Nas periferias das grandes cidades a população de baixa renda utiliza a Lan House como uma alternativa para fugir da marginalidade informativa imposta pelo capitalismo através do atual processo de Globalização. Verifica-se que grande parte das Lan houses são instaladas estrategicamente nas proximidades das escolas públicas. Dessa forma nasceu a idéia de utilizar esses espaços como recursos pedagógicos aliados à aquisição de conhecimento. Estou desenvolvendo um projeto com alunos adultos do turno noturno de uma escola pública estadual da cidade de Feira de Santana - Bahia, que tem como principal objetivo criar uma mudança de mentalidade em relação a utilização da Lan house,tranasformando-o em espaço democrático de aprendizagem e aquisição de conhecimento. Sendo assim: Você acredita na função socializadora da Lan House, nos bairros periféricos das cidades brasileiras dentro do processo pedagógico? Você acredita que a Lan House pode desenvolver a função socializadora no processo de inclusão digital? Como fazer para trabalhar com alunos adultos precariamente alfabetizados, mas com grande habilidade no desenvolvimento das novas tecnologias? A Prefeitura de Feira de Santana esta disponibilizando internet grátis em alguns bairros, praças públicas etc. Você acredita em transformações sociais através dessas iniciativas? ESTOU AGUARDANDO O SEU COMETÁRIO! A Globalização Informativa faz parte de uma das pesquisas que estou iniciando, visando meu projeto para o final do curso. É muito interessante observar de que forma as comunidades se comportam em relação às novas alternativas tecnológicas de comunicação. Observo a organização das cidades virtuais com atividades paralelas às cidades tradicionais onde as pessoas trabalham, estudam, brincam, paqueram, fazem compras etc. Nas cidades virtuais o imaginário ganha asa e o sonho se concretiza na capacidade de abstração de cada pessoa. Esse é o grande risco (ou não). Estou esperando sua participação!

Tags: educacao comunicacao digital tecnologia lan house
29/04/2010 19:45
De: CPO Francisco Marcelo Nª 15 turma A 2010
IP: 189.105.174.47

Lan House

Muitos lugares pobres usam essa internet pra se comunicar, fazer trabalhos da escola etc por isso muita gente acaba um unico meio de conseguir essas coisas e pela internet que e uma coisa que se acostoma vicia e acaba virando um abismo virtual.
Hoje muitas pessoas pobres com a facilidade de pagamento consegue comprar um computador e os que possui condição quase todos possui um computador são poucos que não possui pois com ele você fica sabendo com tudo oque está acontecendo, pode trabalhar sem sair de casa por isso muitas pessoas usam ele.
13/04/2010 13:17
De: Daniel Oliveira 8ª F nº 9
IP: 201.20.164.79

Lan House fugindo do abismo digital.


Acredito que a Lan House é um bom instrumento para pesquisa, principalmente se vem com a orientação do professor ( ou alguém ). Despertando a curiosidade do aluno para aprender mais. Quanto ao " Abismo Digital" sempre vai existir, pois o abismo social também, porque um computador ainda é caro para muitas famílias brasileiras. Há pessoas que não tem condições nem para ir a uma Lan House.
07/06/2010 21:51
De: Larissa Raquel 8ª A n º 20
IP: 187.87.202.34

Lan house

Na minha opinião, estes computadores públicos para os adultos são ótimos, além de ser um recurso melhor para aprender, também levam eles a ter contato com o mundo, viver em um mundo, mas moderno, e ter contato com o principal instrumento de trabalho do futuro.Estas lan houses vai ser bom para aquelas famílias que não tem condições de ter um computador em casa.Todos os sentidos são positivos.
25/05/2010 12:58
De: Bruna Lopes Cardoso, nº 5, 9ºC- CPO
IP: 189.105.234.117

Lan house: fugindo do abismo digital

     Acredito que a implantação de lan houses é importante pelo fato de levar informações e principalmente pelo fato de tornar, de certa forma, o mundo mais próximo. Exemplo: Pessoas que nunca foram para a Itália sabem todos seus pontos turísticos e suas importâncias por terem pesquisado na internet.
     A lan house foi um método que visava um lucro do proprietário, mas, que trouxe grandes benefícios para as pessoas que não tinham acesso á essa tecnologia que antes era só para ricos e pessoas com condições financeiras.
     Além de deixar “o mundo mais próximo” contribuiu para a educação, possibilitando acesso á informações, tanto de atualidades quanto de coisas mais antigas, tornou-se então um dos métodos de pesquisa mais requisitados hoje em dia.
     Os sites de relacionamentos são um ponto importante na internet, as pessoas se comunicam com mais facilidade e á milhas de distância, facilitou a comunicação entre as pessoas. Mas, também tem seu ponto fraco. Esses sites possibilitaram tanto a comunicação que hoje em dia têm pessoas que querem transmitir esses relacionamentos para fora da tela do computador e se arriscam muito. Muitas marcam encontro na “vida real” e têm um fim trágico: Estupros, pedofilia, assassinatos, sequestros, entre outras coisas... Esses são uns dos malefícios que a internet pode trazer para nós.
     As lan house foram também importantes para, de certa forma, deixar a sociedade igualada. Ricos e pessoas de condições inferiores, podem acessar os mesmos sites, se comunicar e descobrir mais sobre o seu mundo.
18/08/2009 10:52
De: Ronaldo Pinheiro
IP: 189.105.239.6

Uso das lan houses

Olá Walter! Acabei de olhar seu fórum e olha, acho que pra quem disse que tava com dificuldade na atividade 3, vc se saiu muito bem. Achei muito legal sua idéia de debater um tema tão atual e em voga como esta situação das lan houses influenciando a vida dos jovens estudantes que antes mesmo de obterem um bom desempenho na escola, já estão a passos largos no mundo digital. Resta observar, a fundo, como vai esse caminhar no mundo tecnológico, se está trazendo melhorias consideráveis no processo educacional desses jovens.
Um grande abraço e sucesso com o Fórum.
04/05/2010 20:25
De: CPO Antonio Marcos Nª06 Turma A 2010
IP: 189.16.249.130

Abismo Digital

Hoje em dia a Lan House está sendo um meio de combater a marginalidade e imposta pelo capitalismo digital e tem muitos lugares pobres que para eles se comunicarem ou fazer pesquisa escolares precisa ser através da internet mas a internet,que tem um grande maleficio que é o vicio que se alimentando este vicio acaba virando um abismo virtual.
07/05/2010 21:11
De: Larissa Maria Menezes Pinto/ 8ª E/ Nº 14
IP: 201.20.165.188

Lan House @ fugindo do abismo digital

Com os avanços tecnologicos de hoje e o crescimento da Internet, percebemos a expanção do desevolvimento econômico, mas nem todos os países possuem tecnologias. As Lan hauses foram criadas para levar informações para várias pessoas, mas elas não são ultilizadas da maneira "correta", muitas pessoas não procuram para poder se informar mas para poder jogar os jogos.
O que falta para melhorar isso seria uma busca mais aprofundada sobre esse tema desenvolve-la e aplicar as idéias nos países menos desenvovidos.
 
31/05/2010 14:37
De: Camila Barbosa, 8ªA, nº. 08
IP: 189.104.229.40

Lan House

  Na minha opinião, o uso das Lan Houses nos países subdesenvolvidos tem suas vantagens e desvantagens.
  Uma de suas vantagens é que muitas pessoas podem estar por dentro e terem acesso a muitas coisas que acontecem no mundo. Porém, é daí que partem as desvantagens. Por essas pessoas terem acesso a muitas coisas, algumas delas acabam fazendo coisas erradas, como a pedofilia na Internet por exemplo.
  Mas, mesmo com essas desvantagens, eu acho que as Lan Houses são um meio de aprendizagem para muitas pessoas que não têm acesso livre da Internet em casa, pois ela, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ensina muitas coisas boas para diversas pessoas de todas as idades.
*-*
05/05/2010 19:32
De: Lucas Guimarães de Oliveira, CPO 8ªC
IP: 189.104.241.47

Abismo Digital

As lan houses tem um papel fundamental na socialização de jovens, pois servem de ponto de encontro e ponto de entretenimento, mas da mesma forma podem servir para a disseminação de vícios, como ''orkut'' e ''msn''.
11/05/2010 20:07
De: Vitória Oliveira , nº29 , 9ºC , Colégio Padre Ovídio .
IP: 189.104.5.236

Lan house , fugindo do abismo digital :)

Na minha opinião todas as pessoas tem o direito, de ter uso a um computador , principalmente acesso a internet, pois ele pode mostrar tudo que estar acontecendo no mundo de um maneira mais rápida, do que os outros meios de comunicação . E as lan houses nas periferias ou em lugares de menor renda, fazem com que as pessoas não se sintam inferiores ,  as que tem computador eu sua própria casa .
 A idéia de colocar em alguns bairros da nossa cidade acesso a internet gratuitamente , é muito interessante pois assim vai capacitar mais pessoas , mais claro com ajuda de uma pessoa profissional, ensinado a utilizar essa máquina ( COMPUTADOR ) ,  e mostrando que ele não é algo que serve só para diversão .
:]
14/06/2010 12:54
De: Uyane Santos, nº 22 9ºano E
IP: 189.104.248.98

Abismo digital

 Hoje em dia as lan houses estão sendo uma oportunidades para aqueles que não tem computador em casa,uma forma de comunicação, pesquisa e conhecimento.
 Mas também não podemos esquecer que as pessoas não sabem a maneira correta de usá-la. Acredito que o certo é as escolas fazem devem ajudar: dando informativos e dicas de uso. Devemos procurar primeiro educar os usários verbalmente, depois ensinar as pessoas a navegarem.
 Não podemos esquecer a internet não é só um meio de cultura, mas também de diversão, e que é uma maneira de aproximação com a glogalização.
03/06/2010 09:41
De: Bianca Mamona.nº7 8ªA
IP: 189.104.56.124

Lan Houses

Para mim as lan houses são um meio que as pessoas que tem menos condições de ter um computador em casa, poderem ter acesso ao "novo mundo", ou seja, o mundo da tecnologia, que hoje em dia está presente em lugares que antes nem se podia imaginar, como as periferias e lugares mais humildes, e com essa ajuda do governo de proporcionar internet grátis a essas pessoas, acho que elas terão mais acesso aos acontecimentos que ocorrem no mundo, notícias importantes etc. Poderam interagir com outras pessoas, ficar por dentro da atualidade, e mesmo aqueles que não possuem escolaridade, possam se incluir dentro do mundo.
01/05/2010 11:57
De: Larissa Fernandes , 8ªB, CPO-2010
IP: 189.89.174.3

O abismo digital e a Lan House

O abismo digital é gerado pela falta de equilíbrio nas rendas das classes sociais. As pessoas com baixa renda têm dificuldades e menos de condições para serem consumidoras de novas tecnologias.
Diante dessa situação desigual surgem as Lan Houses, que podem proporcionar essa integração ao acesso tecnológico, através dos computadores, assim como nas classes mais elevadas.
Estes estabelecimentos têm grande importância, principalmente nas periferias, pois torna possível a integração desses grupos mais pobres com a internet, o que gera novos conhecimentos e uma relação mais abrangente das atualidades, ou seja a aproximação com todo o mundo.
05/05/2010 13:38
De: Larissa de Castro Araujo 8ª C nº - 11 2010
IP: 189.80.74.4

O abismo digital

O abismo digital implicará mais desenvolvimento nos países, regiões e para as pessoas com melhores oportunidades de acesso em detrimento de quem tem menos. Na verdade, o abismo digital é produto dos abismos sociais produzidos pelas desigualdades econômicas, políticas, sociais, culturais, de gênero, de gerações, geográficas, etc. O abismo digital, entendido apenas como abismo tecnológico, e sua solução principal no desenvolvimento da infra-estrutura, constitui uma solução sumamente conveniente para as grandes empresas de telecomunicações e para os fabricantes e comerciantes de equipamento de informática.
11/06/2010 18:08
De: Leticia Santos 8ª E nº 15
IP: 189.99.105.155

Lan house (fugindo do abismo digital)

é uma idéia muito boa, pois para quem não tem dinheiro para comprar um computador as Lan house são uma otima escolha para diversas coisas e adultos aprendendo a mexer nessa tecnologia muitas coisas poderão acabar como meninas e meninos conversando com pessoas estranhas, marcando encontros e se dando muito mal as vezes. Com os pais sabendo o que seus filhos estão fazendovaris coisas serão evitadas.
Seu IP: 54.234.190.237 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)