Atendimento online para dúvidas trabalhistas.

Tags: de do trabalho emprego direito duvidas carteira empregado trabalhistas clt
13/09/2010 20:51
De: ANA
IP: 189.105.161.242

Re: Re: Trabalho para faculdade

A EMPRESA BETA S/A
A empresa BETA S/A, com filiais na região metropolitana do Rio de Janeiro e sede na Cidade do Rio de Janeiro contrata novos funcionários sob indicação dos mais antigos da casa.Essa prática tem funcionado bem desde a inauguração da empresa. Os novos Funcionários aprendem suas funções passando por um treinamento de seis meses na sede da empresa. Não existem descrições de cargos, pois não há muita rotatividade de pessoal e cada funcionário sabem exatamente como desempenhar suas tarefas.Pela demanda de sua produção e o crescimento da economia a empresa resolve investir na abertura de mais duas filiais. Necessita da contratação imediata de funcionários e Resolve não mais receber candidatos por indicação dos funcionários mais antigos. O Gerente de RH é acionado e contrata uma agência de empregos para que faça o recrutamento e seleção de seus novos funcionários. A área de Pessoal responsável pela admissão e registro dos empregados dependem agora da agência para que faça a contratação e o registro dos funcionários. O trabalho para contratação dos novos funcionários se torna confusa, a área de Pessoal responsável por receber os candidatos selecionados sofre inúmeras reclamações da direção da empresa pela demora na contratação. Constata-se que o encaminhamento dos selecionados sofre críticas internas da empresa e dos gerentes dessas novas filiais. A
Própria área de Pessoal não recebe a documentação completa para fazer o registro e sendo assim não o faz, mas é obrigada, por ordem da direção, a enviar o selecionado para nova filial sem o devido registro. Com toda esta confusão na contratação a empresa resolve transferir alguns funcionários antigos para essas filiais. O clima já não é muito bom pela mudança que a empresa introduziu na contratação de novos funcionários. O treinamento anteriormente de seis meses na sede da empresa não mais acontece, os novos são treinados pelos mais antigos, durante o trabalho, na própria filial. Há um aumento significativo das horas extras, nota-se que os novos funcionários não têm muita noção sobre o que deve ser feito, ficam perdidos e precisam de contínua assistência dos mais antigos, que por sua vez encontram-se esgotados com a excessiva carga de trabalho, alguns inclusive já se afastaram do trabalho face ao desgaste físico e emocional.
Diante do exposto, responda as perguntas abaixo formuladas fazendo um comentário para cada situação questionada.
1) Desde o início de suas atividades a empresa BETA S/A utilizava a indicação dos funcionários mais antigos para novas contratações. Qual o meio e a fonte de recrutamento utilizado? A empresa resolve mudar sua forma de contratação abolindo a anterior, com a contratação de uma agência de empregos. Qual é o meio e a fonte de recrutamento agora utilizado? A empresa BETA S/A poderia utilizar técnicas de seleção com esse novo modelo de contratação. Qual seria essa técnica.
2) A área de Pessoal, obrigada a contratar de imediato por autorização da direção da empresa, muitas vezes não o faz por falta de documentação e encaminha assim mesmo, para trabalhar, o novo funcionário sem o devido registro. Essa contratação vai afetar as rotinas da área de Pessoal? De que forma? Isso pode comprometer a relação da empresa com o Sindicato? E quanto á fiscalização do Trabalho, como ela pode atuar?
3) Ao encaminhar o novo funcionário para iniciar o trabalho sem o devido registro, certamente ele não assinou seu contrato de trabalho. Neste caso específico da empresa BETA S/A, mesmo não tendo assinado, o contrato de trabalho existe?
Qual seria essa forma de contrato? A direção da empresa autoriza a contratação sem registro. Dentro do Direito do Trabalho qual a responsabilidade da empresa BETA S/A como empregadora? Que riscos assumem a empresa BETA S/A?
4) A empresa BETA S/A não se preparou para a demanda de sua produção e arriscou. Pecando na contratação de funcionários, na falta de registro, no excesso de horas extras e no esgotamento físico do seus funcionários mais antigos. Qual o princípio primário básico constante no Direito do Trabalho? O excesso de horas extras trouxe o esgotamento físico. Esses funcionários podem se afastar do trabalho por esse motivo? De que forma? Qual seria esse tipo de afastamento?
Que salário irá receber? Ele contribui para isso? De que forma?
                      PRECISO DE SUA AJUDA,POR FAVOR ME AJUDE O MAIS BREVE POSSIVEL!!!!GRATA
26/01/2010 16:13
De: Prof. Maurício Sena
IP: 187.11.152.228

Re: Vale-transporte

Boa tarde, Srta Flávia.
O decreto nº 95247/87, confere o direito a utilização de vale-transporte uma vez que o trabalhador necessite se deslocar de sua residência até o trabalho e vice-versa. O direito é garantido uma vez que você necessite dele. Segundo suas informações você não está mais necessitando do uso de vale transporte, nesse caso, a empresa comprovando a sua inutilização, pode sim retirar o vale transporte.
Fico a disposição para eventuais dúvidas.
15/04/2010 16:31
De: nilda oliveira
IP: 201.13.143.169

Demissao

pedi demissão da empresa hoje dia 15/04 e optei por nao cumprir aviso, no caminho de casa voltei atrase liguei pra supervisora demostrando o interesse de cumprir o aviso, ela ficou de verificar e retornar, como não o fez eu entrei em contato 3 x e percebi que estava me enrolando pois a atendente no primeiro momento chamou pela mesma e em seguida me disse que ela nõa estava,quando ela retornou a ligaçao era 15:30 e me disse que eu poderia sim cumprir so que tinha que chegar na empresa as 16:00, impossivel chegar la a tempo. como posso proceder tenho,como comprovar a má vontade.
 
grata!
20/08/2010 12:53
De: valéria velez da silva (cativa_vvs@hotmail.com)
IP: 187.119.116.114

Leis que protegem estudantes

Boa tarde, meu nome é Valéria sou estudante universitária e fui desligada da empresa onde trabalhava, a empresa não alegou motivo algum por estar sendo desligada. Só que agora não tem como eu continuar pagando a faculdade, no momento só quero saber se existe alguma lei que proteja o trabalhador quando o mesmo é estudante.
16/07/2011 12:21
De: Fernando e cassio
IP: 187.80.250.1

Desconto no salario

bom dia, fui funcionario registrado de uma emprese de distribuiçao de cimento, onde fiz uma venda e o cliente pagou com um cheque que voltou sem fundos, na negociaçao o cliente so pagou uma parte do cheque ficando devendo outra, onde a empresa me descontou todo mes ate completar o valor que o cliente ficou devendo, isto é devido ou a empresa é responsavel pela venda ao cliente? sem mais e no aguardo e desde já agradeço.
24/07/2012 09:01
De: ana carolina
IP: 189.122.119.154

Troca de função

Bom dia, estava trabalhando como ass. de compras e fui passada para ass. de planejamento, hoje completa dois meses e não foi feita alteração em carteira, pois o rh informou que tenho que ficar em experiência por três meses, por outro lado eu já tenho um ano e três meses de empresa, tenho que ficar em experiência novamente só porque troquei de função?
07/04/2010 23:54
De: Prof. Maurício Sena
IP: 189.69.76.198

Re: Tira duvidas

Boa Noite, Jorge.
Esta prática não é permitida. Porém fica difícil de provar uma vez que você trabalhou (pelo que entendi) apenas 30 dias registrado como auxiliar de serviços gerais, depois foi alterada sua função para Operador de Caldereira. Devido as oscilações de mercado a empresa tomam tal atitude, pois existe um custo muito alto na contratação e manutenção de um funcionário, pra depois não dá certo.
Então eles fizeram uma experiência, viram que deu certo, então oficializaram sua função.
Jorge espero ter ajudado.
26/01/2010 16:24
De: Prof. Maurício Sena
IP: 187.11.152.228

Re: Poderes para rescisao de contrato de trabalho

Boa Tarde, Vitor.
É uma situação delicada. Recomendo que procure o quanto antes o Ministério do trabalho e manifeste
seu problema, para que eles tomem ciência e evite problemas trabalhistas futuros. Eles irão informar os procedimentos necessários para oficializar esta homologação.
Fico a disposição para eventuais dúvidas.
20/11/2009 17:14
De: Silvio Matos Correa
IP: 189.115.188.203

Duvidas sobre rescisão de trabalho

Estou trabalhando numa empresa desde de julho de 2008 sem carteira assinada, pois o patrão queria assinar com um valro menor do que ele me pagava.
Estou querendo sair do emprego agora ,como devo proceder?
Tenho direito a recebe rescisão?
Ao que tenho direito?
10/09/2010 14:32
De: Jorge Antonio
IP: 200.222.1.254

Uma ajuda, favor me explicar !

A área de Pessoal, obrigada a contratar de imediato por autorização da direção da empresa, muitas vezes não o faz por falta de documentação e encaminha assim mesmo, para trabalhar, o novo funcionário sem o devido registro. Essa contratação vai afetar as rotinas da área de Pessoal? De que forma? Isso pode comprometer a relação da empresa com o Sindicato? E quanto á fiscalização do Trabalho, como ela pode atuar?
14/05/2010 16:14
De: cinthia maria
IP: 189.124.188.73

Carteira de trabalho

trabalhei 12 anos como professora de creche,tinha carteira assinada,no final de 2009,fui demitida.hj quando peguei minha carteira de trabalho para ver ,eu nunca tinha sido contratada com educadora e sim com auxiliar administrativo.o que eu posso fazer.vou perder todos esses anos que ensinei!por favor me ajude!!!
10/09/2010 10:32
De: silvania
IP: 187.108.159.95

Direito

A área de Pessoal, obrigada a contratar de imediato por autorização da direção da empresa, muitas vezes não o faz por falta de documentação e encaminha assim mesmo, para trabalhar, o novo funcionário sem o devido registro. Essa contratação vai afetar as rotinas da área de Pessoal? De que forma? Isso pode comprometer a relação da empresa com o Sindicato? E quanto á fiscalização do Trabalho, como ela pode atuar?
Obrigada!
12/09/2010 01:49
De: ana
IP: 189.105.161.242

Trabalho para faculdade

área de Pessoal, obrigada a contratar de imediato por autorização da direção da empresa, muitas vezes não o faz por falta de documentação e encaminha assim mesmo, para trabalhar, o novo funcionário sem o devido registro. Essa contratação vai afetar as rotinas da área de Pessoal? De que forma? Isso pode comprometer a relação da empresa com o Sindicato? E quanto á fiscalização do Trabalho, como ela pode atuar?
12/06/2010 23:18
De: ....
IP: 200.146.119.240

Duvida

sou registrada como serviços gerais,recebo um salario minimo,mas,sou na verdade auxiliar de corte isso esta certo?eu queria saber se tem lei pra isso,pois faço um serviço e recebo um salario  inferior...obg aguardo a resposta
Seu IP: 54.82.57.154 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)