Criar forum gratis
Resumo de livros para
Assinar este forum via:
[RSS/Atom]     [E-mail]

Veja mais: de resumo livros

Veja mais:

Mensagem
Data: 25/02/2009 19:31:31
De: Taluana (ttaluana@hotmail.com)
IP: 189.56.150.110

Resumo - Capitulo 1 - Pedagogia da autonomia _ Paulo Freire

Tenho o resumo apenas do cap.1, se ajudar...
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia
Cap.I – Não há docência sem discência.
Paulo Freire inicia o capítulo esclarecendo que seu interesse é fornecer saberes indispensáveis para a prática docente de educadores críticos, embora eles possam também ser utilizados por educadores conservadores.
Um desses saberes refere-se à relação Teoria X Prática.
Outra questão relevante diz respeito à produção do conhecimento.Para o autor, ensinar não é transferir conhecimento e sim construir, produzir conhecimento, afinal, quem forma também se forma, aprende, pois o processo de formação possui duas vias, quem aprende também ensina. Aprender envolve curiosidade e criatividade, por isso recusa-se o “ensino bancário”, forma como o autor nomeia o ensino tradicional, caracterizado pelo autoritarismo.
O educador democrático deve reforçar a capacidade crítica do educando.Aprender criticamente é mais importante que decorar conteúdos, para que isso ocorra, o educador também deve ser curioso, instigador, criador, inquieto, deve além de ensinar os conteúdos, ensinar a “pensar certo”, desafiar os educandos para pensarem a partir de sua realidade, mas desafiá-los também em suas certezas, pensar certo também exige não estarmos tão certos de tais certezas;
Conhecer o mundo requer ter claro que o conhecimento é histórico e que ele é produzido a todo momento e que, por ser histórico, também pode ser substituído por um novo conhecimento. Por esse motivo que o ensino não existe sem pesquisa e vice-versa, a pesquisa faz parte da prática docente e é uma busca constante.
A curiosidade ingênua caracteriza o senso-comum, já a “curiosidade epistemológica” provém de um método rigoroso, no entanto reconhecer o senso-comum é o primeiro passo para sua superação.Nesse sentido é essencial que o educador respeite e estimule a capacidade criadora do educando, bem como respeite seus saberes e os discuta, relacionando-os com os conteúdos, valorizando suas experiências.
A ingenuidade deve ser superada rumo à criticidade e deixa de ser “curiosidade ingênua” e passa a ser “curiosidade crítica”, epistemológica. Vale dizer que esse processo deve ser acompanhado de uma rigorosa formação ética e estética, nesse sentido a prática educativa não deve dar-se alheia à formação moral do educando, uma vez que “pensar certo” demanda profundidade e não superficialidade na compreensão dos fatos, possibilita reconhecer os erros e enganos e mudar de opção, assumindo a mudança e sendo coerente com os princípios éticos adotados.
Uma vez que pensar certo é fazer certo, o educador deve assumir uma prática coerente com sua postura, com seu discurso e ser ético em suas posições.
A prática educativa deve ter um compromisso com a rejeição de qualquer forma de discriminação e preconceito, em prol da compreensão da natureza humana. Esse entendimento é fundamental à vida e deve ser compartilhado, comunicado, já que pensar certo é interagir, desafiar o educando com quem se comunica e dialogar com ele.
O exercício da docente crítica envolve a reflexão sobre a prática, num movimento dialético, dinâmico, de pensar criticamente sobre o “fazer”, em busca da superação de erros e mudanças, visando a melhoria do trabalho docente.
A assunção também é importante, pois me assumir como sujeito histórico e social, transformador, criador, permite aceitar o outro como tal, respeitá-lo em sua forma de ser, sua identidade e cultura. A dimensão emocional é primordial na prática educativa, os pequenos gestos de educadores e educandos contribuem muito para o aprender e compreender de ambos. São essas experiências informais, dentro e fora da escola, que formam os seres humanos, essa compreensão de sentimentos, da sensibilidade, da afetividade que está diariamente ligada com a boniteza e com a decência de educar e se auto-educar.

Respostas:

Tenho o resumo apenas do cap.1, se ajudar... FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia Cap.I – Não há docência sem discência. Paulo Freire inicia o capítulo esclarecendo que seu interesse é fornecer saberes indispensáveis para a prática docente de educadores críticos, embora eles possam tam...(ver)
Resumo - Capitulo 1 - Pedagogia da autonomia _ Paulo Freire (ariana dias de carvalho - 30/05/2010 18:53:01)
Tenho o resumo apenas do cap.1, se ajudar... FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia Cap.I – Não há docência sem discência. Paulo Freire inicia o capítulo esclarecendo que seu interesse é fornecer saberes indispensáveis para a prática docente de educadores críticos, embora eles possam tam...(ver)
vlw ajudou muiito...(ver)
Olá preciso dos resumos dos livros Pedagogia d utonomia de Paulo Freire. E tambem de: LEITE, Luci Banks (Org.). Piaget e a escola de genebra. São Paulo: Cortez, 1987. MÜLLER, Marina. Orientação vocacional: contribuições clínicas e educacionais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988. PERRENOUD,...(ver)
Resumo - Capitulo 1 - Pedagogia da autonomia _ Paulo Freire (valeria dos santos valeriasmk@hotmail.com - 28/08/2013 22:20:32)
Muito me ajudou muito no entendimento do texto pois li varias vezes o livro e não entendia nada...(ver)
Se paulo freire apenas tivesse escrito um resumo igual a este, seria muito mais útil que aquele livro cansativo, cheio de palavras repetitivas. ...(ver)

Responder a esta mensagem

Atenção:
A prática, indução ou incitação de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, por meio da Internet, bem como a humilhação e exposição pública caluniosa e difamatória, constituem crimes punidos pela legislação brasileira. Denuncie aqui sites e/ou mensagens de fóruns hospedados na Insite contendo qualquer violação.
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Quero receber notificação por email se minha mensagem for respondida.
Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)
 

| Hospedagem de Sites | Acesso Banda Larga | On Google Plus
Tecnologia Insite   -   Soluções Internet   -   ©   2014 -   http://www.insite.com.br