Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
24/10/2005 21:15
De: Leila Ribeiro
IP: 200.216.152.32-unknown

Celestin Freinet

Caros alunos:
Insiram seus comentários sobre o texto lido e indiquem uma maneira de trabalhar com a Informática e a proposta de trabalho de Freinet.
14/09/2008 13:42
De: Maria da Penha (penhaac@hotmail.com)
IP: 189.77.96.34

Re: Re: Reflexões sobre Celestin Freinet.

  Sou estudiosa da pedagogia de Freinet e na  minha prática docente, busco  na implantação das  técnicas freinetianas caminhos que possam auxiliar   desenvolver o processo de aprendizagem de meus alunos. A classe  está construindo  o "caderno da vida","já sei e "quero prender"e as "assembléias".Resultado positivo estão sendo obtidos de forma lenta e gradual .Observo  aumentar o interesse dos alunos  pelos conteúdos apresentadosee desenvolver neles a  autonomia na participação em pequenos debates ,Através da experiência pessoal aprendi que para a implantação das técnicas freinetianas devem ser observadas os fatores: 1-Implantar uma técnica de cada vez com espaço de tempo significativo entre elas para que possam ser feitas adaptaões necessárias àrealidade.(relatórios  diários da classe são fundamentais );2-Antes da implantação de cada técnica é necessário o aluno estar totalmente esclarecido sobre os passos a serem dados e também participarem da elaboração .
   (Sou professora de Educação básica da rede pública de MG)
22/11/2005 21:36
De: Luciane Zanardo
IP: 200.216.152.19-unknown

EAD

A questão do ensino a distância merece um destaque maior para nós educadores para tomarmos consciência deste método de conhecimento que nos permitirá a auto-aprendizagem, assim poderemos adotar algumas técnicas do pensador Freinet, na aplicação das aulas sendo mais atrativas para os alunos. Levando em conta que todas as instituições de ensino seja da rede privada ou não tenham disponíveis laboratórios de informática.  
31/08/2008 22:01
De: ANA CRISTINA
IP: 189.72.3.133

gostaria de receber as idéias principais dos autores e suas obras. ficarei plenamente agradecida.

cortela,mário sergio-"a escola e o conhecimento:fundamentos epistemológicos e politicos"
fernandez,alicia:"a inteligencia aprisionada,abordagem psicopedagógica clinica da criança e sua familia"
freinet, célestin-"para uma escola do povo"
frigoto,g.ciavatta,m&ramos,m.(orgs.)-"Ensino medio integrado: concepções e contradições"
Gadotti, moacir-"Histórias das idéias pedagógicas"Gandin,D.& Gandin-"temas para um projeto politico e pedagógico"
Oliveira,dalila andrade-"educação básica :gestão do trabalho e da pobreza"
Oliveira,romualdo portela de &Adrião, thereza.-"organização do ens.no brasil:níveis e modalidades na contituição federal e na LDB"
Paiva, jane et alli- "educação de jovens e adultos:uma memória contemporanea"
Saviani, demerval- "Escola e democracia"
Silva ,jr.J dos R.&Ferretti, c.j.- "o institucional, a organização e a cultura da escola Tiba,icami.disciplina-" limite na medida certa"
16/11/2005 20:59
De: Fernanda Carvalho da Silva
IP: 201.38.38.50-

C.Freinet

Freneit com o objetivo de desenvolveruma escola popular que vise, realmente, a necessidade do ser que vive e participa na sociedade,dirige várias críticas a Escola tradicional, pois não o considera o indivíduo atuante em sociedade, assim, esta trabalha sem despertar o prazer e até a cidadania do ser, desta forma fica uma Escola fechada, inerte da situação da humanidade. Deste modo, para Freinet é necessário mudanças radicais para desenvolver uma prática educacional que tanto desejamos e queremos, que busque a formação de cidadãos plenos. Para isso, o professor assume papel fundamental neste processo. Concordo com Freneit que devemos começar tal processo investindo fortemente na formação do professor.
Uma das maneiras que seriam bem apropriadas para esta transformação proposta por Freinet é, sem dúvida, o trabalho com a informática, pois este meio possibilita a troca, a ampliação e a reciclagem de conhecimentos, não só através de educadores e pensadores, mas também, como meio possível de pesquisa em rede.  
25/10/2005 08:20
De: zislaine guimarães da silva
IP: 200.216.152.19-unknown

Métodos de ensino

Concordo com Freinet, pois a aprendizagem será mais proveitosa se todos trabalharem e estudarem com prazer. Para isso o professor deverá ser o primeiro a mudar, trazer coisas novas para a sala de aula para atrair a atenção do aluno,transformar uma aula que poderia ser chata em atrativa. Tendo a oportunidade de dar uma aula ao ar livre fazê-la, não se prender ao método tradicional.
O professor deve inserir ao máximo o aluno em suas aulas, havendo um trabalho integrado com o aluno, família e a comunidade; trazendo o que será trabalhado para a realidade do aluno a escola e o professor terá mais progresso em seu trabalho.
Os jogos, as dinâmicas e aulas práticas, além de prazerosas propocionam maior integração prazer e aprendizagem.
21/11/2005 18:16
De: Juliana Silva
IP: 200.141.95.195-

EAD

 O método de ensino à distância utilizando-se da tecnologia pode ser um bom caminho para os alunos atualmente,pois se trata da evolução e da necessidade de uma comunicação livre e gratuita.A utilização da Web pode proporcionar muitas vantagens pois possui um formato independente e  dinâmico.
Seria muito interessante a implantação desse sistema nas redes de ensino, mas desejamos também que o acesso alcançe a todos e não apenas um grupo mais favorecido, o ideal seria alcançar as classes mais baixas para que eles possam também acompanhar o desenvolvimento tecnológico.
È importante para os alunos o fato de poderem interagir através da Web, através de uma comunicação facilitada; ou seja, o aprendizado ativo, reflexivo e global.Oferecer ao aluno esse contato, os diferentes pontos de vista, será muito importante para a construção do conhecimento. Os cursos de Ensino a distância desta forma podem promover informação e interação entre o grupo, por meios de fóruns de discussão, chats, e diversos trabalhos em equipe. A implantação deste novo modelo pode ser eficiente para romper as barreiras geográficas e temporais que por vezes prejudicam o aprendizado. O ensino à distância, através da livre comunicação na Web é um método inovador, que acompanha o desenvolvimento tecnológico, basta saber se os alunos estão prontos a trabalhar nesse esquema, como já foi dito, esperamos que um dia todas as classes e todas as escolas possam dominar os avanços na comunicação, que os alunos tenham o direito à laboratórios de informática e aulas dessa área. Assim esse novo método pode ser desenvolvido adequadamente e alcançar as respostas desejadas.
Seu IP: 54.87.58.9 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)