Estou fazendo estágio com maternal 1, idade de 2 a 3 anos e peço que me enviem planos de aulas, se possivel que tenha hora do conto, atividades livres, brincadeiras no patio e em sala de aula. Obrigado!

Tags: de plano aula
12/09/2009 14:25
De: Ariana Esteves Ricci (arianaricci@yahoo.com.br)
IP: 189.46.52.60

Modelo de atividades

Gostaria de receber modelo de atividades para criançasa entre 1 a 3 anos com o tema de seres vivos, para ser apresentado na feira cultural.
23/02/2009 10:52
De: Eliety
IP: 201.3.21.180

Re: Planos de curso para o maternal ( 2 e 3 )

Plano de Curso - Maternal II
Disciplina: Natureza e Sociedade.
Objetivos Gerais:
Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse. Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.
Objetivos Específicos:
- Reconhecer a importância da escola na vida das pessoas.
- Identificar as atividades vivenciadas na escola.
- Conhecer direitos e cumprir deveres.
- Compreender que a higiene dos alimentos ajuda na conservação da saúde.
- Realizar atividades relacionadas ao cuidado com o corpo.
- Trabalhar diversas práticas de organização dos grupos e seu modo de ser.
Estratégias:
- Manuseio e exploração de diversos materiais ( cola, papéis variados, revista,  terra, areia, farinha, tinta guache, etc
- Laboratório de Informática e Ciências.
- Aparelhos de áudio e vídeo.
1º Bimestre
- Adaptação da criança ao ambiente escolar.
- Brincadeiras, jogos e canções de tradições culturais.
- Datas comemorativas: Carnaval, Páscoa; Dia da Mulher, Escola, Circo, Livro, Índio e Descobrimento do Brasil.
2º Bimestre:
- Associar cada animal com o lugar onde vive.
- Realizar todas as atividades com atividades em sala e apresentações no palco das datas comemorativas: Dia do trabalho, preconceito, dia das mães; meio ambiente, festa junina.
3º Bimestre
- Dinâmicas e brincadeiras.
-  Datas comemorativas: Dia dos pais, Folclore, Família: valores e afetividade, Semana da Pátria, Dia da árvore, Mês da Bíblia, Trânsito: mês da organização, respeito mútuo (meios de transporte).
4ºBimestre
- Datas comemorativas: Dia de São Francisco, Semana da criança, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Paz , Dia da Bandeira, Natal(valores natalinos), Confraternização.
__________________                                                ________________________
Professora                                                                                Coordenação Disciplina: Movimento
Objetivos Gerais:
Trabalhar diariamente em todas as situações os gestos, posturas, ritmos, significados expressivos do movimento, dança e brincadeiras Objetivos Específicos:
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo.
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais.
- Deslocar-se com destreza progressiva no espaço, ao andar, correr, pular, etc
- Explorar e utilizar os movimentos de preensão, preensão, encaixe, lançamento,etc.
Estratégias:
- Espelho que permita várias crianças se refletirem ao mesmo tempo .
- Desenvolver atividades em colchonete, almofadas, brinquedos variados.
-Brincadeiras de roda e danças, atividades de motricidade, expressões fisionômicas, jogo das igualdades.
1º Bimestre:
- Partes do corpo e rosto.
- Traçado de caminho, contorno e espinhos.
- Jogo de futebol com dinâmica.
- Pintura de caminho.
- Carimbo com partes da mão.
- Pintura a dedo.
2º Bimestre:
- Traçado do contorno do próprio pé;
- Pintura a dedo.
- Construção de fantoches de varetas e dedos.
- Confecção de boneco articulado.
- Brincando no escorregador.
3º Bimestre:
-Traçado de caminho com mais de uma opção.
- Associação do animal ao seu lugar.
- Montagem de quebra- cabeças.
- Identificação das parte do corpo ( olhos, boca, nariz, braço, e pernas)
4º Bimestre:
- Associação da parte da frente com a parte de trás de um animal.
- Pintura a dedo (manchas com os dedos).
- Pintura de caminho com material livre.
- Associação de um objeto ao seu contorno.
OBSERVAÇÕES:
No decorrer do ano será desenvolvido projetos, envolvendo jogos e brincadeiras de roda, circuitos motores, etc.
______________________                                             _____________________
Professora Coordenação
Disciplina: Inglês
Objetivos Gerais:
Despertar na criança a importância de uma Língua Estrangeira.
Objetivos Específicos:
-Valorizar a Língua Estrangeira
-Assimilar situações ( Português / Inglês)
Estratégias:
- Vídeo e Áudio.
- Histórias, livros, tarefas em folhas.
- Laboratórios de Informática e Ciências
1º Bimestre:
- Cores básicas.
- Cumprimento ( Paz e Bem)
- Números ( Música: Little Indians)
2º Bimestre:
- Números.
- Cores básicas.
3º Bimestre:
- Números
- Cores básicas.
- Frutas.
- Partes do Corpo( música)
4º Bimestre:
- Números( 1 a 10 ).
- Cumprimentos.
- Frutas.
- Parte do Corpo ( música).
Observações:
As atividades realizadas serão reforçadas em todos os bimestres.
____________________                                    __________________
Professora Coordenação
Disciplina: Música
Objetivos Gerais:
Levar a criança a sentir-se participante de um mundo através da música, que faz integrar-se em diversos sons materiais, corporais, voz e instrumentos sonoros em: brincadeiras, jogos cantados rítmicos.
Objetivos Específicos:
- Explorar materiais musicais para propiciar o contato e experiência com a linguagem musical: o som e o silêncio.
- Escutar músicas variadas.
- Priorizar o desenvolvimento da comunicação e expressão por meio da música.
Estratégias:
- Aparelhos de áudio e vídeo.
- Sucata ( confecção de uma banda).
1º Bimestre:
- Comunicação e expressão por meio da linguagem.
- Imitar vozes de animais, ruídos, etc.
- Interpretação de músicas e canções diversas.
- Brincadeiras e jogos cantados.
2º Bimestre:
- Brincadeiras rítmicas
- Imitar vários sons: grosso, fino, alto e baixo.
- Produção de instrumento musical.
- Cantar usando o instrumento musical.
3º Bimestre:
- Organização dos sons e silêncio, em linguagem musical.
- Imitar gestos motores.
- Percepção de diferentes sons.
4º Bimestre:
- Valorização da voz.
- Confecção de uma banda, usando materiais recicláveis.
______________________                         ______________________
Professora Coordenação
Disciplina: Artes Visuais.
Objetivos Gerais:
As crianças irão explorar, sentir, agir, refletir e elaborar sentidos de suas experiências, a  partir daí construir significados sobre como se faz, o que é, para que serve e sobre outros conhecimentos a respeito da arte.
Objetivos Específicos:
- Valorizar a livre expressão e a sensibilização para o experimento artístico.
- Ampliar o conhecimento de mundo que possuem.
- Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies.
- Ampliar suas possibilidades de expressões e comunicações.
Estratégias:
- Utilizar recursos materiais diversos como: lápis, pincéis , tintas, papéis, colas, lãs, palitos de picolés, sucatas e embalagens diversas.
1º Bimestre:
- Traçado livre com giz de cera.
- Pontilhismo.
- Pintura com giz de lousa molhado em cola branca.
- Pingando tinta e soprando com canudinho.
- Colagem de pedaços de folhas secas.
-Traçado de chuva com lápis de cor.
- Colagem com palitos de picolé
- Criação de vários tipos de tintas, utilizando elementos da natureza.
- Colagem de lã.
2º Bimestre:
- Embalagens diversas.
- Dar formas aos materiais: caixas, latinhas, diferentes papéis.
- Desenhos de alimentos de que a criança gosta.
- Colagem de casca de ovo.
- Pintura com material livre ( explorando a idéia de cores diferentes)
- Colagem de bolinhas de papéis.
3ºBimestre:
- Traçado de enfeites com giz de cera.
- Desenho de bigodes do gato.
- Colagem de bolinhas de algodão.
- Colagem de Capim ou folhas secas.
- Pintura com lápis de cor.
- Pintura com giz de cera.
4º Bimestre:
-Colagem de fios de lã.
- Pintura com material livre.
- Colagem de pedaços de tecidos ou de papel
- Colagem de macarrão na moldura.
____________________                                      _________________
Professora Coordenação
Disciplina:Linguagem
Objetivos Gerais:
-Levar as crianças a participar de variadas situações de comunicação oral, para expressar desejos, sentimentos, contando suas vivências. Interessar-se pela leitura de histórias. Manter contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc
Objetivos Específicos:
- Desenvolver a linguagem oral e proporcionar contato com a linguagem escrita.
- Desenvolver as áreas visual e auditiva.
- Proporcionar maior integração no vinculo afetivo.
- Perceber as diferentes entonações de voz
- Desenvolver a percepção visomotora.
Estratégias:
-Materiais impressos como: livros, revistas, histórias em quadrinhos. Livros
- Livros de diferentes gêneros: contos, poemas, parlendas, trava-línguas.
- Brinquedo pedagógicos.
- Materiais para colagens: lantejoulas. Bolinhas de crepom, sucatas, lã e palitos.

1º Bimestre:
- Identificação com o nome.
- Leitura de livros.
- Oralidade.
- Colagem de cena final de histórias.
- Cores básicas.
- Organização de idéias a partir de uma história.
- Percepção visual.
- Dramatização. – Produção de texto livre e direcionada.
- Linguagem oral e visual através de livros.
- Traçados.
-Contornos.
- Reconto.
2º Bimestre:
-Conhecer cores diferentes.
-Seqüências de ações em uma história.
- Leitura de livros.
- Criação de uma história utilizando móbile de animais.
- Dar um final para história em quadrinhos.
3º Bimestre:
- Explorando a idéia de cores livres.
- Colorir de acordo com as legendas.
- Traçado de caminho com mais de uma opção.
- Colagem do personagem: O Leão e o Rato.
4º Bimestre:
- Colagem de jornal, revista, após criar uma história.
-Colagem de elementos da cena – O motorista.
- Seqüência de pintura com lápis de cor.
- Escolha da brincadeira preferida.
- Leitura oral e visual.
- Identificação do nome.
Observações:
A leitura e a escrita devem ser trabalhadas de forma integrada e complementar, potencializando-se os diferentes aspectos que cada uma dessas linguagens solicita das crianças.
Disciplina: Matemática.
Objetivos Gerais:
Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como montagem, relações espaciais; tornar os códigos matemáticos decifráveis e significativos.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver a repetição, memorização, e associação.
- Assimilar atividades pré-numéricas: jogos e aprendizagens de noções matemáticas.
Estratégias:
- Bolas.
- Jogos Pedagógicos.
- Panos, pneus, cadeiras, mesas.
- Sucatas.
- Histórias com fantoches.
- Gizão, tinta, cola e lápis.
- Informática.
1ºBimestre:
-Contagem oral de noções de quantidade e espaço em jogos , brincadeiras e música.
- Jogos.
- Medida da altura e do corpo.
- Cores primárias.
- Empilhar brinquedos.
- Jogos de encaixe.
- Coordenação motora grossa.
-História Os Três Porquinhos.
- Traçado de linhas inclinadas.
- Maior, Menor.
2ºBimestre:
- Jogos,
- Formas geométricas.
- Quantidade.
- Seqüência.
- Coordenação motora,
- Contagem oral.
-Tempo , espaço.
.
3ºBimestre:
-Identificação de 1 à 10 (Seqüência )
-Coordenação motora.
- Quantidade.
- Medida de comprimento.
4ºBimestre:
- Noção de quantidade e comprimento.
- Contagem de 1 à 10.
- Situação Problema.
_______________________                            ___________________
Professora Coordenação
16/09/2008 00:02
De: cristiane (cristianetetei@hotmail.com)
IP: 200.203.166.34

Ajuda para trabalhar com o maternal

Oi peco q me ajudem estou precisando de dicas para trabalhar com o maternal tenho 6 aluninhos e ja esta quase terminando o ano e eu estou sem criatividades para eles .tenho vontade de aprender... a escola e particular mas o recurso e pouco.por favor me ajudem quem  ler este recado.... obrigada
03/03/2012 20:20
De: Keize santos
IP: 177.98.229.44

PLANOS DE AULAS

Boa noite! Sou professora de educação infantil e gostaria de receber planos de aulas para trabalhar com o maternalzinho , crianças de um ano e meio até 2 anos . Se poderem me ajudar ..
Grata e abraços.
Seu IP: 54.198.200.157 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)