Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
17/01/2007 05:19
De: pupier (glete.pupier@free.fr)
IP: 88.165.56.23

Freinet no Brasil

Gostaria de conhecer as escolas que praticam a pédagogia Freinet no Brasil para trabalho em mestrado. Estou fazendo entrevistas com pessoas que trabalham, ou ja trabalharam com a pédagogia Freinet ou simplesmente aquelas que tenham uma certa simpatia pela esta pédagogia O meu trabalho é feito aqui na França, e seria uma maneira de mostrar a pédagogia Freinet feita ai no Brasil.
Se você quer participar deste trabalho respondendo algumas perguntas, mande-me seu e-mail e eu entrerei em contato meu e-mail est : glete.pupier@free.fr
muito obrigada     PUPIER
23/11/2005 08:59
De: Cátia dos Santos Amaral
IP: 200.216.152.19-unknown

Freinet e ead

Freinet considera a educação da criança muito importante e também o relacionamento da comunidade junto a escola e a família.E sobre a ducação à distância eu acredito que todas as escolas devem adotar para haja uma facilidade e que todos tenham acesso a esse tipo de educação.Desta forma o professor deve lançar mão dessas tecnologias, tornando o ensino mais interessante
23/11/2005 14:11
De: Cátia Gomes Vera Cruz
IP: 200.216.49.203-

ENSINO À DISTÂNCIA

A novas tecnologias estão possibilitando a disseminação da pratica do ensino a distancia, dessa maneira a educação é vista sob nova perspectivas para a educação. Os suportes através do meio eletrônico possibilita o estreitamento entre professor e aluno. Os ambientes digitais de aprendizagem tornam também o conteúdo bem mais elaborado e de fácil utilização já que os alunos não estarão vinculados a calhamaços de papel. Os programas de Ensino a distancia possibilitam nos tecnologias e novas formas de leituras. As abordagens usuais da educação a distância, tornam-se cada dia mais um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem. Pouco tempo e aproveitamento são umas das múltiplas possibilidades que o ensino a distância pode dar aos alunos.
21/11/2005 17:36
De: Ana Marcia Silva
IP: 200.147.116.253-

FREINET

AO LER O TEXTO DE  FREINET PUDE OBSERVAR UMA SEMELHANÇA COM O AUTOR BRASILEIRO PAULO FREIRE QUANDO NO TEXTO FREINET AFIRMA "A PARTICIPAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE FAMÍLIAS, COMUNIDADES E ESCOLA", CONCORDO COM AMBOS NESSA AFIRMAÇÃO, DEVIDO A IMPORTÂNCIA DE HAVER UMA INTERAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO, SEM A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR DE NADA VALE O ESFORÇO DO PROFESSOR, SENDO QUE MUITAS VEZES O EDUCADOR FAZ O TRABALHO DE PAI E MÃE NA VIDA DA CRIANÇA. CONTUDO NÃO CONCORDO QUANDO FREINET NOS DIZ "MUDANÇAS NECESSÁRIAS E PROFUNDAS NA EDUCAÇÃO DEVERIAM SER FEITAS PELA BASE, OU SEJA, PELOS PRÓPRIOS PROFESSORES", NÃO CABE SÓ A NÓS PROFESSOR LUTAR POR UMA MELHOR EDUCAÇÃO, MAS SIM A COMUNIDADE EM GERAL E PRINCIPALMENTE AOS ÓRGÃOS COMPETENTES QUE DEVEM SEMPRE DAR RECICLAGEM PARA OS EDUCADORES E CONDIÇÕES DE TRABALHO MAIS DIGNAS, CONCORDO COM A OPINIÃO DA ELIANE QUANDO A MESMA DIZ QUE FREINET É UM POUCO SONHADOR PARA A REALIDADE BRASILEIRA
21/11/2005 15:17
De: Ana Paula Amorim da Costa
IP: 200.216.152.19-unknown

EAD

Seria muito bom se todos pudessem usufruir dos benefícios que a internet proporciona,entretanto, são poucas as pessoas que tem acesso a ela.
A utilização da web na educação escolar, facilitaria a transmição de várias informações em diferentes meios, como o áudio, o vídeo e o texto.
É Preciso que as escolas, tanto as públicas como as particulares venham se informatizar e os professores cada vez mais se atualizar, pois assim o ensino brasileiro com certeza irá progredir.
22/11/2005 16:20
De: Leila Vieira
IP: 200.159.254.191-200.234.187.146

Comentário sobre o texto de Celestin Freinet

Segundo Freinet, o professor deve despertar no aluno, através de trabalhos que exijam criatividade através da liberdade, o interesse e o desenvolvimento da produção e interpretação textual. Especifico a produção e a interpretação textual, pois a meu ver, sem  EFETIVAMENTE interpretar o que lê, o aluno não tem desenvolvido sua percepção para o EFETIVO aprendizado. O processo ensino/aprendizado deve ser prazeroso, onde alunos e professores tenham ganhos.
A dificuldade porém, ocorre na maioria das escolas (incluindo a rede particular) que não aceitam métodos baseados nessa proposta pedagógica de Freinet, preferindo uma proposta em que a criança deva ser "enquadrada" em limites e conteúdos pré-determinados, conteúdos esses que estão muito distantes da realidade do alunado (principalmente o da rede pública.      
19/01/2009 11:42
De: maria isabel da silva santos (isabelvonci@hotmail.com)
IP: 201.45.29.146

Re: Re: Resumo do livro pedagogia do bom senso 2004 de celestim freneit

urgente! estou precisando do resumo do livro de Célestin Freinet, Pedagogia do bom senso, até amanha a tarde ou melhor até o dia 20/01/2009. pois meu emprego esta dependendo disto recebir uma notificaçao hoje dia 19/01/2009, para levar este resumo até o dia 21/01/2009 as 8:00 pela amanha.
anteciosamente.
maria
17/11/2005 14:49
De: cLAUDIA MARIA DE OLIVEIRA PERESTRELO
IP: 200.216.43.71-

ENSINO À DISTÂNCIA

O ensino à Distância agregar um valor maior ao processo de ensino/aprendizagem, porque efetivamente o aluno se propõe a estudar. Não existe o vínculo direto com a instituição escola e o profissional professor. Há por parte do aluno uma valorização do seu aprendizado e a certeza que poderá contar com a orientação do professor a hora que precisar. Infelizmente, atualmente o caminho que se apresenta para esta finalidade não é por parte dos orgãos competentes bem administrada. Sendo assim, a grande maioria se veicula a estes sistemas sem dar a valorização que o mesmo requer.Essa ação pedagógica parte do princípio de que esse trabalho garante, à distância, um padrão de qualidade para o aluno, mas é preciso que haja efetivamente uma orientação sobre os caminhos que os alunos devem percorrer para absorver o máximo de conhecimentos necessários à sua formação. Por isso,  é preciso que mesmo à distância a instituição mantenha uma forma de acompanhamento e avaliação de excelência para proteger e valorizar o ensino à distãncia desses aluno.
17/11/2005 12:25
De: Fernanda Carvalho da Silva
IP: 200.216.152.19-unknown

EAD

Outra questão que merece destaque,é que devemos (educadores e futuros) tomar consciência deste método de conhecimento (a distância) que nos permitirá a auto-aprendizagem,assim poderemos adotar algumas técnicas do pensador Freinet na aplicação das aulas,num sentido bem mais atrativos para as crianças apreenderem os conteúdos,que são,atualmente,considerados como cansativos e até inadequados.
Seu IP: 54.196.238.210 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)