Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
16/11/2005 11:08
De: Deivinson Gomes Bignon (pastordeivinson@yahoo.com.br)
IP: 200.216.152.19-unknown

Freinet

Concordo com a teoria de Freinet, pois credito que a informática adquire uma importância preponderante no proceso ensino-aprendizagem. O fato de existirem links e hipertextos favorece uma pesquisa avançada, que é um indicador da escola ideal. Entretanto, cabe às escolas capacitarem-se para proporcionar uma esducação de alta qualidade, com a ingerência das novas tecnologias.
[ ]s.
Deivinson
21/11/2005 21:48
De: Sergio Ribeiro Granja
IP: 200.216.152.19-unknown

FREINET

Freinet apresenta uma proposta de "escola nova" que já está ultrapassada.
É uma proposta que acredita num "basismo" ingênuo, expontaneísta, numa prática populista em educação, como se os professores não fossem parte da sociedade e a escola não fosse um aparelho de reprodução da ideologia dominante.
Carece de uma teoria que aprofunde as questões da aquisição do conhecimento, como podemos encontrar, por exemplo, em Vigostsky, que relaciona linguagem e pensamento.
 
27/12/2006 03:19
De: glete pupier (glete.pupier@free.fr)
IP: 213.44.138.229

Pédagogia Freinet no Brasil

OLA.
Sou aluna de mestrado em pédagogia na universidade de Bordeaux, na França Victor Segalen. Atualmente estou à fazer um trabalho de pesquisa sobre a pédagogia Freneit no Brasil. Estou à procurar informaçoes sobre a divulgaçao desta pédagogie no Brasil e quais sao as escolas que a pratica. Poderia me ajudar, conhecem alguma escola ai no Brasil, como posso entrar em contato?
Quais sao os trabalhos feitos a respeito desta pédagogia?
Fico muita agradecida.
Aguardo seu e-mail
Glete pupier
23/11/2005 11:33
De: Maria de Fátima
IP: 200.216.152.19-unknown

Celestian Freinet

Concordo com a posição de Freinet com relação a crítica que ele faz com relação a postura da escola tradicional. Acho que ela é composta de regras que a impossibilita de proporcionar ao aluno de expor sua criatividade de forma mais livre. Acredito que o autoritarismo da escola tradicional, dificulte o aluno de liberar a sua criatividade e a sua sensibilidade na produção de trabalhos e produção de textos. Também concordo com Frentet quando ele diz que "as mudanças necessáriasm e profundas na educação deveriam ser feitas pela base, ou seja, pelos próprios professores". Somente professores com uma formação aberta para novas tecnologias e para novas aquisições de conhecimentos poderão construir uma escola dinâmica.
21/11/2005 17:38
De: juliana Pereira de Carvalho
IP: 200.216.152.19-unknown

EAD

Se a Web fosse inserida tanto em escolas públicas quanto nas particulares, com a orientação de professores especializados, esses futuramente poderiam competir de igual para igual por exemplo no vestibular, pois teriam acesso a fontes diferenciadas de informações.
Seu IP: 54.224.99.49 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)