Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
22/11/2005 20:21
De: Fabiana Oliveira Eccard
IP: 200.216.152.19-unknown

Comentário sobre o Texto EAD

O texto da educação a distância propõe a utilização da Web na educação. Essa utilização vem sendo pesquisada devido à sua facilidade de transmissão de informações em diferentes meios como por exemplo, áudio, vídeo  e texto.
No que diz respeito a Web, esta é o fruto dos avanços na cominicação. Podemos perceber que ela apresenta a vantagem de disponibilizar um grande número de informações, para muitos usuários de forma livre e gratuíta. A utilização da web está sendo uma forma de nós professores melhorarmos nossa metodologia de ensino, proporcionando ao aluno uma forma mais interativa de aprendizado.
Assim, a  Educação a distância está fazendo uso das tecnologias de comunicação, porém as novas tecnologias apoiadas pela internet trazem reais possibilidades para implantação de projetos dessa área que rompam as barreiras geográficas e temporais de forma eficiente e a custos reduzidos.
16/11/2005 11:18
De: Shirley de Carvalho Viana
IP: 200.216.152.19-unknown

Método Freinet

A interatividade pode ocorrer de muitas formas entre pessoas - através ou não de máquinas. Portanto, o aspecto social não pode ser abandonado. E, como vivemos em mundo globalizado, onde um número enorme de tecnologias estão surgindo todo instante, acredito que as metodologias de ensino devem estar adequadas a essa realidade.
Quanto ao método de Freinet, acho de suma importância ser observado para ampliar todas as questões educacionais, que vão do social ao cultural e político, produzindo, com isso, um sujeito pronto a interagir de forma consciente no mundo em que vive.
Abs.
Shirley
17/11/2009 10:45
De: Ana Maria de Almeida Silva
IP: 201.3.15.235

Re: Proposta Pedagógica

Gostaria muito de conhecer uma Proposta Pedagógica voltada para os anos iniciais do ensino fundamental, baseada na teoria de Celestin Freinet, estamos estudando esta teoria, e pretendemos reformular nossa proposta.
23/11/2005 08:51
De: Messias Brum
IP: 200.216.152.19-unknown

Freinet

Observamos em Freinet que a mola mestre para suas teorias educacionais é a injustiça social com suas contradições sociais. Destarte, foi crítico do autoritarismo docente - a detenção do saber total pelo professor, de modo que propunha a mudança pela base: professor e criança.
Sua tese norteava, também a defesa híbrida entre a teoria e o empirismo, de forma gratuita.
Doravante, discordamos da posição apontada pela distinta professora Vera Lúcia Zacharias, a qual, conteporaneamente põe em cheque o poder transformador da escola. Ora, é notorio que a escola pode transformar realidades, basta funcionar - principalmente no âmbito público. E para isto, é necessário vontade política e  enganjamento social.
22/11/2005 19:14
De: Fabiana Oliveira Eccard
IP: 200.216.152.19-unknown

Texto Celestin Freinet

Baseado no texto de Celestin Freint que foi um crítico da escola tradicional e das escolas novas, é possível perceber que o objetivo de Freinet é desenvolver uma escola popular, onde o aluno possa viver e participar com a sociedade.`
Partindo da visão de Freinet é possível observar sua preocupação em renovar o ensino desenvolvendo uma forma mais construtiva e dinâmica, fazendo com que o aluno possa desenvolver suas habilidades.
Ao criticar a escola tradicional, Freint, considera a "escola como inimiga do tatear experimental, fechada, contrária à descoberta, ao interesse e ao prazer." Partindo dessa afirmação, conclui-se que a forma que a escola tradicional funciona é "inaceitável", visto que o aluno deve ter uma dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, onde a criança não é vista como um ser isolada, mas desenvolvendo suas habilidades na sociedade.
Freinet ainda atribui ênfase ao trabalho, dando uma grande importância aos trabalhos manuais como ao trabalho intelectual, assim a disciplina e a autoridade resultam do trabalho organizado. Ele ainda critica as tarefas escolares consideradas repetitivas e enfadonhas.
Contudo podemos concluir que, freinet  é um pedagogo que contribui para o desenvolvimento do ensino oferecendo para aqueles que estão preocupados com a construção de uma escola ativa, dinâmica, historicamente inserida com a contrução de um contexto social e cultural.
Assim é necessário para que haja as mudanças propostas por Freinet, que nós professoras possamos fazer profundas mudanças, para a melhoria do ensino.
Seu IP: 54.221.136.62 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)