Criar forum gratis
Trata-se de um forum, no qual as pessoas farão suas considerações sobre o processo de dinâmica de grupo em seleção. As pessoas que participaram poderão colocar suas considerações, reclamações, etc. As pessoas que utilizam, poderão colocar suas opiniões a respeito
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]
Mensagem

SAIBA MAIS: O QUE É DINÂMICA DE GRUPO

De ApriggioBrother (fabio.wagner@itelefonica.com.br) em 01/08/2004 00:35:20 a partir de 200.100.229.63-
Um breve histórico das dinâmicas de grupo
A dinâmica de grupo, como forma de brincadeiras lúdicas e jogos sem pretensão de analisar aspectos comportamentais, surgiu bem antes de haver qualquer menção à estrutura organizacional das empresas e sociedade. No início de tudo o termo "dinâmica de grupo" não era utilizado. "Em Recursos Humanos lutamos, inclusive, para dissociar a palavra "brincadeira" do conteúdo técnico, pois é uma das imagens distorcidas do instrumento", afirma Izabel Failde, psicóloga, consultora em RH e especialista em Dinâmica de Grupo do Empregos.com.br.
Tudo começou no período paleolítico, com as ingênuas brincadeiras das crianças. Izabel conta que nesta fase já existem registros de desenhos nas cavernas, provavelmente retratando as guerras entre as tribos ou lutas com os animais (para subsistência). As crianças, posteriormente, imitavam os pais utilizando as armas na simulação de brincadeiras de guerra. Neste período já há impressões arqueológicas de que eles tinham consciência do jogo, usando uma bexiga de animal como bola, por exemplo. Na Idade Média, surge a idéia da simulação de situações. Os pagens simulavam uma "guerra" com as crianças, fazendo uso de arco-e-flexa e de jogos como "cabo de guerra". Nesta época já há inclusive a idéia de ganho e perda que um jogo pode causar.
Mais tarde, já na época industrial, em 1933, foi realizada uma pesquisa para verificar se o estresse e as condições estruturais das fábricas influíam no trabalho dos operários. A investigação provou que as condições de trabalho, extremamente precárias, prejudicavam e causavam fadiga nos funcionários. Com algumas melhorias, como uma iluminação adequada, os trabalhadores tiveram uma significativa melhora na performance. "Desde então foi provado que os fatores externos prejudicam na dinâmica dos grupos", diz Izabel.
O conceito de dinâmica de grupo como o conhecemos hoje surgiu entre 1935 e 1955. Em Psicologia Social, o grupo é a instância que estabelece a ligação entre o individual e o coletivo. Neste âmbito, emerge como um conceito que vai além dos indivíduos que o compõem. Como elementos centrais da definição de um grupo, pode-se destacar a interdependência funcional entre os seus membros, a partilha de um objetivo comum e a existência de papéis e normas.
Um dos teóricos mais influentes para o estudo dos grupos foi Kurt Lewin, que instituiu o termo "Teoria de Campo", porque entende que o ser humano age num mundo de forças (vetores) com cargas (valências) positivas ou negativas. A Teoria de Campo considera que não se pode compreender o comportamento do indivíduo sem se considerar os fatores externos e internos à pessoa, uma vez que estes interagem na determinação desse comportamento. Lewin foi ainda um dos criadores da Teoria da Dinâmica dos Grupos, que procura analisar, do ponto de vista interindividual, as estruturas do grupo, como o poder, a liderança e a comunicação.
Mas, afinal, o que vem a ser a dinâmica de grupo? A partir do momento que temos três ou mais pessoas se comunicando e trocando informações podemos dizer que elas estão se movimentando, aprendendo, e se há uma interação há a dinâmica. A dinâmica de um grupo é o seu movimento, e a vida deste grupo é a inter-relação entre os participantes.
Participamos e coordenamos vários grupos ao longo da vida: na escola, em casa, no trabalho... Cada grupo tem um objetivo e dinâmica próprios. Veja um exemplo: em um grupo de amigos que se encontra num sábado à noite, o objetivo maior é se divertir, trocar idéias, enfim, passar um tempo agradável ao lado de pessoas que se gosta. Por outro lado, em um processo de seleção a dinâmica é utilizada para identificar comportamentos que não passíveis de serem identificados em testes, como liderança, capacidade para atuar em equipe, entre outras competências comportamentais. Tudo depende da vaga e do que a empresa quer do candidato.
A dinâmica de grupo é usada como ferramenta com fins de aprendizagem nos Estados Unidos desde 1950. No Brasil, imagina-se que ela começou a ser utilizada em escolas e empresas na década de 70, mas não há dados que comprovem isso.
A partir de agora, você conhecerá um pouco mais sobre a finalidade, as etapas e curiosidades sobre a dinâmica de grupo como ferramenta em processos seletivos e também em treinamentos.
Texto por: Camila Micheletti
Levado ao InForum por: ApriggioBrother(Fabio W. R.)

Respostas:

Dinâmica de Grupo: DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO Objetivo: Oportunizar um maior conhecimento de si mesmo e facilitar melhor relacionamento e integração interpessoal. Material necessário: Lápis e uma folha de papel em branco para todos os participantes. Tamanho do grupo: Trinta a quarenta pessoas, aproximad...(ver)
SAIBA MAIS: O QUE É DINÂMICA DE GRUPO (raquel - 24/09/2009 10:55:25)
Bom dia. Sou estudante de admionistração e preciso entregar uma tese sobre Henri Fayol,e nesta tese pede para desenvolver uma dinamica em grupo ensima do trabalho dele. VOCÊ NÃO TERIA COMO ME DAR UMA IDÉIA DE DINÂMICA EM UM GRUPO DE TRABALHADORES DE UMA FÁBRICA,POR EXEMPLO? Fico grata se isso for po...(ver)
Dinâmica de Grupo: OS CORPOS REVELAM UMA POSIÇÃO SOCIAL Objetivos: a) Sentir que atrás de nosso corpo há a instituição (os organismos, os ritos, os direitos e os temores); b) Sentir que atrás da instituição há outras instituições; c) Sentir que atrás das instituições há pessoas, há decisões tomada...(ver)
SAIBA MAIS: O QUE É DINÂMICA DE GRUPO (veronica - 01/09/2009 23:47:04)
dinamica de grupo ...(ver)
DinÂmica em grupo de fábricas de montagem. (raquel - 24/09/2009 10:58:40)
Bom dia. Sou estudante de admionistração e preciso entregar uma tese sobre Henri Fayol,e nesta tese pede para desenvolver uma dinamica em grupo ensima do trabalho dele. VOCÊ NÃO TERIA COMO ME DAR UMA IDÉIA DE DINÂMICA EM UM GRUPO DE TRABALHADORES DE UMA FÁBRICA,POR EXEMPLO? Fico grata se isso for po...(ver)
SAIBA MAIS: O QUE É DINÂMICA DE GRUPO (Nelci Teixeira de Oliveira - 25/09/2009 16:29:27)
estou para participar de um grupo de dinâmica estou muito nervosa...(ver)
SAIBA MAIS: O QUE É DINÂMICA DE GRUPO (Jennifer-Tool - 25/10/2009 05:44:08)
ler todo o blog, muito bom ...(ver)
SAIBA MAIS: O QUE É DINÂMICA DE GRUPO (Danubia Medeiros Nogueira nogueiranubia@hotmail.com - 22/02/2010 20:33:26)
tenho que fazer uma dinâmica de grupo envolvendo a área que estou cursando que é Serviço Social, como devo começar? o que devo fazer? como agir? o que colocar na lauda que tem que ser entregue a professora?...(ver)
SAIBA MAIS: O QUE É DINÂMICA DE GRUPO (avaicapreve - 28/08/2011 05:52:43)
Halo 2,Halo,Conker...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2017 -   http://www.insite.com.br