Insite Soluções Internet
Canais  >> Sociedade
Criar novo fórum     Gerenciamento     Painel de Controle     Minimizar
esse fórum tem o objetivo de criar maneiras atrair as criança para a escola.
Assinar este forum via:
[Bloglines]     [RSS/Atom]     [E-mail]
Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Mensagem
Data: 09/02/2009 20:29:24
De: Daniela Mascarenhas do Couto
IP: 201.5.149.103
Assunto: Re: Re: Projeto identidade para crianças de 3 a 4 anos

Re: Re: Projeto identidade para crianças de 3 a 4 anos

PROJETO: “QUEM SOU EU?!” Jardim Duração: Um semestre JUSTIFICATIVA: Este projeto foi idealizado por sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico, e também conhecer a função da escola dentro da sociedade, os alunos ingressam na escola sem saber qual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas vezes os pais passam a idéia de que ir à escola para “ganhar” comida, lanche, e também para brincar com outras crianças. Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir a escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento que cada criança traz consigo. OBJETIVOS: - Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade. - Conhecer a história e o significado de seu nome; - Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos; - Construção de outros valores de vida. - Aquisição de novas formas de relações. CONTEÚDOS: CONCEITUAIS: * Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar. PROCEDIMENTAIS : * Participação em pesquisas. * Exploração de retratos. * Compartilhar experiências vividas. ATITUDINAIS: * Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar. * Respeito e valorização de si próprio e com os colegas. JANELAS : Linguagem Oral e Escrita: - Rodas de conversas, - Leitura e escrita do nome, - Parlendas, - Advinhas, - Trava – língua, - Histórias. Matemática: - Seqüência numérica, - Contagem, - Função dos números, - Grafia de números, - Leitura de números. Artes: - Desenho, - Pintura, - Recorte e colagem, - Modelagem, - Apreciação. Natureza e sociedade: - Esquema corporal, - Órgãos dos sentidos, - Animais de estimação. Movimento: - Circuitos, - Brincadeiras, - Psicomotricidade. Música: - Interpretarmúsicas infantis, - Ouvir músicas clássicas e populares. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS: - Preparar o material para a Dinâmica de iniciação, “Tesouro”. - Providenciar fotos dos alunos para as atividades de auto -retrato. - Providencias material para os alunos Desenharem seus auto – retratos. - Elaborar pesquisas sobre a história dos nomes dos alunos. - Juntar revistas para serem usadas nas pesquisas em classe pelos alunos. - Confeccionar material de pesquisa e observação para uso dos alunos referentes as diferentes características físicas dos seres humanos.(pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.). - Pesquisar os significados dos nomes da turma. - Prepara material necessário para desenvolver as seqüências de atividade a serem trabalhadas durante o projeto. (anexas ao projeto). ETAPAS: - Em roda aplicar a dinâmica “Tesouro”. - Incentivar a observação das igualdades e diferenças no grupo, (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.). - Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes no grupo, (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.). - Iniciar as seqüências de atividades pela ordem proposta a baixo. SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES: 1- Auto – Retrato. 2- História do Nome. 3- Atividades com nomes. 4- Esquema corporal. 5- Altura e peso. 6- Órgãos dos sentidos. 7- Número do sapato. 8- Animais de estimação. PRODUTO FINAL: Álbum Individual e mural coletivo.
Mensagem: « Anterior     Próxima »     Responder
        ⇑ Receber mensagens deste fórum por e-mail

Em resposta a:

Re: Projeto identidade para crianças de 3 a 4 anos (noelia calmon calmonoi@hotmail.com - 26/01/2009 15:10:51)
gostaria que voces me enviasem um modelo de projeto identidade para criançaa de 3 e 4 anos...(ver)

Respostas:

olá tudo bom? eu me chamo rute sou educadora em uma ong estou escrevendo um projeto de identidade, achei o seu projeto muito interessante e gostaria de algumas sugestões sua deixarei o meu e-mail:rutinha2008@yahoo.com.br . parabéns! a...(ver)
Projeto identidade para crianças de 6 a11 anos. (rute xavier - 05/03/2009 07:52:58)
olá tudo bom? eu me chamo rute sou educadora em uma ong estou escrevendo um projeto de identidade, achei o seu projeto muito interessante e gostaria de algumas sugestões sua deixarei o meu e-mail:rutinha2008@yahoo.com.br . parabéns! a...(ver)
sou professora da educação infantil e tenho interesse em trabalhar com o álbum de identidade...(ver)
Re: Re: Re: Projeto identidade para crianças de 3 a 4 anos (francinea luzia de sa monteiro monteiro_france@hotmail.com - 09/03/2011 08:26:15)
muito bom esse projeto pois me ajudou muito pis sou iniciante em pedgogia acabei de me formar goatei muito mande para mim oque puder para eu praticar e fazer com amor em minha sala com meus alunos muito obrigada ...(ver)
Gostaria de ver como ficaram as atividades!adorei o seu projeto....(ver)

Responder a esta mensagem

Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

Fóruns  >> Sociedade
| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2014 -   http://www.insite.com.br