Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
22/11/2005 21:21
De: ANA PAULA ANGELINO FREITAS
IP: 200.216.152.19-unknown

CELESTIN FREINET


  Percebi que a proposta de Freinet era justamente de atribuir uma renovação ao ensino de maneira que ocorra uma escola moderna com o objetivo de criar uma escola popular.
  Ele crítica as escolas tradicionais, pois estas não dão oportunidades da criaça se expressar, criar, mostrar seus potencias, e fazer parte de tudo o que acotece na escola.Pois para ele a criança só aprende quando interage de forma objetiva dando suas opniões e questionando assuntos abordados e assim ele estará mais integrado e ativo ao univrso escolar.  
22/11/2005 16:20
De: Leila Vieira
IP: 200.159.254.191-200.234.187.146

Comentário sobre o texto de Celestin Freinet

Segundo Freinet, o professor deve despertar no aluno, através de trabalhos que exijam criatividade através da liberdade, o interesse e o desenvolvimento da produção e interpretação textual. Especifico a produção e a interpretação textual, pois a meu ver, sem  EFETIVAMENTE interpretar o que lê, o aluno não tem desenvolvido sua percepção para o EFETIVO aprendizado. O processo ensino/aprendizado deve ser prazeroso, onde alunos e professores tenham ganhos.
A dificuldade porém, ocorre na maioria das escolas (incluindo a rede particular) que não aceitam métodos baseados nessa proposta pedagógica de Freinet, preferindo uma proposta em que a criança deva ser "enquadrada" em limites e conteúdos pré-determinados, conteúdos esses que estão muito distantes da realidade do alunado (principalmente o da rede pública.      
20/11/2005 11:52
De: Michelle Catia Ferreira Carlos
IP: 200.147.96.79-

Texto sobre a EAD

Não é não é raro vermos, nos dias de hoje pessoas interessadas em uma forma de estudar à distancia por conta de necessidades várias.Com ceteza a a internet é meio que possibilita o acesso a diversos conteúdos,é um recurso a ser posto a disposição da educação, mas devemso ponderar as condições reais da educação em nosso país, onde as escolas enfrentam as conceqüências do despreparo frente aos avanços tecnológicos e às mundanças na própria educação.
Eu, enquanto professora e mão, vejo que os alunos, apesar de familiarizados com toda essa tecnologia, não possuem maturidade para utilizar tal recurso a favor de seu próprio crecimento intelectual, fazem destes meios um "atalho" para ralizar suas tarefas.Enquanto aluna deste curso vejo que há novos meios de utilizar a internet a favor do trabalho do professor e do aluno desde que nós, professores tenhamos um curso de capacitação para desenvolver esta prática.
No tocante à esducação à distancia, encaro como uma realidade remota e um tanto quanto assustadora,pois vejo em meu tabalho e nos meus estudos a necessidade que os alunos têm de interagir em grupo, isto é, o processo de crescimento intelectual preconiza a troca  de vivências entre as pessoas, a discursão dentro da sala de aula não pode ser dispensada.è através da interação aluno-alino, aluno-professor e professor-aluno que os conteúdos fazem maior sentido. Nesta interação há meios mais eficazes do educador perceber quase imediatamente de que maneira seu discurso chegou o aluno e assim identificar as falhas que houve nessa interação e corrigí-las no momento deste ato.
N a educação à distância perdemos um pouco desse controle e o aluno perde na  falta d troca de experiências com outras pessoas.
Enfim a educação à distância é um meio que pode atender algins alunos, mas não é adequado para a grande maioria.
 
17/11/2005 14:49
De: cLAUDIA MARIA DE OLIVEIRA PERESTRELO
IP: 200.216.43.71-

ENSINO À DISTÂNCIA

O ensino à Distância agregar um valor maior ao processo de ensino/aprendizagem, porque efetivamente o aluno se propõe a estudar. Não existe o vínculo direto com a instituição escola e o profissional professor. Há por parte do aluno uma valorização do seu aprendizado e a certeza que poderá contar com a orientação do professor a hora que precisar. Infelizmente, atualmente o caminho que se apresenta para esta finalidade não é por parte dos orgãos competentes bem administrada. Sendo assim, a grande maioria se veicula a estes sistemas sem dar a valorização que o mesmo requer.Essa ação pedagógica parte do princípio de que esse trabalho garante, à distância, um padrão de qualidade para o aluno, mas é preciso que haja efetivamente uma orientação sobre os caminhos que os alunos devem percorrer para absorver o máximo de conhecimentos necessários à sua formação. Por isso,  é preciso que mesmo à distância a instituição mantenha uma forma de acompanhamento e avaliação de excelência para proteger e valorizar o ensino à distãncia desses aluno.
22/11/2005 19:14
De: Fabiana Oliveira Eccard
IP: 200.216.152.19-unknown

Texto Celestin Freinet

Baseado no texto de Celestin Freint que foi um crítico da escola tradicional e das escolas novas, é possível perceber que o objetivo de Freinet é desenvolver uma escola popular, onde o aluno possa viver e participar com a sociedade.`
Partindo da visão de Freinet é possível observar sua preocupação em renovar o ensino desenvolvendo uma forma mais construtiva e dinâmica, fazendo com que o aluno possa desenvolver suas habilidades.
Ao criticar a escola tradicional, Freint, considera a "escola como inimiga do tatear experimental, fechada, contrária à descoberta, ao interesse e ao prazer." Partindo dessa afirmação, conclui-se que a forma que a escola tradicional funciona é "inaceitável", visto que o aluno deve ter uma dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, onde a criança não é vista como um ser isolada, mas desenvolvendo suas habilidades na sociedade.
Freinet ainda atribui ênfase ao trabalho, dando uma grande importância aos trabalhos manuais como ao trabalho intelectual, assim a disciplina e a autoridade resultam do trabalho organizado. Ele ainda critica as tarefas escolares consideradas repetitivas e enfadonhas.
Contudo podemos concluir que, freinet  é um pedagogo que contribui para o desenvolvimento do ensino oferecendo para aqueles que estão preocupados com a construção de uma escola ativa, dinâmica, historicamente inserida com a contrução de um contexto social e cultural.
Assim é necessário para que haja as mudanças propostas por Freinet, que nós professoras possamos fazer profundas mudanças, para a melhoria do ensino.
17/11/2005 12:25
De: Fernanda Carvalho da Silva
IP: 200.216.152.19-unknown

EAD

Outra questão que merece destaque,é que devemos (educadores e futuros) tomar consciência deste método de conhecimento (a distância) que nos permitirá a auto-aprendizagem,assim poderemos adotar algumas técnicas do pensador Freinet na aplicação das aulas,num sentido bem mais atrativos para as crianças apreenderem os conteúdos,que são,atualmente,considerados como cansativos e até inadequados.
20/11/2005 14:35
De: Amanda da Silva Mello Alexandre
IP: 200.222.14.38-

EAD

Acredito que daqui a alguns anos a educação à distancia possa dar certo, mas agora, diante do problema que existe na educação do Brasil, não. Pois, se  com o contato direto entre professor e aluno, a educação está com uma grande deficiência, como que apenas a interação do aluno com o material (matéria didática) possa ter eficiência. Além disso, os fatores economicos aqui no Brasil é tão diferenciado, ou seja, poucos tem acesso a computadores. Então, os alunos da classe social desfavorecida ficarão sem ensino, e apenas aqueles que tem a possibilidade de ter um computador teria o direito ao estudo, ao ensino.
Em suma, a educação a distância só seria útil para aqueles que possuem computadores, e os alunos de classe desfavorecida seria excluído, não tendo a possibilidade, o direito a educação.
Mas, devemos acreditar que futuramente o ensino a distância tenha sucesso. E que possa ser inserido na educação do Brasil, assim como em todos os paises subdesenvolvidos.
16/11/2005 20:59
De: Fernanda Carvalho da Silva
IP: 201.38.38.50-

C.Freinet

Freneit com o objetivo de desenvolveruma escola popular que vise, realmente, a necessidade do ser que vive e participa na sociedade,dirige várias críticas a Escola tradicional, pois não o considera o indivíduo atuante em sociedade, assim, esta trabalha sem despertar o prazer e até a cidadania do ser, desta forma fica uma Escola fechada, inerte da situação da humanidade. Deste modo, para Freinet é necessário mudanças radicais para desenvolver uma prática educacional que tanto desejamos e queremos, que busque a formação de cidadãos plenos. Para isso, o professor assume papel fundamental neste processo. Concordo com Freneit que devemos começar tal processo investindo fortemente na formação do professor.
Uma das maneiras que seriam bem apropriadas para esta transformação proposta por Freinet é, sem dúvida, o trabalho com a informática, pois este meio possibilita a troca, a ampliação e a reciclagem de conhecimentos, não só através de educadores e pensadores, mas também, como meio possível de pesquisa em rede.  
Seu IP: 54.159.179.132 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)