Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
31/10/2005 18:15
De: Michele Ferreira de Bastos
IP: 200.164.128.195-

Freinet

A proposta de Freinet é interessante, à medida que propõe uma forma nova de educar o aluno na escola. Acredito que aliar o divertimento; o prazer ao processo de ensino/aprendizagem é uma forma eficaz de atrair o aluno para sala de aula e para escola.
Freinet diz que as profundas mudanças deveriam ser realizadas pela base, isto é, pelo professor.Também acredito que o professor é o agente principal dessa mudança,mas faz-se necessário dizer que em muitas escolas,o professor não tem a chance de oferecer as atividades propostas por Freinet, em sala de aula. O discente fica limitado às formas propostas pela instituição.
Ao meu ver, a informática é uma importante ferramenta no processo da construção do conhecimento, principalmente dessa forma proposta de Freinet, onde a criatividade da criança pode ser trabalhada; estimulada de forma lúdica.
02/08/2008 09:08
De: Patricia
IP: 82.154.116.249

Celestin Freinet

Boa Tarde. Sou educadora de infância em Portugal e gostaria de saber quais os colégios que utilizam a metologia Freinet no Brasil para troca de informações. Também estou interessada em receber o resumo do livro " A Pedagogia do Bom Senso". Espero resposta breve e desde jà agradeço  a atenção.
17/11/2005 18:53
De: Ana Paula Amorim da Costa
IP: 200.151.121.164-

Celestin Freinet

A proposta pedagógica de Celestin Freinet está baseada entre a teoria e a prática.
Ele queria a construção de uma escola ativa, dinâmica e historicamente inserida em um contexto social e cultural. Para isto, o professor é visto como uma ferramenta essencial, pois será ele quem fára as mudanças necessárias e profundas na educação e servirá de "escriba" para os seus alunos.
Freinet faz uma dura crítica a escola tradicional, por esta estar fechada, contrária à descoberta e ao interesse e prazer da criança.
Para este pedagogo, o importante é que exista uma escola centrada na criança, pois não existe um indivíduo isolado, ela faz parte de uma comunidade e sendo assim, propõe o trabalho/jogo como atividade fundamental e a partir disto ele elabora uma pedagogia com técnicas construídas com base na experimentação e documentação, que dão à criança instrumentos para esta aprofundar o seu conhecimento e desenvolver sua ação.
Contudo,ele apresenta uma visão muito otimista do poder de transformação que a escola exerce no aluno e na sociedade. O professor não pode ser considerado como único detentor do saber e responsável por toda esta mudança na educação.
As propostas de Freinet são boas se nós levarmos alguns fatores em consideração, mais se todas as Instituições de Ensino estiverem preocupadas com a construção de uma escola vista como elemento ativo de mudança social e popular por não marginalisar as crianças das classes menos favorecidas, aí sim acredito que o ensino brasileiro começará a colher bons frutos.
É relevante ressaltar que muitas Instituições de Ensino já estão colocando estas idéias de Freinet em prática. A utilização da iformática nas escolas já é realidade para muitos alunos, e isto cada vez mais está os auxiliando, na realização de trabalhos acadêmicos, pesquisas e até mesmo no lazer, deixando-os cada vez mais inseridos no contexto cultural e social em que vivem.  
23/11/2005 15:40
De: Sunamita
IP: 200.165.163.46-10.20.2.27

Freinet

    Celestin Freinet tece duras críticas à escola tradicional e à escola moderna. A escola tradicional era criticada pelo seu autoritarismo, pela determinação dos conteúdos e por não estimular a criança no seu "tatear experimental" para as descobertas e construção do conhecimento. A escola nova era criticada por seus métodos, pela definição de materiais, locais e condições especiais para a realização do trabalho pedagógico.
    Para o crítico francês, a implantação de mudanças profundas na educação deveria iniciar-se pelos próprios professores.
    Seu objetivo era desenvolver uma escola popular, caracterizada pela dimensão social, centrada na criança e que permitisse ao aluno um aprendizado reflexivo e uma postura crítica, que pudesse integrá-lo na sociedade de forma plena.
10/11/2005 14:10
De: Amanda da Silva Mello Alexandre
IP: 201.50.22.204-

Texto Celestin Freinet

Freinet observou que a criança aprende melhor em atividades lúcicas, e por isso criticou a escola tradicional que trabalha com tarefas escolares que seriam, como disse ele, repetitivas e enfadonhas.
A aula de multimidia, com jogos interativos seria uma proposta de se trabalhar a tese de Freinet com o conteúdo das matéria do curriculo escolar.
E com isso as crianças aprenderiam com mais prazer.
Seu IP: 23.22.206.103 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)