Nas periferias das grandes cidades a população de baixa renda utiliza a Lan House como uma alternativa para fugir da marginalidade informativa imposta pelo capitalismo através do atual processo de Globalização. Verifica-se que grande parte das Lan houses são instaladas estrategicamente nas proximidades das escolas públicas. Dessa forma nasceu a idéia de utilizar esses espaços como recursos pedagógicos aliados à aquisição de conhecimento. Estou desenvolvendo um projeto com alunos adultos do turno noturno de uma escola pública estadual da cidade de Feira de Santana - Bahia, que tem como principal objetivo criar uma mudança de mentalidade em relação a utilização da Lan house,tranasformando-o em espaço democrático de aprendizagem e aquisição de conhecimento. Sendo assim: Você acredita na função socializadora da Lan House, nos bairros periféricos das cidades brasileiras dentro do processo pedagógico? Você acredita que a Lan House pode desenvolver a função socializadora no processo de inclusão digital? Como fazer para trabalhar com alunos adultos precariamente alfabetizados, mas com grande habilidade no desenvolvimento das novas tecnologias? A Prefeitura de Feira de Santana esta disponibilizando internet grátis em alguns bairros, praças públicas etc. Você acredita em transformações sociais através dessas iniciativas? ESTOU AGUARDANDO O SEU COMETÁRIO! A Globalização Informativa faz parte de uma das pesquisas que estou iniciando, visando meu projeto para o final do curso. É muito interessante observar de que forma as comunidades se comportam em relação às novas alternativas tecnológicas de comunicação. Observo a organização das cidades virtuais com atividades paralelas às cidades tradicionais onde as pessoas trabalham, estudam, brincam, paqueram, fazem compras etc. Nas cidades virtuais o imaginário ganha asa e o sonho se concretiza na capacidade de abstração de cada pessoa. Esse é o grande risco (ou não). Estou esperando sua participação!

Tags: educacao comunicacao digital tecnologia lan house
03/05/2010 19:34
De: CPO 2010 Nº 23 8ª A
IP: 189.104.107.237

Lan house,fugindo do abismo digital

Na minha opinião,muitas pessoas de baixa renda que não possuem computador em casa buscam a lan house como fonte de informação e também de diversão.Eu acredito na função socializadora da lan house,nos bairros perifericos,pois essas pessoas também fazem parte do novo mundo globalizado.
02/05/2010 21:30
De: Arx 8ªB Nº3 (arx.henrique@hotmail.com)
IP: 189.93.238.141

Lan House e o Abismo Digital

Eu acho que a prefeitura deveria sim disponibilizar internete gratuita para as pessoas com baixa renda pois elas não tem dinheiro para pagar uma e também eles poderam faser os trabalhos ecolares sem sair de casa, e muitas pessoas compram um computador para poder trabalhar sem sair de casa porque ele ficara mais confortavel. Mas a pessoa tem que saber administrar o tempo que fica online no computador pois pode virar um vicio, saiu um artigo na revista veja dando exemplos de pessoas que ficaram viciadas em internete, uma menina ficou tão viciada que nem saia mais de casa nao ia em festas, não ia no shopping e nem queria ver os amigos so queria ficar conectada a internet.
By: Arx Henrique P. R. Bastos
18/08/2009 10:52
De: Ronaldo Pinheiro
IP: 189.105.239.6

Uso das lan houses

Olá Walter! Acabei de olhar seu fórum e olha, acho que pra quem disse que tava com dificuldade na atividade 3, vc se saiu muito bem. Achei muito legal sua idéia de debater um tema tão atual e em voga como esta situação das lan houses influenciando a vida dos jovens estudantes que antes mesmo de obterem um bom desempenho na escola, já estão a passos largos no mundo digital. Resta observar, a fundo, como vai esse caminhar no mundo tecnológico, se está trazendo melhorias consideráveis no processo educacional desses jovens.
Um grande abraço e sucesso com o Fórum.
11/06/2010 16:03
De: MARIANA SOUZA, 8ªc nº15
IP: 189.52.25.2

Abismo digital Lan house

Na minha opiniao as lan houses são um meio de jovens e adultos de baixa renda utilizaram a internet e fugirem da violência e muitos outros. As lan houses ajudm a diminuir o abismo digital do nosso pais e de outros paises do mundo. Porém nem nas lan houses eles estão livres de perigo pois atualmente há muito pedófilos e aliciadores de menores que fazem da internet ( jovens, crianças e adolescentes)um meio de abusar dos jovens tanto marcando encontros como espondo fotos.
07/06/2010 21:51
De: Larissa Raquel 8ª A n º 20
IP: 187.87.202.34

Lan house

Na minha opinião, estes computadores públicos para os adultos são ótimos, além de ser um recurso melhor para aprender, também levam eles a ter contato com o mundo, viver em um mundo, mas moderno, e ter contato com o principal instrumento de trabalho do futuro.Estas lan houses vai ser bom para aquelas famílias que não tem condições de ter um computador em casa.Todos os sentidos são positivos.
03/06/2010 09:41
De: Bianca Mamona.nº7 8ªA
IP: 189.104.56.124

Lan Houses

Para mim as lan houses são um meio que as pessoas que tem menos condições de ter um computador em casa, poderem ter acesso ao "novo mundo", ou seja, o mundo da tecnologia, que hoje em dia está presente em lugares que antes nem se podia imaginar, como as periferias e lugares mais humildes, e com essa ajuda do governo de proporcionar internet grátis a essas pessoas, acho que elas terão mais acesso aos acontecimentos que ocorrem no mundo, notícias importantes etc. Poderam interagir com outras pessoas, ficar por dentro da atualidade, e mesmo aqueles que não possuem escolaridade, possam se incluir dentro do mundo.
03/06/2010 15:44
De: Georgia Gabriela-CPO 9ºF
IP: 189.49.163.5

Lan house "fugindo do abismo digital"

É interessante abordar esse tema tão conhecido por nos adolescentes e por todos do mundo, a internet, porem algumas pessoas nao tem acesso a ela, entao surge a lan house para acabar com esse abismo digital levando entretenimento e conhecimento para muitas pessoas, porem muitas vezes essas pessoas nao a ultilizam do modo certo, usam para dar golpes e prejudicar pessoas.
01/05/2010 14:33
De: Laís Brêda / nº12/ 8ªE
IP: 189.104.182.1

Abismo Digital

A Lan House pode sim desenvolver a função socializadora no processo de inclusão digital, pois ela dá acesso a pessoas que não tem uma condição de ter por exemplo um computador em casa, e de ter acesso ao mundo de hoje (globalização), e esse abismo digital que vivemos nos dias de hoje, pode está diminuindo com tantas inovações tecnólogicas existentes no mundo globalizado, pois essas inovações tecnólogicas auxiliam no maior desenvolvimento mundial.
05/05/2010 13:38
De: Larissa de Castro Araujo 8ª C nº - 11 2010
IP: 189.80.74.4

O abismo digital

O abismo digital implicará mais desenvolvimento nos países, regiões e para as pessoas com melhores oportunidades de acesso em detrimento de quem tem menos. Na verdade, o abismo digital é produto dos abismos sociais produzidos pelas desigualdades econômicas, políticas, sociais, culturais, de gênero, de gerações, geográficas, etc. O abismo digital, entendido apenas como abismo tecnológico, e sua solução principal no desenvolvimento da infra-estrutura, constitui uma solução sumamente conveniente para as grandes empresas de telecomunicações e para os fabricantes e comerciantes de equipamento de informática.
12/05/2010 19:11
De: Mariana Ribeiro, 8ªA. CPO-2010
IP: 189.99.17.43

A relação do Abismo Digital e a Globalização.

Na maioria dos países pobres a globalização tem aumentado ainda mais o abismo digital em relação aos outros países, pois esses países desfavorecidos não envestem na educação, não possuem uma boa economia e por isso ficam individados e não conseguem crescer, deixando a maioria da populaçõ sem ter acesso as tecnologias como: computador internet, celular...
22/05/2010 12:32
De: Colegio Padre Ovídio-8A/n°17/2010
IP: 189.105.172.194

Abismo digital

Que as pessoa hoje em dia nao tem dinheiro para compra um computador e muitas vezes tem computador e não tem internet, muitos deles procuram lugares publico com internet que o governo proporciona, e tambem muitas lan house sao procuradas.E que na ultimas decadas tecnologicas foram criados mas o acesso á elas é lento e desigual.Os paises ricos tem 18% da populacão mundial, mas concentram 76% da população que usa a internet.Os paises ricos que mais usa e o EUA,Japão,Canada,Alemanha,França e Finlandia
14/06/2010 12:54
De: Uyane Santos, nº 22 9ºano E
IP: 189.104.248.98

Abismo digital

 Hoje em dia as lan houses estão sendo uma oportunidades para aqueles que não tem computador em casa,uma forma de comunicação, pesquisa e conhecimento.
 Mas também não podemos esquecer que as pessoas não sabem a maneira correta de usá-la. Acredito que o certo é as escolas fazem devem ajudar: dando informativos e dicas de uso. Devemos procurar primeiro educar os usários verbalmente, depois ensinar as pessoas a navegarem.
 Não podemos esquecer a internet não é só um meio de cultura, mas também de diversão, e que é uma maneira de aproximação com a glogalização.
13/06/2010 22:04
De: Lucas Carvalho,8º f ,CPO 2010
IP: 189.104.179.245

COMENTÁRIO

a lan house é muito importante para toda população,principalmente para os pobres,que com as lan houses conseguem se distanciar de drogas,ficam mas informados sobre noticias de todo o mundo. Esse projeto de feira é muito legal,pois vai fornecer oportunidades para todos que nescessitam de ajuda e que não tem condições para ter um computador.
06/06/2010 11:12
De: Colegio Padre Ovídio-8A/n°28/2010
IP: 201.50.23.216

Lan House e Educação

Ela não está desenvolvendo essa função pedagógica mas acredito que ela poderia desenvolver pois ela possibilita às pessoas que não tem dinheiro para comprar um computador irem até ela, que disponibiliza ferramentas de busca e aprendizagem por um preço mínimo.
Para trabalhar com os adultos com grande habilidade com as tecnologias eu acho que deveria ser desenvolvido um sistema de ensino e trabalho intimamente ligado às tecnologias, permitindo que eles utilizem suas habilidades para serem incluídos na sociedade.
Acho também que a iniciativa da Prefeitura é válida, pois como foi dito antes, a internet tem o poder de transformar a sociedade. Porém as pessoas tem que tomar cuidado pois assim como ela pode fazer bem ela pode fazer o mal, como por exemplo, algumas pessoas deixam o convívio social para viver virtualmente.
04/05/2010 20:29
De: Camilla Rodrigues , nº 04, 8ªB, CPO-2010
IP: 189.104.12.116

Lan Houses , importância.

 Esses estabelecimentos funcionam como ponto de encontro real e virtual dos jovens nas periferias, que buscam trabalhar, estudar e se comunicar por meio da Internet, por um preço acessível. E concertesa a internet ajuda muito nas periferias, pois cada vez mais surgem novidades no mundo e para aqueles que não têm acesso a internet fica difícil e mais complicado saber sobre as noticias, mas, disponibilizando a internet pelas periferias por um preço razoável, muitas pessoas têm condições de acompanhar esse passo da globalização e também de expor suas próprias opiniões a respeito.
Seu IP: 23.20.50.146 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)