Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
23/11/2005 14:22
De: CATIA GOMES VERA CRUZ
IP: 200.216.49.203-

ENSINO À DISTÂNCIA(corrigido)

A novas tecnologias estão possibilitando a disseminação da pratica do ensino a distancia, dessa maneira a educação é vista sob nova perspectivas. Os suportes através do meio eletrônico possibilitam o estreitamento entre professor e aluno. Os ambientes digitais de aprendizagem tornam também o conteúdo bem mais elaborado e de fácil utilização já que os alunos não estarão vinculados a calhamaços de papel. Os programas de Ensino a distancia possibilitam além de novas tecnologias, novas formas de leituras. As abordagens usuais da educação a distância, tornam-se cada dia mais um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem. Pouco tempo e aproveitamento são umas das múltiplas possibilidades que o ensino a distância pode dar aos alunos.
20/11/2005 17:47
De: Débora Martins Nóbrega
IP: 200.141.233.22-

Freinet

Concordo com a visão de Freinet e discordo com autora do texto Vera Lúcia Camara F. Zacharias, de que a visão de Freinet é muito otimista e que não se preocupa com a descriminação. A nossa educação tradicional é uma educação que poda, não liberta. E ao contrário de algumas de minhas colegas, aceito que a mudança tem de vir pela base, que somos nós. Não me ofendo em saber que a cabeça dos professores tem que mudar porque é o que pretendo, observando e buscando ser sempre mais e melhor. Estudei em um colégio Montessoriano e fui muito feliz, me desenvolvi mais e melhor durante essa esperiência, e creio que Freinet poderia me fazer ainda mais feliz. Procurarei estudar melhor suas propostas e idéias.
23/11/2005 06:26
De: Maria de Fátima
IP: 200.97.143.153-

EAD

Acho válidas as informações contidas no texto. Acredito que a utilização da WEB contribuirá para a educação a distância, na medida em que os recursos utilizados para a construção de atividades educacionais facilitam a transmissão de informações devido a utilização de diversos meios, tais como: texto, vídeo e áudio. Apensar de  alguns professores  ainda resistirem em utilizar a informática para exercer suas atividades,acho que ela é uma ferramenta de comunicação importante, pois através dos aplicativos para a construação de EAD, o professor pode criar o mesmo ambiente interacional da sala de aula. Através do ambiente criado pelo professor através da WEB, ele poderá interagir com seus alunos e ainda avaliar individualmente cada aluno. Além disso, o professor pode criar um ambiente proprício que permitam que os seus alunos possam interagir com outros grupos. Outra questão importante na utilização da WEB é que o professor poderá incentivar o aluno para a livre navegação pela internet com o objetivo de que ele possa colocar suas opiniões e sujestões a disposição dos demais alunos em grupos de discussões e chats.
Para concluir, acredito que a informática aplicada na educação contribuirá para o aprendizado efetivo do aluno devido os variados ambientes de aprendizado que o professor pode disponibilizar, através da criação de espaços educacionais para o aluno.
17/11/2005 12:25
De: Fernanda Carvalho da Silva
IP: 200.216.152.19-unknown

EAD

Outra questão que merece destaque,é que devemos (educadores e futuros) tomar consciência deste método de conhecimento (a distância) que nos permitirá a auto-aprendizagem,assim poderemos adotar algumas técnicas do pensador Freinet na aplicação das aulas,num sentido bem mais atrativos para as crianças apreenderem os conteúdos,que são,atualmente,considerados como cansativos e até inadequados.
23/11/2005 08:59
De: Cátia dos Santos Amaral
IP: 200.216.152.19-unknown

Freinet e ead

Freinet considera a educação da criança muito importante e também o relacionamento da comunidade junto a escola e a família.E sobre a ducação à distância eu acredito que todas as escolas devem adotar para haja uma facilidade e que todos tenham acesso a esse tipo de educação.Desta forma o professor deve lançar mão dessas tecnologias, tornando o ensino mais interessante
23/11/2005 12:17
De: Daline Gerber
IP: 200.216.152.19-unknown

EAD

A educação a distância através da web é um método novo que pode ser eficaz para uns e ineficaz para outros. Tais procedimentos devem envolver uma certa maturidade por parte do alunado, sendo este capaz de assimilar conhecimentos que não possuem a entoação e a dinâmica da fala, a flexibilidade de retomar o discurso e explicá-lo de outra forma. O grau deste aluno deve ser bem avançado ou o conteúdo deve ser múltiplo, flexível, coisa que dificilmente encontramos num texto escrito. De fato, para alguns aprender por meio deste método pode ser um desafio muito saudável, principalmente se este carregar com sigo uma capacidade de interpretação e critica bem aguçadas.
Sabemos que estudar a distância, por todas as exigências pertinentes a este tipo de educação, tende a ser utilizada por uma minoria. A eficácia desta é duvidosa. Tomemos o exemplo do grupo de discussão: se este é capaz de fazer com que o aluno mude, aprimore, cresça ele estará educando, sem dúvidas, porém se todas as conclusões tomadas por este aluno forem meras repetições do senso comum, estará apenas envolvendo-o num método lógico e cíclico, ao qual já é utilizado pelo ensino tradicional. Ou seja, sejamos francos com nossos alunos, façamos, independente dos métodos, ele pensar em deixar de repetir conhecimentos e começar a desenvolver os seus próprios.    
23/11/2005 15:40
De: Sunamita
IP: 200.165.163.46-10.20.2.27

Freinet

    Celestin Freinet tece duras críticas à escola tradicional e à escola moderna. A escola tradicional era criticada pelo seu autoritarismo, pela determinação dos conteúdos e por não estimular a criança no seu "tatear experimental" para as descobertas e construção do conhecimento. A escola nova era criticada por seus métodos, pela definição de materiais, locais e condições especiais para a realização do trabalho pedagógico.
    Para o crítico francês, a implantação de mudanças profundas na educação deveria iniciar-se pelos próprios professores.
    Seu objetivo era desenvolver uma escola popular, caracterizada pela dimensão social, centrada na criança e que permitisse ao aluno um aprendizado reflexivo e uma postura crítica, que pudesse integrá-lo na sociedade de forma plena.
23/11/2005 08:51
De: Messias Brum
IP: 200.216.152.19-unknown

Freinet

Observamos em Freinet que a mola mestre para suas teorias educacionais é a injustiça social com suas contradições sociais. Destarte, foi crítico do autoritarismo docente - a detenção do saber total pelo professor, de modo que propunha a mudança pela base: professor e criança.
Sua tese norteava, também a defesa híbrida entre a teoria e o empirismo, de forma gratuita.
Doravante, discordamos da posição apontada pela distinta professora Vera Lúcia Zacharias, a qual, conteporaneamente põe em cheque o poder transformador da escola. Ora, é notorio que a escola pode transformar realidades, basta funcionar - principalmente no âmbito público. E para isto, é necessário vontade política e  enganjamento social.
Seu IP: 54.144.210.245 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)