Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
17/11/2005 18:53
De: Ana Paula Amorim da Costa
IP: 200.151.121.164-

Celestin Freinet

A proposta pedagógica de Celestin Freinet está baseada entre a teoria e a prática.
Ele queria a construção de uma escola ativa, dinâmica e historicamente inserida em um contexto social e cultural. Para isto, o professor é visto como uma ferramenta essencial, pois será ele quem fára as mudanças necessárias e profundas na educação e servirá de "escriba" para os seus alunos.
Freinet faz uma dura crítica a escola tradicional, por esta estar fechada, contrária à descoberta e ao interesse e prazer da criança.
Para este pedagogo, o importante é que exista uma escola centrada na criança, pois não existe um indivíduo isolado, ela faz parte de uma comunidade e sendo assim, propõe o trabalho/jogo como atividade fundamental e a partir disto ele elabora uma pedagogia com técnicas construídas com base na experimentação e documentação, que dão à criança instrumentos para esta aprofundar o seu conhecimento e desenvolver sua ação.
Contudo,ele apresenta uma visão muito otimista do poder de transformação que a escola exerce no aluno e na sociedade. O professor não pode ser considerado como único detentor do saber e responsável por toda esta mudança na educação.
As propostas de Freinet são boas se nós levarmos alguns fatores em consideração, mais se todas as Instituições de Ensino estiverem preocupadas com a construção de uma escola vista como elemento ativo de mudança social e popular por não marginalisar as crianças das classes menos favorecidas, aí sim acredito que o ensino brasileiro começará a colher bons frutos.
É relevante ressaltar que muitas Instituições de Ensino já estão colocando estas idéias de Freinet em prática. A utilização da iformática nas escolas já é realidade para muitos alunos, e isto cada vez mais está os auxiliando, na realização de trabalhos acadêmicos, pesquisas e até mesmo no lazer, deixando-os cada vez mais inseridos no contexto cultural e social em que vivem.  
21/11/2005 18:24
De: Simone Oliveira
IP: 200.216.152.19-unknown

Freinet

Muitos pais ficam de fora do contexto escolar porque acreditam que a educação cabe apenas à escola.Essa postura dificulta o trabalho da escola, atingindo assim a criança.Outro ponto que deveria ser repensado é o papel da escola tradicional, tanto criticada por Freinet.Ela impede o aluno de utilizar o seu conhecimento de mundo; a sua bagagem, pois através de conteúdos que não partem da vivência do aluno, tentam de forma mecânica acumular saberes.
23/11/2005 15:40
De: Sunamita
IP: 200.165.163.46-10.20.2.27

Freinet

    Celestin Freinet tece duras críticas à escola tradicional e à escola moderna. A escola tradicional era criticada pelo seu autoritarismo, pela determinação dos conteúdos e por não estimular a criança no seu "tatear experimental" para as descobertas e construção do conhecimento. A escola nova era criticada por seus métodos, pela definição de materiais, locais e condições especiais para a realização do trabalho pedagógico.
    Para o crítico francês, a implantação de mudanças profundas na educação deveria iniciar-se pelos próprios professores.
    Seu objetivo era desenvolver uma escola popular, caracterizada pela dimensão social, centrada na criança e que permitisse ao aluno um aprendizado reflexivo e uma postura crítica, que pudesse integrá-lo na sociedade de forma plena.
17/11/2005 14:49
De: cLAUDIA MARIA DE OLIVEIRA PERESTRELO
IP: 200.216.43.71-

ENSINO À DISTÂNCIA

O ensino à Distância agregar um valor maior ao processo de ensino/aprendizagem, porque efetivamente o aluno se propõe a estudar. Não existe o vínculo direto com a instituição escola e o profissional professor. Há por parte do aluno uma valorização do seu aprendizado e a certeza que poderá contar com a orientação do professor a hora que precisar. Infelizmente, atualmente o caminho que se apresenta para esta finalidade não é por parte dos orgãos competentes bem administrada. Sendo assim, a grande maioria se veicula a estes sistemas sem dar a valorização que o mesmo requer.Essa ação pedagógica parte do princípio de que esse trabalho garante, à distância, um padrão de qualidade para o aluno, mas é preciso que haja efetivamente uma orientação sobre os caminhos que os alunos devem percorrer para absorver o máximo de conhecimentos necessários à sua formação. Por isso,  é preciso que mesmo à distância a instituição mantenha uma forma de acompanhamento e avaliação de excelência para proteger e valorizar o ensino à distãncia desses aluno.
23/11/2005 06:26
De: Maria de Fátima
IP: 200.97.143.153-

EAD

Acho válidas as informações contidas no texto. Acredito que a utilização da WEB contribuirá para a educação a distância, na medida em que os recursos utilizados para a construção de atividades educacionais facilitam a transmissão de informações devido a utilização de diversos meios, tais como: texto, vídeo e áudio. Apensar de  alguns professores  ainda resistirem em utilizar a informática para exercer suas atividades,acho que ela é uma ferramenta de comunicação importante, pois através dos aplicativos para a construação de EAD, o professor pode criar o mesmo ambiente interacional da sala de aula. Através do ambiente criado pelo professor através da WEB, ele poderá interagir com seus alunos e ainda avaliar individualmente cada aluno. Além disso, o professor pode criar um ambiente proprício que permitam que os seus alunos possam interagir com outros grupos. Outra questão importante na utilização da WEB é que o professor poderá incentivar o aluno para a livre navegação pela internet com o objetivo de que ele possa colocar suas opiniões e sujestões a disposição dos demais alunos em grupos de discussões e chats.
Para concluir, acredito que a informática aplicada na educação contribuirá para o aprendizado efetivo do aluno devido os variados ambientes de aprendizado que o professor pode disponibilizar, através da criação de espaços educacionais para o aluno.
10/11/2005 14:10
De: Amanda da Silva Mello Alexandre
IP: 201.50.22.204-

Texto Celestin Freinet

Freinet observou que a criança aprende melhor em atividades lúcicas, e por isso criticou a escola tradicional que trabalha com tarefas escolares que seriam, como disse ele, repetitivas e enfadonhas.
A aula de multimidia, com jogos interativos seria uma proposta de se trabalhar a tese de Freinet com o conteúdo das matéria do curriculo escolar.
E com isso as crianças aprenderiam com mais prazer.
Seu IP: 107.22.86.42 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)