Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
23/11/2005 06:26
De: Maria de Fátima
IP: 200.97.143.153-

EAD

Acho válidas as informações contidas no texto. Acredito que a utilização da WEB contribuirá para a educação a distância, na medida em que os recursos utilizados para a construção de atividades educacionais facilitam a transmissão de informações devido a utilização de diversos meios, tais como: texto, vídeo e áudio. Apensar de  alguns professores  ainda resistirem em utilizar a informática para exercer suas atividades,acho que ela é uma ferramenta de comunicação importante, pois através dos aplicativos para a construação de EAD, o professor pode criar o mesmo ambiente interacional da sala de aula. Através do ambiente criado pelo professor através da WEB, ele poderá interagir com seus alunos e ainda avaliar individualmente cada aluno. Além disso, o professor pode criar um ambiente proprício que permitam que os seus alunos possam interagir com outros grupos. Outra questão importante na utilização da WEB é que o professor poderá incentivar o aluno para a livre navegação pela internet com o objetivo de que ele possa colocar suas opiniões e sujestões a disposição dos demais alunos em grupos de discussões e chats.
Para concluir, acredito que a informática aplicada na educação contribuirá para o aprendizado efetivo do aluno devido os variados ambientes de aprendizado que o professor pode disponibilizar, através da criação de espaços educacionais para o aluno.
09/11/2005 01:44
De: Lívio Henrique Maciel Teixeira
IP: 201.5.28.52-

Texto sobre EAD.

TEXTO SOBRE EAD.
O ensino a distância atualmente pode ser uma realidade em países desenvolvidos, mas no Brasil a interatividade entre educação e tecnologia ainda é muito recente para se afirmar se tal método de ensino é relevante e se vai contribui realmente ao aluno. Encontram-se ainda muitas barreiras para que essa nova metodologia se adapte aos problemas sócio-econômicos do país, principalmente no que se refere à democratização de tal tipo de ensino. Pois quando se fala em ensino através da interatividade que a internet proporciona é relevante o seu papel social da informação no que se refere a uma padronização do conhecimento ao uso desse novo tipo de instrumento didático.
Com certeza o ensino à distância com o tempo há de se tornar um meio de interação entre aluno e informação, papel esse do professor que no caso é o mediador entre eles, porém no ensino à distância, esse papel se restringe ao educador a ser apenas um condutor da informação. Quanto a isso não concordo com tal distanciamento que a tecnologia alimenta, pois uma interatividade do conhecimento para ser completa tem que haver um contato social concreto em relação a um convívio construtivista social, isto é,  não só além do contato do aluno com a informação apenas e da forma como se adquire, mas sim de como ele vai utilizar tal conhecimento no seu dia a dia com outros alunos e o professor no colégio, contando que numa interação via computador tal interação se restringe a uma troca impessoal de conhecimento, o que acarreta um individualismo se o uso dessa nova tecnologia for usada em demasia e de forma incorreta.

Portanto, acredita-se que os novos métodos de ensino á distância tenham que ser usados paralelamente ao ensino tradicional, ou seja,na sala de aula que tem um papel relevante na socialização do aluno, fator esse que a tecnologia nunca irá substituir por mais que se tenham ferramentas de comunicação síncronas.
21/11/2005 17:36
De: Ana Marcia Silva
IP: 200.147.116.253-

FREINET

AO LER O TEXTO DE  FREINET PUDE OBSERVAR UMA SEMELHANÇA COM O AUTOR BRASILEIRO PAULO FREIRE QUANDO NO TEXTO FREINET AFIRMA "A PARTICIPAÇÃO E INTEGRAÇÃO ENTRE FAMÍLIAS, COMUNIDADES E ESCOLA", CONCORDO COM AMBOS NESSA AFIRMAÇÃO, DEVIDO A IMPORTÂNCIA DE HAVER UMA INTERAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO, SEM A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR DE NADA VALE O ESFORÇO DO PROFESSOR, SENDO QUE MUITAS VEZES O EDUCADOR FAZ O TRABALHO DE PAI E MÃE NA VIDA DA CRIANÇA. CONTUDO NÃO CONCORDO QUANDO FREINET NOS DIZ "MUDANÇAS NECESSÁRIAS E PROFUNDAS NA EDUCAÇÃO DEVERIAM SER FEITAS PELA BASE, OU SEJA, PELOS PRÓPRIOS PROFESSORES", NÃO CABE SÓ A NÓS PROFESSOR LUTAR POR UMA MELHOR EDUCAÇÃO, MAS SIM A COMUNIDADE EM GERAL E PRINCIPALMENTE AOS ÓRGÃOS COMPETENTES QUE DEVEM SEMPRE DAR RECICLAGEM PARA OS EDUCADORES E CONDIÇÕES DE TRABALHO MAIS DIGNAS, CONCORDO COM A OPINIÃO DA ELIANE QUANDO A MESMA DIZ QUE FREINET É UM POUCO SONHADOR PARA A REALIDADE BRASILEIRA
17/11/2009 10:45
De: Ana Maria de Almeida Silva
IP: 201.3.15.235

Re: Proposta Pedagógica

Gostaria muito de conhecer uma Proposta Pedagógica voltada para os anos iniciais do ensino fundamental, baseada na teoria de Celestin Freinet, estamos estudando esta teoria, e pretendemos reformular nossa proposta.
20/11/2005 00:03
De: Sandra de Assis
IP: 201.5.129.106-

Celestin Freire

Celestin Freire faz uma crítica as escolas tradicionais,por serem escolas fechadas, contrárias as mudanças, onde elas continuam autoritárias, fechando os olhos para os enteresses e prazeres do grupo discente e principalmente para as bagagens que eles já trazem consigo. A crítica de Freire também se estende a Escola Nova pois ele cita particulamente Decroly e Montessori. A proposta global de Freire transcende a crítica de formas educativas atuais e desenvolve virtualmente transformando-se numa crítica de cultuta e construção do conhecimento.Em resumo as afirmações básicas do trabalho de Freire recaem numa epistemologia dialética para interpretar o desenvolvimento da cosiência humana e seu relacinamento com realidade podendo usar a tecnologia como a internet fazendo uma aula multimídia, usando os links e os hipertextos.  Sendo assim as ecolas podem se transformar através de trabalhos interagidos.
16/11/2005 21:15
De: Fernanda Carvalho da Silva
IP: 201.38.38.50-

EAD

Com o avanço da tecnologia, hoje, a Educação pode contar com meios diferentes para a transmissão do conhecimento.Isto é um grande avanço, pois possibilita a maior interação do conhecimento e maior aperfeiçoamento da prática pedagógica para o pleno desenvolvimento das atividades educativas. O educador tem papel primordial no desenvolvimento de tais atividades e como tal, verifica-se que, cada vez mais, há a necessidade deste enganjamento neste sistema, a fim de poder usufruir o máximo da internet e seus meios para alcançar os grandes êxitos almejados por todos nós na prática educativa.
É muito bom, poder ampliar os nossos horizontes estando em casa, no trabalho ... Tudo está ao nosso alcance, basta, agora, nos abrir a tais conhecimentos (principalmente de informática) e ir em frente.
Seu IP: 54.226.76.27 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)