Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
22/11/2005 21:12
De: patricia carlesso
IP: 200.216.152.19-unknown

EAD

A questão do ensino a distancia merece um destaque maior para nos educadores futuros para tomarmos consciencia deste método de conhecimento que nos permitirá a auto-aprendizagem,assim poderemos adotar algumas técnicas do pensador freinet. na aplicação das aulas sendo mais atrativas para as crianças aprenderem os conteudos que sãoatualmente considerados como cansativos e ate inadequados.
10/03/2009 10:46
De: arianny
IP: 201.30.72.34

Freinet

celestin freinet foi um ótimo profisional,,com essas propostas maravilhosas q nos fazem sermos profissionais melhores sabendo entender melhor as crianças..eu estou no curso normal,quero ser professora e as propostas do freinet me fez refletir ainda mais sibre a educaçao..
23/11/2005 08:51
De: Messias Brum
IP: 200.216.152.19-unknown

Freinet

Observamos em Freinet que a mola mestre para suas teorias educacionais é a injustiça social com suas contradições sociais. Destarte, foi crítico do autoritarismo docente - a detenção do saber total pelo professor, de modo que propunha a mudança pela base: professor e criança.
Sua tese norteava, também a defesa híbrida entre a teoria e o empirismo, de forma gratuita.
Doravante, discordamos da posição apontada pela distinta professora Vera Lúcia Zacharias, a qual, conteporaneamente põe em cheque o poder transformador da escola. Ora, é notorio que a escola pode transformar realidades, basta funcionar - principalmente no âmbito público. E para isto, é necessário vontade política e  enganjamento social.
27/12/2006 03:19
De: glete pupier (glete.pupier@free.fr)
IP: 213.44.138.229

Pédagogia Freinet no Brasil

OLA.
Sou aluna de mestrado em pédagogia na universidade de Bordeaux, na França Victor Segalen. Atualmente estou à fazer um trabalho de pesquisa sobre a pédagogia Freneit no Brasil. Estou à procurar informaçoes sobre a divulgaçao desta pédagogie no Brasil e quais sao as escolas que a pratica. Poderia me ajudar, conhecem alguma escola ai no Brasil, como posso entrar em contato?
Quais sao os trabalhos feitos a respeito desta pédagogia?
Fico muita agradecida.
Aguardo seu e-mail
Glete pupier
14/11/2008 22:00
De: Juliana de Paula (jupdg@yahoo.com.br)
IP: 200.201.100.8

Re: Celestin Freinet

Sou academica do 3º de Pedagogia, vou fazer meu TCC sobre as contribuições de Freinet...
Gostaria de receber informações a respeito...
Obrigada!!!Beijos.
10/11/2005 14:10
De: Amanda da Silva Mello Alexandre
IP: 201.50.22.204-

Texto Celestin Freinet

Freinet observou que a criança aprende melhor em atividades lúcicas, e por isso criticou a escola tradicional que trabalha com tarefas escolares que seriam, como disse ele, repetitivas e enfadonhas.
A aula de multimidia, com jogos interativos seria uma proposta de se trabalhar a tese de Freinet com o conteúdo das matéria do curriculo escolar.
E com isso as crianças aprenderiam com mais prazer.
25/10/2005 18:53
De: Enivan Gomes
IP: 200.216.152.19-unknown

Texto de Freinet

O objetivo básico de Celestin Freinet é desenvolver uma escola popular. Para ele as contradições da sociedade refletem na vida social, inclusive na escola. Considera a escola tradicional prejudicial à criança com suas regras rígidas e conteúdo arbitrário, vendo nesse um procedimento retrógrado. Critica a escola nova com seus métodos "modernos". Vê como solução da educação a mudança dos próprios professores, considerados por ele como a base.
Concordo com sua teoria desde que possamos ter como referência uma sociedade com o nível cultural e econômico que possibilite aplicar tais métodos. Acredito que a informática seria de suma importância nesse proceso onde os professores pudessem jogar com o imaginário infantil e despertá-lo para uma realidade futura, quando o homem cada vez mais terá que se entender com essa nova linguagem proposta,  a digital. A possibilidades de links, hipertextos e processos de pesquisas avançadas proporcionam o referido prazer que o autor busca  com a sua dicotomia, que pelo seu ponto de vista seria uma indicador da escola ideal. Entretanto essa escola dependerá da capacidade que cada meio terá para proporcionar essa esducação de alta qualidade.  
16/11/2005 11:08
De: Deivinson Gomes Bignon (pastordeivinson@yahoo.com.br)
IP: 200.216.152.19-unknown

Freinet

Concordo com a teoria de Freinet, pois credito que a informática adquire uma importância preponderante no proceso ensino-aprendizagem. O fato de existirem links e hipertextos favorece uma pesquisa avançada, que é um indicador da escola ideal. Entretanto, cabe às escolas capacitarem-se para proporcionar uma esducação de alta qualidade, com a ingerência das novas tecnologias.
[ ]s.
Deivinson
Seu IP: 54.146.179.146 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)