Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
23/11/2005 14:11
De: Cátia Gomes Vera Cruz
IP: 200.216.49.203-

ENSINO À DISTÂNCIA

A novas tecnologias estão possibilitando a disseminação da pratica do ensino a distancia, dessa maneira a educação é vista sob nova perspectivas para a educação. Os suportes através do meio eletrônico possibilita o estreitamento entre professor e aluno. Os ambientes digitais de aprendizagem tornam também o conteúdo bem mais elaborado e de fácil utilização já que os alunos não estarão vinculados a calhamaços de papel. Os programas de Ensino a distancia possibilitam nos tecnologias e novas formas de leituras. As abordagens usuais da educação a distância, tornam-se cada dia mais um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem. Pouco tempo e aproveitamento são umas das múltiplas possibilidades que o ensino a distância pode dar aos alunos.
27/12/2006 03:19
De: glete pupier (glete.pupier@free.fr)
IP: 213.44.138.229

Pédagogia Freinet no Brasil

OLA.
Sou aluna de mestrado em pédagogia na universidade de Bordeaux, na França Victor Segalen. Atualmente estou à fazer um trabalho de pesquisa sobre a pédagogia Freneit no Brasil. Estou à procurar informaçoes sobre a divulgaçao desta pédagogie no Brasil e quais sao as escolas que a pratica. Poderia me ajudar, conhecem alguma escola ai no Brasil, como posso entrar em contato?
Quais sao os trabalhos feitos a respeito desta pédagogia?
Fico muita agradecida.
Aguardo seu e-mail
Glete pupier
21/11/2005 18:16
De: Juliana Silva
IP: 200.141.95.195-

EAD

 O método de ensino à distância utilizando-se da tecnologia pode ser um bom caminho para os alunos atualmente,pois se trata da evolução e da necessidade de uma comunicação livre e gratuita.A utilização da Web pode proporcionar muitas vantagens pois possui um formato independente e  dinâmico.
Seria muito interessante a implantação desse sistema nas redes de ensino, mas desejamos também que o acesso alcançe a todos e não apenas um grupo mais favorecido, o ideal seria alcançar as classes mais baixas para que eles possam também acompanhar o desenvolvimento tecnológico.
È importante para os alunos o fato de poderem interagir através da Web, através de uma comunicação facilitada; ou seja, o aprendizado ativo, reflexivo e global.Oferecer ao aluno esse contato, os diferentes pontos de vista, será muito importante para a construção do conhecimento. Os cursos de Ensino a distância desta forma podem promover informação e interação entre o grupo, por meios de fóruns de discussão, chats, e diversos trabalhos em equipe. A implantação deste novo modelo pode ser eficiente para romper as barreiras geográficas e temporais que por vezes prejudicam o aprendizado. O ensino à distância, através da livre comunicação na Web é um método inovador, que acompanha o desenvolvimento tecnológico, basta saber se os alunos estão prontos a trabalhar nesse esquema, como já foi dito, esperamos que um dia todas as classes e todas as escolas possam dominar os avanços na comunicação, que os alunos tenham o direito à laboratórios de informática e aulas dessa área. Assim esse novo método pode ser desenvolvido adequadamente e alcançar as respostas desejadas.
15/11/2005 23:38
De: Patrícia Quintão
IP: 200.149.182.137-

Celestin Freinet

Segundo Freinet, o aluno deve sentir-se sujeito ativo, participante.
Do ponto de vista deste pedagogo, a  informática possibilita assim, que o aluno tenha novas fontes de pesquisa, tenha participação dinâmica e ativa. A partir do momento que ele pode dar sua opinião, participar de salas de discussões, este aluno já não é mais um sujeito  passivo.
Seu IP: 23.20.192.147 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)