Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
23/11/2005 11:33
De: Maria de Fátima
IP: 200.216.152.19-unknown

Celestian Freinet

Concordo com a posição de Freinet com relação a crítica que ele faz com relação a postura da escola tradicional. Acho que ela é composta de regras que a impossibilita de proporcionar ao aluno de expor sua criatividade de forma mais livre. Acredito que o autoritarismo da escola tradicional, dificulte o aluno de liberar a sua criatividade e a sua sensibilidade na produção de trabalhos e produção de textos. Também concordo com Frentet quando ele diz que "as mudanças necessáriasm e profundas na educação deveriam ser feitas pela base, ou seja, pelos próprios professores". Somente professores com uma formação aberta para novas tecnologias e para novas aquisições de conhecimentos poderão construir uma escola dinâmica.
23/11/2005 13:47
De: Leonardo Macedo
IP: 201.36.0.141-

EAD

Concordo com Cláudio Matias. Pois com o avanço da informática verificamos que desde cedo o computador está presente na vida das crianças funcionando assim como um ótimo instrumento que facilita o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estimule o aluno para um crescimento intelectual.
É necessário que o aluno busque, além da informática, novas fontes de conhecimento. A internet é um dos principais veículos de comunicação que tem ganho mais destaque, pois através dela podemos trocar todos os tipos de informações com as pessoas.
Uma das principais contribuições da internet no que diz respeito ao ensino é a facilidade que tem para as pesquisas. Neste caso temos que tomar cuidado com os sites visitados, pois muitos deles não são conhecidos pelos professores podendo até apresentar informações falsas.
Podemos concluir que o computador, a informática e a internet proporcionam às pessoas uma ampliação de conhecimentos, fazendo com que desenvolvam a reflexão e o pensamento crítico, chegando-se à autonomia do sujeito na aprendizagem e tornando o processo de ensino um pouco mais fácil.
15/03/2009 10:43
De: Christianne (christianne_rebelo@hotmail.com)
IP: 201.78.250.148

Freinet

Estou fazendo um trabalho a respeiti de Freinet e preciso saber as contribuições para a Educção e suas obras.
Se aguém puder me ajudar...
22/11/2005 20:21
De: Fabiana Oliveira Eccard
IP: 200.216.152.19-unknown

Comentário sobre o Texto EAD

O texto da educação a distância propõe a utilização da Web na educação. Essa utilização vem sendo pesquisada devido à sua facilidade de transmissão de informações em diferentes meios como por exemplo, áudio, vídeo  e texto.
No que diz respeito a Web, esta é o fruto dos avanços na cominicação. Podemos perceber que ela apresenta a vantagem de disponibilizar um grande número de informações, para muitos usuários de forma livre e gratuíta. A utilização da web está sendo uma forma de nós professores melhorarmos nossa metodologia de ensino, proporcionando ao aluno uma forma mais interativa de aprendizado.
Assim, a  Educação a distância está fazendo uso das tecnologias de comunicação, porém as novas tecnologias apoiadas pela internet trazem reais possibilidades para implantação de projetos dessa área que rompam as barreiras geográficas e temporais de forma eficiente e a custos reduzidos.
21/11/2005 17:38
De: juliana Pereira de Carvalho
IP: 200.216.152.19-unknown

EAD

Se a Web fosse inserida tanto em escolas públicas quanto nas particulares, com a orientação de professores especializados, esses futuramente poderiam competir de igual para igual por exemplo no vestibular, pois teriam acesso a fontes diferenciadas de informações.
15/11/2005 23:38
De: Patrícia Quintão
IP: 200.149.182.137-

Celestin Freinet

Segundo Freinet, o aluno deve sentir-se sujeito ativo, participante.
Do ponto de vista deste pedagogo, a  informática possibilita assim, que o aluno tenha novas fontes de pesquisa, tenha participação dinâmica e ativa. A partir do momento que ele pode dar sua opinião, participar de salas de discussões, este aluno já não é mais um sujeito  passivo.
23/11/2005 09:05
De: Leila Vieira
IP: 200.216.152.19-unknown

Comentário sobre EAD

O método de ensino à distância, com a utilização da Web, pode propocionar muitas vantagens, pous possui um formato independente e dinâmico.
Os cursos de ensino à distância, destaforma, podem promover informação einteração entreo grupo, por meios de fóruns de discussão, chats e diversos trabalhos em equipe.
Porém, essa é uma realidade que ocorre apenas em alguns laboratórios de escolas particulares. O que fazer com a realidade da escola pública?A validade da EAD é inquestionável, mas antes de se tornar uma realidade na rede pública, várias outras políticas de desenvolvimento na educação nesse segmento, fazem-se necessárias.
Ao chegarmos a esse grau de excelência,o aluno oriundo das classes menos privilegiadas terá reais condições de competir com o aluno das classes mais privilegiadas,aproximando desse modo, o nível de oportunidades.
21/11/2005 21:48
De: Sergio Ribeiro Granja
IP: 200.216.152.19-unknown

FREINET

Freinet apresenta uma proposta de "escola nova" que já está ultrapassada.
É uma proposta que acredita num "basismo" ingênuo, expontaneísta, numa prática populista em educação, como se os professores não fossem parte da sociedade e a escola não fosse um aparelho de reprodução da ideologia dominante.
Carece de uma teoria que aprofunde as questões da aquisição do conhecimento, como podemos encontrar, por exemplo, em Vigostsky, que relaciona linguagem e pensamento.
 
Seu IP: 54.161.163.172 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)