Nas periferias das grandes cidades a população de baixa renda utiliza a Lan House como uma alternativa para fugir da marginalidade informativa imposta pelo capitalismo através do atual processo de Globalização. Verifica-se que grande parte das Lan houses são instaladas estrategicamente nas proximidades das escolas públicas. Dessa forma nasceu a idéia de utilizar esses espaços como recursos pedagógicos aliados à aquisição de conhecimento. Estou desenvolvendo um projeto com alunos adultos do turno noturno de uma escola pública estadual da cidade de Feira de Santana - Bahia, que tem como principal objetivo criar uma mudança de mentalidade em relação a utilização da Lan house,tranasformando-o em espaço democrático de aprendizagem e aquisição de conhecimento. Sendo assim: Você acredita na função socializadora da Lan House, nos bairros periféricos das cidades brasileiras dentro do processo pedagógico? Você acredita que a Lan House pode desenvolver a função socializadora no processo de inclusão digital? Como fazer para trabalhar com alunos adultos precariamente alfabetizados, mas com grande habilidade no desenvolvimento das novas tecnologias? A Prefeitura de Feira de Santana esta disponibilizando internet grátis em alguns bairros, praças públicas etc. Você acredita em transformações sociais através dessas iniciativas? ESTOU AGUARDANDO O SEU COMETÁRIO! A Globalização Informativa faz parte de uma das pesquisas que estou iniciando, visando meu projeto para o final do curso. É muito interessante observar de que forma as comunidades se comportam em relação às novas alternativas tecnológicas de comunicação. Observo a organização das cidades virtuais com atividades paralelas às cidades tradicionais onde as pessoas trabalham, estudam, brincam, paqueram, fazem compras etc. Nas cidades virtuais o imaginário ganha asa e o sonho se concretiza na capacidade de abstração de cada pessoa. Esse é o grande risco (ou não). Estou esperando sua participação!

Tags: educacao comunicacao digital tecnologia lan house
25/04/2010 20:46
De: Lucas dos Santos Rozario, 8ª B, CPO 2010 (lukas962010@hotmail.com)
IP: 189.104.174.6

Lan house ,Fugindo do abismo digital

   Acredito que a lan house tem grande função socializadora nos bairros periféricos das cidades brasileiras,pois com o uso de computadores,e principalmente o uso da internet,essas pessoas que moram nesses bairros perifericos(geralmente de baixa renda),elas são facilmente integradas a sociedade,participando de sites de relacionamento e tambem ficam por dentro das noticias do mundo.
27/05/2010 21:06
De: Milena Nunes, 8ª C, N°20
IP: 187.90.219.215

A implantação de Lan House

Na minha opinião a implantação de lan house em bairros periféricos é importante porque a maioria das pessoas nesses bairros não tem acesso a internet, pois com isso as pessoas ficam mais informadas das noticias que acontecem no mundo, de um certo modo as pessoas ficam mais próximas uma das outras, mas além de vários benefícios a internet também causa malefícios para as pessoas que usam a internet de forma que venha prejudicar os outros. Se ocorrer mais implantações de lan houses é necessário que tenha profissionais qualificados que possam instruir as pessoas com o uso da internet.
08/06/2010 19:13
De: Clara Sá, 04 9ºE
IP: 189.105.217.109

Lan House @ fugindo do abismo digital

A lan house é o caminho encontrado pelas pessoas pobres de se conectar a internet, a um mundo onde tudo é mais rápido, é bem legal colocar nas escolas internet, pois com ela facilita o aprendizado do aluno, que muitas vezes fica preso a teorias e quando tem um contato com ela, abre um leque de  informações novas e  interessantes para o conhecimento.O único ponto negativo da internet são os riscos que ela proporciona de roubos, aliciamento de menores..., entretanto é ela que nos aproxima a qualquer distância.
29/04/2010 19:45
De: CPO Francisco Marcelo Nª 15 turma A 2010
IP: 189.105.174.47

Lan House

Muitos lugares pobres usam essa internet pra se comunicar, fazer trabalhos da escola etc por isso muita gente acaba um unico meio de conseguir essas coisas e pela internet que e uma coisa que se acostoma vicia e acaba virando um abismo virtual.
Hoje muitas pessoas pobres com a facilidade de pagamento consegue comprar um computador e os que possui condição quase todos possui um computador são poucos que não possui pois com ele você fica sabendo com tudo oque está acontecendo, pode trabalhar sem sair de casa por isso muitas pessoas usam ele.
18/08/2009 18:18
De: Vinícius Fernandes
IP: 189.91.25.251

Uso das Lan Houses

Ótima iniciativa conscientizar as pessoas quanto ao uso de Lan Houses, são locais onde oferecem uma grande oportunidade de socialização, pelo seu grande movimento.
Na maioria dos casos hoje em dia, as Lan Houses são usadas apenas para jogos online, bate-papo e sites de relacionamento, deixando de lado a oportunidade de adquirir conhecimento através da Internet.
A Internet hoje é uma das mais importantes formas de se compartilhar conhecimento, nessa era digital em que vivemos, mas seu mau uso às vezes nos faz questionar se ela nos traz benefícios ou prejuízos.
Ótima iniciativa, parabéns.
09/06/2010 22:32
De: Larissa Souza nº 21;9º ano B;CPO
IP: 189.49.162.225

Abismo digital

As implantações de lan houses nas periferias foi uma coisa muito importante, pois o nivel é mais elevado de pobreza, e a maioria das pessoas que habitam lá não tem ganho financeiro elevado para comprar um computador, com esse recurso os jovens tomoou mais prazer pelos estudos, muitas vezes saindo da criminalidade e do tráfico para uma vida normal, eu acredito que a lan house pode ajudar na inclusão digital, pois o acesso de pessoas com baixa renda vai aumentando e assim acabando com o abismo digital.
14/06/2010 21:38
De: Elis Souza, 8ªB, n°09 (elis.htafs@hotmail.com)
IP: 189.104.251.8

Fugindo do Abismo Digital

" Acho que as Lan Houses podem e devem ajudar as pessoas que não tem acesso a computador e internet em casa vai ajudar muito pois muitos jovens vão deixar de esta na rua fumando se drogando marginalizando e ate roubando para estar em uma lan hose tendo acesso a noticias e muitas outras informações sobre o mundo e tambem vai esta ajudando as pessoas a  conseguirem emprego e deixar a marginalização de lado para poder trabalhar e estudar. Porem muitos desses jovens e ate mesmo adultos não tem ensentivo algum para poder frequentar as Lan Houses e assim em alguns lugares nads zonas mais perifericas essa nova tecnologia para eles não vai adiantar em exatamente nada vai contiinuar a mesma coisa ou pode ate mesmo piorar..."
10/05/2010 15:27
De: Joao Victor Lola Carvalho, 8ªE, n°09
IP: 189.93.199.2

O uso das LAN HOUSES

    As lan houses estão ganhando cada vez mais espaço nas grandes cidades dentro das periferias e por isso acho importante abordarmos quais benefícios ou malefícios elas nos trazem. As lan hoses hoje em dia vem sendo utilizada como ponto de uso e vendo de drogas (como comentou Vitória Ellen, da 8ªE), elas deixam muitas pessoas (que são na maioria dos jovens) dependentes delas e são nas lan houses que ocorrem muitos casos de pedófilia, porém por outro lado, as lan houses são um meio de obter conhecimentos, de conhecer novas pessoas, de socialização com o mundo e também é uma ótima fonte econômica da cidade de Feira de Santana, "onde em cada esquina si encontra uma lan house"
 Essa é a minha opinião em relação ao uso das lan houses no meio urbano.
18/05/2010 15:34
De: Nadine Marques, 8°B, n°26
IP: 189.105.190.130

Lan House

Na minha opnião a internet nas lan houses ajuda a muitas pessoas que não tem condições de ter um computador em casa e pode também contribuir com a educação incentivando o conhecimento e levando informações ao usuário,como os sites de busca, assim exterminando aos poucos o abismo digital.
18/08/2009 10:52
De: Ronaldo Pinheiro
IP: 189.105.239.6

Uso das lan houses

Olá Walter! Acabei de olhar seu fórum e olha, acho que pra quem disse que tava com dificuldade na atividade 3, vc se saiu muito bem. Achei muito legal sua idéia de debater um tema tão atual e em voga como esta situação das lan houses influenciando a vida dos jovens estudantes que antes mesmo de obterem um bom desempenho na escola, já estão a passos largos no mundo digital. Resta observar, a fundo, como vai esse caminhar no mundo tecnológico, se está trazendo melhorias consideráveis no processo educacional desses jovens.
Um grande abraço e sucesso com o Fórum.
04/06/2010 18:15
De: Ayanna Barito 8ªc
IP: 189.104.251.95

Abismo digital:lan houses

Como eu disse antes, para mim as lan houses tem um ponto muito positivo, na questão de empregos e também de educação.Hoje estudantes mais pobres que não tem condições de ter acesso a internet em casa podem usar as lan houses para fazer pesquisas e ajudar no conteudo escolar, sem falar que na internet pessoas do mundo todo se comunicam, então eles aprendem outras culturas.Mas também existem os pontos negativos como aqueles estudantes que ficam o tempo todo em sites de relacionamentos ou em jogos, prejucando seu rendimento escolar.Bom...Tudo tem um lado positivo e negativo.
05/05/2010 19:32
De: Lucas Guimarães de Oliveira, CPO 8ªC
IP: 189.104.241.47

Abismo Digital

As lan houses tem um papel fundamental na socialização de jovens, pois servem de ponto de encontro e ponto de entretenimento, mas da mesma forma podem servir para a disseminação de vícios, como ''orkut'' e ''msn''.
22/04/2010 13:18
De: Alyce Lima Amorim, 8ªA CPO 2010
IP: 201.20.169.219

Lan houses

 A função das lan houses é disponibilizar internet para aqueles que não a tem em casa. Por isso, em minha opinião, as lan houses tem sim uma função socializadora nas periferias do Brasil, pois é a partir delas que muitas pessoas estão tendo a chance de se comunicar com o mundo, sem discriminação por terem um condição social mais baixa.
 Devido a expansão das lan houses pelos mais diversos locais das cidades, as pessoas estão podendo evoluir junto com o mundo. Elas estão se incluindo na geração digital que está tomando conta de todo o globo. Nada mais justo do que oferecer internet para aqueles que não tiveram como comprar um computador e pôr internet nele. Hoje em dia as pessoas necessitam da internet para muitas coisas, inclusive para se informar de forma mais rápida. As lan houses põem isso à disposição de todos.
 O governo deve criar programas que empregue pessoas que tem grande habilidade com computadores e máquinas superdesenvolvidas tecnologicamente, mas que não foram alfabetizadas corretamente. Assim, enquanto elas trabalham e ganham dinheiro para seu sustento, podem também ter acesso a aulas de educação escolar. Eles devem levar consigo a frase "antes tarde do que nunca", para que assim tenham força de vontade e possam aprender a ler,escrever e buscar uma vida melhor. Quando o caso for com estudantes que não conseguem aprender, mas tem um desenvolvimento melhor com atecnologia, o governo deveria instalar aulas com acesso a invenções tecnológicas que gerem um aprendizado divertido.
  Nos últimos meses vejo que o governo já está tendo inciativas que estão mudando a realidade da populações de nossa cidade de Feira de Santana. Eles criaram programas em que há internet de graça sendo oferecida para as pessoas mais pobres. Com certeza essas atitudes mudarão a nossa sociedade. As pessoas verão que também tem o direito de evoluir junto com o mundo, não importando a idade ou a condição financeira. Com isso elas poderão se comunicar com o mundo, sem precisar pagar por isso, poderão namorar, conversar, trabalhar, resumindo, poderão ter a internet como meio de comunicação mais presente em suas vidas.
03/05/2010 21:13
De: Gabriela Prado Lopes, nº07, CPO, 8ªC
IP: 189.105.207.175

Abismo digital

 O "Abismo digital" no meu ponto de vista interfere na formação das pessoas que querem ter oportunidade de ter conhecimento, pois é muito difícil para quem não tem internet em casa, aprender de forma diferente e buscar novas fontes de aprendizagem. As Lan hause vem como uma opção de facilitar o acesso dessas pessoas a essa tecnologia que ainda não se faz presente na realidade de muitas famílias. A prefeitura de Feira de Santana está participando de um grande papel na vida dessas pessoas porque está dando a elas a grande oportunidade de acessar a internet para interagir com as informações que acontece no mundo e ter mais um suporte de estudo o que é fundamental.
03/05/2010 19:33
De: CPO Alexandre Paim Nª2 Turma A 2010
IP: 187.12.0.38

Lan House

Varios lugares pobres hoje em dia tem lan house, e elas são geralmente freguentadas por alunos e adultos,geralmente para fazer trabalho,se comunicar com seus amigos ou jogar, e isso ajuda para aqueles que não tem computador em casa.As lan servem geralmente para tirar os jovens das ruas e da maginalidade.
Essa é a minha opinião :)
Seu IP: 54.162.19.123 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)