Debate Sobre as Ciclovias no Brasil

Tags: ecologia meio
14/07/2009 00:23
De: Alvaro
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Ciclovia

A Ciclovia possui o objetivo de ser uma infra-estrutura que permita o utilizador de bicicleta transitar com segurança em um espaço destinado somente a ele, garantindo assim, a sua locomoção pela cidade. Agregado a este valor, pode-se conceder o conceito de Função Social a ciclovia.
Assegurando o atendimento das necessidades da qualidade de vida aos moradores das cidades e ao desenvolvimento das atividades econômicas.
Propõe-se realizar uma abordagem social e cicloativista sobre o art.39 do Estatuto das Cidades e seus pontos elencados de acordo com estudos e vivências sobre o uso da bicicleta nas ciclovias .
Somente a construção de ciclovias nas capitais não garante o cumprimento constitucional em sua totalidade, já que é necessária uma infra-estrutura que vai além de ciclovias espalhadas pela cidade para garantir que todas as classes e parcelas da sociedade utilizem à bicicleta ou o transporte alternativo motorizado como meio de transporte.
Faz-se necessário a adoção de bicicletários seguros em locais geradores de circulação de pessoas, atividades de educação (no) e (de) trânsito com a sociedade, para que a cultura do automóvel motorizado particular seja reduzida e que se compreenda a necessidade de uma nova concepção de transporte e trânsito nas cidades.
O alcance desta concepção buscará uma participação popular nas questões urbanas voltadas para os pontos do transporte e da mobilidade, que poderá ocasionar na construção de cidades com melhores formas de acessibilidade em toda parte, garantindo assim, a efetivação do Constituição Federal de 1988.
As bicicletas, assim como as ciclovias, possuem uma importância relevante para o desenvolvimento da economia local, principalmente para pessoas de baixa renda.
Isto pode ser comprovado de acordo com os dados obtidos através da realização do questionário socioeconômico. Dos cem entrevistados, oitenta e cinco por cento usam a bicicleta, assim como as ciclovias no caminho casa-trabalho/trabalho-casa, como meio de transporte.
Esta utilização tem o propósito de realizar a economia no transporte, onde o vale-transporte vira moeda de troca e compra de produtos alimentícios para o lar ou para gastos pessoais.
Da porcentagem restante, cinco por cento usam a bicicleta como meio de renda e trabalho, onde a bicicleta transporta as suas ferramentas de trabalho e o leva ao seu cliente, sendo desses cem por cento com renda entre um a dois salários mínimos.
As ciclovias são as rotas preferidas por esses usuários onde, segundo os entrevistados, a bicicleta flui mais rápida e com mais segurança, evitando o confronto direto com os veículos motorizados.
A ciclovia também apresenta a sua importância no desenvolvimento da economia, em virtude da redução de acidentes envolvendo carros e bicicletas, onde é economizado dinheiro publico no atendimento a acidentes, no internamento hospitalar e nos dias de trabalho perdidos pelo acidentado.
No momento de aplicação de questionário verificou-se que muitos dos entrevistados não utilizavam a bicicleta com meio de transporte para todas as suas atividades devido à ausência de locais seguros para guardar a bicicleta e o grande calor que é sentido pelos usuários, onde muitos deles não gostariam de chegar ao seu local de destino suados.
Para minimizar estes problemas, se faz necessário à construção de bicicletários seguros e confortáveis em estabelecimentos de grande concentração de pessoas e locais públicos e na arborização das ciclovias e ruas da cidade para que o ciclista possa andar na sombra e que o calor possa diminuir cada vez mais.
A concretização da Função Social cicloviária e dos transportes públicos alternativos, irá trazer inúmeros benefícios socioambientais, garantindo a melhoria da qualidade de vida da população basta, que o Estatuto da Cidade seja executado com grande cautela e vontade política, visando sempre o bem estar social e o uso dos transportes não motorizados.
Art. 39. A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor, assegurando o atendimento das necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento das atividades econômicas, respeitadas as diretrizes previstas no art. 2o desta Lei.
Art. 2o A política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:
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