Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
17/11/2005 14:49
De: cLAUDIA MARIA DE OLIVEIRA PERESTRELO
IP: 200.216.43.71-

ENSINO À DISTÂNCIA

O ensino à Distância agregar um valor maior ao processo de ensino/aprendizagem, porque efetivamente o aluno se propõe a estudar. Não existe o vínculo direto com a instituição escola e o profissional professor. Há por parte do aluno uma valorização do seu aprendizado e a certeza que poderá contar com a orientação do professor a hora que precisar. Infelizmente, atualmente o caminho que se apresenta para esta finalidade não é por parte dos orgãos competentes bem administrada. Sendo assim, a grande maioria se veicula a estes sistemas sem dar a valorização que o mesmo requer.Essa ação pedagógica parte do princípio de que esse trabalho garante, à distância, um padrão de qualidade para o aluno, mas é preciso que haja efetivamente uma orientação sobre os caminhos que os alunos devem percorrer para absorver o máximo de conhecimentos necessários à sua formação. Por isso,  é preciso que mesmo à distância a instituição mantenha uma forma de acompanhamento e avaliação de excelência para proteger e valorizar o ensino à distãncia desses aluno.
17/11/2009 10:45
De: Ana Maria de Almeida Silva
IP: 201.3.15.235

Re: Proposta Pedagógica

Gostaria muito de conhecer uma Proposta Pedagógica voltada para os anos iniciais do ensino fundamental, baseada na teoria de Celestin Freinet, estamos estudando esta teoria, e pretendemos reformular nossa proposta.
23/11/2005 13:47
De: Leonardo Macedo
IP: 201.36.0.141-

EAD

Concordo com Cláudio Matias. Pois com o avanço da informática verificamos que desde cedo o computador está presente na vida das crianças funcionando assim como um ótimo instrumento que facilita o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estimule o aluno para um crescimento intelectual.
É necessário que o aluno busque, além da informática, novas fontes de conhecimento. A internet é um dos principais veículos de comunicação que tem ganho mais destaque, pois através dela podemos trocar todos os tipos de informações com as pessoas.
Uma das principais contribuições da internet no que diz respeito ao ensino é a facilidade que tem para as pesquisas. Neste caso temos que tomar cuidado com os sites visitados, pois muitos deles não são conhecidos pelos professores podendo até apresentar informações falsas.
Podemos concluir que o computador, a informática e a internet proporcionam às pessoas uma ampliação de conhecimentos, fazendo com que desenvolvam a reflexão e o pensamento crítico, chegando-se à autonomia do sujeito na aprendizagem e tornando o processo de ensino um pouco mais fácil.
21/11/2005 17:43
De: Simone Oliveira
IP: 200.216.152.19-unknown

Ead

A utilização da Web no ensino escolar é muito proveitosa, pois a partir dela o corpo discente teria um melhor aprendizado, além de terem informações mais completas.Sendo assim, muitos alunos terão mais perspectiva em relação ao processo educativo.
Seu IP: 54.158.55.5 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)