Neste fórum, poderão ser encontradas contribuições dos alunos do 1° ano G e H, do Colégio Estadual de Palmeiras de Goiás, sobre o movimento Artístico e Literário denominado Barroco. Queridos alunos! Após o estudo sobre o Barroco, deixe sua contribuição comentando sobre o contexto histórico, as características e principais autores. Participem! Professora Ivair

Tags: educacao literatura
01/11/2007 20:59
De: Wesley e Amaral 1ºG
IP: 200.140.127.166

Obras do barroco

Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.
A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa " pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a idéia de irregularidade.
10/10/2007 19:58
De: Gleicielly e Abraham
IP: 200.140.127.166

Barroco

      O barroco define-se ne uma reação contra o estatismo e a rigidez clássica, determinando, nas artes pláticas. A arte barroca foi a época de conflitos espiritual do homem. a sociedade estava organizada em três classes impermeáveis: o clero, a nobreza e o terceiro estado. Do ponto de vista espiritual, aconteceu a Reforma e a Contra-Reforma, a Reforma representou a cisão da igreja cristã e deu origem ao protestantismo de uma verdadeira revolução religiosa na Europa e a Contra-Reforma foi uma reação da igreja católica, que por meio dela, procurou combater a expansão do protestantismo e recuperar as áreas de domínio protestante, foi nesse contexto que desenvolveu a arte barroca.
      Antônio Vieira é a principal expressão do barroco em Portugal ele foi o verdadeiro homem de ação. Embora religioso, Antônio Vieira nunca restringiu sua atuação a pregação religiosa. Grégorio Matos é o maior poeta barroco brasileiro.
      "A expressão artística daquele momento de dualismo e contradição é o barroco".
27/09/2007 22:33
De: joao paulo pereira santo
IP: 200.140.127.166

Participação

                                                           Barroco
  O período foi marcado por novas diretrizes na política de colonização, e estabeleceram-se engenhos de cana-de-açúcar na Bahia. Salvador, como capital do Brasil, transformou-se em um núcleo populacional importante, e como consequência, um centro cultural que, mesmo timidamente, fez surgir grandes figuras, como Gregório de Matos.
 A mais famosa e significativa é a Arte de Furtar, cuja autoria está atribuída desde 1941 ao Padre Manuel da Costa e é hoje praticamente incontestada (vide a indispensável edição crítica da obra por Roger Bismut, Imprensa Nacional, 1991).
27/09/2007 22:26
De: eurico neto
IP: 200.140.127.166

Participaçao


O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.
Seu IP: 54.224.103.180 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)