Criar forum gratis
Proposta de CURSOS, PALESTRAS, SEMINÁRIOS, WORKSHOPS E TREINAMENTOS na área de DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM RELACIONADAS À LINGUAGEM (DISLEXIA, DISGRAFIA E DISORTOGRAFIA) apresentados à comunidade educacional (escolas, cursos diversos, professorado etc) pelo professor Vicente Martins, da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), de Sobral, Estado do Ceará. Para maiores informações sobre curso de dislexia em sua cidade, escrever com proposta para Vicente Martins: vicente.martins@uol.com.br
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM DISLEXIA

De Vicente Martins (vicente.martins@uol.com.br) em 10/05/2007 18:52:07 a partir de 10.0.0.211, 201.30.133.132

Curso de Capacitação emDislexia: como lidar com ascrianças disléxicas em
sala de aula
Prof. MS Vicente Martins © 2007
Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), Sobral(CE)
e-mail: vicente.martins@uol.com.br
Telefone: (088) – 3611-6669 (Pró-Reitoria de Educação Continuada)
Celular: (088) – 99110892 (profissional)
1. Ementa
Estratégias de intervenção didática na reabilitação de educandos com necessidades educacionais especiais, particularmente as dificuldades específicas em leitura. Métodos, técnicas e recursos para o tratamento da dislexia em sala de aula.
2. Natureza do curso
A leitura está tão presente m nossas vidas que acaba por nos parecer uma atividade “natural”, como a visão ou a audição. Basta pensar no que ocorre quando aparece ante nossos olhos uma palavra escrita, ma vez vista é impossível no lê-la, como quando vemos um objeto ou ouvimos um som não podemos nos negar a percebê-los. Lemos, pois, com a mesma espontaneidade e gratuidade com a que reconhecemos um objeto, um rosto ou uma melodia. Talvez por isso nos rebelamos ante a evidência de uma parte importante de nossos alunos escolarizados mostram graves insuficiências e dificuldades no seu domínio. Parece ocmo se esperássemos que esta facilidade com a que trabalhamos na leitura, lhe correspondesse outra semelhante para alcançar seu domínio. Nada mais longe, no entanto, da realidade.
A leitura precisa um longo e em certa medida laborioso processo de aprendizagem, no que devemos adquirirr e automatizar um amplo número de habilidades que tem de operar de uma forma ordenada
Por tudo isso, ao fracassar na leitura, truncamos um amplo conjunto de possibilidade expressivas e receptivas que são decisivas para adquirir tudo quanto nossa cultura reclama a seus membros.
3. Objetivos
 Valorizar e conhecer a importância dos distintos pré-requisitos necessários parta uma correta aprendizagem da leitura
 Estudar e analisar as principais investigações sobre leitura e os modelos explicativos mais relevantes
 Proporcionar conhecimentos básicos sobre os processos psicológicos envolvidos na leitura
 Conhecer as dificuldades mais comuns que podem ocorrer em sala de aula: atraso leitor e dislexias. Conhecer os métodos, técnicos e recursos para seu tratamento.
 Elaborar estratégias de intervenção didática na aprendizagem e reabilitação das dificuldades leitoras
4. Conteúdos
Tema 1.- MECANISMOS NEUROBIOLÓGICOS DA LEITURA
1.1. Estruturas receptivo-visuais
1.2. Canal informante óptico
1.3. Áreas receptoras costicais do sistema visual
Tema 2. – DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA
2.1. Evolução histórica dos estudos sobre as dificuldades de aprendizagem da leitura
2.2. Maturidade para a leitura. Pré-requisitos para a aprendizagem da leitura como processo de decodificação
- Desenvolvimento da consciência fonológica
- Fatores lingüísticos
- Fatores cognitivos
2.3. Processos psicológicos envolvidos na leitura
- Processos perceptivo-visuais
- Proceso de acesso ao signifiado
- processo sintático e semântico
Tema 3. – ALTERAÇÕES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA
3.1. Atraso leitor versus dislexia
3.2. Tipos de dislexia
- Dislexia evolutiva
- Dislexia profunda
3.3. Conceito, tipologia, avaliação e intervenção
Tema 4. – PROVAS PADRONIZADAS PARA A AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO EM LEITURA
4.1. Estudo de casos
4.2. Escalas, provas, teste
Teste de análise em leitura
4.3. Programa de treinamento em leitura
5. Metodologia
 Exposição dos temas treóricos básicos (servindo-se de apoios visuais, power-point, vídeos) estabelecendo uma relação e comunicação com os alunos, que estiume seu interesse pelo conhecimento, em uma clima de participação e intercâmbio.
 Reflexão pessoal e participação, nas atividades de sala de aula, são fundamentais no desenvolvimento do curso.
 Elaboração conjunta com os alunos do vocabulário específico na área de dislexiologia
 Entrega de resenhas e pequenos artigos e apoio bibliográfico
 Exposição em sala de casos preparados pelos alunos
6. Critérios de avaliação e qualificação
Realizar-se-á através de:
 Provas escritas, perguntas oriais na sala de aula e entrega de trabalhos práticos relacionados com o programa do curso
 Realizar-se-ão duas provas e scritas, uma por cada 8 horas de atividade.
 Participação na condução da sala de aula com perguntas sobre dúvidas e comunicação sobre experiências do tema tratado.
 Exposição de casos, leituras, em sala de aula, nos que mostram sua capacidade de organização, síntese, uso correto do vocabulário específico, fundamentação teórica e prática e expressão oral
 Respeito aos demais alunos e professor manifestado por sua conduta conduta de atenção e interesse durante as aulas
7. Bibliografia
1. ALLIEND, G. Felipe, CONDEMARÍN, Mabel. Leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. Tradução de José Cláudio de Almeida Abreu. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
2. COLOMER, Teresa, CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
3. CONDEMARÍN, Mabel e MEDINA, Alejandra. A avaliação autêntica: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre? Artmed, 2005
4. CONDEMARÍN, Mabel, BLOMQUIST, Marlys. Dislexia: manual de leitura corretiva. Tradução de Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
5. TACKHOUSE, Joy. (orgs.) Dislexia, fala e linguagem: um manual do profissional. Tradução de Magda França Lopes.Porto Alegre: Artmed, 2004. pp.183-202.
6. FULGENCIO, Lúcia, LIBERATO, Yara Goulart. Como facilitar a leitura. São Paulo: Contexto, 1992. (Coleção repensando a língua portuguesa)
7. GALLEGO, Maria Soledad Carrillo, SERRANO, Javier Marin. Desarrollo metafonológico e adquisición de la lectura: un estudio de entrenamiento. Madrid: CIDE, 1996. (colección investigación, n.122)
8. GARCIA, Jesus Nicacio. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 26. LECOURS, André Roch, PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta. Dislexia: implicações do sistema de escrita do português. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
9. MARTINS, Vicente. A dislexia em sala de aula. In: PINTO, Maria Alice (org.). Psicopedagogia: diversas faces, múltiplos olhares. São Paulo: Olho d’Água, 2003.
28. MORAIS, José. A arte de ler. São Paulo: Unesp, 1996.
10. PÉREZ, Francisco Carvajal, García, Joaquín Ramos (orgs). Ensinar ou aprender a ler e a escrever? Aspectos teóricos do processo de construção significativa, funcionamento e compartilhada do código escrito. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
11. SNOWLING, Margaret e STACKHOUSE, Joy. (orgs.) Dislexia, fala e linguagem: um manual do profissional. Tradução de Magda França Lopes.Porto Alegre: Artmed, 2004.
O professor Vicente Martins, palestrante, mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará(UFC), graduado e pós-graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará(UECE). Há 14 anos, é professor do Curso de Letras (graduação e pós-graduação) e de Psicopedagogia (pós-Graduação) da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA, em Sobral, Estado do Ceará, Brasil). Dedica-se, entusiasticamente, ao estudo e pesquisa sobre as dificuldades de aprendizagem em leitura (dislexia), escrita(disgrafia) e ortografia(disortografia). E-mail: vicente.martins@uol.com.br


Respostas:

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM DISLEXIA (Eleonora Pellini eleonorapellini@yahoo.com.br - 20/12/2007 22:07:41)
Boa noite, gostaria de saber informações sobre este curso. Local, data, preço. Obrigada...(ver)
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM DISLEXIA (forex tips - 19/04/2011 06:19:25)
Great, i found what i 've been lookin for...(ver)
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM DISLEXIA (buy winstrol - 24/04/2011 19:51:58)
Many thanks for posting this, It?s simply what I used to be researching for on bing. I?d lots comparatively hear opinions from an individual, slightly than a company internet page, that?s why I like blogs so significantly. Many thanks!...(ver)
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM DISLEXIA (Guías privadas en San Petersburgo, Rusia - 02/06/2011 13:41:28)
Mi piace esattamente come viene visualizzato il vostro livello in tutta...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2017 -   http://www.insite.com.br