Fórum de discussão da obra, trabalho de Celestin Freinet, da turma de Informática Aplicada a Letras. Curso de Letras, Universidade Estácio.

Tags: turma
22/11/2005 21:06
De: PATRICIA DA FONSECA CARLESSO
IP: 200.216.152.19-unknown

Celestin freinet

Segundo Freinet o aluno deve sentir-se sujeito ativo, participante. Do ponto de vista deste pedagogo, a informatica possibilita assim, que o aluno tenha novas fontes de pesquisas, tenha participação dinâmica e ativa.A partir do momento que ele pode dar sua opinião participar do momento que ele pode dar sua opinião, participar de salas de aulas de discursão, este aluno já não é mais um sujeito passivo.
Concordo com Freinet quando ele diz que a criança precisa sair daquela coisa fechada, onde o aprendizado pode ser de forma menos tradicional.
Aprender pode ser muito mais prazeroso quando a criança tem a liberdade de relacionar sua vida pessoal no seu aprendizado, onde a participação seria essencial para um melhor desenvolvimento.
12/09/2006 16:07
De: Anézio Coelho de Souza (aneziosouza@yahoo.com.br)
IP: 200.204.53.251

Re: Celestian Freinet

Estou fazendo o sexto termo de Pedagogia, aqui em BAURU-SP. Sou um entusiasta das mais de 25 idéias de FREINET e gostaria de manter contatos.
Anézio.
10/03/2009 10:46
De: arianny
IP: 201.30.72.34

Freinet

celestin freinet foi um ótimo profisional,,com essas propostas maravilhosas q nos fazem sermos profissionais melhores sabendo entender melhor as crianças..eu estou no curso normal,quero ser professora e as propostas do freinet me fez refletir ainda mais sibre a educaçao..
23/11/2005 16:29
De: Sunamita
IP: 200.165.163.46-10.20.2.27

EAD

 O ensino a distância é um recurso importante no processo ensino-aprendizagem mas que, ao meu ver, só pode ser usufruído plenamente em países com realidade social diferente da realidade brasileira. Uma vez que no Brasil a grande parte da população não tem acesso a computadores nem mesmo na escola, o ensino a distância torna-se na maioria das vezes inviável. Os recursos tecnológicos disponíveis ainda não estão amplamente difundidos na nossa sociedade, como em outros lugares do mundo. Além do que, a fatia social que mais se beneficiaria com o ensino a distância encontra-se nas áreas mais afastadas e carentes, não dispondo muitas vezes dos recursos mais fundamentais como energia elétrica. Dessa forma, o ensino a distância é vantajoso apenas para uma minoria e bastante restrito a grande parte da população. Concordo, portanto, com os comentários dos colegas Lívio Henrique e Geórgia.
    Outra questão importante que deve ser considerada nesse modo de ensino é o empobrecimento do contato humano. Entendo que o processo de ensino-aprendizagem deve ser pautado no contato entre o aluno e o professor para que o aproveitamento da informação por parte do aluno possa ser mais satisfatório. As relações inter-pessoais têm um peso importante nesse aproveitamento e é através dessas relações que o aluno desenvolve a sua capacidade de interação social. Nessa questão, o computador seria um elemento complementar para enriquecer o processo na busca pelo conhecimento, não podendo nunca substituir a figura do professor.
15/03/2009 10:43
De: Christianne (christianne_rebelo@hotmail.com)
IP: 201.78.250.148

Freinet

Estou fazendo um trabalho a respeiti de Freinet e preciso saber as contribuições para a Educção e suas obras.
Se aguém puder me ajudar...
Seu IP: 54.145.243.51 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)