Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
31/10/2005 19:09
De: Viviane Costa Lima (vivilima1227@hotmail.com)
IP: 200.216.152.19-unknown

Celestin Freinet

Freinet como criador, na França, do movimento da escola moderna tinha por objetivo desenvolver uma escola popular. Critica a escola tradicional; para ele as mudanças pedagógicas deveriam ser feitas primeiramente pelos professores, pois os considera a base de tudo.
Propõe o trabalho/jogo como atividade fundamental. Constrói a pedagogia, com técnicas voltadas para a experimentação e documentação, dando as crianças ferramentas para que possam aprofundar seu conhecimento e posteriormente desenvolver sua ação.
Entre suas técnicas podemos destacar: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida, o dicionário dos pequenos e o caderno circular para os professores.
De acordo com o exposto acima, podemos observar uma visão um tanto utópica de Freinet em relação ao poder de mudança que a escola exerce, porém não podemos deixar de enfatizar que suas propostas pedagógicas são válidas, só que infelizmente não se enquadra na realidade atual.
23/11/2005 13:43
De: Leonardo Macedo
IP: 201.36.0.141-

EAD

A educação vem sofrendo grandes transformações ao longo dos anos e a informática foi ganhando destaque em nossa sociedade. Seu uso foi totalmente importante para os campos da ciência, indústria,Telecomunicação e principalmente na educação de jovens.Diante do progresso da informática a escola tem como função promover o ensino voltado para esta nova fase da modernidade. Assim, os principais aspectos que devem garantir o desenvolvimento cultural dos alunos são: habilidades em computação e tecnologia da mídia; as noções de responsabilidade, pontualidade, disciplina, tolerância e honestidade e fundamentalmente o conceito de cidadania.
13/05/2008 10:10
De: Wilson Alves dos Santos
IP: 189.78.221.30

Célestin e Freire

gostaria de receber resumos de padagogia do bom senso e de pedagogia do oprimido, para enriquecer meu conhecimentos, estou no 6º semestre em educação artistica na UnG.
23/11/2005 16:11
De: Sunamita
IP: 200.165.163.46-10.20.2.27

EAD

    O ensino a distância é um recurso importante no processo ensino-aprendizagem mas que, ao meu ver, só pode ser usufruído plenamente em países com realidade social diferente da realidade brasileira. Uma vez que no Brasil a grande parte da população não tem acesso a computadores nem mesmo na escola, o ensino a distância torna-se na maioria das vezes inviável. Os recursos tecnológicos disponíveis ainda não estão amplamente difundidos na nossa sociedade, como em outros lugares do mundo. Além do que, a fatia social que mais se beneficiaria com o ensino a distância encontra-se nas áreas mais afastadas e carentes, não dispondo muitas vezes dos recursos mais fundamentais como energia elétrica. Dessa forma, o ensino a distância é vantajoso apenas para uma minoria e bastante restrito a grande parte da população. Concordo, portanto, com os comentários dos colegas Lívio Henrique e Geórgia.
    Outra questão importante que deve ser considerada nesse modo de ensino é o empobrecimento do contato humano. Entendo que o processo de ensino-aprendizagem deve ser pautado no contato entre o aluno e o professor para que o aproveitamento da informação por parte do aluno possa ser mais satisfatório. As relações inter-pessoais têm um peso importante nesse aproveitamento e é através dessas relações que o aluno desenvolve a sua capacidade de interação social. Nessa questão, o computador seria um elemento complementar para enriquecer o processo na busca pelo conhecimento, não podendo nunca substituir a figura do professor.
23/11/2005 14:11
De: Cátia Gomes Vera Cruz
IP: 200.216.49.203-

ENSINO À DISTÂNCIA

A novas tecnologias estão possibilitando a disseminação da pratica do ensino a distancia, dessa maneira a educação é vista sob nova perspectivas para a educação. Os suportes através do meio eletrônico possibilita o estreitamento entre professor e aluno. Os ambientes digitais de aprendizagem tornam também o conteúdo bem mais elaborado e de fácil utilização já que os alunos não estarão vinculados a calhamaços de papel. Os programas de Ensino a distancia possibilitam nos tecnologias e novas formas de leituras. As abordagens usuais da educação a distância, tornam-se cada dia mais um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem. Pouco tempo e aproveitamento são umas das múltiplas possibilidades que o ensino a distância pode dar aos alunos.
16/11/2005 20:40
De: Patrícia Quintão
IP: 200.151.3.169-

EAD

Nossos governantes não têm uma preocupação séria com a educação. É claro que por trás disto está uma série de fatores econômicos e políticos. Existem milhares de crianças sem escolas e sem professores. Como então podemos pensar em Educação a distância, se estas mesmas crianças não possuem provavelmente computador em suas casas ou acesso a ele?
Acredito sim, que a modernidade, a tecnologia está cada vez mais avançada. Não podemos esquecer que também existem milhares de pessoas que possuem computador. Então, devemos sim, nos aproveitar de todas as oportunidades oferecidas. Ãcredito que a educação a distância não deve ser vista como um meio de ensino propiamente dito, mas um complemento do ensino tradicional (professor-sala de aula- aluno).
31/08/2008 22:01
De: ANA CRISTINA
IP: 189.72.3.133

gostaria de receber as idéias principais dos autores e suas obras. ficarei plenamente agradecida.

cortela,mário sergio-"a escola e o conhecimento:fundamentos epistemológicos e politicos"
fernandez,alicia:"a inteligencia aprisionada,abordagem psicopedagógica clinica da criança e sua familia"
freinet, célestin-"para uma escola do povo"
frigoto,g.ciavatta,m&ramos,m.(orgs.)-"Ensino medio integrado: concepções e contradições"
Gadotti, moacir-"Histórias das idéias pedagógicas"Gandin,D.& Gandin-"temas para um projeto politico e pedagógico"
Oliveira,dalila andrade-"educação básica :gestão do trabalho e da pobreza"
Oliveira,romualdo portela de &Adrião, thereza.-"organização do ens.no brasil:níveis e modalidades na contituição federal e na LDB"
Paiva, jane et alli- "educação de jovens e adultos:uma memória contemporanea"
Saviani, demerval- "Escola e democracia"
Silva ,jr.J dos R.&Ferretti, c.j.- "o institucional, a organização e a cultura da escola Tiba,icami.disciplina-" limite na medida certa"
24/10/2005 21:15
De: Leila Ribeiro
IP: 200.216.152.32-unknown

Celestin Freinet

Caros alunos:
Insiram seus comentários sobre o texto lido e indiquem uma maneira de trabalhar com a Informática e a proposta de trabalho de Freinet.
14/09/2008 13:42
De: Maria da Penha (penhaac@hotmail.com)
IP: 189.77.96.34

Re: Re: Reflexões sobre Celestin Freinet.

  Sou estudiosa da pedagogia de Freinet e na  minha prática docente, busco  na implantação das  técnicas freinetianas caminhos que possam auxiliar   desenvolver o processo de aprendizagem de meus alunos. A classe  está construindo  o "caderno da vida","já sei e "quero prender"e as "assembléias".Resultado positivo estão sendo obtidos de forma lenta e gradual .Observo  aumentar o interesse dos alunos  pelos conteúdos apresentadosee desenvolver neles a  autonomia na participação em pequenos debates ,Através da experiência pessoal aprendi que para a implantação das técnicas freinetianas devem ser observadas os fatores: 1-Implantar uma técnica de cada vez com espaço de tempo significativo entre elas para que possam ser feitas adaptaões necessárias àrealidade.(relatórios  diários da classe são fundamentais );2-Antes da implantação de cada técnica é necessário o aluno estar totalmente esclarecido sobre os passos a serem dados e também participarem da elaboração .
   (Sou professora de Educação básica da rede pública de MG)
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