O tema dessa discussão é o papel do educador e as mudanças ocorridas com a inserção da tecnologia na sala de aula. Veja a pergunta que orientará a discussão de todos: O computador na sala de aula modifica a forma de dar aulas? Nisso, provavelmente, todos concordam que sim. Mas o que exatamente muda? Vamos pensar nas relações entre as pessoas, entre professores e alunos. O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente do uso do computador e da Internet? O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?Vamos discutir sobre isso, buscando compartilhar idéias e experiências?Registre no fórum a sua opinião sobre este assunto, buscando levar em conta todos os pontos importantes, levantando questões para os colegas ou apresentando suas experiências. Você também pode responder ao comentário de outros colegas no fórum. O objetivo é que todos possam trocar idéias sobre essas mudanças na escola, já que elas provocam muitas angústias e incertezas. Boa Sorte

Tags: professor sala alagoas
03/10/2008 11:14
De: Maria do Socorro Leite
IP: 200.17.113.82

Inserção da tecnologia na sala de aula de Educação Física em Alagoas



Para nós profissionais da educação física o uso do computador e da Internet irá facilitar acesso ao conhecimento sobre cultura corporal no Estado de Alagoas, no Nordeste, no Brasil e no mundo. Nós educadores de algumas disciplinas curriculares não somos completados com material didático que leve nossos alunos a ter senso crítico. Esta ferramenta tecnológica proporcionará interagir com várias culturas e socialização será uma troca de experiências profº/aluno, aluno/aluno, escola/sociedade. Também será uma maneira de registrar as manifestações sócio-culturais de várias comunidade e até identificar as raízes e influências em nossas culturas corporais do movimentar-se no cotidiano.
10/11/2008 09:32
De: ana cristina carvalho cabral
IP: 200.199.81.236

Inserção da Tecnologia na Sala de Aula de Alagoas

A experiência está sendo brilhante!Mesmo sabendo, que a maioria dos professores ainda consideram a informática um bicho de sete cabeças, devemos abolir essa idéia e buscar qualificação profissional. Assim, nossas aulas irão ficar mais ricas e nossos alunos motivados pela máquina, não vão ficar de fora! Tenho certeza, que as lans houses não servirão apenas para jogos violentos e bate-papos infrutíferos, e sim para pesquisas. Tendo em sala o computador e internet ativada, o aluno não levará dúvidas para casa, tendo em vista que por meio da internet teremos um leque de informações que provavelmente irá tornar nossas aulas mais dinâmicas e interessantes.
04/12/2009 16:10
De: Rita de Cássia Santos
IP: 187.12.157.62

Refletindo sobre a prática tecnológica na escola

       
              Frente a tantas inovações tecnológicas,podemos ter o computador como uma ferramenta,que nós leva a uma melhor dinâmica e compreensão na busca do conhecimento.
     Encontramos através da internet,uma porta aberta para o universo das descobertas,muitas vezes,quase impossíveis,mas que se tornam possíveis.
               Oferecer aos alunos esta oportunidade,nos coloca como agentes transformadores da realidade,interagindo com eles,de forma clara e objetiva,sobre as transformações que permeiam as comunicações através do universo online.
21/10/2008 17:53
De: Meridelma Araújo de Barros
IP: 200.17.113.82

A tecnologia nas salas de aulas!!!

A tecnologia chegou nas salas de aulas. Isso é fato. O que pesa é que enquanto nosso aluno nascem com a tecnologia nos por outro lado temos que no aperfeiçoar a ela, para poder usar a tecnologia, principalmente o computador e a internet ao nosso favor. Como? Planejando! É inserir nas nossas aulas, práticas pedagógicas com uso da internet,como pesquisas,. Mas devemos orientar nossos alunos sobre os plágios e outras armadilhas na rede.
Devemos sempre acompanhar os alunos no que eles mais se utilizam na rede, fazendo uma investigação, para depois usarmos a nosso favor em sala de aula. Se mudar é preciso e porque não mudar? Principalmente se essas mudanças ocorrerem em prol da educação, a mudança é sempre necessária!!!
21/10/2008 21:43
De: PATRÍCIA BOMFIM
IP: 200.17.113.82

O papel do educador e as mudanças ocorridas com a inserção da tecnologia na sala de aula

É MUITO IMPORTANTE O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA MAS TAMBÉM É IMPORTANTE QUE OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO ESTEJAM PREPARADOS PARA ESSAS MUDANÇAS E AVANÇOS POIS DE NADA VAI ADIANTAR TANTA TECNOLOGIA E AVANÇO SEM CAPACITAR OS PROFISSIONAIS, VAI APENAS CONTINUAR O MESMO E COM A TECNOLOGIA, SEM MUITO EXPLORAR O RECURSO.
02/03/2010 09:51
De: Henrique Azevedo
IP: 187.12.153.218

Inserção da tecnologia na sala de aula de Alagoas

De fato, a tecnologia pode mudar completamente a forma de dar aulas e o que nos deparamos, hoje, é com o despreparo dos professores  em lidar com essa inovação. Vivemos numa sociedade onde os avanços tecnológicos não param, e para ser um bom educador é preciso ultrapassar os limites das quatro paredes da sala de aula.
O grande desafio na verdade é como utilizar essa poderosa ferramenta para somar na aprendizagem dos alunos, uma vez que ela pode destruir-la quando utilizada de forma inadequada.
30/11/2010 10:15
De: Simoneide Correia
IP: 200.17.114.14

Computador em sala de aula

O uso do computador em sala de aula modifica sim a pratica docente e a formação do aluno. Porém o professor precisa percebe o computador com uma ferramenta auxiliadora nas aulas e não como um recurso que vai trabalhar sozinho, sem auxilio do mediador. O professor mediador reflete o novo perfil de educador que dinamiza as aulas e trabalha com os recursos tecnologicos como uma ferramenta a mais no processo de ensino-aprendizagem.
10/11/2008 18:31
De: sivaldo rodrigues
IP: 189.71.159.186

INSERÇÃO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA DE ALAGOAS

Após pesquisar os conteúdos na internet e os alunos interligados para quando houver necessidade de ampliar seus conhecimentos, isso faz com que a educação seja qualificada.É de suma importância que a educação seja prioridade em todas as classes sociais. E que todos sejam inseridos na informática, com isso suas aulas serão ricas e conseqüntemente produtivas.
Seu IP: 107.20.120.65 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)