Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
23/11/2005 12:17
De: Daline Gerber
IP: 200.216.152.19-unknown

EAD

A educação a distância através da web é um método novo que pode ser eficaz para uns e ineficaz para outros. Tais procedimentos devem envolver uma certa maturidade por parte do alunado, sendo este capaz de assimilar conhecimentos que não possuem a entoação e a dinâmica da fala, a flexibilidade de retomar o discurso e explicá-lo de outra forma. O grau deste aluno deve ser bem avançado ou o conteúdo deve ser múltiplo, flexível, coisa que dificilmente encontramos num texto escrito. De fato, para alguns aprender por meio deste método pode ser um desafio muito saudável, principalmente se este carregar com sigo uma capacidade de interpretação e critica bem aguçadas.
Sabemos que estudar a distância, por todas as exigências pertinentes a este tipo de educação, tende a ser utilizada por uma minoria. A eficácia desta é duvidosa. Tomemos o exemplo do grupo de discussão: se este é capaz de fazer com que o aluno mude, aprimore, cresça ele estará educando, sem dúvidas, porém se todas as conclusões tomadas por este aluno forem meras repetições do senso comum, estará apenas envolvendo-o num método lógico e cíclico, ao qual já é utilizado pelo ensino tradicional. Ou seja, sejamos francos com nossos alunos, façamos, independente dos métodos, ele pensar em deixar de repetir conhecimentos e começar a desenvolver os seus próprios.    
21/11/2005 17:43
De: Simone Oliveira
IP: 200.216.152.19-unknown

Ead

A utilização da Web no ensino escolar é muito proveitosa, pois a partir dela o corpo discente teria um melhor aprendizado, além de terem informações mais completas.Sendo assim, muitos alunos terão mais perspectiva em relação ao processo educativo.
20/11/2005 10:14
De: Anna Beatriz Silva Azevedo
IP: 201.32.8.33-

Celestin Freinet

De acordo com a teoria de Freinet, a escola tradicional é cerceadora do "tatear experimental", uma vez que é fechada à descoberta, ao interesse pelo novo e ao prazer do individuo nela inserido. Todo esse truncamento da escola tradicional traduz um forte autoritarismo, esboçado em regras fixas que nunca se alteram em prol da necessidade social, o que, segundo Freinet e a meu ver, é um fator de incoerência contextual, no sentido em que essa escola encontra-se nesta sociedade repleta de contradições.
Segundo Freinet, a solução para as contradições e incoerências da escola tradicional não está também na Escola Nova. Como observa o crítico, os métodos pedagógicos dessa escola ainda não atendem as necessidades da criança. Daí propor um movimento pedagógico que vise à inserção do individuo na sociedade, isto é, uma escola centrada na criança fazendo parte da comunidade. Para tal o crítico não deixa de considerar a aquisição do conhecimento como fundamental, apenas propõe que essa aquisição deva ser garantida de forma significativa.
Quanto aos métodos propostos, o trabalho/jogo é considerado fundamental, pois elabora “uma pedagogia com técnicas construídas com base na experimentação e documentação, que dão à criança instrumentos para aprofundar seu conhecimento e desenvolver sua ação”, isto é, uma pedagogia com aplicabilidade no meio social a que ela está inserida. Por isso dá-se singular importância a participação da família/comunidade, já que a escola que Freinet propõe é vista como elemento ativo de mudança social e é também popular por não marginalizar as crianças das classes menos favorecidas. Logo, seu objetivo era desenvolver uma escola popular, pautada numa prática pedagógica que mescla teoria e prática.
No entanto, como observa Vera Lúcia Câmara F. Zacharias, temos que atentarmos para algumas concepções, tais quais: a “visão otimista demais do poder de transformação exercido pela escola, a identificação da dimensão social aos fatores de classe, deixando de fora os aspectos discriminativos relativos a questões de cor e sexo, da proposta do professor ser o "escriba" dos alunos, quando as investigações mais atuais da psicolingüística nos levam para outra direção”, mas temos que considerar a importância da emergente necessidade de que a educação precisa de profundas mudanças, que devem ser feitas pela base, ou seja, todo aquele que está ligado direta ou indiretamente à educação.
23/11/2005 08:59
De: Cátia dos Santos Amaral
IP: 200.216.152.19-unknown

Freinet e ead

Freinet considera a educação da criança muito importante e também o relacionamento da comunidade junto a escola e a família.E sobre a ducação à distância eu acredito que todas as escolas devem adotar para haja uma facilidade e que todos tenham acesso a esse tipo de educação.Desta forma o professor deve lançar mão dessas tecnologias, tornando o ensino mais interessante
17/01/2007 05:19
De: pupier (glete.pupier@free.fr)
IP: 88.165.56.23

Freinet no Brasil

Gostaria de conhecer as escolas que praticam a pédagogia Freinet no Brasil para trabalho em mestrado. Estou fazendo entrevistas com pessoas que trabalham, ou ja trabalharam com a pédagogia Freinet ou simplesmente aquelas que tenham uma certa simpatia pela esta pédagogia O meu trabalho é feito aqui na França, e seria uma maneira de mostrar a pédagogia Freinet feita ai no Brasil.
Se você quer participar deste trabalho respondendo algumas perguntas, mande-me seu e-mail e eu entrerei em contato meu e-mail est : glete.pupier@free.fr
muito obrigada     PUPIER
23/11/2005 14:11
De: Cátia Gomes Vera Cruz
IP: 200.216.49.203-

ENSINO À DISTÂNCIA

A novas tecnologias estão possibilitando a disseminação da pratica do ensino a distancia, dessa maneira a educação é vista sob nova perspectivas para a educação. Os suportes através do meio eletrônico possibilita o estreitamento entre professor e aluno. Os ambientes digitais de aprendizagem tornam também o conteúdo bem mais elaborado e de fácil utilização já que os alunos não estarão vinculados a calhamaços de papel. Os programas de Ensino a distancia possibilitam nos tecnologias e novas formas de leituras. As abordagens usuais da educação a distância, tornam-se cada dia mais um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem. Pouco tempo e aproveitamento são umas das múltiplas possibilidades que o ensino a distância pode dar aos alunos.
21/11/2005 17:36
De: Ana Marcia Silva
IP: 200.147.116.253-

FREINET

AO LER O TEXTO DE  FREINET PUDE OBSERVAR UMA SEMELHANÇA COM O AUTOR BRASILEIRO PAULO FREIRE QUANDO NO TEXTO FREINET AFIRMA "A PARTICIPAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE FAMÍLIAS, COMUNIDADES E ESCOLA", CONCORDO COM AMBOS NESSA AFIRMAÇÃO, DEVIDO A IMPORTÂNCIA DE HAVER UMA INTERAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO, SEM A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR DE NADA VALE O ESFORÇO DO PROFESSOR, SENDO QUE MUITAS VEZES O EDUCADOR FAZ O TRABALHO DE PAI E MÃE NA VIDA DA CRIANÇA. CONTUDO NÃO CONCORDO QUANDO FREINET NOS DIZ "MUDANÇAS NECESSÁRIAS E PROFUNDAS NA EDUCAÇÃO DEVERIAM SER FEITAS PELA BASE, OU SEJA, PELOS PRÓPRIOS PROFESSORES", NÃO CABE SÓ A NÓS PROFESSOR LUTAR POR UMA MELHOR EDUCAÇÃO, MAS SIM A COMUNIDADE EM GERAL E PRINCIPALMENTE AOS ÓRGÃOS COMPETENTES QUE DEVEM SEMPRE DAR RECICLAGEM PARA OS EDUCADORES E CONDIÇÕES DE TRABALHO MAIS DIGNAS, CONCORDO COM A OPINIÃO DA ELIANE QUANDO A MESMA DIZ QUE FREINET É UM POUCO SONHADOR PARA A REALIDADE BRASILEIRA
21/11/2005 15:17
De: Ana Paula Amorim da Costa
IP: 200.216.152.19-unknown

EAD

Seria muito bom se todos pudessem usufruir dos benefícios que a internet proporciona,entretanto, são poucas as pessoas que tem acesso a ela.
A utilização da web na educação escolar, facilitaria a transmição de várias informações em diferentes meios, como o áudio, o vídeo e o texto.
É Preciso que as escolas, tanto as públicas como as particulares venham se informatizar e os professores cada vez mais se atualizar, pois assim o ensino brasileiro com certeza irá progredir.
17/11/2005 14:49
De: cLAUDIA MARIA DE OLIVEIRA PERESTRELO
IP: 200.216.43.71-

ENSINO À DISTÂNCIA

O ensino à Distância agregar um valor maior ao processo de ensino/aprendizagem, porque efetivamente o aluno se propõe a estudar. Não existe o vínculo direto com a instituição escola e o profissional professor. Há por parte do aluno uma valorização do seu aprendizado e a certeza que poderá contar com a orientação do professor a hora que precisar. Infelizmente, atualmente o caminho que se apresenta para esta finalidade não é por parte dos orgãos competentes bem administrada. Sendo assim, a grande maioria se veicula a estes sistemas sem dar a valorização que o mesmo requer.Essa ação pedagógica parte do princípio de que esse trabalho garante, à distância, um padrão de qualidade para o aluno, mas é preciso que haja efetivamente uma orientação sobre os caminhos que os alunos devem percorrer para absorver o máximo de conhecimentos necessários à sua formação. Por isso,  é preciso que mesmo à distância a instituição mantenha uma forma de acompanhamento e avaliação de excelência para proteger e valorizar o ensino à distãncia desses aluno.
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