Forom evangelico, debates religiosos, e de conhecimento, e da sociedade brasileira e mundial, saude educação, politico, meio ambiente, biblia, profecias, IGREJAS DE NOSSO SENHOR OJESUS CRISTO REFORMADA, teologia, ensinos biblicos, familia, juventude, missões, aconselhamento pastoral

Tags: nova dos arraial
25/04/2008 17:37
De: Romeu Carlos Araujo
IP: 200.163.100.176

Re: O RICO OE LÁZARO

paz irmão - Jesus é o senhor! pela sua visão esta parabola conta uma historia, de um passado.
quando eu leio o seu artigo cada vez morro. nao tem vida. as escrituras dizem que é alimento espiritual. onde esta o alimento espiritual irmão. que Deus te abençoe dando-te a visão espiritual.amem
30/05/2008 09:01
De: Izaias Mariano
IP: 201.3.30.179

Re: O RICO OE LÁZARO

   Esta abordagem de Lucas 16: 19 - 31 está de acordo com o que a bíblia apresenta sobre a morte e os que morrem, não podemos usar uma parábola e darmos a ela sentido literal sem ferirmos os princípios de interpretação bíblica. Parabéns!
01/12/2008 20:20
De: ivo
IP: 201.51.29.223

Rico e lazaro

e outa coisa quando o salmista davi diz que nunca viu a desçendençia do justo mendigar o pão ele diz o que ele não viu de fato.ora vc não pode interpretar mal as escrituras,se for assim tambem teremos que admitir que todos os cristãos tem que ser rico pois a biblia diz isso e que todos tem que ser calda,poxa irmão não tente distorçer a biblia como satanas,pois ele no deserto usou a biblia e textos dde difiçil argumento contra o senhor jesus mais o senhor foi mais inteligente e vençeu o diabo pelo poder da palavra,fica na paz do senhor jesus irmão!!!
08/09/2009 00:56
De: Celso Quirino
IP: 189.26.69.251

Re: Re: O RICO OE LÁZARO

RESPOSTA PARA
JOSE DOS SANTOS
Clara que os herege e os santos todos dorme
os santos resucitam na primeira resurreição
os heregens lelvantará na segunda 1000 anos depois
QUANTO AO RICO E O LAZARO
NÃO SE TRA\TA DE MORTE CARNAL
LAZARO (REPRESENTA OS GENTIOS) QUANDO MORREM PARA AS COISAS MUNDANAS, RESSUCITAM EM CRISTO E PASSA A SER FILHOS DE ABRAÃO (SEIO DE ABRAÃO)
O RICO: OS JUDEUS NOS DIAS DE CRISTO NÃO RECEBEU SEU MESSIAS, E MORRERAM ESPIRITUALMENTE, PERDERAM O LUGAR PARA OS GENTIOS, E FORAM SEPULTADOS ESPIRITUAMENTE
BONS ESTUDOS EM CRISTO
PR. CELSO
01/12/2008 20:12
De: ivo
IP: 201.51.29.223

Re: O RICO OE LÁZARO

olha so meu irmão,tu acha que jesus contou uma historia sem sentido?por exemplo o senhor jesus jamais usaria uma historia sem sentido e mentirosa,e mais um detalhe ele não contaria uma parabola sem sentido!por exemplo:o senhor jesus nos conta varias parabolas certo?certo então eu te pergunto o senhor jesus na sua parabola ele conta algo irreal?tambem não.então como ele falaria de um inferno se não existisse e um ceu tambem que não existisse,ele sempre em suas parabolas ele nos conta algo real como por exemplo:videiras,peixes,joio tigro e etc.ai tu acha que quando ele fala na parabola do rico e lazaro e quando ele cita o inferno e ceu e vida a´pos a morte tu acha que aquilo e o que irreal?ora em todas as parabolas jesus sempre usou algo real,pra vc entender,jesus não iria dizer que o bode como a ovelha no bom sentido,pois ele falaria loucura certo e algo sem logica!então tu diz que o senhor estava sendo um maluco usando uma parabola ou uma historia sem sentido e isso amigo aprenda mais da biblia certo,espero te ver no ceu,fique na paz de deus!!!!!!!!
25/08/2007 17:27
De: Leon (leon722@zipmail.com.br)
IP: 201.86.185.31

Re: O RICO OE LÁZARO

Senhores, a "doutrina do purgatório" é muito anterior a essa parábola.
Purgatório, guehinom em hebraico, é doutrina judaica e aparece em diversos artigos do A.T e do N.T.
"Reconcilia-te sem demora com teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que não suceda que ele te entregue ao juiz, e que o juiz te entregue ao seu ministro, e sejas mandado para a cadeia. Em verdade te digo que não sairás de lá, enquanto não pagares o último ceitil" - (Mateus, cap. 5, 25, 26).
Procure a definição no portal Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Purgat%C3%B3rio Veja, por exemplo, http://www.portaluniao.com/e107_plugins/forum/forum_viewtopic.php?3483.last Fiquem com Deus
28/07/2007 20:35
De: José Pereira da Silva Alves
IP: 200.147.68.177

Re: O RICO OE LÁZARO

Desejo inicialmente agradecer, pois este artigo é, exatamente, minha interpretação da parábola do rico e lázaro. Sou evangélico, minha igreja local é Assembléia de Deus, ministério Belem. Nesta, a quase totalidade dos membros, crëm que a  passagem do rico e lázaro é literal, bem como que o homem tem algo que sobrevive aa morte. Creio que fui chamado para esclarecer os irmäos quanto ao erro desta interpretação das escrituras e gostaria de receber em meu e-mail outros estudos a respeito.
Saudação em Cristo.
25/04/2008 19:09
De: aldo cavagnolli
IP: 189.54.85.178

Jesus

me esclareçam por favor , mateus ,marcos  e lucas , se os tres estiveram no deserto com jesus ou somente um ou quem quando da tentação  de 40 dias, pois cada um narra com suas palavras correto  onde esta o misterio e a revelaçao.
desde ja Deus vos abençoe em nome de JESUS.
25/05/2007 16:35
De: Teóloogo: Celso Quirino da Silva (cquirinodasilva@yahoo.com.br)
IP: 201.47.55.100

O RICO OE LÁZARO

A missão dos setenta
O RICO  E O MENDIGO
CONTROVERSIA DE INTERPRETAÇÃO
Lucas 16: 19-31
O RICO
Se de fato o rico foi para perdição, conforme a  crença da maioria dos chamados cristãos, devemos então  explicar com detalhes o porque da sua possível perdição, ou outra explicação com ricos detalhes  dentro do texto sagrado, sem  irmos alem do está escrito (I Cor.4:6)
QUAL  FOI O SEU PECADO ?.
Riqueza ?, Abraão, Davi, Salomão, Barnabé eram fiéis a Deus e  ricos,  não consta que devido a isto estaria em risco sua salvação.

POR VESTIR LINHO FINÍSSIMOS  ?
Vestir bem, e com pudor e decentemente (bonito), não impede salvação, na parábola do filho pródigo, o pai mandou buscar o melhor vestido  ((LC: 25: 22)
“ Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alpárcas nos pés”

POR VIVER REGALADAMENTE  ?.
Vivia regalada e esplendidamente, em folga,  se tem posses  viver  em férias e sem fazer nada, ninguém peca por isto.

ENTÃO, NO QUE PECOU O RICO ?
Até aqui você dentro da bíblia não poderá condená-lo
O MENDIGO LAZARO
Se de fato o mendigo no ceio de Abraão  estivesse porventura (salvo pós morte num lugar de gozo)  conforme a  crença da maioria, devemos então  explicar com detalhes o porque da sua porção  feliz, dentro do texto bíblico, sem  irmos além do está escrito nos seguintes detalhes:

QUAIS FORAM OS SEUS PREDICADOS ?
__________________________________________________
O LAZARO  SALVOU POR SER UM MENDIGO ?
Vejamos o  que a bíblia relata sobre o  assunto de mendigar o pão,  no (Salmo 37:25) “Fui moço , e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo , nem a sua descendência  a mendigar o pão”.
Podemos aceitar que o justo em faltar-lhes o pão seria ajudado por um outro justo, mas não se tornaria um pedinte diário no caso de Lazaro, na porta daquele  que acabaria indo para a perdição.
O TESTEMUNHO EM VIDA DO MENDIGO
Qualidade:
Mendigo, mendigava as migalhas da mesa do rico.
Doente cheio de chagas, cheio de feridas abertas
Sujo: os cães vinham lamber-lhes as chagas, estavam abertas

Qual pastor que gostaria de ter 100 membros como Lazaro com estas qualidade fazendo parte como  membros de sua Igreja ?
A missão dos setenta
NA BIBLIA O ENSINO É SEMPRE DE MORTO QUE DORME NO PÓ DA TERRA
(Dn.12:2):  “muitos dos que dormem no pó da terra se levantarão uns para vida eterna e outros para vergonha e desprezo  eterno”
A idéia de morto que fala, que pensa, e que esta em plena consciência, é idéia do espiritismo, adotada pelo catolicismo, e pelas Igrejas evangélica pós reforma protestantes.
QUAL O VERDADEIRO SENTIDO  DO  RICO E O  MENDIGO
Todas as parábolas de Jesus  em seus discurso eram dirigidas para os judeus e escribas e fariseus, sempre os condenando-os e responsabilizando-os por não terem sidos fiéis ao antigo pacto.
TEMOS ENTÃO:

O RICO, QUE VIVIA REGALADAMENTE:
Esta era a situação dos  judeus
Que foram  desde os  patriarca  abençoado em todas as coisas de Deus: os milagres do êxodo, maná, profetas,  a terra de Canaã, a bíblia, o templo, (que riqueza seria maior  que esta)  e por fim as palavras de Jesus:  “a salvação vem dos judeus” (João 4: 22)   ( a origem da nossa fé) o judaísmo tinha tudo de Deus nas mão e perderam tudo
O MENDIGO MENDIGANDO NA PORTA DO RICO:
Esta era a situação dos gentios
Que em todo o tempo viveu fora da comunidade Israelitas, os gentios, sem Deus, sem esperança, separados da comunidade, (Efesios 2:12) de Israel, sendo-lhes vedado até  sua entrada no templo, em Jerusalém, incircunciso, chamados de comum e imundo (At. 10: 11-19)

A CANANÉIA HUMILHADA !
Temos no caso da mulher Cananéia (uma mulher não judia)  uma grade luz  (Mateus. 15:21-28) note parte do  texto:
v. 24 disse Jesus: “Eu não fui enviado senão as ovelhas perdidas da casa de Israel”
v. 26  “Não é bom pegar o pão dos filhos e deitar aos cachorrinhos”
v. 27 “E ela disse: sim Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus Senhores”

OS FILHOS:
(Eram os judeus  beneficiado pela promessa, pelo Messias, e  a mesa cheia de  pães)    Jesus foi enviado para a casa de Israel “veio para o que era seu, e os seus não o receberam”

OS PÃES
O alimento da benção e da mensagem messiânica: Jesus  tinha compromisso com os judeus por uma semana de ano (07 anos), Jesus cumpriu 3.5 anos de ministério, sendo tirado no meio da semana, e os outros 3.5 anos foram realizados pelos seus  discípulos, nos dias da Cananéia ainda não havia sido aberto aos gentios, e continuavam a triste condições de cachorrinhos, que poderia sim, comer somente as migalhas da mesa farta judaica, cujas migalhas os gentios (os mendigos) buscava a cada dia.

DE CACHORRINHOS A FILHOS DE ABRAÃO (SEIO DE ABRAÃO)
Aos Efesios 2: 1-5, 12)
1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, A missão dos setenta
2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência, 3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,
12 estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.

A MORTE DO RICO:
Com a vinda do Messias e sendo rejeitado pelo seu povo (os seus), Israel foi considerado morto e sepultado espiritualmente, sendo esta a situação representativa do RICO que neste quadro representa o povo judeu e, relação a Jesus
SEIO DE ABRAÃO
Seio tem o sentido de: (meio, mais como meio familiar, seio de uma família) os filhos de Abraão, fazem parte do seio de Abraão, fazem parte da família de Abraão, não são mais  estranhos.
Com a rejeição dos judeus e sua queda, os GENTIOS  assumiu o seu lugar (João 1: 11-12) “mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem chamados filho de Deus; aos que crêem no seu nome” sendo esta a situação representativa do MENDIGO que foi transformada em filho Os judeus como filho de Abraão ocupavam este lugar até  o ministério de Jesus, mas perderam a vaga  para os gentios (que antes mendigavam como a mulher Cananéia)

A MORTE DO MENDIGO
O mendigo que representa os gentios, desde a ordem do “IDE” para pregarem o evangelho para o arrependimento e assim  fazerem parte da família de Abraão, sendo também que temos  que morrer para o mundo (considerar-se morto para o mundo) e então nascer de novo (João 3) para poder fazer parte da família de Abraão,  assim o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão, mudando assim a situação dos gentios convertidos, passando ser o novo Israel.

OS GENTIOS
Os gentios hoje esta no seio de Abraão, consolado, tem dons, tem profetas, tem bênçãos , tem milagres, e é o templo do Espírito Santo de Deus, tem comunhão, e a manutenção da Igreja constituída.

OS JUDEUS
os judeus estão sepultados espiritualmente, estão desesperados, não tem profeta, não tem paz, não  tem templo, estão pobres espiritual, e ainda esperam o Messias que já veio, e eles não perceberam  rejeitando-O.

ESTANDO EM TORMENTO
Para o judaísmo religioso a espera pelo Messias lhes produz um  tormento continuo, veja: sem pátria por dois mil anos, a diáspora, na segunda guerra mundial mais de seis milhões de judeus mortos pelos nazistas,  sem profetas, sem templo, sem Messias, a perturbação da  vizinhança  árabes, os terrorista, sem um líder religioso na altura dos antigos profetas, e vê ao longe pelo mundo todo, a grande prosperidade religiosa dos gentios convertido.

A missão dos setenta
O ABISMO:
Entre judeu e gentio existe hoje o abismo da rejeição judaica, permitido por Deus para abrir a porta aos gentios (Romanos 11:7-32)
Levando em conta que a lei judaica contemporânea, prevê  prisão os judeus que se  converter ao cristianismo, como também  para aquele que o fizer converter. ( os daqui não podem passarem para o lado de la, nem tampouco os do lado de la,  passarem  para o lado de cá)

TEEM MOISÉS E OS PROFETAS; OUÇA-NOS.
Veja como a fala de Jesus esta em torno de judeus, pois  quem sempre teve  Moisés e os profetas sempre foi o povo  judeu (o antigo testamento)  Jesus disse:  “e são elas que  de mim testificam ”

NOTA:
O ensino que afirma: assim que cristão  morre seu corpo físico, vai para o céu em seguida, como também sobre o infiel que ao morrer, entram em tormento imediatamente, trata-se de uma doutrina romana, fundamentada no relato do RICO E DO MENDIGO, E NO LADRÃO DA DIREITA, a interpretação  acima também foi o fundamento para  a doutrina do purgatório (o rico em tormento) e foi também alimento no passado para formação grupos de penitentes, que andam descalço, deitam em camas sem colchões, andam de sandálias, roupas de uma só cor por toda irmandade da ordem  religiosa, não tomam banhos, não sentam nas missas, e tem prazer em manter sinais de feridas pelo corpo, para parecer como sinais de sofrimento.

(SEIO) JÁ EM GLORIA, E CONCIENTE   ?
Esta afirmação fere as escritura, e indiretamente nega a  primeira e a segunda ressurreição a)- Se já esta em gloria, porque ressuscitar na primeira  ressurreição, se é que o crente já esta em gloria?, ou na segunda se já esta condenado b)- “vem à hora em que todos os que estão nos sepulcro, ouvirão a sua voz” (Jo.5:28- veja no sepulcro)
c)- “E também os que dormiram em Cristo estão perdidos” (I Cor.15:118)   (isto se não tivéssemos ressurreição)
Paulo afirma que se não tivéssemos  ressurreição na vinda de Cristo, o próprio crente estaria perdido
HADES (TORMENTO)
A mesma explanação acima, serve para o rico em tormento, se seguir o conceito, nega  também a segunda ressurreição como também o juízo final o grande trono branco,  ninguém será condenado sem julgamento, e o julgamento somente se dará depois da segunda ressurreição, cada um serão  julgado pelo que esta escrito no livro (Apoc.20: 11-15),   fora disso estará além do que esta escrito
FOI E PREGOU AOS MORTOS EM PRISÃO
(I Pedro 3:19-20)    “ no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
20 os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava, nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas, isto é, oito almas se salvaram através da água”
Pedro fala da pregação aos espíritos em prisão, dando detalhes que este assunto  tratava-se,  daqueles que foram rebeldes nos dias anteriores ao dilúvio, não incluindo o tempo  da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo,  pois se um crente ao morrer não estando  em comunhão perfeita, e com a veste suja, com certeza não entrará na Nova Jerusalém (Apoc. 22:14) entrada garantida somente aos lavados  e não aos  impuros que rejeitaram  a mensagem de Jesus Cristo, como nos dias de Noé, (ficarão de fora Apoc.21: 8).
A missão dos setenta
No assunto dos espíritos em prisão.
Se defender o conceito de que o  rico fosse  um espírito em prisão, pelo  texto  não seria beneficiado “os de la, não passa para o lado de cá”)

No mesmo conceito Lazaro, não estaria em prisão, pois já estaria salvo no seio de Abraão, não temos como ligar nenhum destes assuntos, corremos o risco de criarmos uma heresia.      
O CRENTE MORTO
O crente morto, ele dorme, mas não esta em prisão, pois para o crente fiel hoje, a morte do seu corpo aproxima do dia do Senhor e da sua redenção (Apoc.14:13)   “ Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham”
E sendo  garantido  o direito de levantar no toque ultima trombeta,  (a sétima) Apoc.11:15 a seguir)....

ASSUNTOS A CONSIDERA:
(Salmos 115:17) Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio;

(Salmos 06:4-5) Volta-te, Senhor, livra a minha alma; salva-me por tua misericórdia.
Pois na morte não há lembrança de ti; no Seol quem te louvará?

(Ecl.9:10)  Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.

Pastor Celso Quirino da Silva

compromisso com a palavra revelada
.
A Igreja esta no mundo não para acompanhar o mundo, mas para servir de exemplo para o mundo Não ameis o mundo, nem o que no mundo há, quem ama o mundo, o amor do Pai não esta nele
Seu IP: 54.80.60.91 (os IP's são armazenados por questões de segurança)
Seu nome:
Seu e-mail:
Assunto:
Mensagem:
  Não quero que meu e-mail apareça na mensagem (apenas o nome)