Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
11/11/2008 13:21
De: Lucas Rodrigues
IP: 200.195.70.70

Re: EAD

Gostaria de receber mais assuntos e dicas de livcros sobre a EAD. Esatou fazendo minha monografia sobre este assunto, e ainda o acho muito interessante.
Obrigado!!!
23/11/2005 14:11
De: Cátia Gomes Vera Cruz
IP: 200.216.49.203-

ENSINO À DISTÂNCIA

A novas tecnologias estão possibilitando a disseminação da pratica do ensino a distancia, dessa maneira a educação é vista sob nova perspectivas para a educação. Os suportes através do meio eletrônico possibilita o estreitamento entre professor e aluno. Os ambientes digitais de aprendizagem tornam também o conteúdo bem mais elaborado e de fácil utilização já que os alunos não estarão vinculados a calhamaços de papel. Os programas de Ensino a distancia possibilitam nos tecnologias e novas formas de leituras. As abordagens usuais da educação a distância, tornam-se cada dia mais um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem. Pouco tempo e aproveitamento são umas das múltiplas possibilidades que o ensino a distância pode dar aos alunos.
16/11/2005 20:40
De: Patrícia Quintão
IP: 200.151.3.169-

EAD

Nossos governantes não têm uma preocupação séria com a educação. É claro que por trás disto está uma série de fatores econômicos e políticos. Existem milhares de crianças sem escolas e sem professores. Como então podemos pensar em Educação a distância, se estas mesmas crianças não possuem provavelmente computador em suas casas ou acesso a ele?
Acredito sim, que a modernidade, a tecnologia está cada vez mais avançada. Não podemos esquecer que também existem milhares de pessoas que possuem computador. Então, devemos sim, nos aproveitar de todas as oportunidades oferecidas. Ãcredito que a educação a distância não deve ser vista como um meio de ensino propiamente dito, mas um complemento do ensino tradicional (professor-sala de aula- aluno).
24/10/2005 21:15
De: Leila Ribeiro
IP: 200.216.152.32-unknown

Celestin Freinet

Caros alunos:
Insiram seus comentários sobre o texto lido e indiquem uma maneira de trabalhar com a Informática e a proposta de trabalho de Freinet.
31/08/2008 22:01
De: ANA CRISTINA
IP: 189.72.3.133

gostaria de receber as idéias principais dos autores e suas obras. ficarei plenamente agradecida.

cortela,mário sergio-"a escola e o conhecimento:fundamentos epistemológicos e politicos"
fernandez,alicia:"a inteligencia aprisionada,abordagem psicopedagógica clinica da criança e sua familia"
freinet, célestin-"para uma escola do povo"
frigoto,g.ciavatta,m&ramos,m.(orgs.)-"Ensino medio integrado: concepções e contradições"
Gadotti, moacir-"Histórias das idéias pedagógicas"Gandin,D.& Gandin-"temas para um projeto politico e pedagógico"
Oliveira,dalila andrade-"educação básica :gestão do trabalho e da pobreza"
Oliveira,romualdo portela de &Adrião, thereza.-"organização do ens.no brasil:níveis e modalidades na contituição federal e na LDB"
Paiva, jane et alli- "educação de jovens e adultos:uma memória contemporanea"
Saviani, demerval- "Escola e democracia"
Silva ,jr.J dos R.&Ferretti, c.j.- "o institucional, a organização e a cultura da escola Tiba,icami.disciplina-" limite na medida certa"
14/09/2008 13:42
De: Maria da Penha (penhaac@hotmail.com)
IP: 189.77.96.34

Re: Re: Reflexões sobre Celestin Freinet.

  Sou estudiosa da pedagogia de Freinet e na  minha prática docente, busco  na implantação das  técnicas freinetianas caminhos que possam auxiliar   desenvolver o processo de aprendizagem de meus alunos. A classe  está construindo  o "caderno da vida","já sei e "quero prender"e as "assembléias".Resultado positivo estão sendo obtidos de forma lenta e gradual .Observo  aumentar o interesse dos alunos  pelos conteúdos apresentadosee desenvolver neles a  autonomia na participação em pequenos debates ,Através da experiência pessoal aprendi que para a implantação das técnicas freinetianas devem ser observadas os fatores: 1-Implantar uma técnica de cada vez com espaço de tempo significativo entre elas para que possam ser feitas adaptaões necessárias àrealidade.(relatórios  diários da classe são fundamentais );2-Antes da implantação de cada técnica é necessário o aluno estar totalmente esclarecido sobre os passos a serem dados e também participarem da elaboração .
   (Sou professora de Educação básica da rede pública de MG)
22/11/2005 21:36
De: Luciane Zanardo
IP: 200.216.152.19-unknown

EAD

A questão do ensino a distância merece um destaque maior para nós educadores para tomarmos consciência deste método de conhecimento que nos permitirá a auto-aprendizagem, assim poderemos adotar algumas técnicas do pensador Freinet, na aplicação das aulas sendo mais atrativas para os alunos. Levando em conta que todas as instituições de ensino seja da rede privada ou não tenham disponíveis laboratórios de informática.  
Seu IP: 54.234.93.58 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)