Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
21/11/2005 18:16
De: Juliana Silva
IP: 200.141.95.195-

EAD

 O método de ensino à distância utilizando-se da tecnologia pode ser um bom caminho para os alunos atualmente,pois se trata da evolução e da necessidade de uma comunicação livre e gratuita.A utilização da Web pode proporcionar muitas vantagens pois possui um formato independente e  dinâmico.
Seria muito interessante a implantação desse sistema nas redes de ensino, mas desejamos também que o acesso alcançe a todos e não apenas um grupo mais favorecido, o ideal seria alcançar as classes mais baixas para que eles possam também acompanhar o desenvolvimento tecnológico.
È importante para os alunos o fato de poderem interagir através da Web, através de uma comunicação facilitada; ou seja, o aprendizado ativo, reflexivo e global.Oferecer ao aluno esse contato, os diferentes pontos de vista, será muito importante para a construção do conhecimento. Os cursos de Ensino a distância desta forma podem promover informação e interação entre o grupo, por meios de fóruns de discussão, chats, e diversos trabalhos em equipe. A implantação deste novo modelo pode ser eficiente para romper as barreiras geográficas e temporais que por vezes prejudicam o aprendizado. O ensino à distância, através da livre comunicação na Web é um método inovador, que acompanha o desenvolvimento tecnológico, basta saber se os alunos estão prontos a trabalhar nesse esquema, como já foi dito, esperamos que um dia todas as classes e todas as escolas possam dominar os avanços na comunicação, que os alunos tenham o direito à laboratórios de informática e aulas dessa área. Assim esse novo método pode ser desenvolvido adequadamente e alcançar as respostas desejadas.
20/11/2005 18:31
De: Fabiana Vidal Ribeiro
IP: 201.5.149.132-

Celestin Freinet

Fazer do processo de aprendizagem um prazer traria para os alunos e professores grandes aproveitamentos.  Os professores tendo essa liberdade no processo pedagógico favoreceriam o desenvolvimento natural da criança.
Embora seja difícil  encontrar um escola que englobe toda essa estratégia pedagógica proposta por Freinet, onde os professores devem criar atividades que possibilitem o contato da criança com o mundo de forma sutil, mas que os tornem conectados com o mundo e com prazer, constatamos que a realidade é outra.
 Ao  termos contatos com  escolas percebemos que existem uma metodologia a ser seguida, e os próprios professores não tem a liberdade de se movimentar e criar novas propostas que despertem mais interesses dos alunos.
20/11/2005 17:47
De: Débora Martins Nóbrega
IP: 200.141.233.22-

Freinet

Concordo com a visão de Freinet e discordo com autora do texto Vera Lúcia Camara F. Zacharias, de que a visão de Freinet é muito otimista e que não se preocupa com a descriminação. A nossa educação tradicional é uma educação que poda, não liberta. E ao contrário de algumas de minhas colegas, aceito que a mudança tem de vir pela base, que somos nós. Não me ofendo em saber que a cabeça dos professores tem que mudar porque é o que pretendo, observando e buscando ser sempre mais e melhor. Estudei em um colégio Montessoriano e fui muito feliz, me desenvolvi mais e melhor durante essa esperiência, e creio que Freinet poderia me fazer ainda mais feliz. Procurarei estudar melhor suas propostas e idéias.
23/11/2005 06:26
De: Maria de Fátima
IP: 200.97.143.153-

EAD

Acho válidas as informações contidas no texto. Acredito que a utilização da WEB contribuirá para a educação a distância, na medida em que os recursos utilizados para a construção de atividades educacionais facilitam a transmissão de informações devido a utilização de diversos meios, tais como: texto, vídeo e áudio. Apensar de  alguns professores  ainda resistirem em utilizar a informática para exercer suas atividades,acho que ela é uma ferramenta de comunicação importante, pois através dos aplicativos para a construação de EAD, o professor pode criar o mesmo ambiente interacional da sala de aula. Através do ambiente criado pelo professor através da WEB, ele poderá interagir com seus alunos e ainda avaliar individualmente cada aluno. Além disso, o professor pode criar um ambiente proprício que permitam que os seus alunos possam interagir com outros grupos. Outra questão importante na utilização da WEB é que o professor poderá incentivar o aluno para a livre navegação pela internet com o objetivo de que ele possa colocar suas opiniões e sujestões a disposição dos demais alunos em grupos de discussões e chats.
Para concluir, acredito que a informática aplicada na educação contribuirá para o aprendizado efetivo do aluno devido os variados ambientes de aprendizado que o professor pode disponibilizar, através da criação de espaços educacionais para o aluno.
20/11/2005 14:35
De: Amanda da Silva Mello Alexandre
IP: 200.222.14.38-

EAD

Acredito que daqui a alguns anos a educação à distancia possa dar certo, mas agora, diante do problema que existe na educação do Brasil, não. Pois, se  com o contato direto entre professor e aluno, a educação está com uma grande deficiência, como que apenas a interação do aluno com o material (matéria didática) possa ter eficiência. Além disso, os fatores economicos aqui no Brasil é tão diferenciado, ou seja, poucos tem acesso a computadores. Então, os alunos da classe social desfavorecida ficarão sem ensino, e apenas aqueles que tem a possibilidade de ter um computador teria o direito ao estudo, ao ensino.
Em suma, a educação a distância só seria útil para aqueles que possuem computadores, e os alunos de classe desfavorecida seria excluído, não tendo a possibilidade, o direito a educação.
Mas, devemos acreditar que futuramente o ensino a distância tenha sucesso. E que possa ser inserido na educação do Brasil, assim como em todos os paises subdesenvolvidos.
25/11/2008 00:01
De: roberto
IP: 189.81.115.92

Freinet

Gostaria de saber de que maneira Célestin Freinet colaborou para a implantação dos cursos profissionalizantes da atualidade
22/11/2005 21:36
De: Luciane Zanardo
IP: 200.216.152.19-unknown

EAD

A questão do ensino a distância merece um destaque maior para nós educadores para tomarmos consciência deste método de conhecimento que nos permitirá a auto-aprendizagem, assim poderemos adotar algumas técnicas do pensador Freinet, na aplicação das aulas sendo mais atrativas para os alunos. Levando em conta que todas as instituições de ensino seja da rede privada ou não tenham disponíveis laboratórios de informática.  
23/11/2005 15:40
De: Sunamita
IP: 200.165.163.46-10.20.2.27

Freinet

    Celestin Freinet tece duras críticas à escola tradicional e à escola moderna. A escola tradicional era criticada pelo seu autoritarismo, pela determinação dos conteúdos e por não estimular a criança no seu "tatear experimental" para as descobertas e construção do conhecimento. A escola nova era criticada por seus métodos, pela definição de materiais, locais e condições especiais para a realização do trabalho pedagógico.
    Para o crítico francês, a implantação de mudanças profundas na educação deveria iniciar-se pelos próprios professores.
    Seu objetivo era desenvolver uma escola popular, caracterizada pela dimensão social, centrada na criança e que permitisse ao aluno um aprendizado reflexivo e uma postura crítica, que pudesse integrá-lo na sociedade de forma plena.
23/11/2005 08:51
De: Messias Brum
IP: 200.216.152.19-unknown

Freinet

Observamos em Freinet que a mola mestre para suas teorias educacionais é a injustiça social com suas contradições sociais. Destarte, foi crítico do autoritarismo docente - a detenção do saber total pelo professor, de modo que propunha a mudança pela base: professor e criança.
Sua tese norteava, também a defesa híbrida entre a teoria e o empirismo, de forma gratuita.
Doravante, discordamos da posição apontada pela distinta professora Vera Lúcia Zacharias, a qual, conteporaneamente põe em cheque o poder transformador da escola. Ora, é notorio que a escola pode transformar realidades, basta funcionar - principalmente no âmbito público. E para isto, é necessário vontade política e  enganjamento social.
16/11/2005 20:59
De: Fernanda Carvalho da Silva
IP: 201.38.38.50-

C.Freinet

Freneit com o objetivo de desenvolveruma escola popular que vise, realmente, a necessidade do ser que vive e participa na sociedade,dirige várias críticas a Escola tradicional, pois não o considera o indivíduo atuante em sociedade, assim, esta trabalha sem despertar o prazer e até a cidadania do ser, desta forma fica uma Escola fechada, inerte da situação da humanidade. Deste modo, para Freinet é necessário mudanças radicais para desenvolver uma prática educacional que tanto desejamos e queremos, que busque a formação de cidadãos plenos. Para isso, o professor assume papel fundamental neste processo. Concordo com Freneit que devemos começar tal processo investindo fortemente na formação do professor.
Uma das maneiras que seriam bem apropriadas para esta transformação proposta por Freinet é, sem dúvida, o trabalho com a informática, pois este meio possibilita a troca, a ampliação e a reciclagem de conhecimentos, não só através de educadores e pensadores, mas também, como meio possível de pesquisa em rede.  
Seu IP: 54.87.76.100 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)