético que envolve a Terra.
No início da formação do planeta Terra a atmosfera era composta basicamente por gases (Metano, amônia, nitrito, vapor de água e dióxido de carbono) resultantes das constantes erupções e colisões na superfície inóspita da terra primitiva, além dos que eram expelidos por rachaduras na crosta terrestre.
Então, em uma segunda fase, surgem os primeiros organismos vivos que realizam fotossíntese (processo bioquímico que transforma dióxido de carbono em oxigênio com o auxílio da luz solar, realizado pelos vegetais e algumas algas), absorvendo o gás carbônico da atmosfera e transformando-o em oxigênio. Com isso acontece uma das maiores transformações causadas no planeta por algum organismo vivo: a atmosfera torna-se saturada de oxigênio. Ironicamente, os primeiros organismos a realizar a fotossíntese eram anaeróbios (organismo que vivem sem oxigênio e morrem na presença dele), e são extintos. Alguns organismos, entretanto, continuam evoluindo e se adaptam a nova atmosfera cheia de oxigênio.
Atualmente, o nitrogênio e o oxigênio juntos, somam cerca de 99% dos gases que compõem a atmosfera terrestre. O oxigênio é consumido pelo seres vivos através do processo de respiração e transformado em dióxido de carbono e vapor de água que serão depois reabsorvidos pelos organismos. O dióxido de carbono será consumido no processo de fotossíntese, e o vapor de água, responsável, por redistribuir a energia na terra através da troca de energia de calor latente, produzir o efeito estufa e causar as chuvas, será novamente consumido pelos organismos vivos na sua forma líquida.
Outros gases que compõem a atmosfera terrestre são: dióxido de carbono, argônio, metano, óxido nitroso, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxido e dióxido de nitrogênio, os clorofluorcarbonos, ozônio, e outros que integram o 1% restante da atmosfera.
Para fins de estudos a atmosfera terrestre é dividida em algumas camadas de acordo com a variação das transições de temperatura:
A troposfera, que geralmente se estende a 12 km (entre 20 km no equador e 8 km nos pólos). É nesta camada que acontecem praticamente todos os fenômenos que influenciam o tempo.
A estratosfera, estende-se até aproximadamente 50 km com temperaturas parecidas com as da troposfera até o limite de 20km. Esta camada é mais quente por causa do ozônio que se acumula e que absorve os raios ultravioletas.
Na mesosfera, a temperatura novamente diminui. Esta camada vai até cerca de 80 km. A esta altura, a temperatura chega a -90ºC!
E a termosfera, que não possui um limite inferior muito bem definido. Aqui as moléculas se agitam com uma velocidade enorme, o que significaria uma temperatura altíssima. Entretanto, a concentração dessas moléculas é muito baixa o que diminui drasticamente a quantidade de energia que essas moléculas poderiam transmitir para qualquer corpo que se encontrasse ali, anulando, de certa forma, a temperatura. A termosfera, por sua vez, compreende uma camada situada entre 80 a 900 km, chamada de ionosfera.
A ionosfera, como o próprio nome já diz, é composta por uma infinidade de íons criados a partir da radiação solar que incide nas moléculas de oxigênio e nitrogênio, liberando elétrons. A ionosfera é composta por três camadas (da mais próxima a mais distante) D, E e F que possuem concentrações diferentes de íons. Durante a noite as camadas D e E praticamente desaparecem, porque não há incidência de raios solares e, conseqüentemente, não há formação de íons. Ou seja, durante a noite, os íons se recombinam formando novamente as moléculas de oxigênio e nitrogênio. Mas, à noite ainda há incidência de raios solares, mesmo que de menor intensidade, o que explica porque a camada F não se extingue também.

Em resposta a:

Gostaria de receber o mais breve possível um resumo suscinto do referido livro....(ver)

Respostas:

Conclusão do texto atmosfera (dada - 18/09/2014 21:05:19)
me ajudou muito ...(ver)
Conclusão do texto atmosfera (julia nogueira da silva lima - 08/06/2009 00:22:39)
queria que me ajudasse a fazer essa conclusao sobre a atmosfera terrestre .desde ja agradeço....(ver)
Conclusão do texto atmosfera (Tkltscqk - 14/07/2009 02:26:32)
wtROrT ...(ver)
Conclusão do texto atmosfera (drug interaction between amiodarone and tramadol - 22/07/2009 14:32:54)
Perfect site, i like it!...(ver)
Conclusão do texto atmosfera (phentermine tennessee - 22/07/2009 22:03:30)
Perfect work!...(ver)
Conclusão do texto atmosfera (pharmacy phentermine overnigth - 23/07/2009 21:04:03)
Great work, webmaster, nice design!...(ver)
Conclusão do texto atmosfera (depakote with tramadol - 24/07/2009 22:45:59)
It is the coolest site, keep so!...(ver)
Conclusão do texto atmosfera (viagra precription online - 30/07/2009 12:00:58)
If you have to do it, you might as well do it right....(ver)
Conclusão do texto atmosfera (tramadol hcl 50 mg side effects - 30/07/2009 19:54:54)
It is the coolest site, keep so!...(ver)
Conclusão do texto atmosfera (extra cheap cheapest phentermine pill - 31/07/2009 21:16:25)
Perfect work!...(ver)
Conclusão do texto atmosfera (julia nogueira da silva lima - 11/05/2012 18:28:54)
merda ruim vai caga...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2014 -   http://www.insite.com.br