Nas periferias das grandes cidades a população de baixa renda utiliza a Lan House como uma alternativa para fugir da marginalidade informativa imposta pelo capitalismo através do atual processo de Globalização. Verifica-se que grande parte das Lan houses são instaladas estrategicamente nas proximidades das escolas públicas. Dessa forma nasceu a idéia de utilizar esses espaços como recursos pedagógicos aliados à aquisição de conhecimento. Estou desenvolvendo um projeto com alunos adultos do turno noturno de uma escola pública estadual da cidade de Feira de Santana - Bahia, que tem como principal objetivo criar uma mudança de mentalidade em relação a utilização da Lan house,tranasformando-o em espaço democrático de aprendizagem e aquisição de conhecimento. Sendo assim: Você acredita na função socializadora da Lan House, nos bairros periféricos das cidades brasileiras dentro do processo pedagógico? Você acredita que a Lan House pode desenvolver a função socializadora no processo de inclusão digital? Como fazer para trabalhar com alunos adultos precariamente alfabetizados, mas com grande habilidade no desenvolvimento das novas tecnologias? A Prefeitura de Feira de Santana esta disponibilizando internet grátis em alguns bairros, praças públicas etc. Você acredita em transformações sociais através dessas iniciativas? ESTOU AGUARDANDO O SEU COMETÁRIO! A Globalização Informativa faz parte de uma das pesquisas que estou iniciando, visando meu projeto para o final do curso. É muito interessante observar de que forma as comunidades se comportam em relação às novas alternativas tecnológicas de comunicação. Observo a organização das cidades virtuais com atividades paralelas às cidades tradicionais onde as pessoas trabalham, estudam, brincam, paqueram, fazem compras etc. Nas cidades virtuais o imaginário ganha asa e o sonho se concretiza na capacidade de abstração de cada pessoa. Esse é o grande risco (ou não). Estou esperando sua participação!

Tags: educacao comunicacao digital tecnologia lan house
18/08/2009 18:18
De: Vinícius Fernandes
IP: 189.91.25.251

Uso das Lan Houses

Ótima iniciativa conscientizar as pessoas quanto ao uso de Lan Houses, são locais onde oferecem uma grande oportunidade de socialização, pelo seu grande movimento.
Na maioria dos casos hoje em dia, as Lan Houses são usadas apenas para jogos online, bate-papo e sites de relacionamento, deixando de lado a oportunidade de adquirir conhecimento através da Internet.
A Internet hoje é uma das mais importantes formas de se compartilhar conhecimento, nessa era digital em que vivemos, mas seu mau uso às vezes nos faz questionar se ela nos traz benefícios ou prejuízos.
Ótima iniciativa, parabéns.
13/06/2010 21:25
De: leonardo arrais/ 8°f/ cpo
IP: 189.93.88.72

Lan house

eu acho bom porque une mais pessoas de outras partes do brasil e até do planeta dando maior possibilidade de conhecimento e mais aprendizagem de  de outras culturas e idiomas
03/05/2010 16:32
De: Larissa Santana; 8ªF; nº21
IP: 189.116.70.129

Uso da lan house

A lan house tem sim função pedagógica dentro das periferias, que levam conhecimento atraves da internet; mas algumas pessoas não usam só para coisas edificantes, muitas a usam com péssimas intenções e além de ensinar as pessoas a manusearem(que é a parte menos difícil) a internet, deviam ensinar a usa- la com consciência. A internet é perfeita para ajudar no processo de apredizagem para as pessoas de classe baixa, pois é uma fonte de conhecimentos, cultura, atualização; onde essas pessoas conhecem seus direitos, adquirem educação tornando a vida bem mais fácil nas escolas e talvez em uma universidade, melhorando sua vida cultural e financeira...
04/05/2010 20:25
De: CPO Antonio Marcos Nª06 Turma A 2010
IP: 189.16.249.130

Abismo Digital

Hoje em dia a Lan House está sendo um meio de combater a marginalidade e imposta pelo capitalismo digital e tem muitos lugares pobres que para eles se comunicarem ou fazer pesquisa escolares precisa ser através da internet mas a internet,que tem um grande maleficio que é o vicio que se alimentando este vicio acaba virando um abismo virtual.
08/06/2010 13:52
De: Erick Lopes . 8ª E - nº 05
IP: 189.104.184.252

Lan House @ fugindo do abismo digital

A lan house, tem uma função socializadora e atrai diversos jovem desde a a primeira vez que se “precisa” entrar numa; só que nem sempre ela incentivam, ir pra um caminho certo, ou o que agente entende como o certo. As lan houses podem colaborar para o processo de digitalização da sociedade, mas não são a solução para a inclusão digital entre a população de baixa renda, na verdade o que deve aver é espaços comunitários com computadores conectados à internet banda larga, com acesso gratuito para a população local. Além do acesso livre, o oferecimento de oficinas e cursos de informática básica. Tudo funcionando com software livre, mais sem desviar do que verdadeiramente é a inclusão digital. Na minha opinião os professores deveriam implantar um projeto para que os alunos compreendam o verdadeiro siguinificado disso.
07/06/2010 17:19
De: Thiago Freitas, 8F, n°:28
IP: 189.104.62.143

Lan house(fugindo do abismo digital)

A lan house é muito importante, pois pocibilita pessoas que não tem condições de ter um computador, acessar a internet. O úsuario adiquire mas informações sabendo as noticias nacional e mundial, e se aproxima mas das pessoas. Alem dessa pessoa ta se integrando com o mundo ta fazendo com que cada vez mais diminui o absmo digital.
11/06/2010 18:08
De: Leticia Santos 8ª E nº 15
IP: 189.99.105.155

Lan house (fugindo do abismo digital)

é uma idéia muito boa, pois para quem não tem dinheiro para comprar um computador as Lan house são uma otima escolha para diversas coisas e adultos aprendendo a mexer nessa tecnologia muitas coisas poderão acabar como meninas e meninos conversando com pessoas estranhas, marcando encontros e se dando muito mal as vezes. Com os pais sabendo o que seus filhos estão fazendovaris coisas serão evitadas.
05/05/2010 19:32
De: Lucas Guimarães de Oliveira, CPO 8ªC
IP: 189.104.241.47

Abismo Digital

As lan houses tem um papel fundamental na socialização de jovens, pois servem de ponto de encontro e ponto de entretenimento, mas da mesma forma podem servir para a disseminação de vícios, como ''orkut'' e ''msn''.
01/05/2010 11:57
De: Larissa Fernandes , 8ªB, CPO-2010
IP: 189.89.174.3

O abismo digital e a Lan House

O abismo digital é gerado pela falta de equilíbrio nas rendas das classes sociais. As pessoas com baixa renda têm dificuldades e menos de condições para serem consumidoras de novas tecnologias.
Diante dessa situação desigual surgem as Lan Houses, que podem proporcionar essa integração ao acesso tecnológico, através dos computadores, assim como nas classes mais elevadas.
Estes estabelecimentos têm grande importância, principalmente nas periferias, pois torna possível a integração desses grupos mais pobres com a internet, o que gera novos conhecimentos e uma relação mais abrangente das atualidades, ou seja a aproximação com todo o mundo.
03/06/2010 15:44
De: Georgia Gabriela-CPO 9ºF
IP: 189.49.163.5

Lan house "fugindo do abismo digital"

É interessante abordar esse tema tão conhecido por nos adolescentes e por todos do mundo, a internet, porem algumas pessoas nao tem acesso a ela, entao surge a lan house para acabar com esse abismo digital levando entretenimento e conhecimento para muitas pessoas, porem muitas vezes essas pessoas nao a ultilizam do modo certo, usam para dar golpes e prejudicar pessoas.
26/04/2010 14:22
De: nº 5 8ª turma F cpo
IP: 187.68.54.202

Lan house

A lan house é muito importante para todos principalmente para quem não tem pc ou não tem codições de ter internet,ela da a oportunidade de pessoas pobres não se perderem no tempo e viverem no passado.
Mais ela é usada por pessoas que tem pc em casa tambem em caso de necessidade!!!
ela é muito importante para todos nos!!!!
05/05/2010 13:38
De: Larissa de Castro Araujo 8ª C nº - 11 2010
IP: 189.80.74.4

O abismo digital

O abismo digital implicará mais desenvolvimento nos países, regiões e para as pessoas com melhores oportunidades de acesso em detrimento de quem tem menos. Na verdade, o abismo digital é produto dos abismos sociais produzidos pelas desigualdades econômicas, políticas, sociais, culturais, de gênero, de gerações, geográficas, etc. O abismo digital, entendido apenas como abismo tecnológico, e sua solução principal no desenvolvimento da infra-estrutura, constitui uma solução sumamente conveniente para as grandes empresas de telecomunicações e para os fabricantes e comerciantes de equipamento de informática.
09/05/2010 21:33
De: Vitória Vidal, 8ªA- CPO 2010
IP: 187.90.194.71

Abismo digital

O abismo digital é resultado dos abismos sociais produzidos pelas desigualdades econômicas, políticas, culturais, de gênero, de gerações e geográficas.Até o momento, fala-se do abismo digital como a diferença produzida no desenvolvimento, às tecnologias na vida cotidiana, que se referem às possibilidades reais de aproveitamento, principalmente entre a classe média, embora tenha melhores condições de acesso que as classes populares, nem sempre tem todos os recursos para desenvolver as capacidades e habilidades que lhe permita aproveitá-los para transformar as condições atuais.A mínima capacidade de ter acesso as tecnologias da informação e da comunicação, num contexto estrutural de inovações sucessivas, é o que faz a diferença. Na verdade, em um mundo em plena globalização, este atraso ameaça intensificar as demais desigualdade, razão pela qual se dá atenção especial ao abismo digital.O abismo digital é uma expressão dos abismos sociais.
08/06/2010 18:09
De: Gabriel Mineiro,8ªF,CPO,N°11
IP: 189.104.228.204

LAN HOUSE

O termo LAN foi extraído das letras iniciais de "Local Area Network", que quer dizer "rede local", traduzindo assim com um local de entretenimento caracterizado por ter diversos computadores conectados em rede de modo a permitir a interação de dezenas de jogadores. O conceito de LAN House foi inicialmente introduzido e difundido na Coréia em 1996, chegando ao Brasil em 1998. A tradução para o português poderia ser "casa de jogos para computador". O plural é LAN Houses. A função das Lan Houses está a muito descaracterizada apenas como uma casa de jogos, não deixa de atender ao público de jogadores em rede, mas assume novas atividades que variam conforme o público que é atendido
03/05/2010 19:34
De: CPO 2010 Nº 23 8ª A
IP: 189.104.107.237

Lan house,fugindo do abismo digital

Na minha opinião,muitas pessoas de baixa renda que não possuem computador em casa buscam a lan house como fonte de informação e também de diversão.Eu acredito na função socializadora da lan house,nos bairros perifericos,pois essas pessoas também fazem parte do novo mundo globalizado.
Seu IP: 54.80.227.189 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)