Criar forum gratis
Divulgue suas sugestões e idéias sobre projeto em educação artística para o ensino fundamental, sua participação é importante.
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]

Veja mais: arte

Veja mais:

Mensagem
Data: 18/12/2009 22:48:53
De: Suely Grossklauss
IP: 187.35.188.64

Planejamento bimestral 1º 2º 3º e 4º bimestre de matemática da 1ª série do Ensino Médio

.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR
DIRETORIA DE ENSINO –

PLANO DE ENSINO – ANO 2009 – ENSINO MÉDIO
2º BIMESTRE
PROFESSOR(ES): :

SÉRIE: 1ª séries A, B, C do Ensino Médio

CONTEÚDOS
E TEMAS
TEMPO PREVISTO

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ESTRATÉGIAS
RECURSOS UTILIZADOS AVALIAÇÃO
UNIDADE I 1. Interdependência entre grandezas ;
2. Proporcionalidade direta e inversa;
3. Funções: variável dependente e variável independente;
4. Exemplos diversos

Uma semana e meia 1. Compreender a idéia de proporcionalidade direta e inversa como relações de interdependência;
2. Expressar a interdependência entre grandezas por meio de funções.
3. Contextualizar a idéia de função e enfrentar situações- problema relativas ao tema 1. Aulas expositivas;
2. Resolução de problemas e exercícios provenientes do “caderno do aluno” ou do livro didático (ora individual, ora em pequenos grupos);
3. Discussão dos resultados das atividades desenvolvidas;
4. Utilização de diversas linguagens para traduzir a idéia de função (gráficos, tabelas, expressões algébricas, etc.) 1. Lousa;
2. Giz;
3. “Caderno do aluno”;
4. Livro didático;
5. Vídeo. A avaliação será composta de uma prova individual e sem consulta (70% da nota) e uma lista de problemas e exercícios, com consulta ao material de aula, aos colegas e ao professor (30% da nota).


CONTEÚDOS
E TEMAS TEMPO PREVISTO

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ESTRATÉGIAS
RECURSOS UTILIZADOS AVALIAÇÃO
UNIDADE II 1. Funções de 1º grau, significado dos coeficientes;
2. Crescimento, decrescimento, taxas de variação;
3. Gráficos;
4. Inequações. Uma semana e meia. 1. Compreender a função de 1º grau como expressão de uma proporcionalidade direta entre grandezas;
2. Expressar essa proporcionalidade por meio de gráficos. 1. Aulas expositivas;
2. Resolução de problemas e exercícios provenientes do “caderno do aluno” ou do livro didático (ora individual, ora em pequenos grupos);
3. Discussão dos resultados das atividades desenvolvidas.
1. Lousa;
2. Giz;
3. “Caderno do aluno”;
4. Livro didático.
5. Vídeo. A avaliação será composta de uma prova individual e sem consulta (70% da nota) e uma lista de problemas e exercícios, com consulta ao material de aula, aos colegas e ao professor (30% da nota).


CONTEÚDOS
E TEMAS TEMPO PREVISTO

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ESTRATÉGIAS
RECURSOS UTILIZADOS AVALIAÇÃO
UNIDADE III 1. Proporcionalidade direta com o quadrado da variável independente;
2. Função de 2º grau;
3. Gráficos de função de 2ºgrau- vértice raízes, sinais. Três semanas 1. Compreender a função de 2º grau como expressão de uma proporcionalidade direta com o quadrado da variável independente;
2. Expressar por meio de gráficos tal proporcionalidade.
1. Aulas expositivas;
2. Apresentação construtiva do significado e das propriedades da função de 2° grau;
3. Exploração de exemplos ilustrativos e de exercícios exemplares envolvendo funções do 2° grau;
4. Resolução de problemas e exercícios provenientes do “caderno do aluno” ou do livro didático (ora individual, ora em pequenos grupos);
5. Discussão dos resultados das atividades desenvolvidas. 1. Lousa;
2. Giz;
3. “Caderno do aluno”;
4. Livro didático.
5. Vídeo. A avaliação será composta de uma prova individual e sem consulta (70% da nota) e uma lista de problemas e exercícios, com consulta ao material de aula, aos colegas e ao professor (30% da nota).


CONTEÚDOS
E TEMAS TEMPO PREVISTO

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
ESTRATÉGIAS
RECURSOS UTILIZADOS AVALIAÇÃO
UNIDADE IV 1. Problemas envolvendo equações , inequações e funções de 2º grau em diferentes contextos;
2. Problemas envolvendo máximos ou mínimos de funções de 2º grau. Duas semanas 1. Compreender fenômenos que envolvem a proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado da outra, traduzindo tal relação na linguagem matemática das funções;
2. Equacionar e resolver problemas que envolvem funções de 2º grau, particularmente os que envolvem otimizações ( máximos ou mínimos).
1. Aulas expositivas;
2. Resolução de problemas e exercícios provenientes do “caderno do aluno” ou do livro didático (ora individual, ora em pequenos grupos);
3. Discussão dos resultados das atividades desenvolvidas. 1. Lousa;
2. Giz;
3. “Caderno do aluno”;
4. Livro didático.
5. Vídeo. A avaliação será composta de uma prova individual e sem consulta (70% da nota) e uma lista de problemas e exercícios, com consulta ao material de aula, aos colegas e ao professor (30% da nota).
Recuperação contínua: Após a realização de cada prova, os alunos farão uma análise da mesma, de modo a procurar perceber seus erros e compreender uma resolução correta para cada questão. Além disso, ao final do bimestre, caso se verifique que as metas estabelecidas não foram atingidas para determinados alunos, estes serão convidados a resolver uma nova lista de problemas e exercícios que explore os aspectos fundamentais da matéria, de forma mais lenta e gradual. Esta tarefa será realizada em classe, com auxílio da professora e dos colegas que atingiram bons resultados. Após este estudo, os alunos em recuperação realizarão uma nova prova para verificar se conseguiram desenvolver as habilidades e competências requeridas para este período.

Em resposta a:

Planejamento bimestral 1º 2º 3º e 4º bimestre de matemática da 1ª série do Ensino Médio (José Valdí de Bessa valdibessajp@hotmail.com - 16/10/2009 17:08:36)
Olá! Gostaria de receber em meu e-mail o modelo do planejamento bimestral do 1º, 2º, 3º e 4º bimestre de matemática da 1ª série do Ensino Médio. Ficarei grato pos isso! Obrigado....(ver)

Respostas:

Planejamento (Patricia - 24/06/2010 12:28:03)
Gostaria de receber o planejamento bimestral de matematica do ensino medio se puder me enviar do 1 e 2 bimestres das 3 series ficarei grata! Patricia...(ver)
oi eu gostaria muinto viu bjs...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2014 -   http://www.insite.com.br